Ryzen overclock - tópico geral

Boas.
Estou com um problema com a minha asrock X370 gaming X e as bios mais recentes como por ex 4.70/4.81.
Ao usar o overclock manual que usava por ex na bios 3.50, o cpu em idle deixou de baixar a frequência e voltagem em idle e mantém sempre no s valores máximos configurados na bios.
Nao posso usar bios anterior pois não me reconhece o ssd nvme.
Os pstates na bios estão todos em auto, e se tentar manual não me deixar editar as frequências.
Já tentei todos os perfis de energia no Windows incluindo um com o cpu a 5% de freq mínima.
Alguém sabe se há solução para isto?
O problema tanto acontece com um 1600 como com um 1800x.
Se deixar stock deixo de ter este problema, mas faz picos de 1,52v no boost do 1800x por ex, o que não me agrada nada.
 
Boas.
Estou com um problema com a minha asrock X370 gaming X e as bios mais recentes como por ex 4.70/4.81.
Ao usar o overclock manual que usava por ex na bios 3.50, o cpu em idle deixou de baixar a frequência e voltagem em idle e mantém sempre no s valores máximos configurados na bios.
Nao posso usar bios anterior pois não me reconhece o ssd nvme.
Os pstates na bios estão todos em auto, e se tentar manual não me deixar editar as frequências.
Já tentei todos os perfis de energia no Windows incluindo um com o cpu a 5% de freq mínima.
Alguém sabe se há solução para isto?
O problema tanto acontece com um 1600 como com um 1800x.
Se deixar stock deixo de ter este problema, mas faz picos de 1,52v no boost do 1800x por ex, o que não me agrada nada.

Está certo. É o comportamento normal. Ao fazeres oc e ao definires um valor de vcore manual, desactivas a função "amd cool n quiet" Ou seja, em idle, o cpu deixa de baixar o clock e o vcore permanece fixo. No entanto, isso não significa que o cpu está a consumir o mesmo que em full load.
 
Sim nerd mas tal coisa não acontecia com bios anteriores, ou seja mesmo com oc continuava com a fazer downclock automaticamente.
E sim o consumo é aproximadamente o mesmo com os clocks baixos ou no máxio e ronda os 20w em ambos os cabos no hw.
 
Sim nerd mas tal coisa não acontecia com bios anteriores, ou seja mesmo com oc continuava com a fazer downclock automaticamente.
E sim o consumo é aproximadamente o mesmo com os clocks baixos ou no máxio e ronda os 20w em ambos os cabos no hw.

Desde que dei conta, já na versão anterior a esta, nas boards MSi acontecia. E se as marcas mudaram isso, algum conflito devia causar, digo eu...

Num 1800x, não faz diferença. Ele vai aos 4GHz sozinho nos melhores cores e nos outros anda muito perto disso...

Edit: Mas 1.5v para 4GHz? Assim, até o meu 1700x faz. Até um 1700....
 
Última edição:
Boas.
Tenho um Ryzen 2700X arrefecido a agua + Asus Crossair VII + FlareX 3200 (sam B). Está tudo stock.

Ja faço OC a uns bons anos, mas devo ter ficado parado no tempo, pois a 4100, mais tarde ou mais cedo dá erro, ou o estúpido W10 dá erro...

Algumas dicas para meter isto estável a uns 4100? Não quero esticar tudo ao *****, mas pelo menos tirar algum proveito do potencial do PC...
As memorias já estão a 3200.

Cumps,
 
Boas.
Tenho um Ryzen 2700X arrefecido a agua + Asus Crossair VII + FlareX 3200 (sam B). Está tudo stock.

Ja faço OC a uns bons anos, mas devo ter ficado parado no tempo, pois a 4100, mais tarde ou mais cedo dá erro, ou o estúpido W10 dá erro...

Algumas dicas para meter isto estável a uns 4100? Não quero esticar tudo ao ********, mas pelo menos tirar algum proveito do potencial do PC...
As memorias já estão a 3200.

Cumps,

Não dá para esticar mais. 4.1GHz é mesmo o limite a água. Se fosse a ar, seriam 3.8, 3.9GHz mas mais hora menos hora poderia dar erro. Um octa-core com smt é normal fazer menos oc. E no caso da AMD, eles já estão esticados porque a concorrência que tem menos threads, com oc, mete mais um ~1GHz em cima nas versões k (mas aí tb entra a lógica da susceptibilidade ao erro)...
 
@Discovery com uma maquina dessas é pecado não fazer OC mas também é preciso fazer updates á BIOS. Mexer nos settings para afinar as coisas. Se há coisa na informática que não devemos é deixar que tomem as rédeas por nós.
Outra coisa é o equilíbrio entre voltagem é frequência. Podes ter tido azar com o silício.
 
