Ryzen overclock - tópico geral

News, ontem houve tentatica de entrega de ***** coisa pela DHL em minha casa, mas como nao estava ninguem vao voltar hoje (que tambem nao esta ninguem). Acabei por nao ligar de volta pois costumam deixar no Drop Point perto de minha casa e assim e so ir la buscar! Nao sei e se e o CPU pois estou a espera de mais umas coisinhas!
 
Novo update:

O novo CPU foi-me enviado na quarta feira junto com uma remessa de CPU's. Aparentemente nao ha informacao de Tracking number e o CPU ja ca devia estar. Deram-me o prazo ate final do dia para receber o CPU, caso o mesmo nao aconteca irao enviar um novo (amanha)!

Ou seja, na melhor das hipoteses ficou com dois CPU's caso o primeiro nao chegue ate logo a noite e acabe por chegar durante a semana!
 
Eles sao todos enviados com tracking (visto que sao enviados via DHL), no entanto e provavel que quem estivesse a fazer o dispatch nao registasse correctamente todos os CPU's enviados.
 
No último fim-de-semana dediquei-me a otimizar os timmings das minhas memórias de forma a obter o melhor desempenho, mas com estabilidade garantida.
Apesar de conseguir meter as memórias a 3200Mhz, nunca ficam estáveis e por isso tenho um ou outro jogo com crashes ocasionais, especialmente o CIV6 que é sensível a problemas de memória.
Por isso ficou a 3066Mhz. As memórias são Hynix M-Die, por isso não posso ter resultados como quem tem Samsung B-Die.Nem de perto.
Para testar a estabilidade usei o Memtest86, completando todos os testes sem erros, durante umas 2 horas e 45 minutos.
E ainda testei com o HCIMemtest, com uma cobertura de 500%.
O CPU está a 3.8Ghz, com 1.256V

Estes são os settings que estou a usar nas memórias.
37224135320_b5f4756b0c_o.jpg


O resultado em termos de largura de banda de memória e latência são estes.
36772377444_8cab40e25e_o.png
 
News update... A AMD fez o recall dos CPU's enviados na passada quarte feira (cheira-me que alguem foi despedido LOL) e o meu que foi enviado na segunda (o segundo!!) chegou hoje... Logo se tiver tempo ja o meto a bombar!
 
O meu dizem não ter tracking number tambem... Perguntei quando chegava e a resposta foi que não é possivel saber pois não existe tracking, tenho de aguardar lol.
 
A mim forneceram ontem o tracking... Hoje de manha ja estava a porta de casa!!! E veio da Holanda!

EDIT: E pronto ja esta a rolar o bixo... Notei que precisa de menos voltagem para fazer os 3.8Ghz e que e mais fresco que o anterior uns 7 graus... Nao tive muito tempo para andar a testar pois tenho algumas coisas para colocar em dia... aqui fica como esta para o dia-a-dia para ja!

gLh63h4.png
 
Última edição:
Como posso ver a data de fabrico do meu?

Ok já vi, comprei há menos de uma semana na GD e é um UA1716SUP. Logo tem o BUG de certeza, como é que posso mandar para eles e receber um build mais recente.

Já agora depois informem que build estao a receber, é o 1733?

Abraço!
 
Última edição:
O meu Ryzen 7 1700 fica estável (uma hora de occt linepack) aos 3.6ghz a 1.225 vcore tudo o resto default e atinge os 80 graus com o stock cooler durante o teste. Penso q tenha bom airflow na caixa visto ter 4 corsair AF 120 (2 intake 2 out). Acho estranhos estas temps, já tirei o cooler e pus mx4 e continua na mesma.

De qualquer forma não consigo por a 3.7ghz com o stock cooler, ele precisa de uns 1.3v vcore (até 1.28 crasha sempre com ecrã preto) e com estas temps é para esquecer mandar me para os 1.3v. Tenho ali um Noctua u12s mas acho que vou tentar a troca do cpu devido ao seg fault error.

Ja agora que mexem mais nas boards MSI para o OC. So tenho mexido no VCORE. Ouvi falar no LCC e no socket voltage. Mas como não sei valores ainda não arrisquei.


P.S Acho que me calhou coco. :(
Ver se ainda consigo carapau à espanhola.
 
LLC - mete no mode 3 para testar, este modo mantém a mesma voltagem definida na BIOS. É importante definires a voltagem do NB a 1,1v, também com LLC no modo 3.
As temps estão de facto altas, mas é normal para linpack...
 
@VelhoDoRestelo

Se usares o HWInfo64, o vcore dado pela motherboard, corresponde ao vcore dado pelo proprio CPU? (Atenção que não estou a falar do VID).

É que estes novos que enviaram pelo RMA tem um comportamento diferente dos primeiros Ryzen nesse aspecto.

O sensor da board diz me que tenho o CPU a 1.224v / 1.236v , o sensor do proprio CPU diz 1.275v. Se mudar o offset na BIOS, o valor do sensor do CPU nunca muda, mas o da motherboard desce e sobe. Isto não acontecia com o meu Ryzen antigo (ambos mudavam de igual forma), e pelo que sei acontece com os mais recentes do RMA e tambem quem comprou Ryzen's pós semana 26.
 
Em relação ao RMA pediram me mais info na sexta, respondi (fiz responder ao email, será que não era para responder assim? dá para ver o estado do ticket nalgum lado?) e ainda não me disseram nada :(
Diogo que data tem o teu CPU novo? Quanto tempo te demorou desde que o foste deixar à DHL para vir o novo?
 
Back
Topo