Ryzen overclock - tópico geral

Confirma-se, a nova BIOS 1.3 permite 2666Mhz numa configuração 4x4GB. Anteriormente era impossível passar dos 2133Mhz. Looking good!
 
já alguém com ryzen que tenha a board Asus PRIME B350-PLUS e tenha conseguido por as memorias a 3200mhz ?? actualmente não consigo passar dos 2400mhz faça o que fizer... tenho as g.skill tridentZ F4-3200CL16

Boas. tenho uma asus x370 pro e passar dos 2400 esta de noite. Penso que e uma questao de updates.

Boas tardes.
Eu acho o vcores @ 1.3xxV demasiado elevado. Qual a razao de ele assumir esse vcore tao alto?
Tenho o meu r5 1600 @ 1.1xxV e ate agora sem problemas.
 
Última edição pelo moderador:
Boas. tenho uma asus x370 pro e passar dos 2400 esta de noite. Penso que e uma questao de updates.

Boas tardes.
Eu acho o vcores @ 1.3xxV demasiado elevado. Qual a razao de ele assumir esse vcore tao alto?
Tenho o meu r5 1600 @ 1.1xxV e ate agora sem problemas.
Se tiver em Auto e normal que assuma esses valores... Duvido que o teu 1600 faca OC automatico (turbo) sem aumentar essa tensao! Os AMD's precisam sempre de mais voltagem do que os Intel, mas tambem aguentam mais voltagem....
 
Ok, espero que não fiques ofendido pois não é o meu intuito mas I'm calling bullshit: Uma 480 8gb não corre coisas tipo mankind divided, wildlands ou mass effect andromeda em ultra com minimos de 60+, independentemente do cpu que lá tenha.

Não mencionei esses na lista...os que sei que correm estão mencionados, o mass effect andromeda é extremamente recente os anteriores eram bem optimizados pelos menos pareciam ser o meu pc corre o mass effect 3 com tudo no maximo e o meu processador saiu em 2008(core 2 quad q6600) claro tenho uma 950 2gb ddr5 e hj em dia é o mais importante devesse investir sempre numa boa gráfica que por acaso no meu caso até não é nada por ai além, a minha chega bem para o que quero pelo menos por enquanto, podias dizer que era bullshit se tivesse dito que corriam todos, eu disse a maioria,..mencionei tb o GTA e disse que dos que tinhamos testado foi o unico que ficou abaixo dos 60 fps, e a minha intenção foi realçar que um processador de uma "familia" com tão má fama desenrasca bem desde que tenha uma boa gráfica no setup, não só a jogar como a correr várias aplicações o pc tem um trabalhar leve no que toca á utilização.
A minha intenção foi também partilhar a minha ideia e opinião e não induzir ninguém em erro tudo o que disse é a pura verdade, e sou da opinião também que hj em dia se liga em demasia aos benchmarks, como deves/devem imaginar o meu sistema é da idade da pedra nem me dou ao trabalho de fazer benchs a verdade é que jogo por exemplo o overwatch em 1080p em high apenas desactivando uma ou outra função que agora de cabeça ñ me lembro mas é só um exemplo.
Continuo a dizer que na minha opinião faz mais sentido investir num processador de 6 cores pq vai ser melhor aproveitado num futuro próximo apenas por isso ñ só em termos de jogos como no que toca a sistema operativo aplicações etc mas prontos em termos de escolha cada um opta por aquilo que quer e gasta o dinheiro no que quiser, posso estar errado mas do que tenho visto e lido a mim parece-me ser a melhor opção para alguém que dá uso ao pc da forma como dou, posso não ser um user muito activo no forum mas gosto de ler e há aqui users que partilham muito boa informação enquanto outros parecem ser mais tendenciosos principalmente no que toca a opiniões mas faz parte :)
 
Última edição:
Se tiver em Auto e normal que assuma esses valores... Duvido que o teu 1600 faca OC automatico (turbo) sem aumentar essa tensao! Os AMD's precisam sempre de mais voltagem do que os Intel, mas tambem aguentam mais voltagem....

Mas neste momento com turbo nao passa de 1.080V e ate agora estavel. Com o vcore auto a tensao fica por volta de 1.3V e aquece como tudo.
 
@kaib citando o que disseste (ênfase minha): "tenho um amigo com um FX 6300, um RX 480 8gb ddr5, 16gb de ram corre tudo actual em ultra a 60 fps em 1080p isto falando no minimo n oque toca em fps consegue mais".

Julgo que concordes que os que listei são um subconjunto de "tudo actual" mas sim não percebi que estavas a falar figurativamente por isso na realidade não discordamos :)

A bem falar eu estou contigo: ano passado comecei a ver alguns jogos aqui e ali a beneficiarem de ter mais de 4 cores, quando chegou a altura de fazer upgrade também comprei um de 6 e se o computador ardesse hoje nunca compraria um de 4 cores para o substituir.

