Ryzen overclock - tópico geral

Acabei de receber o meu Ryzen 7 1700 back de RMA (segfault problem).

Processo de averiguação do problema cerca de 5 dias.

DHL daqui para lá 3 dias.
Processador lá 10 dias
Envio para cá 3 dias

ou seja cerca de 3 semanas.

Recebi um UA1733 SUS que pelo que se diz é um batch sem problemas. Pelo menos é o único que vem sem ser testado.


No geral foi uma experiência de RMA positiva e acabei por ficar com dois coolers que vou vender visto que tenho um NOCTUA.

Agora vou monta lo mas só Segunda, que tenho FREQ. e há prioridades [emoji14] depois vamos ver a quanto consigo por, com o meu anterior não passava dos 3.6ghz a 1.225V. As voltagens para 3.7ghz eram demasiado altas e o Cooler stock não aguentava.

Igualzinho ao meu ! :D

Se for como o meu com essa voltagem fazes 3.7GHz :P
 
@Roberto1973

Quando mandas o CPU para RMA diretamente com a AMD, não é necessario enviar o cooler. Pelo menos comigo não quiser que eu enviasse, mesmo comigo pedindo se podia enviar, pois não queria ficar com ele lol.
 
Para o pessoal que trocou o CPU via RMA.

Que OC's conseguem?

O meu parece ser muito bom nesse aspecto!

Há quem diga que o o problema está diretamente relacionado com maus silicones, logo os que vêm sem problema terão melhores silicones.

Pessoalmente já te confirmo na segunda feira quando o montar de volta :)
 
Última edição:
Eu acho que 1.46V na RAM é muito. As minha hynix tb fazem 3466 c18 com 1.5v mas nem sob água as deixaria assim 24/7.

Não confundas a voltagem das mems, da voltagem do controlador do cpu, são coisas totalmente diferentes. As memórias podes abusar à vontade que não queimam por nada. Tu nem imaginas o abuso que memórias podem levar, em ddr3, usei durante meses o meu set de trident a 1.9v. Sim é isso mesmo que ouviste.....1.9.....Este set de memórias que tenho agora, trabalha à mais de 2 anos com 1.7v.

A voltagem que vais precisar para manter o controlador estável a altas velocidades, dependendo de outras voltagens, e associado com a temperatura, este sim é que é o fator de degradação. É um erro comum as pessoas ligarem estas duas voltagens, mas não confundas pois são de "zonas diferentes".
 
Apesar de, e agora só acrescentando, que muitos tipos de memórias nem com voltagem esta lá vai, seja que voltagem for. Há memórias que simplesmente não sobem. É o está marcado e fecha a loja, tive umas crucial que eram assim.

Vou-te dizer, as memórias é das coisas que mais trabalho dá, tu podes levar se for preciso semanas a acertar as memórias, as que valem a pena. É também de onde podem surgir mais vezes sistemas corrompidos e outros problemas, que consequentemente levam a falhas críticas e basicas, como o simples arranque.

Pessoalmente até recomendo a quando se anda a acertar o sistema, que se faça num disco a parte, com uma instalação propositada para esse efeito.

E parabéns por esse resultado, é mais uma vez uma prova de que ryzen trabalha com memórias rápidas, ao contrário do mito que se instalou.
 
Última edição:
Para a malta que já fez RMA do CPU devido ao segmentation fault, e não tinham problemas do dia-a-dia, porque é que não esperaram mais um ano antes de pedir o RMA, iam usando o "velho" e depois daqui a 1 ano ficavam com um CPU novo outra vez?
 
Para a malta que já fez RMA do CPU devido ao segmentation fault, e não tinham problemas do dia-a-dia, porque é que não esperaram mais um ano antes de pedir o RMA, iam usando o "velho" e depois daqui a 1 ano ficavam com um CPU novo outra vez?
Porque daqui a um ano nao seriam tao premissivos com o RMA... Neste momento fazem logo troca sem testar o CPU, mais tarde e provavel que facam testes, logo o RMA falharia!!!
 
Para a malta que já fez RMA do CPU devido ao segmentation fault, e não tinham problemas do dia-a-dia, porque é que não esperaram mais um ano antes de pedir o RMA, iam usando o "velho" e depois daqui a 1 ano ficavam com um CPU novo outra vez?

Isso do tempo é relativo. Até hoje nunca tive uma maquina em que o CPU falhasse durante o tempo de vida util, logo sinceramente não me chateio com isso.

Como tens o teu? Da la a dica para experimentar igual.

Eu tenho o meu a 3.9GHz com 1.24v. O SOC ta entre 1.10 e 1.12v.

Com o antigo CPU, 1.24v era para 3.7GHz, acima disso tinha de aumentar a voltagem consideravelmente.
 
Isso do tempo é relativo. Até hoje nunca tive uma maquina em que o CPU falhasse durante o tempo de vida util, logo sinceramente não me chateio com isso.



Eu tenho o meu a 3.9GHz com 1.24v. O SOC ta entre 1.10 e 1.12v.

Com o antigo CPU, 1.24v era para 3.7GHz, acima disso tinha de aumentar a voltagem consideravelmente.

Excelente essa voltagem para 3.9. Eu também tenho o meu 1700 a rodar a 3.9ghz com 1.306v e LLC3. Menos que isso começa a falhar nos testes de stress.

Cumprimentos.
 
É um 1600.

Corri o OCCT linpack em todos os cores logicos durante algum tempo e tambem o aida64. Experiencia propria, o OCCT Linpack em todos os cores logicos é um massacre para o CPU, pelo que muitas vezes quando tudo parece estavel o OCCT consegue sempre crashar o sistema. Mas desta vez, com este CPU em especifico, aparenta estar estavel.

Por enquanto pelo menos nem o OCCT, nem outros benchmarks ou uso normal conseguiram causar qualquer problema.

Eu tambem estou um pouco admirado, até porque já toquei em 3 Ryzen's 1600, e ainda não tinha conseguido um OC tão bom.

Anyway @Bruninho o teu é um 1700 né? São mais cores para alimentar portanto vais mesmo ter de subir um pouco mais a voltagem, ainda assim esses CPU's da semana 33 sem segfault parecem fazer muito bom OC. Não sei quais as voltagens tipicas para o 1700...
 
Back
Topo