1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1139; Visualizações: 54576)

  1. bguedes77

    bguedes77 Power Member

    Boas, já tinha aberto um topico noutra secçao do forum nem reparei bem, mas parece que abri no sitio errado nao vi que já existia um topico dedicado aos ryzen...
    Como o meu sistema anterior já nao dava conta do recado decidi montar um sistema budget amd ryzen e passei o antigo para ficar a fazer de htpc.

    Ryzen 5 2400G, asus prime b350m-k, 1x8gb ddr4 aegis 3000mhz (vou adicionar outro stick igual brevemente), a board está com a bios 4011 Update AGESA 1.0.0.2a + SMU 43.18 já "reflashada" por mim.
    Uma das situaçoes que tenho andado "ás aranhas" é com esta nova maneira de ajustar o vcore do cpu por offset (a bios nao tem opçao de manual), ainda nao me entendi com isto e visto que o cpu com tudo em default na bios a board chega a dar 1.5v+, ando farto de ler por ai mas por vezes ainda fico mais confuso, para começar nao tenho encontrado qual voltagem default será deste cpu, depois em todos os artigos que tenho lido acerca de oc nos ryzen aconselham a ter o offset em + 0.xxxxx , no meu caso tenho de ter em - senao ainda aumenta mais a voltagem, tenho agora em - 0.13125 com cpu clock ratio em 39.00, apu em default, ram a 3000mhz com o perfil xmp, desta maneira a board está a dar ao cpu 1.352v até aqui tudo bem, a situaçao é que o maximo que consigo baixar o offset é para -0.14375 nao ficando estável aos mesmos 3900mhz, agora voçes vao-me dizer que o cpu está no limite com o meu cooling/board, pois bem, mas mal meto offset a - 0.15000 mesmo fazendo underclock muito abaixo da velocidade de origem deixa de fazer boot e a board fica toda atrofiada, tendo que desligar o botao lá atras na fonte esperar um pouco para depois arrancar outra vez. eu nao sou propriamente leigo nisto de overclocking, aqui há uns anos andava sempre a trocar testar de sistemas, andei com custom watercooling, prometeias etc no tempo dos fx, core2 duo.

    Performance boost - disabled
    Cpu calibration load line - auto
    Pessoal que tenham "combo" parecido metam ai as vossas experiências ...

    Eu para já só queria deixar o cpu com temperaturas aceitaveis em full load com o stock cooler da tanga que isto tras lol, mas pelos vistos a board nao deixa baixar mais a voltagem nem fazendo underclock.
    Encontrei por ali na minha "tralha" que vai ficando por aqui de sistemas que já tive (boards, cpus, rams...) um cooler que já nem me lembrava que tinha aquilo, um cooler master geminII, alguem sabe se existem adaptadores para montar aqui neste socket am4, e se vale a pena gastar dinheiro a tentar aproveitar este ou se vale mais comprar outro cooler mais recente melhor ?
     
  2. pirralho

    pirralho Power Member

    boas alguém me pode explicar o que são todas estas voltagens e para que servem ? Sei que vddcr cpu é a voltagem do processador e dram voltage é da memoria, mas o resto não sei para que servem ou se realmente preciso trabalhar com alguma para estabilizar overclock.
    [​IMG]

    e já agora o que significa o load line calibration e os outros 2 a baixo
    [​IMG]
    Obrigado
     
  3. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Pelo que tenho lido, podes precisar de aumentar o VDDCR SOC (Sistem-on-a-Chip do processador, que inclui o controlador de memória) com memórias de frequência elevada e timings apertados (DDR4-3000+, CL14-15). Eu neste momento tenho o valor original (1,10V) com DDR4-3000 CL16 (Ryzen 1700, ASUS Prime B350 Plus).

    Normalmente há uma queda de tensão (voltage drop) proporcional à carga/corrente/potência do processador, por especificação técnica do fabricante (AMD). Algumas motherboards têm a possibilidade de compensar essa queda de tensão de forma a que a tensão de alimentação do CPU varie menos entre as situações de idle e load, e isso é chamado de Load Line Calibration nas motherboards da ASUS (talvez até em todas, não sei bem).

