1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1133; Visualizações: 51991)

1. fourkk

fourkk Power Member

Boas, Comprei recentemente um r5 2600x, msi tomawank b450. Activei na bios o boost e o perfil 2 das memorias 3200, reparei no hwmonitor (app temperatura ) que o maximo de temp foi 83 no processador, e chegou a 4500 ghz.
    tenho que ter algum tipo de precausao? nao tive erros .
    Nao estava a pensar em overclock, apenas queria por as memórias a 3200 e o processador a stock. Devo limitar alguma coisa para não passar dos 4,2 e não subir demasiada a temperatura.

2. Luka_

Luka_ Power Member

Creio que o hwmonitor não lê correctamente os valores em am4, usa o hwinfo64 que é bem mais fiável.

3. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Pessoal dos Ryzen, como andam essas experiências com as memórias?
    Meio por acidente reparei que têm saído BIOS com uma nova AGESA (1.0.0.6) e tenho tido resultados muito bons com elas.
    Na MSI B350 Tomahawk com bios de novembro, um kit de 2x8gb 3200 CL16 baseado em Hynix não teve problema nenhum em trabalhar à frequência nominal via XMP no 1700 e até deu para algum overclock. Antes só lá iam à mão e não era sempre.
    Na Giga X470 gaming 7 com uma bios já deste mês, as trident 3600 (b-die) deram finalmente os 3600, com o 2700X. De novo, via XMP, sem mais complicações. Antes nem à mão lá chegavam.

Confirmam que as coisas estão mesmo, finalmente, a entrar nos eixos?

4. Torak

Torak Power Member

Tenho uma motherboard da Asus, ROG STRIX X370-F GAMING, mas como a Asus anda uma desgraça no suporte de novas Bios, ainda temos apenas a 1.0.0.2a.
    No forum do guru3d existe uma thread com vário pessoal a queixar-se da falta de suporte da Asus. O mesmo na thread oficial de várias motherboards X370 no forum do overclockers.
    Até ao momento apenas as X470 e B450 da Asus é que têm a nova Agesa. As motherboards com X370 já estão obsoletas por falta de suporte da Asus.
    Se soubesse o que sei hoje tinha ido para Asrock ou Gigabyte, em termos de suporte e updates estão meses à frente da Asus.

5. VelhoDoRestelo

VelhoDoRestelo Power Member

Eu estou surpreendido pela minha MSI ter tido suporte tao rapido!

6. maxim

maxim Power Member

por acaso tenho uma Asus X370-pro e tenho a ideia oposta, desde o lançaamento houve mais de 20 updates e o ultimo não tem sequer 3 meses.

7. Torak

Torak Power Member

@maxim, tens razão, eu também tive vários updates com a minha x370.
    Aliás, o meu último update de bios foi há 3 meses atrás, tal como o teu, mas foi com a Agesa 1.0.0.2a. Numa altura em que outras marcas estavam a lançar bios com Agesa 1.0.0.6.
    Desde essa altura várias marcas já lançaram a nova agesa para as suas motherboards, incluindo as que têm o chipset X370 ou B350. Na Asus, apenas as novas X470 e B450 é que receberam a nova Agesa.
    Apenas tivemos bom suporte enquanto não foram lançadas novas motherboards.

8. maxim

maxim Power Member

Boas @Torak ,
    Pessoalmente não sei o que trouxe o Agesa 1006, mas vou investigar.

9. Torak

Torak Power Member

@maxim
    Basicamente trouxe melhorias significativas na compatibilidade de memória.
    O pessoal que já tem a Agesa 1.0.0.6 já consegue velocidades superiores ao que tinham com as Agesa anteriores, o que resulta em melhorias de desempenho, pois o Ryze adora velocidades de memória rápidas.

Tem apenas em conta que a AMD tem um sistema de dar nomes às Agesa que confunde tudo. Já existiu uma Agesa 1.0.0.6 no ano passado.
    Se fores pesquisar, tens de olhar para resultados dos últimos 3 meses.

10. maxim

maxim Power Member

já encontrei a info, e concordo contigo, tenho uma x370 pro e sinto que ainda não é completamente 100% estável as memorias.

11. Tecno Nerd

Tecno Nerd Power Member

Zen 1 + gskill flare x 3200 cl14 última bios da x370 sli plus que testaste. A 100%, cpu 1700x 3.9GHz (o máximo a ar) @ 1.35v. Funciona e sem falhas como se deseja há meses.

Ainda apresenta problemas, é no plano de energia. Recomendo o perfil de desempenho elevado. Nem o plano equilibrado para Ryzen recomendo, pelo menos no 1, com a sli plus.

12. maxim

maxim Power Member

Já saiu a Agesa 1006 para a tua board e para a minha :)

13. Torak

Torak Power Member

Sim, já tinha visto na 2º feira.
    Finalmente a Asus lá lançou o update.

14. power1991

power1991 Power Member

Boa tarde. Para um R5 2600, quais são os valores "estáveis"? 3.9 a 1.35V? ou dá para ir até 4.0 estaveis com 1.35V.

Tenho uma MSI B450 Tomahawk e sempre que tento fazer XMP na RAM para 3200, o gajo fica a reiniciar e não arranca .. Não actualizei ainda a BIOS nem mexi na voltagem da RAM, precisará de mais um pouco de volt na RAM?

15. dblaster7

dblaster7 Power Member

@power1991 update á BIOS é logo a primeira coisa a fazer. Por causa do agesa e das revisões que têm. Sobre as rams podem não estar familiarizadas com AMD e têm de trabalhar a frequências menores ou serem configuradas á mão. Hoje saiu BIOS v3401 para a board da Asus crosshair vi hero.

16. power1991

power1991 Power Member

Muito obrigado amigo.. Assim que chegar a casa vou dar update na BIOS para testar novamente.. Supondo que o update corre mal por algum motivo, fazer um clear cmos resolve ou vai ter que ir para fabrica?

17. Luka_

Luka_ Power Member

Creio que a Tomahawk não tem dual BIOS, logo uma interrupção no flash obriga a ir para a fábrica para colocarem um novo chip. Quanto a valores para 4ghz num r5 2600, o meu está a 1,225v estável e para as minhas necessidades, para já chega.

18. power1991

power1991 Power Member

Obrigado pelo Feedback amigo.
    A única coisa que ela tem é um "BIOS FLASHBACK BUTTON", não sei se é uma ajuda para quando as board brikam ou se é apenas para actualizar as bios mais facilmente.

Última edição: 20 de Dezembro de 2018
  19. santini

santini Power Member

Esse botão serve para reverter para o bios anterior, caso a nova versão instalada tenha problemas, penso eu...

20. Luka_

Luka_ Power Member

Pelo que estive a ver, esse botão serve para flashar a BIOS mesmo sem CPU, basta inserir uma pen com a BIOS pretendida, carregar no botão e ele flasha-a de imediato, logo não deve necessitar de ir para a fábrica em caso de flash corrompido.

Partilhar esta Página