Também tive um q6600, era super forte na altura! O meu viveu a 3.2ghz a vida toda :D
 
Última edição:
Só para dar algum feedback aqui

R5 1600 numa Gigabyte GA-AB350M-Gaming 3 (micro-atx). Ram 2x8Gb Crucial Ballistix Tactical 16GB DDR4-3000 16GB DDR4 3000MHz cl15
E já agora, um Samsung SM961 de 128gb (perfeitamente compatível com a board e serve para boot drive sendo nvme é estupidamente rápido. Tenho mais espaços nuns ssd sata para os jogos e maioria do software.

A Ram só consigo arrancar com ela a 2666 (tem os ics samsungs que têm sido descritos como mais compativeis). 3000 falha sempre.

O 1600 é estupidamente fresco. Eu vinha de um i5 2400, e os últimos que overclockei foram os Q6600 (ainda tenho um a funcionar em casa dos meus pais x) ).


Resumindo, em termos de OC estive hoje a brincar um bocadinho e a ver o que se consegue. Sem desabilitar nenhuma feature em termos de SMT ou power-saving features, o que consegui sem muito esforço:

Stock 3.2ghz com 3.6ghz boost anunciados (num único core). O que vejo em termos reais é 3.4ghz e o boost a fazer 3.7 num único core.

OC 3.7ghz chegam 1.185v. nem testei muito.

OC 3.8ghz 1.2375v (vcore default, é a que obtenho com ajuste +/- 0.0000v na bios) fica aparentemente estável. Com menos crasha ao fim de algum tempo em stress test.

OC 3.9ghz obriga já a 1.35v. Menos que isso crasha em stress test.

Mais que isso ainda não experimentei, mas para já vai ficar a 3.8, a partir daí começa realmente o aumento de vcore a ser grandito. É mesmo pelo vcore, a temperatura máxima a 3.9 com os 1.35v, em stress, foi de 57ºC com um NH-L12 (build micro atx, e já o tinha pelo que nem experimentei o stock cooler).

Por 240€ tá bom :001:
 
2x8Gb Crucial Ballistix Tactical 16GB DDR4-3000 usa ics samsungs ? micron ? o ics samsungs sao 14-14-14-34 1.35v
Epá sinceramente achei muito estranho mas foi o que li numa review em que desmontaram os heatspreaders. Extremamente estranho, tendo em conta a Micron. Admito que possa ser errado.
 
Acabei por mandar vir um kit Corsair da Amazon também 3000 cl15 e vou ver como se porta. Se for igual vou devolver as Crucial.

Tinha deixado na wishlist quando andava a ver preços e acabei de apanhar um random price drop de quase 40 euros. Por essa diferença se ficarem ambos nos 2666 prefiro ficar com o mais barato.
 
Stock 3.2ghz com 3.6ghz boost anunciados (num único core). O que vejo em termos reais é 3.4ghz e o boost a fazer 3.7 num único core.

OC 3.7ghz chegam 1.185v. nem testei muito.

OC 3.8ghz 1.2375v (vcore default, é a que obtenho com ajuste +/- 0.0000v na bios) fica aparentemente estável. Com menos crasha ao fim de algum tempo em stress test.

OC 3.9ghz obriga já a 1.35v. Menos que isso crasha em stress test.

Mais que isso ainda não experimentei, mas para já vai ficar a 3.8, a partir daí começa realmente o aumento de vcore a ser grandito. É mesmo pelo vcore, a temperatura máxima a 3.9 com os 1.35v, em stress, foi de 57ºC com um NH-L12 (build micro atx, e já o tinha pelo que nem experimentei o stock cooler).

Só por curiosidade chegaste a ver temperaturas das VRM?
 
Não, mas posso testar mais tarde. No entanto o meu NH-L12 está orientado de maneira a arejar bem a zona dos VRM.


Edit: Acabei por ter oportunidade de testar já, não durante muito tempo mas ao fim de 10 minutos de stress test fez 52ºC de máxima no CPU e 55 no VRM.

Isto com 3.8 Ghz a 1.2375v
 
Última edição:
Ora bem, a retencao da Be Quiet ja chegou, a ver se este fim de semana faco uns testes para ver a diferenca de performance (temperatura) entre o Stock Cooler e o Be Quiet Dark Pro 3.

A ver tambem se consigo atingir os 4Ghz com o bicho e que voltagens precisa para tal...

EDIT:
Em testes @4.0Ghz:

OHPKVg9.png


Estranho e que as memorias nao funcionam a 3200 @3.8Ghz, mas funcionam a velocidade de origem e a 4Ghz!!!
 
Última edição:
Back
Topo