BOas.
Já meti a penúltima FW (na altura ultima), e sou do tempo de andar a meter FW alteradas. A ultima não é necessariamente a melhor...

O problema é que os AMD e esta boad tem N de opções, e nos fóruns da especialidade não estou a conseguir obter padrões básicos para isto.....aquilo parece conversa de engenheiros da NASA...
Até o Ryzen Master meti, mas aquela treta não guarda (ou desconheço) o perfil de OC por mim escolhido...

Outra coisa que noto é que as temperaturas sobem a níveis estupidamente elevados, perto dos 80º, mesmo a agua e com dois radiadores so para o CPU...isto com o Prime95 ou AIDA a correr testes a 100%..

Vai dar trabalho isto......
 
BOas.
Já meti a penúltima FW (na altura ultima), e sou do tempo de andar a meter FW alteradas. A ultima não é necessariamente a melhor...

O problema é que os AMD e esta boad tem N de opções, e nos fóruns da especialidade não estou a conseguir obter padrões básicos para isto.....aquilo parece conversa de engenheiros da NASA...
Até o Ryzen Master meti, mas aquela treta não guarda (ou desconheço) o perfil de OC por mim escolhido...

Outra coisa que noto é que as temperaturas sobem a níveis estupidamente elevados, perto dos 80º, mesmo a agua e com dois radiadores so para o CPU...isto com o Prime95 ou AIDA a correr testes a 100%..

Vai dar trabalho isto......

Pessoalmente, acho que 4.1GHz mais tarde, ou mais cedo dá barraca. E para isso, ~1.425v de vcore acho razoável. Se desse 1.4v @ 4ghz, eu deixava.

Menos de 4ghz, tipo 3.9, 1.35v chega.

SoC voltage nunca mais de 1.25v. dram 1.35v @ 3200mhz.
 
Eu no pc do meu irmão que tem um r5 1600 igual ao meu só fui na bios e meti o cpu a 3.9 ghz sem mexer em mais nada e o pc está estável a voltagem só a vi ir no máximo aos 1.36V que penso que é a voltagem de origem significa que a placa mãe não aumenta a voltagem automaticamente quando fazemos overclock ?
é que se assim for sei que não corro riscos mas se a placa mãe resolver aumentar a voltagem sozinha pode ser má ideia ter assim o pc.
 
Boas.
Estou com um problema com a minha asrock X370 gaming X e as bios mais recentes como por ex 4.70/4.81.
Ao usar o overclock manual que usava por ex na bios 3.50, o cpu em idle deixou de baixar a frequência e voltagem em idle e mantém sempre no s valores máximos configurados na bios.
Nao posso usar bios anterior pois não me reconhece o ssd nvme.
Os pstates na bios estão todos em auto, e se tentar manual não me deixar editar as frequências.
Já tentei todos os perfis de energia no Windows incluindo um com o cpu a 5% de freq mínima.
Alguém sabe se há solução para isto?
O problema tanto acontece com um 1600 como com um 1800x.
Se deixar stock deixo de ter este problema, mas faz picos de 1,52v no boost do 1800x por ex, o que não me agrada nada.

boas, isso já o meu faz desde sempre em todas as versões de bios (asus b350) não axo piada nenhuma a ver o cpu cravado sempre na frequência máxima sem necessidade, mas se fizer pelo ryzen master o cpu altera as frequências normalmente
 
Boas, opa com este tópico cria tirar 2 dúvidas, que eu acredito que sejam de caráter nobberino xD
Mas vamos lá meus caros,
1. Eu posso dar oc a um CPU, neste caso o ryzen 5 1600x , dos 3.6 aos 4 direto, ou deveria fazer lo com calma, dos 3.6 para 3.7, 3.7 para 3.8 de forma a não criar instabilidade
2. Como exemplo, o ryzen 5 1600x tem 3.6ghz e 4 de turbo, então se eu der oc nele dos 3.6 para 4, ele em turbo irá dar os 4.4?

Obrigado
 
1 - Deves fazer SEMPRE assim. Sempre pequenos saltos. O principal do OC é aprendermos o que estamos a fazer e como o material se comporta para se algo correr mal, sabermos mais ou menos onde está a bater mal
2 - Não.
 
Última edição:
@Atlantis49 o ryzen da primeira geração não vai além de 4.1/4.2ghz mas antes de lá chegares já ele está a fritar de 1.35v/1.45v
vê bem as temperaturas em full load e tenta deixar abaixo dos 75ºC.
Como referência o meu 1700 faz 3.8ghz a 1.33/35v.
 
Precisava de ajudinha relativamente a um OC. Vai ser a primeira vez que faço isto e gostava de uma opinião!
tenho um ryzen 5 1600 e uma msi b350 pro-vdh, qual é o máximo que posso aumentar sem ter que mudar o stock cooler ou colocar o bicho em grandes stress's?
 
Back
Topo