    A penúltima opção serve para a motherboard gerir automaticamente (Optimized) o número de fases activas (para dissipar menos potência no VRM*/evitar consumo desnecessário). Esta opção deverá estar desactivada para facilitar a estabilidade em overclock (como sugerido/segundo o texto na BIOS, mas não é obrigatório ser desactivada/colocada em Extreme para fazer overclock).

    A frequência de comutação é a frequência de comutação dos transístores (do VRM*) que alimentam o CPU (que geram a tensão VDDCR CPU a partir da alimentação de +12V do CPU). Isto não é muito importante, mas essencialmente:
    i) menor frequência equivale a resposta mais rápida a variações de carga do CPU (daí facilitar estabilidade em overclock, pois aí as variações são maiores/mais bruscas uma vez que o consumo/corrente/carga do CPU é maior)
    ii) maior frequência equivale a uma regulação mais fina (menor oscilação do valor de VDDCR CPU)


    *VRM - Voltage Regulation Module, composto por um conjunto de transístores, bobinas, condensadores e electrónica de controlo daqueles.

    Exemplo:
    https://www.tweaktown.com/reviews/8175/msi-x370-gaming-pro-carbon-motherboard-review/index3.html
    [​IMG]

    Ali em cima, os chips (quadrados pretos) são transístores (FET), os "paralelepípedos" cinzentos são as bobinas (em inglês, inductors ou ainda, mais abrangentemente, coils ou chokes) e os cilindros pretos/cinzentos são condensadores. O chip quadrado que está isolado será o controla os transístores (o chip que gera/regula a tal frequência de comutação).
     
    Última edição: 27 de Junho de 2018
  4. MaelStorm

    MaelStorm Power Member

    Boas.
    Estou com um problema com a minha asrock X370 gaming X e as bios mais recentes como por ex 4.70/4.81.
    Ao usar o overclock manual que usava por ex na bios 3.50, o cpu em idle deixou de baixar a frequência e voltagem em idle e mantém sempre no s valores máximos configurados na bios.
    Nao posso usar bios anterior pois não me reconhece o ssd nvme.
    Os pstates na bios estão todos em auto, e se tentar manual não me deixar editar as frequências.
    Já tentei todos os perfis de energia no Windows incluindo um com o cpu a 5% de freq mínima.
    Alguém sabe se há solução para isto?
    O problema tanto acontece com um 1600 como com um 1800x.
    Se deixar stock deixo de ter este problema, mas faz picos de 1,52v no boost do 1800x por ex, o que não me agrada nada.
     
  5. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Está certo. É o comportamento normal. Ao fazeres oc e ao definires um valor de vcore manual, desactivas a função "amd cool n quiet" Ou seja, em idle, o cpu deixa de baixar o clock e o vcore permanece fixo. No entanto, isso não significa que o cpu está a consumir o mesmo que em full load.
     
  6. MaelStorm

    MaelStorm Power Member

    Sim nerd mas tal coisa não acontecia com bios anteriores, ou seja mesmo com oc continuava com a fazer downclock automaticamente.
    E sim o consumo é aproximadamente o mesmo com os clocks baixos ou no máxio e ronda os 20w em ambos os cabos no hw.
     
  7. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Desde que dei conta, já na versão anterior a esta, nas boards MSi acontecia. E se as marcas mudaram isso, algum conflito devia causar, digo eu...

    Num 1800x, não faz diferença. Ele vai aos 4GHz sozinho nos melhores cores e nos outros anda muito perto disso...

    Edit: Mas 1.5v para 4GHz? Assim, até o meu 1700x faz. Até um 1700....
     
    Última edição: 2 de Julho de 2018
  8. MaelStorm

    MaelStorm Power Member

    Pois os 1,52 é que me incomodam, mais ainda saber que faz 3.9 com 1.30.
    Vou esperar pela próxima bios a ver o que dá.
     
  9. Discovery

    Discovery Power Member

    Boas.
    Tenho um Ryzen 2700X arrefecido a agua + Asus Crossair VII + FlareX 3200 (sam B). Está tudo stock.

    Ja faço OC a uns bons anos, mas devo ter ficado parado no tempo, pois a 4100, mais tarde ou mais cedo dá erro, ou o estúpido W10 dá erro...

    Algumas dicas para meter isto estável a uns 4100? Não quero esticar tudo ao ********, mas pelo menos tirar algum proveito do potencial do PC...
    As memorias já estão a 3200.

