Ryzen overclock - tópico geral

Tenho uma motherboard da Asus, ROG STRIX X370-F GAMING, mas como a Asus anda uma desgraça no suporte de novas Bios, ainda temos apenas a 1.0.0.2a.
No forum do guru3d existe uma thread com vário pessoal a queixar-se da falta de suporte da Asus. O mesmo na thread oficial de várias motherboards X370 no forum do overclockers.
Até ao momento apenas as X470 e B450 da Asus é que têm a nova Agesa. As motherboards com X370 já estão obsoletas por falta de suporte da Asus.
Se soubesse o que sei hoje tinha ido para Asrock ou Gigabyte, em termos de suporte e updates estão meses à frente da Asus.
 
Tenho uma motherboard da Asus, ROG STRIX X370-F GAMING, mas como a Asus anda uma desgraça no suporte de novas Bios, ainda temos apenas a 1.0.0.2a.
No forum do guru3d existe uma thread com vário pessoal a queixar-se da falta de suporte da Asus. O mesmo na thread oficial de várias motherboards X370 no forum do overclockers.
Até ao momento apenas as X470 e B450 da Asus é que têm a nova Agesa. As motherboards com X370 já estão obsoletas por falta de suporte da Asus.
Se soubesse o que sei hoje tinha ido para Asrock ou Gigabyte, em termos de suporte e updates estão meses à frente da Asus.

por acaso tenho uma Asus X370-pro e tenho a ideia oposta, desde o lançaamento houve mais de 20 updates e o ultimo não tem sequer 3 meses.
 
@maxim, tens razão, eu também tive vários updates com a minha x370.
Aliás, o meu último update de bios foi há 3 meses atrás, tal como o teu, mas foi com a Agesa 1.0.0.2a. Numa altura em que outras marcas estavam a lançar bios com Agesa 1.0.0.6.
Desde essa altura várias marcas já lançaram a nova agesa para as suas motherboards, incluindo as que têm o chipset X370 ou B350. Na Asus, apenas as novas X470 e B450 é que receberam a nova Agesa.
Apenas tivemos bom suporte enquanto não foram lançadas novas motherboards.
 
@maxim, tens razão, eu também tive vários updates com a minha x370.
Aliás, o meu último update de bios foi há 3 meses atrás, tal como o teu, mas foi com a Agesa 1.0.0.2a. Numa altura em que outras marcas estavam a lançar bios com Agesa 1.0.0.6.
Desde essa altura várias marcas já lançaram a nova agesa para as suas motherboards, incluindo as que têm o chipset X370 ou B350. Na Asus, apenas as novas X470 e B450 é que receberam a nova Agesa.
Apenas tivemos bom suporte enquanto não foram lançadas novas motherboards.
Boas @Torak ,
Pessoalmente não sei o que trouxe o Agesa 1006, mas vou investigar.
 
@maxim
Basicamente trouxe melhorias significativas na compatibilidade de memória.
O pessoal que já tem a Agesa 1.0.0.6 já consegue velocidades superiores ao que tinham com as Agesa anteriores, o que resulta em melhorias de desempenho, pois o Ryze adora velocidades de memória rápidas.

Tem apenas em conta que a AMD tem um sistema de dar nomes às Agesa que confunde tudo. Já existiu uma Agesa 1.0.0.6 no ano passado.
Se fores pesquisar, tens de olhar para resultados dos últimos 3 meses.
 
@maxim
Basicamente trouxe melhorias significativas na compatibilidade de memória.
O pessoal que já tem a Agesa 1.0.0.6 já consegue velocidades superiores ao que tinham com as Agesa anteriores, o que resulta em melhorias de desempenho, pois o Ryze adora velocidades de memória rápidas.

Tem apenas em conta que a AMD tem um sistema de dar nomes às Agesa que confunde tudo. Já existiu uma Agesa 1.0.0.6 no ano passado.
Se fores pesquisar, tens de olhar para resultados dos últimos 3 meses.
já encontrei a info, e concordo contigo, tenho uma x370 pro e sinto que ainda não é completamente 100% estável as memorias.
 
