Ryzen overclock - tópico geral

A questao que eu ponho e:

- Como e que e possivel a GSKILL ter kits optimizados para os Ryzen sem que as boards para os mesmos sejam eficientes?! Como e que eles testaram os kits?! Nao deveriam ter uma amostra generica das boards no Mercado para poderem fazer esse teste de estabilidade/compatibilidade?! Se sim, e se estao estaveis, porque nao as lancam entao?!

Tens este slide oficial que publicamos na notícia.

mem%C3%B3ria.jpg


Se encontraem algum guia dos kits que tenha lá esta informação de Single ou dual rank partilhem mas eu pelo menos nunca tinha reparado nesta distinção.


Eles tem imagens no site com as velocidades ja anunciadas e capacidades como comprovativo.

Seja como for são todos parte interessada(amd,gskill,mobo makers), tem acesso ao lab da amd e acesso aos fabricantes das mobos para validação, com bios ainda em dev. Etc.

Tem de certeza acesso aos divisores de memória que a AMD já nos prometeu para breve ;).... Etc.

Subscrevo que todas as partes estão interessadas em que rapidamente as coisas melhorem. Eu pessoalmente estou curioso para ver os ganhos com timmings e com velocidade.

podias-se fazer topic de oc destes cpu Amd R7 Ryzen ?

@SideWalker abre as hostilidades de modo a depois se poder ir actualizando o primeiro post com informação que possa ser considerada útil.
 
As minhas memórias são single rank e consigo te-las a funcionar a 2933Mhz no meu 1700.
Já tentei coloca-las a 3200Mhz, mas falha sempre o boot. Nem dando mais voltagem ás memórias, ao SOC, soltando timings, nada ajuda a ficar estável com 3200mhz.

Já tinha ouvida falar das vantagens de single rank vs dual rank para OC de memórias em chips Intel, mas sempre foi uma questão menor, que apenas pessoal que faz OC a sério se preocupa.
Este CPU e o primeiro onde vejo o single rank a dar uma vantagem séria no overclock das memorias.
 
É possível confirmar as dimensões do cooler? Supostamente tem 54mm de altura mas gostava especialmente de saber qual as dimensões da ventoinha.

(Isto porque supostamente ainda não há nenhum cooler baixo o suficiente para caber na minha caixa. Nem a Noctua nem a Cryorig têm os adaptadores disponíveis para os coolers em questão.)
 
Serve este tópico para os utilizadores de Ryzen partilharem as suas experiências, truques, dicas, e resultados de overclock, de CPU e memórias, na plataforma AM4.

A intenção será condensar toda a informação relevante neste 1º post, ao longo do tempo.

Para dar o mote, deixo a imagem que já tinha partilhado nas Novidades:

ryzen.jpg

Ryzen 7 1700 @3,8GHz (para já :002:)
 
As minhas memórias são single rank e consigo te-las a funcionar a 2933Mhz no meu 1700.
Já tentei coloca-las a 3200Mhz, mas falha sempre o boot. Nem dando mais voltagem ás memórias, ao SOC, soltando timings, nada ajuda a ficar estável com 3200mhz.

Já tinha ouvida falar das vantagens de single rank vs dual rank para OC de memórias em chips Intel, mas sempre foi uma questão menor, que apenas pessoal que faz OC a sério se preocupa.
Este CPU e o primeiro onde vejo o single rank a dar uma vantagem séria no overclock das memorias.

qual Mboard questao?
tenho minhas 3200/1.35v cl14 numa Asus Prime B350-Plus + R7 1700 3700mhz 1.187mv
 
@SideWalker Obrigado.
As dimensões mais importantes para mim, especialmente da ventoinha, eram a altura.
Se esta fosse 25mm podia mudar para a noctua de 14mm e já cabia.

Mas se é assim alto não me vai servir...
 
O cooler ainda é o stock cooler. Quando tivermos adaptador vai experimentar-se um AIO da Corsair e em breve esperamos ter mais alguns coolers compatíveis.
 
Não sei se precisa daquilo tudo, foi só uma primeira experiência. Dei-lhe 1.35V para garantir a estabilidade a 3,8GHz, depois de se ter ido abaixo em carga com voltagem automática.
Os clocks reduzem em idle, mesmo em overclock, para 1,55GHz. A voltagem não reparei. Quando testar isso, comunico. ;)
 
Temperatura atingido no OC sabes dizer com vosso R7 1700 ?

o meu R7 1700 8c/16th ate 3.6ghz voltagem stock 1.18750mv com ddr4 3200 14-14-14-34-cr1
 
Estou a pensar ir para uma build a meados deste ano e estou a contar com, até ~250€ (de preferência menos) para deixar de lado para o CPU (que deverá ser à partida o 1600 ou 1600X), no entanto se verificar que a capacidade de OC do 1600 o levará a equipar-se ao 1600X, como acontece com as versões 1700/X é uma hipótese em cima da mesa.
Aguardar tranquilo por estabilização de tudo e mais alguma coisa sobretudo a nível de componentes e optimizações de software, até porque ainda uso o W7 64bits.

Off-topic: no (2º) vídeo postado pelo @UnknownName aos 2'22", vocês também aplicam a vossa pasta térmica assim? Faz tempo que coloquei a minha no Q6600 e está na altura de trocar mas não sou propriamente muito experiente e não apliquei na altura dessa forma, ainda que as temps estejam ok.
 
Última edição:
Off-topic: no (2º) vídeo postado pelo @UnknownName aos 2'22", vocês também aplicam a vossa pasta térmica assim? Faz tempo que coloquei a minha no Q6600 e está na altura de trocar mas não sou propriamente muito experiente e não apliquei na altura dessa forma, ainda que as temps estejam ok.

Pessoalmente costumo alisar com um cartão (MB ou similar) para deixar a pasta mais uniforme antes de colocar o cooler, acho que assim corres o risco da pasta sair dos lados e sujar o cpu todo, mas este pessoal lá sabe, já devem ter montado mais cpu's que eu de certeza.
 
Back
Topo