Ryzen overclock - tópico geral

como é que vocês controlam a velocidade do cpu, volta e meia volta o meu cpu fica preso com o multiplicador em baixo a 1550 mhz
nos planos de energia se usar o da ryzen o minimum processor state é 90%, não sei se é por eu ter baixado esse valor para 10%, mas já tentei usar outros planos de energia, ainda estou em fase de testes, mas volta e meia volta se deixar o pc parado mais tempo ou após sair de suspensão tenho o multiplicador bloqueado em low.
não sei se a a minha board está com problemas em sair do core c6 state, mas ter o minimo valor do cpu em 90% parece-me um desperdicio ...
msi b350 mortar e r5 1600
 
Aquele momento em que pensas "O processador está muito quente porque?" Depois limpas o suor da testa -.- E lembraste que a temperatura ambiente e que esta alta ( brain freeze do dia, desculpem o OT)
 
Eu com essa BIOS apenas consigo 2933MHz (como já conseguia antes) com as Corsair LPX 3200MHz :P

Anyway, a diferença entre os 2933 e 3200MHz é praticamente nenhuma portanto não me preocupa.
 
alguem pode me confirmar isto sff
se forem ao software hardware monitor ver as voltagens, qual é o valor que têm em VIN7 ? é que no meu está a 0 e desconfio que possa ser parte de um problema que tenho tido
ryzen 5 1600 msi b350
se alguem poder dar uma olhadela agradecia
pK4z4lo.png
 
Última edição:
Sou mais um que deseja montar um sistema Ryzen (vou muito provavelmente para um 1600 com uma Asus Prime x370 Pro) e também estou "perdido" nas teias da memórias que o ryzen exige.
A quantidade de centenas de kits diferentes no mercado não ajuda pois uma pessoa fica mesmo sem saber o que escolher...

Venho perguntar se alguém já testou/comprou as gskill FLARE X que trabalham a 3200MHz e que são, supostamente, talhadas especificamente para Ryzen? Sei que têm os chips Samsung que parece que são os preferidos pelo AM4 por isso devem ser boa malha, mas o preço também é boa malha... é que por exemplo as gskill F4-3200C16D-16GTZB que estão no comparador da zwame também têm, supostamente, chips Samsung e o preço é muitoooo mais simpático!
A estabilidade garantidas e capacidade de OC acrescidas que a marca anuncia será marketing ou verdade?
 
Já as testámos aqui na Zwame.
Atenção que os 3200MHz são overclock, logo nunca são garantidos, seja com que memórias for. Mas com as BIOS mais recentes, a probabilidade de lá chegares é bastante boa, particularmente com módulos single-rank baseados em samsung b-die.

@mouzz quando tiver um tempinho vejo isso, mas duvido que seja a raiz de qualquer problema. Para estar a 0, em principio ou está a ler mal ou não se aplica...
 
Já as testámos aqui na Zwame.
Atenção que os 3200MHz são overclock, logo nunca são garantidos, seja com que memórias for. Mas com as BIOS mais recentes, a probabilidade de lá chegares é bastante boa, particularmente com módulos single-rank baseados em samsung b-die.

@mouzz quando tiver um tempinho vejo isso, mas duvido que seja a raiz de qualquer problema. Para estar a 0, em principio ou está a ler mal ou não se aplica...

0 é o valor que é suposto ser, obrigado na mesma.
 
Já as testámos aqui na Zwame.
Atenção que os 3200MHz são overclock, logo nunca são garantidos, seja com que memórias for. Mas com as BIOS mais recentes, a probabilidade de lá chegares é bastante boa, particularmente com módulos single-rank baseados em samsung b-die.

@mouzz quando tiver um tempinho vejo isso, mas duvido que seja a raiz de qualquer problema. Para estar a 0, em principio ou está a ler mal ou não se aplica...

Viva,
obrigado. Fui logo ler a análise.

"De qualquer maneira, os 3200MHz já foram suficientemente desafiantes." - Acho que é um bom indicio para que eu pondere bem entre essas e as outras que indiquei no post acima.
 
Viva,
obrigado. Fui logo ler a análise.

"De qualquer maneira, os 3200MHz já foram suficientemente desafiantes." - Acho que é um bom indicio para que eu pondere bem entre essas e as outras que indiquei no post acima.

Também podes ir à lista de compatibilidade da board que queres comprar e ver que kits 3200MHz estão a funcionar nela...
 
Mais de 3200 ainda não testei, mas a próxima board a sair no portal (soon! :D ) já veio com a nova AGESA e as Corsair Dominator 3200MHz que nunca tinham dado mais de 2666 deram os 3200 à 1ª, sem espinhas, via XMP.
São módulos dual-rank, btw.

Untitled.png


Quando puder, testo melhor a coisa, com outras boards, mas pela amostra diria que a questão da compatibilidade levou um bom avanço.
 
Back
Topo