Ryzen overclock - tópico geral

O meu tudo stock, memórias a2133, ainda nem mexi, com um evo 212 tenho idle perto dos 40 e em stress cpu z perto dos 60. Era só para ver se está dentro do normal, para começar a tentar espremer um pouco o sistema.
 
Vou tentar descobrir a voltagem ideal para este cpu, para um ligeiro overclock, mas para referência, que voltagens dão aos vossos em stock? E a 3.8ghz? Não devo tentar passar muito essa barreira para uso diário
 
Vou tentar descobrir a voltagem ideal para este cpu, para um ligeiro overclock, mas para referência, que voltagens dão aos vossos em stock? E a 3.8ghz? Não devo tentar passar muito essa barreira para uso diário

na minha MSI Tomahawk em auto ela mete-me o R5 1600 com 1.44V... o que é morte permatura, neste CPU a AMD recomenda 1.35max para funcionamento continuo (apesar de suportar mais oficialmente)... nao sei o que se passa com a minha board/cpu para colocar 1.44V...

Normalmente tenho visto as pessoas começarem em 1.2V e irem subindo até maximos de 1.35...
O meu parece estavel com 1.23V @ 3.7Ghz. Mas as minhas mems só consigo 2666mhz apesar de serem de 3000Mhz... já estive com 3.9Ghz @ 1.3V, mas passadas umas 4/5 horas de Witcher 3, o PC crashou-me e a board deu erro de CPU...
iddle: 38-50C
CPU-Z stress test: max = 72C.

Stock cooler e pasta.

PS. relativamente às temps, notei que com OC manual e com o Ryzen balanced plan, o windows mantém sempre os clocks ao máximo em todos os cores. Se eu colocar o plano balanced "normal" que vem com o windows, em iddle o windows desce a frequencia bastante e faz-me parking the cores, o que ajuda com as temps em iddle BASTANTE!
 
Última edição:
Eu no meu 1700, acabei por deixar agora a [email protected] LLC 2, porque tenho tido temperaturas ambiente de 30 graus, e tenho a caixa fechada com 2 RX 480 sempre a 100% lá dentro.

Tendo isso em conta consigo temperaturas em idle de 33 ºC, mesmo com as gráficas a 100%. Em load, também com as gráficas (na mais quente: core GPU 69 graus, VRM 68 graus, 1660 RPM), vai aos 68 graus em Prime95 small FFT 8KB.

A temperatura no interior da caixa em load, anda nos 45 graus e tenho uma intake fan a dar ar fresco às memórias, que ficam pelos 40 graus. Como a caixa tem 6 fans Noctua (140mm x 4 e 120mm x 2), está surpreendentemente silenciosa e com bom airflow.

Edit: Esqueci-me de referir que tenho o overclock com P-states, ou seja, muda os clocks em função da carga. Em termos de desempenho, o sistema assim consegue exactamente os mesmos resultados de um 1800x stock clocks...
 
Última edição:
Qual é a frequencia?

Tenho visto muito pessoal a conseguir os 3000MHz com as LPX (claro que existem sempre aqueles que nao conseguem).
 
Não sei se todas as motherboards permitem fazer OC com p-states. Na Asus Crosshair VI Hero, existe a opção de modificar os p-states, é muito simples, é preciso apenas modificar o p-state P0, e lá meter um FID em hexadecimal, respeitante à frequência de relógio máxima que se pretende, há uma tabela que tem os valores para os clocks mais comuns. Nesse menu da BIOS também está lá o VID do CPU. Depois é só determinar quantos volts precisa o overclock que se quer fazer, subtrair a esse valor o VID, e o resultado desse cálculo vai ser o offset de voltagem que tem que se aplicar ao CPU, e que é depois configurado no menu de overclock da board...

Eu testei com 3.8, 3.7. e 3.6 GHz e deu nos 3 casos, sem problema nenhum, só é preciso mudar o FID e o offset para cada um dos casos...

https://linustechtips.com/main/topi...quency-overclocking-on-the-crosshair-vi-hero/
 
Última edição:
Back
Topo