Ryzen overclock - tópico geral

@Atlantis49 o ryzen da primeira geração não vai além de 4.1/4.2ghz mas antes de lá chegares já ele está a fritar de 1.35v/1.45v
vê bem as temperaturas em full load e tenta deixar abaixo dos 75ºC.
Como referência o meu 1700 faz 3.8ghz a 1.33/35v.

Faz menos 100Mhz que o meu 1700x, num noctua se2, e uma msi sli plus, bem pior do que essa board. Vcore 1.35v, soc voltage 1.20v. Mas para estabilidade 24 / 7, é preciso uma boa caixa/ventilção e que esteja num sitio arejado.
 
Eu com o Wraith Spire acho que me ficava pelos 3.7 ou 3.8 com 1.3vcore, eu tive o meu a 3.9ghz com 1.35vcore mas as temps eram altas em alguns jogos, spikes para 80c a jogar BF1, depois mudei para agua e agora nem sequer tenho oc, ou seja stock o cpu está a 30c em idle e 50c a jogar, aida64 stresstest uma hora 55c, claro que podia puxar para 3.9 ou até 4.0ghz com 1.42v e manter as temps talvez abaixo dos 75c mas não acho que justifique pelo menos para já.

3.8ghz 1.30vcore = sweetspot
 
Estive hoje a montar o Ryzen 2400G. Fiz um pequeno OC. Está com 3.9 Ghz a 1.3v e na gráfica está a 1500 Mhz (2 GB) com 1.25v. Não parece que haja grande margem... Alguém com este APU com melhores resultados?
 
Última edição:
Na altura da análise para o portal, levei o 2400G a 4,1GHZ só no CPU, com ~1,4V, se a memória não me falha. E a 4GHz/1500MHz, para os testes gráficos do IGP.
Algo que na altura não cheguei a perceber foi se a voltagem do CPU e IGP era mesmo separadas. Porque na BIOS apareciam separadas, mas depois li que sincronizavam....(Edit: sincroniza sim, mas com a voltagem do soc, é a mesma. doh!)
Um dia destes tenho de voltar a brincar com ele, com um bocado mais de tempo e as BIOS mais recentes.
 
Última edição:
Com as novas memórias (Gskill FlareX 3200 CL14), a performance multi core do meu 1700x @ 3.9GHz subiu. A performance single core ficou igual. Mas está quase, quase ao nível de muitos chips 2700x em multi core. Passa o Threadripper 1900x.

Mas não foi por causa do desempenho que troquei de 4x4 16GB 3200CL16 @ ~3000 para estas. Foi à procura de mais estabilidade. Isso parece que foi conseguido. Numa semana de uso ainda não tive bsos.
 
Bom dia.

Tenho um pc com as seguintes specs:

MSI B350 Pro

AMD Ryzen 5 1600 Hexa-Core 3.2GHz c/ Turbo 3.6GHz 16MB SktAM4
Cooler do processador stock
RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-2400MHz CL15

AMD RX 580 8GB
Fonte de alimentação 850W

A caixa traz 3 ventoinhas, e é bem arejada.

Gostava de saber quanto overclock posso fazer de maneira segura, no processador e na RAM sem exageros.
Obrigado.

 
3.7-3.8ghz, ram 2933-3200. Usa o dram calculator, e o thaiphoon burner para veres qual é a memória. Penso que seja hynix m die, single rank.
 
Última edição:
boa tarde,

estou interessado em fazer overclock ao meu cpu ryzen 5 2600 da segunda geração e tenho duvidas quanto ao arrefecimento e também ate onde posso levar o processador sem estar a reduzir lhe a vida drasticamente, ou seja, que dure uns 2/3 anos
outra questão é se a minha motherboard é "oc friendly"

neste momento o meu setup é
gigabyte 1070 8gb
asrock ab350m pro4
ryzen 5 2600
2x 8gb 3000mhz

estou a pensar comprar o cooler master masterliquid 240

posto isto, ja andei a ver videos, testes, textos a falar de overclock no geral e em especifico para ryzen
pelo que vejo alguns conseguem 4.1ghz mas por norma conseguem ate 4ghz
alguém me consegue indicar os valores máximos de tensão a que podem ser sujeito o processador e a motherboard porque ja vi valores diferentes em muitos sítios.

obrigado
 
3.7-3.8ghz, ram 2933-3200. Usa o dram calculator, e o thaiphoon burner para veres qual é a memória. Penso que seja hynix m die, single rank.

