Ryzen overclock - tópico geral

O meu sistema é quase igual ao teu, apenas muda a board para a b350m Mortar. Ainda estou em testes, mas para 3.6 preciso de 1,175v (talvez mais, ainda tenho de testar melhor a estabilidade do sistema nesta frequência).
No entanto, ainda não encontrei a 100% o que quero do CPU... É que para 3.7 preciso de pelo menos 1,275v e para 3.8 mais de 1,4v pelo que por estes valores os 3.6 parecem-me o sweet spot, nem que tenha que subir para 1,2v para 1000% estável. O vid do meu cpu é 1,55v, mas acho demais...
Estou a 3066mhz na Ram (provisórios, preciso de mais tempo para ver se estão mesmo 100%) com 1.35v e timings iguais aos do SPD, o meu objectivo era por as rams a 3200...
Em principio amanhã ou quarta já tenho o meu Ryzen 1200 com MB MSI B350M PRO-VDH e RAM G.SKILL AEGIS 8GB 3000MHZ.
Vou tentar puxar o CPU a 3.8 a RAM aos 2933 ;)
 
Pessoal alguém já testou um Ryzen em DICE ou LN2?
No outro fim de semana testei o meu e só consegui 4.25 GHz com ~1.55v (offset de +0.3v). Calhou-me um chip mauzinho para OC.

E já agora para quem não conhece, o controlador de memórias do Ryzen não gosta de memórias negativas. Só consegui fazer boot à velocidade stock, acima disso não liga.

memoryHole.png
 
Este processo de fabrico não me parece ser muito amigo de voltagens e frequências altas, logo para Extreme OC, resultados pouco motivantes devem ser regra e não excepção...
 
O pessoal dos ryzen, alguem por ai que já tenha enviado o seu CPU para RMA por causa dos famosos "segfaults" nos CPU produzidos até agosto?

Pelo reddit existe muita gente a trocar de CPU por causa disto. A verdade é que ainda não tive problemas de maior, mas é chato ter uma coisa em mãos que não está a 100%.
 
@Diog01 por acaso fiz o teste indicado e eu tendo das primeiras versões do CPU não fui afectado, faz o teste num linux a correr por pendrive e tira as tuas conclusões.
Já agora com a nova bios consegui fazer overclock das minhas rams para 3200mhz com CL18, acho que me posso considerar uma pessoa com sorte.
 
Última edição:
Viva.
andei aqui um pouco nas leituras e gostaria de uma ajudinha/dica da vossa parte, dado que já estão mais dentro do tema.
Planeio a troca do meu 2500k e estou a apontar para os 1600 (ou 1600x caso valha algo a pena), mas queria ir por uma board M-Atx.

Pelo que vi e li as candidatas talvez possam ser a MSI B350M Mortar ou entao a ASRock B350M pro4

Dentro destas, qual são ou possam ser as "melhores", para fazer um ligeiro OC ao cpu (3.8/3.9GHz) e conseguir as memorias superior ao "base" (por exemplo memorias 3000Mhz, conseguir os 2933, dado que as 3200 @ 3200 ainda são um pouco lotaria)

Obrigado
 
@Diog01 por acaso fiz o teste indicado e eu tendo das primeiras versões do CPU não fui afectado, faz o teste num linux a correr por pendrive e tira as tuas conclusões.
Já agora com a nova bios consegui fazer overclock das minhas rams para 3200mhz com CL18, acho que me posso considerar uma pessoa com sorte.
Nao foste afectado para ja... A questao e que podes vir a ser afectado... Eu ultimamente tenho tido alguns erros em certas aplicacoes... Instalei Mint 18.2 versao Mate e fiz alguns testes e parece que o meu e um dos... Abri ticket na AMD Support, vamos ver no que da!
 
Eu usei o ubunto versão 17.04, tenho que experimentar com o Mint para ver se acontece.
Por acaso uso diariamente linux com emulação de máquinas android e nunca tive problemas nem com erros nem em compilações.
 
@Diog01 por acaso fiz o teste indicado e eu tendo das primeiras versões do CPU não fui afectado, faz o teste num linux a correr por pendrive e tira as tuas conclusões.
Já agora com a nova bios consegui fazer overclock das minhas rams para 3200mhz com CL18, acho que me posso considerar uma pessoa com sorte.

Eu estou afectado. Testei tambem na mesma versão ubuntu.

Qual foi o script que usaste para testar? O indicado é este: https://github.com/suaefar/ryzen-test

Com esse script nem 5 minutos demoro a reproduzir.
 
por acaso não, quando trocar a pasta termica vejo isso mas comprei 1 mês depois do lançamento dai estranhar não ser afectado.
 
Back
Topo