1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1139; Visualizações: 54571)

1. power1991

power1991 Power Member

Obrigado a ambos pela ajuda.. Vou actualizar a bios, instalar o WC e fazer um OC tentando deixar o mais estável possível e com temp normais para o efeito. Que software usam para fazer stress test?

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Para mim, o que correr um render de ~15m (pavilion ou classroom) do blender sem problemas, está bom. :D

3. Luka_

Luka_ Power Member

Eu costumo usar o occt linpack com todas as opções (avx, all logical cores) on mínimo 10 minutos.

4. Tecno Nerd

Tecno Nerd Power Member

Tenho jogado o Dragon Ball Fighter Z e monitorizado a carga do CPU com o After Burner. Nas batalhas, em 4k Ultra settings numa 1080 a carga do CPU ás vezes não chega nem a 5%.

Assim, é CPU para "uma eternidade"... 1700x (8c/16t) @ 3.9GHz 1,35v.

5. power1991

power1991 Power Member

Bons dias . Após montar um WC da Cooler master o RGB de 240mm, as temperaturas baixaram em média 10º , quer em IDLE quer em gaming (não testei nenhum stress tester ainda)
    IDLE: 20/25º , Gaming 3/4h seguidas 45º/55º.
    Este fim de semana foi para ver como se comportava com o WC e se estava tudo ok.
    Vou fazer-lhe OC , quais as temperaturas "normais" que posso esperar e quando é que me devo preocupar?

Cumprimentos

6. Luka_

Luka_ Power Member

Diria que em utilização normal tudo o que esteja abaixo dos 70°C com watercooling está bom, acima disso já considero excessivo. Stress tests máximo dos máximos 80°C, mas tu é que tens de decidir os teus limites...
    Para mim, tudo o que esteja abaixo do thermal throttling independentemente do consumo está óptimo, para ti pode ser diferente, podes valorizar mais esse aspecto que eu.

7. power1991

power1991 Power Member

@Luka_ mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda. Vou testando para ver as temperaturas, queria ter uma ideia até qual seria o ponto " máximo saudável" da temperatura.

8. jorge_jomi

jorge_jomi Power Member

Bom dia.
    Tenho um PC constituído por:
    R5 1600
    16 GB. RAM a 3000mhz
    Sapphire RX580
    SSD 256 GB

Tenho um pequeno OC a [email protected] estável.

Contudo, vivo num apartamento em que o calor é excessivo......no verão, este último, a jogar CS ou Pubg, por ex, a GPU andava perto do 80 e a CPU , com stock cooler, nos 70/75.

No inverno, as temps baixam um bom bocado...

Pensei num WC.....mas sou noob nisto....

Alguma sugestão? Para WC ou Air Cooler ( dará conta do recado) ?

Obrigado

Votos de boas festas

9. reiszink

reiszink Power Member

Na gráfica, personalizas uma curva mais agressiva para as ventoinhas e não deves ter problemas com o tempo mais quente! As 580 da Sapphire costumam vir com um perfil bastante conservador.

No CPU, o stock cooler é o que é... compras algo decente e deves retirar muitos graus à temperatura! Com um cooler de 35€~40€, já irias notar muita diferença para o de origem!

10. jorge_jomi

jorge_jomi Power Member

Os 70 da gráfica já implica uma curva das ventoinhas, contudo "ganhas" o ruído extra.
    Menos mal.....

O cooler que falas ? Air Cooler?

11. reiszink

reiszink Power Member

Sim, nesse setup penso que não faz grande sentido em ir para WC, só se for por uma questão estética. Nenhum desses componentes justifica arrefecimento topo de gama, não são nenhuns fornos!

De qualquer forma, se quiseres investir num cooler já bom para o CPU, até porque é um investimento para vários anos e que pode migrar para outras plataformas no futuro, tens muita escolha de qualidade, desde Noctua, Bequiet, etc...

Atenção também ao airflow da caixa, que é bastante importante.

12. power1991

power1991 Power Member

Com o WC que montei no meu 2600 retirei cerca de 10/15º de temperatura. com o Stock cooler em IDLE estava sempre na casa dos 30/35º, montei o cooler master rgb ml240ml e em idle está na casa dos 20/25º.
    Eu se tivesse que montar um a Ar seria um Noctua, apenas nao fui para o Noctua por uma questão de estética.
    Alias, até me disseram que é preferivel um Noctua a ar do que alguns WC que ai andam.

13. Luka_

Luka_ Power Member

@jorge_jomi tenta fazer undervolt na gráfica através do wattman, tens é de ter atenção a todos os steps anteriores, nenhum deles deve passar o máximo de mv que pretendes aplicar.

14. jorge_jomi

jorge_jomi Power Member

Undervolt?
    Tenho de ler......sobre isso.
    Mas vou considerar um Air Cooler....um bom.
    Sugerem qual?
    A porcaria da caixa também não ajuda nada.....

15. power1991

power1991 Power Member

16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só para entrar no topico :D, tal como tinha dito, quando era altura mudava-me :)
    O meu 4690K já precisava de um upgrade e resolvi mudar para o darkside já que na intel só o cpu custa tanto como um kit na AMD.
    Assim, escolhi um R5 2600 + Gigabyte X470 Gaming 7 + 2x8GB 3200 cl16.

Primeiro boot com tudo em auto e funcionou sem problemas.
    Estou a testar em default o cpu com 1.25V e está a dar 3.9Ghz em 98% do tempo e não passa dos 55º. Vou começar agora a bateria de testes para afinar a maquina :)

17. santini

santini Power Member

Welcome to the dark side!

18. protoy

protoy Power Member

Já eu comprei um ryzen 7 2700x com uma msi x470 gaming pro e umas memórias da gskill 3466mhz no sábado.
    Montei tudo no domingo e foi só ir bios e activar xmp das memórias e ficou logo tudo a funcionar a 3466mhz, claro que comprei um kit de 8x2 próprios para amd para não ter dores de cabeça.

19. Duartfil

Duartfil Power Member

Uma duvida eu tenho um R2600X e uma MB MSi Gaming plus B450 . Em auto ( oc ) anda sempre nos 4.2 e oscila pra mais e pra menos mas não muito, porem o core voltage anda sempre no 1.40 1.41 1.42 43 ... isto não é muito ?! Tenho um noctua D15 e as temps a jogar pelo afterburner nao passa dos 55 60

20. protoy

protoy Power Member

O meu 2700x também anda sempre oscilar e o máximo que foi aos 1.48 penso eu com uma temperatura de 60, está tudo default menos o cpu calibration que meti na opção 3.
    O que posso fazer para baixar mais voltagem? Já tentei meter manualmente mas crasha sempre.

Partilhar esta Página