Boas! Obrigado pela partilha! Tentei fazer isso, e não aceitou isso... Não dava boot, até que resetou os 2933 que pus como o dram calculator me disse, mas ficaram os valores que pus em baixo (que o dram calculator me disse para pôr).

Eu desde à uns tempos que sempre que tentava mexer no que quer que seja da ram (voltagens, frequencia, etc) o meu PC fazia sempre isto, tentava ligar umas 4/5x e não conseguia, depois resetava os valores e lá ligava...

O meu pc é o que está no meu perfil, se alguém me conseguisse ajudar agradecia...
 
Eu desde à uns tempos que sempre que tentava mexer no que quer que seja da ram (voltagens, frequencia, etc) o meu PC fazia sempre isto, tentava ligar umas 4/5x e não conseguia, depois resetava os valores e lá ligava....

Por acaso o meu Pc tambem fez isso, a RAM (3200 flareX) sempre funcionou a 3200 e das ultimas vezes o pc tentou ligar 2-3 vezes e depois meteu a ram a 2400.
tenho de momento a 3000, mas não percebo porque aconteceu isto, pois não mudei nada na bios/settings/drivers.
 
@maxim eu nem me chateava se tivesse a 3000, mas desde que aconteceu isso, não passa de 2666... Uma diferença minima a tentar dar mais frequencia, depois o pc não dá boot :(

EDIT: Lembrei-me de mudar as slots da ram, e pronto, está em dual channel na mesma, mas a 2933mhz, por agora não vou mexer, depois é ver se consigo pôr a 3200Mhz
 
Última edição:
@maxim eu nem me chateava se tivesse a 3000, mas desde que aconteceu isso, não passa de 2666... Uma diferença minima a tentar dar mais frequencia, depois o pc não dá boot :(

EDIT: Lembrei-me de mudar as slots da ram, e pronto, está em dual channel na mesma, mas a 2933mhz, por agora não vou mexer, depois é ver se consigo pôr a 3200Mhz
eu ainda não mudei as slots de ram, mas a minha duvida é... se funcionou tantas semanas, porque deixou de funcionar sem eu ter feito nada? a opinião que fico é que a plataforma Ryzen ainda é inconstante e por vezes instável. Eu sei que tenho uma Asus Prime x370-pro mas tenho todos os updates da bios e do chipset. Quando sair os ryzen 2, pretendo fazer upgrade, mas espero que nessa altura já seja um sistema 100% estável.
 
Boas, Comprei recentemente um r5 2600x, msi tomawank b450. Activei na bios o boost e o perfil 2 das memorias 3200, reparei no hwmonitor (app temperatura ) que o maximo de temp foi 83 no processador, e chegou a 4500 ghz.
tenho que ter algum tipo de precausao? nao tive erros .
Nao estava a pensar em overclock, apenas queria por as memórias a 3200 e o processador a stock. Devo limitar alguma coisa para não passar dos 4,2 e não subir demasiada a temperatura.
 
Pessoal dos Ryzen, como andam essas experiências com as memórias?
Meio por acidente reparei que têm saído BIOS com uma nova AGESA (1.0.0.6) e tenho tido resultados muito bons com elas.
Na MSI B350 Tomahawk com bios de novembro, um kit de 2x8gb 3200 CL16 baseado em Hynix não teve problema nenhum em trabalhar à frequência nominal via XMP no 1700 e até deu para algum overclock. Antes só lá iam à mão e não era sempre.
Na Giga X470 gaming 7 com uma bios já deste mês, as trident 3600 (b-die) deram finalmente os 3600, com o 2700X. De novo, via XMP, sem mais complicações. Antes nem à mão lá chegavam.

Confirmam que as coisas estão mesmo, finalmente, a entrar nos eixos?
 
Back
Topo