Problema Ryzen a chegar aos 95ºC

iCover

Power Member
Boas,
há cerca de três semanas comprei um computador fixo usando ajuda aqui dos membros do fórum. Mas penso que está a apresentar algumas leituras de temperatura um pouco anormais. O processador em questão é o ryzen 3600.
Tenho temperaturas idle de 57ºC/59ºC e ao rodar o cinebench para fazer o teste cheguei aos 95ºC.
O que pode estar na origem desta temperatura elevada? Sei que um dos problemas pode ser o cooler stock, mas para um pc completamente novo penso que é um exagero já estar a chegar a estas temperaturas. O que aconselham?

8mFTdZ6.jpg

Cumprimentos
 
Última edição:
a pasta termica esta bem aplicada? o cooler está bem apertado ? não mt nem pouco, o suficiente. a caixa tem bom airflow? o meu cpu está a 40 e tal idle.. tb está calor .
 
Se o pc é novo o mais certo é um dos problemas ter sido enumerado pela @Worldtecpt . Ao colocar o meu cooler no mesmo processador que tu, acabei por "estragar" um pouco a pasta térmica e também fiquei com temperaturas elevadas. Agr que voltei a aplicar a pasta térmica já não passo dos 80ºC mesmo a jogar durante bastante tempo.
Se puderes volta a instalar o cooler, se continuar igual ou a caixa não tem ventilação ou o problema já será mais complicado. Cumps
 
o airflow da caixa tb conta, a caixa é boa? de qualquer maneira o recomendável é mudar pasta e recolocar o cooler, caso continues com temps altas, recomendo um investimento de ~40€ num Thermalright True Spirit 140 p.e
 
o meu 3700x com cooler stock ia para temperaturas de 60/70graus. é troquei por outro.. essas temperaturas já é mais grave ou falta de massa térmica ou cooler não está bem encaixado. melhor tirares e colocar massa termina.. Mas aconselho te a trocar esse cooler.
 
Boas,
há cerca de três semanas comprei um computador fixo usando ajuda aqui dos membros do fórum. Mas penso que está a apresentar algumas leituras de temperatura um pouco anormais. O processador em questão é o ryzen 3600.
Tenho temperaturas idle de 57ºC/59ºC e ao rodar o cinebench para fazer o teste cheguei aos 95ºC.
O que pode estar na origem desta temperatura elevada? Sei que um dos problemas pode ser o cooler stock, mas para um pc completamente novo penso que é um exagero já estar a chegar a estas temperaturas. O que aconselham?

8mFTdZ6.jpg

Cumprimentos
Tens algum OC nisso? Tens a Bios mais recente?
 
o airflow da caixa tb conta, a caixa é boa? de qualquer maneira o recomendável é mudar pasta e recolocar o cooler, caso continues com temps altas, recomendo um investimento de ~40€ num Thermalright True Spirit 140 p.e

A caixa foi recomendada aqui no forum, não acredito que seja grande espingarda visto ter sido barata.Mas não tenho a certeza. Vou dar uma olhada nesse cooler.

o meu 3700x com cooler stock ia para temperaturas de 60/70graus. é troquei por outro.. essas temperaturas já é mais grave ou falta de massa térmica ou cooler não está bem encaixado. melhor tirares e colocar massa termina.. Mas aconselho te a trocar esse cooler.

Pois, visto que o pc tem pouco tempo vou levá-lo à loja e ver o que eles dizem, visto que paguei a montagem do mesmo. (provavelmente aproveito e invisto num cooler)

Tens algum OC nisso? Tens a Bios mais recente?

Não, não tenho OC. A Bios penso que seja a mais recente.
 
A caixa foi recomendada aqui no forum, não acredito que seja grande espingarda visto ter sido barata.Mas não tenho a certeza. Vou dar uma olhada nesse cooler.



Pois, visto que o pc tem pouco tempo vou levá-lo à loja e ver o que eles dizem, visto que paguei a montagem do mesmo. (provavelmente aproveito e invisto num cooler)



Não, não tenho OC. A Bios penso que seja a mais recente.
Basta activares o game mode nas boards MSI que manda os clocks para 4.2, sendo que o cooler stock não aguenta em condições. Faz também uma analise nas voltagens da cpu a ver se não está demasiado elevadas.
 
Também tenho esse processador com o cooler de origem e agora nestes dias reparei que o pc estava muito quente, fui ver o Open Hardware Monitor e vi que o processador em idle anda nos 51/53 e em load chegou aos 88, mas como nao quero arriscar muito vou mudar o stock cooler por um destes cooler noctua nh-12s
 
Nao mexas em nada, se fores a loja e eles virem que mexeste, poe-te ja as culpas em cima. Ta na garantia é mandar logo para lá.
 
Nao mexas em nada, se fores a loja e eles virem que mexeste, poe-te ja as culpas em cima. Ta na garantia é mandar logo para lá.
A garantia é nas peças. Ele pode abrir o pc sem problema

Ele apenas disse as temperaturas em stress test, duvido que a jogar tenha algum problema

Para quem ainda está habituado a lidar com Intel - Ryzen em stock ativa o PB2 que é algo que faz boost dinâmico, basicamente OC automático
 
Vou aproveitar que estão a falar em ventoinhas para ver se consigo ficar esclarecido sobre uma dúvida que nunca consegui tirar, tenho ventoinhas com 3 pins (mesmo estas vieram com adaptador de 4) e outras com 4, qual a diferença? Já pesquisei mas nunca fiquei muito esclarecido.
 
Experimenta utilizar o hwinfo64 para monitorizar as temperaturas, há alguns programas que não leem muito bem as temos nos ryzen. Qual foi a caixa que compraste, mesmo?
 
Saca o ryzen master que te dá a temperatura real do CPU.

Eu tenho um 2700X com a pasta Grisly e o Corsair h150i e com o folding, com este calor, por vezes chega aos 83o C.
 
Saca o ryzen master que te dá a temperatura real do CPU.

Eu tenho um 2700X com a pasta Grisly e o Corsair h150i e com o folding, com este calor, por vezes chega aos 83o C.
Um 2700x aquece muito mais que um mero 3600, não ha comparação, aliás, ja vi ao vivo um 2700x ser mais quente que um 3900x..

Não e de todo normal aquela temperatura, o meu 3700x a 4.4 all core está a ir aos 70c em cinebench
 
Back
Topo