Ryzen overclock - tópico geral

O facto é que em stock não os tinha e a partir do momento em que subi a voltagem um pedacinho deixei de os ter por completo.

E não, não é normal ter WHEA em stock... Não sei porque afirmas isso. Existem uma serie de motivos que podem causar esse tipo de erros, mas não é por isso que devem ser considerados normais ou inofensivos. Além disso, geralmente o problema está mesmo na baixa voltagem.
Coloca o teu CPU em stock e ao final de uma semana verifica os WHEA que tens... Podem vir de qualquer lado... Em OC ainda mais... E nos Ryzen ainda pior...

Basta teres um ligeiro pico de corrente para o mesmo acontecer (uma ligeira flutuacao na linha de 5V e suficiente)...
 
Garanto-te que não tenho... Nunca tive um unico erro WHEA no meu sistema anterior intel e não limpava o registo de eventos à mais de 1 ano.

Quanto aos Ryzen, desde que aumentei a voltagem ainda não tive um unico e conheço quem tenha a stock à já algum tempo e até agora 0 erros.
 
Garanto-te que não tenho... Nunca tive um unico erro WHEA no meu sistema anterior intel e não limpava o registo de eventos à mais de 1 ano.

Quanto aos Ryzen, desde que aumentei a voltagem ainda não tive um unico e conheço quem tenha a stock à já algum tempo e até agora 0 erros.
Se ao aumentares deixas-te de os ter e porque precisavas de mais voltagem...

Quanto ao OCCT ser mais pesado... E uma discussao interessante, mas nao para este topico!
 
Exacto, dai ter comentado para estares atento se não estás a ter erros com essa voltagem, pois está bastante baixa para o que tenho visto por ai :P (Ou então tiveste sorte e tens um chip muita bom em mão eheh).
 
Esquece, pensei que tavas a 3.8GHz. O meu está supostamente a 3.7 com 1.22 (obviamente a voltagem vai variando, tem spikes de 1.23/24, etc. A board que tenho só permite definir um offset).
 
Tás com o cooler stock? Eu com o OCCT Linpack tb chego a 73/74ºC mas com uso normal fica sempre abaixo de 70ºC.

Não experimentei a voltagem para 3.8GHz.
 
Estou com um Cryorig H7/Noctua NF-F12 PWM. Vou aos 70, no Prime95, IBT e OCCT, mas com 2 gráficas RX 480 a 100% load também, dentro da caixa, e caixa fechada... Com as gráficas em idle, não passa dos 65...
 
Ah então talvez seja por ai... A minha RX480 tambem aquece muito mais desde que mudei de caixa, vou ter de mudar as FANs intake por algo melhor.
 
Por favor elabora. Que board/rams tens?

edit: já vi que tens a mortar mas que rams acabaste por comprar?
 
Última edição:
Por curiosidade, tentei 3.8GHz a 1.26v mas não consegui e nem tentei mais porque as temperaturas são insuportaveis neste patamar (ultrapassando os 75ºc o CPU e uma das VRM's tambem já andava nessas temperaturas).

Por enquanto fico me pelos 3.7GHz que estão dentro dos limites :P
 
Back
Topo