    Cumps,
     
  10. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Não dá para esticar mais. 4.1GHz é mesmo o limite a água. Se fosse a ar, seriam 3.8, 3.9GHz mas mais hora menos hora poderia dar erro. Um octa-core com smt é normal fazer menos oc. E no caso da AMD, eles já estão esticados porque a concorrência que tem menos threads, com oc, mete mais um ~1GHz em cima nas versões k (mas aí tb entra a lógica da susceptibilidade ao erro)...
     
  11. dblaster7

    dblaster7 Power Member

    @Discovery com uma maquina dessas é pecado não fazer OC mas também é preciso fazer updates á BIOS. Mexer nos settings para afinar as coisas. Se há coisa na informática que não devemos é deixar que tomem as rédeas por nós.
    Outra coisa é o equilíbrio entre voltagem é frequência. Podes ter tido azar com o silício.
     
  12. Discovery

    Discovery Power Member

    BOas.
    Já meti a penúltima FW (na altura ultima), e sou do tempo de andar a meter FW alteradas. A ultima não é necessariamente a melhor...

    O problema é que os AMD e esta boad tem N de opções, e nos fóruns da especialidade não estou a conseguir obter padrões básicos para isto.....aquilo parece conversa de engenheiros da NASA...
    Até o Ryzen Master meti, mas aquela treta não guarda (ou desconheço) o perfil de OC por mim escolhido...

    Outra coisa que noto é que as temperaturas sobem a níveis estupidamente elevados, perto dos 80º, mesmo a agua e com dois radiadores so para o CPU...isto com o Prime95 ou AIDA a correr testes a 100%..

    Vai dar trabalho isto......
     
  13. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Pessoalmente, acho que 4.1GHz mais tarde, ou mais cedo dá barraca. E para isso, ~1.425v de vcore acho razoável. Se desse 1.4v @ 4ghz, eu deixava.

    Menos de 4ghz, tipo 3.9, 1.35v chega.

    SoC voltage nunca mais de 1.25v. dram 1.35v @ 3200mhz.
     
  14. OneForAll

    OneForAll Power Member

    Consegui 4.2Ghz em todos os cores com 1.375v num 2600X com um cooler da Noctua.

    Temperatura máxima no Prime95 é de 72°.
     
  15. Luka_

    Luka_ Power Member

  16. pirralho

    pirralho Power Member

    Eu no pc do meu irmão que tem um r5 1600 igual ao meu só fui na bios e meti o cpu a 3.9 ghz sem mexer em mais nada e o pc está estável a voltagem só a vi ir no máximo aos 1.36V que penso que é a voltagem de origem significa que a placa mãe não aumenta a voltagem automaticamente quando fazemos overclock ?
    é que se assim for sei que não corro riscos mas se a placa mãe resolver aumentar a voltagem sozinha pode ser má ideia ter assim o pc.
     
  17. america2

    america2 Power Member

    boas, isso já o meu faz desde sempre em todas as versões de bios (asus b350) não axo piada nenhuma a ver o cpu cravado sempre na frequência máxima sem necessidade, mas se fizer pelo ryzen master o cpu altera as frequências normalmente
     
  18. Atlantis49

    Atlantis49 Power Member

    Boas, opa com este tópico cria tirar 2 dúvidas, que eu acredito que sejam de caráter nobberino xD
    Mas vamos lá meus caros,
    1. Eu posso dar oc a um CPU, neste caso o ryzen 5 1600x , dos 3.6 aos 4 direto, ou deveria fazer lo com calma, dos 3.6 para 3.7, 3.7 para 3.8 de forma a não criar instabilidade
    2. Como exemplo, o ryzen 5 1600x tem 3.6ghz e 4 de turbo, então se eu der oc nele dos 3.6 para 4, ele em turbo irá dar os 4.4?

    Obrigado
     
  19. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    1 - Deves fazer SEMPRE assim. Sempre pequenos saltos. O principal do OC é aprendermos o que estamos a fazer e como o material se comporta para se algo correr mal, sabermos mais ou menos onde está a bater mal
    2 - Não.
     
    Última edição: 14 de Agosto de 2018
  20. Atlantis49

    Atlantis49 Power Member

Partilhar esta Página