Pessoal dos Ryzen, como andam essas experiências com as memórias?
Meio por acidente reparei que têm saído BIOS com uma nova AGESA (1.0.0.6) e tenho tido resultados muito bons com elas.
Na MSI B350 Tomahawk com bios de novembro, um kit de 2x8gb 3200 CL16 baseado em Hynix não teve problema nenhum em trabalhar à frequência nominal via XMP no 1700 e até deu para algum overclock. Antes só lá iam à mão e não era sempre.
Na Giga X470 gaming 7 com uma bios já deste mês, as trident 3600 (b-die) deram finalmente os 3600, com o 2700X. De novo, via XMP, sem mais complicações. Antes nem à mão lá chegavam.

Confirmam que as coisas estão mesmo, finalmente, a entrar nos eixos?

Zen 1 + gskill flare x 3200 cl14 última bios da x370 sli plus que testaste. A 100%, cpu 1700x 3.9GHz (o máximo a ar) @ 1.35v. Funciona e sem falhas como se deseja há meses.

Ainda apresenta problemas, é no plano de energia. Recomendo o perfil de desempenho elevado. Nem o plano equilibrado para Ryzen recomendo, pelo menos no 1, com a sli plus.
 
@maxim
Basicamente trouxe melhorias significativas na compatibilidade de memória.
O pessoal que já tem a Agesa 1.0.0.6 já consegue velocidades superiores ao que tinham com as Agesa anteriores, o que resulta em melhorias de desempenho, pois o Ryze adora velocidades de memória rápidas.

Tem apenas em conta que a AMD tem um sistema de dar nomes às Agesa que confunde tudo. Já existiu uma Agesa 1.0.0.6 no ano passado.
Se fores pesquisar, tens de olhar para resultados dos últimos 3 meses.

Já saiu a Agesa 1006 para a tua board e para a minha :)
 
Boa tarde. Para um R5 2600, quais são os valores "estáveis"? 3.9 a 1.35V? ou dá para ir até 4.0 estaveis com 1.35V.

Tenho uma MSI B450 Tomahawk e sempre que tento fazer XMP na RAM para 3200, o gajo fica a reiniciar e não arranca .. Não actualizei ainda a BIOS nem mexi na voltagem da RAM, precisará de mais um pouco de volt na RAM?
 
@power1991 update á BIOS é logo a primeira coisa a fazer. Por causa do agesa e das revisões que têm. Sobre as rams podem não estar familiarizadas com AMD e têm de trabalhar a frequências menores ou serem configuradas á mão. Hoje saiu BIOS v3401 para a board da Asus crosshair vi hero.
 
@power1991 update á BIOS é logo a primeira coisa a fazer. Por causa do agesa e das revisões que têm. Sobre as rams podem não estar familiarizadas com AMD e têm de trabalhar a frequências menores ou serem configuradas á mão. Hoje saiu BIOS v3401 para a board da Asus crosshair vi hero.

Muito obrigado amigo.. Assim que chegar a casa vou dar update na BIOS para testar novamente.. Supondo que o update corre mal por algum motivo, fazer um clear cmos resolve ou vai ter que ir para fabrica?
 
Creio que a Tomahawk não tem dual BIOS, logo uma interrupção no flash obriga a ir para a fábrica para colocarem um novo chip. Quanto a valores para 4ghz num r5 2600, o meu está a 1,225v estável e para as minhas necessidades, para já chega.
 
Creio que a Tomahawk não tem dual BIOS, logo uma interrupção no flash obriga a ir para a fábrica para colocarem um novo chip. Quanto a valores para 4ghz num r5 2600, o meu está a 1,225v estável e para as minhas necessidades, para já chega.

Obrigado pelo Feedback amigo.
A única coisa que ela tem é um "BIOS FLASHBACK BUTTON", não sei se é uma ajuda para quando as board brikam ou se é apenas para actualizar as bios mais facilmente.
 
Última edição:
Pelo que estive a ver, esse botão serve para flashar a BIOS mesmo sem CPU, basta inserir uma pen com a BIOS pretendida, carregar no botão e ele flasha-a de imediato, logo não deve necessitar de ir para a fábrica em caso de flash corrompido.
 
Obrigado a ambos pela ajuda.. Vou actualizar a bios, instalar o WC e fazer um OC tentando deixar o mais estável possível e com temp normais para o efeito. Que software usam para fazer stress test?
 
Back
Topo