Ryzen overclock - tópico geral

Boas malta,

Ando a apalpar um bocado de terreno nestas andanças do Overclocking

Tinha um chamado sweet spot com o meu Ryzen 5 1600, ainda com o Stock Cooler, a 3,6Ghz e 1,250v + 16GBs Aegis a 2933Mhz andou a fazer muito boas temps em load que nunca excedia os 70 graus mesmo em stress test chegou apenas aos 74...

Queria lhe dar um pequeno boost e andei a experimentar volts para o fazer chegar a 3,8Ghz e consegui com 1,300v.

A minha pergunta é se acham que devo manter apenas o sweet spot ou visto que as temps não passam de 45/50 em idle e 70/75 em load deixo estar os 3,8?
O aumento da voltarem compensa assim tanto a pequena melhoria de performance que consigo ter?

P.S: Tenho o Relaxed EDC Throttling Desativado, devo manter assim?
 
Não sei qual o tipo de utilização que fazes do teu sistema, mas 3.8 com 1.3v está bem bom, apenas as temps estão um pouquinho altas, se fosse eu optaria por um cooler melhor.
 
Ora bem, o meu RMA foi aceite... Este fim de semana ha que desmontar o bixo para meter o CPU na DHL na segunda feira... Pode ser que me saia um batch melhorzinho e ja consiga por as memorias a 3200 :)
 
Sempre vais mandar para RMA? Isso não vai levar seculos?

Vai para RMA porque? Por causa dos segfaults?
Eles fazem straight swap... Na sexta ja devo ter o CPU em minha posse. Sim sera por causa dos segfaults. Nao me pediram qualquer print screen. Bastou mandar o bin number do CPU e mandaram logo instrucoes para o envio do CPU!
 
Quem te disse isso? Toda a gente no reddit enviou e está à espera a semanas... É só por isso que ainda nem preenchi o PDF para avançar com o RMA.
 
Andei a brincar com a nova bios da msi mas parece que nao adicionou nada ao que ja tinha.
Cpu continua apenas a ir aos 3.8GHz.
As memorias tambem so continuam a ir aos 3333MT/s cl14. Acima disto nem sinal de vida independentemente da tensao e latências aplicadas.
Ainda estou com fé de tentar chegar aos 3600MT/s. Que venham mais actualizações.
Em todas as bios noto que ha um bug esquisito que quando testo estabilidade de vez em quando ha black screens randoms, mas o pc continua como se estivesse a funcionar (como se tirasse a ficha do monitor). Resolvo sempre alterando valores de tensoes.
 
Quem te disse isso? Toda a gente no reddit enviou e está à espera a semanas... É só por isso que ainda nem preenchi o PDF para avançar com o RMA.
Segundo o departamento de RMA o novo CPU apenas esta dependente da entrada do meu no Departamento deles (apos o scan/introducao do RMA number que me foi dado o envio e desbloqueado!).

Da ultima vez que usei o servico deles demorou menos de uma semana!
 
O cooler é o stock cooler, o spire stealth, e as temperaturas andam pelos 55°C a correr occt linpack 64bit +avx instructions por 10 minutos, a jogar csgo ou Batman Arkham Knight andam nos 50-51, temperatura ambiente ronda os 20-22°C. Para 3.8ghz ainda não testei a 100%, mas precisa de mais de 1,425v o que acho demais, portanto vou-me deixar estar por enquanto com 3.7ghz. A minha gráfica é uma modesta rx560 2gb, logo não compensa estar a tentar esticar o CPU ao máximo.
 
Segundo o departamento de RMA o novo CPU apenas esta dependente da entrada do meu no Departamento deles (apos o scan/introducao do RMA number que me foi dado o envio e desbloqueado!).

Da ultima vez que usei o servico deles demorou menos de uma semana!

Pois, então só vai ser enviado depois de eles receberem o teu, pelo que vai demorar algum tempo... Mas depois vai dando novidades. Eu até tenho medo de avançar com o RMA pois o meu até faz OC facilmente (3.7 @ 1.224v).
 
Pessoal com B350M Mortar, a última BIOS de 19 de setembro (v17 se não estou em erro) está estável para vocês??? No meu sistema atrofiou tudo, tive de fazer roll back para a BIOS v16. Na v16 tenho tudo ok, cpu a 3.7 1,275v e rams a 3200mhz(1stick 8gb aegis 3000mhz), tudo tranquilo. Na BIOS v17, fica tudo fdd no meu sistema, o CPU precisava de 1.3v para bootar, as mems já não faziam Boot a 3200... mais alguém...???
 
Back
Topo