Ryzen overclock - tópico geral

Tenta ler, no aida 64 por exemplo, o perfil XMP completo dessa ram, apontas num papel ou imprimes, e metes à mão na BIOS...
 
Eu também tenho a Gigabyte Gaming 3 (Micro-ATX) e só assim consegui boot a mais de 2133Mhz, tive de colocar valores manualmente em todos os parâmetros relativos à RAM.

Isto também vai muito da lotaria das memórias, as minhas são as Corsair LPX.
 
As minhas novas memorias fazem Boot a 3200 CL14. Mas por descargo de consiencia tenho tudo em Auto e perfil XMP activado (fica a CL18) 3200... Acabei por colocar o CPU em Stock com undervolt (1.20V) e dei um cheirinho no NB para ficar estavel... Razao?! Com a 980Ti a bombar e com a case que tenho o CPU andava nos 78C e a grafica nos 86C, o que fazia com que o escritorio ficasse uma autentica sauna!
 
cachemem1.png
 
Um update ao meu sistema:
Overclock para 3.8ghz, com mais 0.54v no vcore, +0.24 no soc , as rams consegui por a 2666mhz a cl18 com 1.35v, ainda vou tentar baixar um pouco a latência, o Hwmonitor dá temperaturas máximas de 70c a correr prime95 por 20 minutos, isto com um perfil conservador nas velocidades das ventoinhas de extração. E as de intake na velocidade mínima da caixa p400s. Para já estou contente com o sistema e com um overclock copiado da net sem o tentar afinar. Com tempo vou tentar baixar voltagem se der.
 
Pus 18-18-18-18-38 a 1.35v e 2666 para testar e como fez boot nem mexi mais e passei para o overclock, agora vou tentar espremer até saber o ponto ideal.
Cinebench 1249 assim como está
 
Última edição:
nao esta curioso em testar tem dual bios ? aconselhote testar se quiseres mas tem colocar a f6 na bios a e beta na bios b. mudanca bios com pc desligado ou apagado ou offline da AC ?
 
Eu vou esperar até vir a oficial, ainda hoje tive de tirar a pilha por não arrancar por má configuração em que entrou na bios de backup que aparecia a versão f5.
 
Update:
Baixei o vcore offset para +0.024v(anda entre os 1.248v e 1.260v) e o soc para +0.174v e mantive o overclock em 3.8ghz e as memórias a 16-16-16-16-38 a 1.35v e para já está estável sem passar dos ~65°. Com mais tempo espremo mais e com update a bios espero os 3200mhz nas rams.
 
Última edição:
Hoje foi noite de me aventurar na potencialidade do Ryzen 5 1600 com stock cooling, eis os resultados:
t96JMN4.jpg


Nunca tinha feito overclock ( desde o meu super Pentium 3 :009:)

Corri o Aida toda a noite, não houve crashes e temp maxima bateu nos 81º se bem que em quase todo o tempo que estive aqui a olhar para o monitor a temperatura rondava os 71-74º atingindo então alguns picos de 81º que é quando a fan começa a trabalhar a 100%.

Podem não ser grandes resultados mas para mim foi uma vitória, agora vou tentar baixar um pouco as voltagens e ver qual é o minimo de voltagem para ficar estavel, está agora com Vcore de 1.35.

Entretanto quando tiver mais tempo vou experimentando e vou postando como correu.:bounce:
 
Eu acabei de montar um sistema Ryzen com uma ASUS Prime B350 Plus e já tou a ter uma serie de problemas... Colocar as RAM's a funcionar a 3000MHz foi facil (ainda que já dei reset a BIOS e tao a funcionar a 21XX por motivos de testar primeiro a estabilidade da maquina).

1º Se tiver alguma PEN USB ligada nas portas frontais 2.0, o sistema bloqueia no arranque. Simplesmente fica preso e no momento em que desligo a PEN o arranque continua sem problemas. Suponho que seja algo relacionado com a BIOS, mas nao sei. Ontem nao conseguia formatar a maquina porque estava constantemente a prender, tive mesmo de passar a PEN para o USB3.0

2º Quando o sistema liga muitas vezes a placa de rede nao obtem IP. Desativar e ativar a placa / meter o windows a reparar nem sempre resolver. As vezes é preciso ir tentando desativar e ativar ate começar a dar, as vezes basta desligar o cabo e voltar a ligar, as vezes basta reiniciar, é relativo. Depois de começar a dar fica a funcionar corretamente ate o sistema ser reiniciado. (Não, não é do cabo de rede. Funciona a 100% com qualquer outro equipamento).

Bem... a aventura começa...
 
Hoje foi noite de me aventurar na potencialidade do Ryzen 5 1600 com stock cooling, eis os resultados:
t96JMN4.jpg


Nunca tinha feito overclock ( desde o meu super Pentium 3 :009:)

Corri o Aida toda a noite, não houve crashes e temp maxima bateu nos 81º se bem que em quase todo o tempo que estive aqui a olhar para o monitor a temperatura rondava os 71-74º atingindo então alguns picos de 81º que é quando a fan começa a trabalhar a 100%.

Podem não ser grandes resultados mas para mim foi uma vitória, agora vou tentar baixar um pouco as voltagens e ver qual é o minimo de voltagem para ficar estavel, está agora com Vcore de 1.35.

Entretanto quando tiver mais tempo vou experimentando e vou postando como correu.:bounce:

Isso parece bom.
O meu precisa de 1.4V para 3.9GHz!
 
Isso parece bom.
O meu precisa de 1.4V para 3.9GHz!

Vou tentar ver onde chega, não me acredito que consiga muito melhor que isto, se bem que ainda não tive tempo para me aventurar, mas que o ryzen é maquina, lá isso é.:001:

Assim que tiver mais tempo para brincar venho aqui postar Updates! Obrigado pelo feedback:wavey:
 
Back
Topo