Ryzen overclock - tópico geral


Boa, grande sorte, tens aí um belo cpu. Hás-de tentar as frequências seguintes (3.8, 3.9, 4.0Ghz etc) e ver quanto precisa para cada uma.

O meu R3 1200 para 3.8ghz precisa de 1,4125v, a título de exemplo, e são apenas 4 cores... Tive bem menos sorte que tu, se bem que a minha ideia é ir fazendo upgrades aos poucos, isto é, se os novos ryzen forem significativamente melhores, vendo este e compro um R5 ou R7 melhor, perdendo pouco dinheiro.
 
Feedback da configuração r7 1700x + 8gb ram 3200mhz + gtx 1080. Estou satisfeito, tudo é fluído, sem compromissos. Se quero jogar enquanto saco uns torrents e outras cenas na steam, instalo aplicações e tenho dezenas de tabs abertas no browser é na boa.

O meu kit de memórias não esta na qvl da motherbord, mas como flashei a bios, actualizei tudo funcionaram logo a 3200Mhz (Corsair Vengeance lpx - e até têm logo da Intel na caixa - o que poderia vir a ser um problema numa plataforma AMD. Mas felizmente, isso apenas significa que foram lançadas para o mercado em 2014, na mesma época que a Intel lançou o chipset x99. Comprei estas porque na altura era o que havia mais em stock, com preço mais baixo e a MSI faz publicidade no site que a board funciona bem com Corsair.

Mas os chips de memória, nem são Samsung B die. Mas sim, Hynix, pelo que consegui apurar. Todavia, são single rank (um único banco de 4GB em cada pente).

Concordo com o que disse um certo autor de um artigo: "A marca dos chips, nunca foi divulgada porque não é importante, o mesmo modelo ram pode ter chips de fornecedores diferentes".

Oc não fiz por estou com uma Cooler Master Silencio e a caixa está num compartimento debaixo da secretária. Ainda assim, 35 graus em idle com um Noctua nh se2 (do tempo do lga 1156) e com pasta térmica mx4. Isto, porque também aldrabei o perfil das ventoinhas para o modo performance (continua silenciosa em comparação a algumas bufadeiras que já vi).

Activei a opção do oc automático da msi (+200Mhz), tive de fazer um clear cmos, e por isso achei que não vale o esforço.

A placa gráfica, 42º em idle em modo oc e quase 70º a jogar em 4k em ultra. É uma MSi gaming - com com cooler Twin Frozr VI.
 
Última edição:
Pessoalmente, sou adverso a multiplicadores .5, logo tentaria pôr isso a 3.8ghz e temperaturas no máximo a 70ºC. Verifica a que nivel tens o teu LLC (loadline calibration) não sei nessa board qual a melhor opção, mas deves tentar colocar o mais estável possível, deve ser o nível 2 ou 3.
 
Pessoalmente, sou adverso a multiplicadores .5, logo tentaria pôr isso a 3.8ghz e temperaturas no máximo a 70ºC. Verifica a que nivel tens o teu LLC (loadline calibration) não sei nessa board qual a melhor opção, mas deves tentar colocar o mais estável possível, deve ser o nível 2 ou 3.
Tenho VDDCR CPU LLC e VDDCR SOC LLC

Auto
Regular
Médium
High
Extreme

Ora aqui está ......mais uma leitura....:)
 
A ideia seria colocar a opção que mais estável mantém a voltagem, e depois disso ou sobes a frequência com a mesma voltagem que tens (+-1,3v) ou diminuis a voltagem até te dar erro e depois voltas à anterior que estaria estável.
 
A ideia seria colocar a opção que mais estável mantém a voltagem, e depois disso ou sobes a frequência com a mesma voltagem que tens (+-1,3v) ou diminuis a voltagem até te dar erro e depois voltas à anterior que estaria estável.
Vou reduzir para 3.7 e baixar ligeiramente a voltagem......e ver como se porta.
Menos voltagem = menos temperatura, certo?
 
Sim, menos voltagem é menos temperatura, menos consumo eléctrico, menor degradação a longo prazo... A cena é tentar encontrar a mínima voltagem possível para uma dada frequência ou encontrar a máxima frequência para uma dada voltagem [emoji14]
 
Tenho um 1600x a chegar dentro de duas semanas. Assim em linhas gerais, é sensível fazer OC com um cooler LP numa board B350?
Cooler: be quiet! BK002 Shadow Rock
Board: MSI B350 PC Mate
Pergunto pois estamos a falar de refrigeração a ar.

Nas reviews aparecem várias referências a 4.0GHz, ás vezes 4.1GHz. Mas isso, verifica-se em condições óptimas. Os relatos da malta daqui são os 3.8GHz.

O OC nos Ryzen está limitado pelo SoC, de modo que não interessa se é um quad, hexa ou octa. Os valores limite são os 4GHz.

Mas pensa assim: São 6c / 12t x 3.6GHz + 20MB cache (L3 & L2)
 
Nas reviews aparecem várias referências a 4.0GHz, ás vezes 4.1GHz. Mas isso, verifica-se em condições óptimas. Os relatos da malta daqui são os 3.8GHz.

O OC nos Ryzen está limitado pelo SoC, de modo que não interessa se é um quad, hexa ou octa. Os valores limite são os 4GHz.

Mas pensa assim: São 6c / 12t x 3.6GHz + 20MB cache (L3 & L2)

Obrigado. Posteriormente darei feedback.
 
Actualmente os ryzen sao seu processo fabrico seu fraco oc ser low power.

Não diria fracos. Diria que estão em linha com outros cpus com estas características, no que respeita a oc. Os quads, e os hexa na realidade são octa cores (os cores estão presentes) mas que não passaram os testes para serem vendidos na gama R7 e por isso foram binados e aproveitados para gamas mais baixas.

No caso de R7, deves ter em conta que são 8c / 16t x 3.6GHz @ 20MB cache (L2&L3). De fraco não tem nada, na minha opinião. É uma arquitectura diferente da que a concorrência apresenta.

Eu tenho um, antes tinha um i5 760 e este parece um ferrari. Dá para fazer N cenas ao mesmo tempo.

Já não passas pela situação de enquanto jogas, ter de fechar as apps todas, Com este cpu eu jogo, faço stream e deixo as outras apps abertas sem problemas.
 
Última edição:
Back
Topo