Ryzen overclock - tópico geral

A desvantagem das boards MSI é mesmo não poder definir um offset para o vCore, todo o pessoal que use processadores X deve tentar encontrar o maior offset possível para diminuir temperaturas e consumo.
 
Bem malta por enquanto já consegui por o meu cpu 2700x a 4.0 com um cpu Vcore 1.2 estáveis e com as ram 3466, isto tudo com uma tempuratura máxima de 66°c stock cooler.
Agora vou-me deitar e mais logo vou tentar baixar mais a voltagem.
 
Testei o Ryzen DRAM calcutor, para meter a ram a 3466MHz.

Deu isto:
BLG7GQs.png


Tenho:
cpu voltagem offset: -0.1
soc voltagem: 1.1v
ram voltagem: 1.4v
timings da ram dados pelo ryzen dram calculator, modo safe.

Atenção, que para a ram fazer 3400MHz ou acima, com timings apertados tem que ser B-Die.
Não me resposabilizo pelo que possa acontecer ao usarem o Ryzen dram calculator. :p

Não testei estabilidade a sério.
Vou correr alguns benchs a ver resultados e temperaturas, se tudo estiver ok testo estabilidade mais a sério.
Mas em termos de performance já agrada bastante.
 
Esqueci do teste à velocidade da memória:

cumY2l7.png


3466MHz com timings 'safe' Vs 3400MHz timings stock tenho:
+8.2% de memory read
+8.8% de memory write
+15.9% de memory copy

Muito bom.
 
Os timing deixam em AUTO ou ajustam manualmente?
Podes deixar em auto ou inserir manualmente.

Para inserir manualmente aconselho o uso do Ryzen Dram Calculator.
Mesmo indo pela opção 'safe' e não a 'fast' já se deve conseguir melhores timings que em auto, para a mesma frequência.

Há vídeo YouTube a explicar como se usa o Ryzen Dram calculator, é simples.

Puxar pela Ram a sério, em MHz e timings, só com Samsung B-die, mas as outras também dá para afinar um bocado.


Para as B-Die passarem os 3400MHz deve ser preciso a voltagem da RAM ir para os 1.4v, em vez dos 1.35v do perfil xmp.
Mas isto aparece indicado lá no Ryzen Dram Calculator.
Estas RAM á partida aguentam 1.5v sem problema de durabilidade, embora com os 1.5v já se deve meter arrefecimento activo/fan directamente sobre as Ram porque podem aquecer um bocado e com isso afectar a performance.


Para RAM não B-die como disse acima de 3400MHz deve ser miragem, 3200MHz já é muito bom. Sobre voltagens não tenho noção.
 
Última edição:
Só um pequeno conselho, utilizem o Taiphoon Burner para exportar o perfil XMP das vossas memórias para um ficheiro HTML para depois o importarem com o Ryzen Dram Calculator, deste modo não há dúvidas acerca de chips, timings etc.
 
Eu não fiz isso da importação.

No Taiphoon só confirmei que era B-Die, 1 rank, os timings do xmp importei no próprio Ryzen Dram Calculator.
 
já tentei isso varias vezes e dá-me sempre erro do lado na importacao a dizer que me esqueci de colocar um pisco nao sei aonde :D
Antes de se fazer o export do perfil XMP, tem que se alterar a leitura dos Timings de ciclos (14T por exemplo) para nano seconds (ns), requer um pouco de scrolling ... Depois disso, o Ryzen Dram Calculator lê o perfil em HTML perfeitamente.
 
@jorge_jomi
Fizeste update para a última BIOS da board?
A última agesa melhorou a compatibilidade de memórias a frequências mais altas.


As B-Die continuam a dar mais, mas acho que há casos de outras memórias a fazer já 3200MHz sem demasiada dificuldade.
Embora já não tenha noção se é só com Zen+/Ryzen 2xxx ou não.

As combinações são várias e é difícil de lembrar tudo o que se vê, a não ser as combinações (cpu, board/chipset e RAM) iguais/muito idênticas às nossas, que no meu caso é um bocado diferente do teu.
 
ao fim de uns dias a brincar com o novo PC e sem grande tempo devido à bebe andar sempre a chamar por atenção, ficou assim para já
R5 2600 @4.0Ghz a 1.27V ( ainda vai ser revisto com mais tempo a voltagem )
16GB 3200 cl 16-18-18 a 3200 14-16-15.
Como as memorias são Hinyx, não gostam muito de serem puxadas mas acho que consigo pelo menos os 3300 com elas.
 
@jorge_jomi
Fizeste update para a última BIOS da board?
A última agesa melhorou a compatibilidade de memórias a frequências mais altas.


As B-Die continuam a dar mais, mas acho que há casos de outras memórias a fazer já 3200MHz sem demasiada dificuldade.
Embora já não tenha noção se é só com Zen+/Ryzen 2xxx ou não.

As combinações são várias e é difícil de lembrar tudo o que se vê, a não ser as combinações (cpu, board/chipset e RAM) iguais/muito idênticas às nossas, que no meu caso é um bocado diferente do teu.
Boas
Sim...update feito.
Tive de fazer reset BIOS.....

São umas Hynix......vamos ver.
Vou tentar puxar por elas até aos 3200.....vamos ver

Vou dando feedback
 
Testei o Ryzen DRAM calcutor, para meter a ram a 3466MHz.

Tenho:
cpu voltagem offset: -0.1
soc voltagem: 1.1v
ram voltagem: 1.4v
timings da ram dados pelo ryzen dram calculator, modo safe.

Atenção, que para a ram fazer 3400MHz ou acima, com timings apertados tem que ser B-Die.
Não me resposabilizo pelo que possa acontecer ao usarem o Ryzen dram calculator. :p

Não testei estabilidade a sério.
Vou correr alguns benchs a ver resultados e temperaturas, se tudo estiver ok testo estabilidade mais a sério.
Mas em termos de performance já agrada bastante.

Como tinha dito^ não tinha testado a estabilidade.
Corri uns benchmarks só (Cinebench, 3dMark, e mais dois ou três), não deu problemas nenhuns e a performance a agradar.
Depois com as festas do novo ano também não tive tempo de ver a estabilidade a sério.

Fui à pouco testar e ao 3º minuto de OCCT deu erro e nem é no modo mais pesado. :headsh::-D
Não tinha notado nada até correr o OCCT. Fechei o OCCT, voltei a abrir e a tentar correr e deu erro de novo, +/-no mesmo tempo. Bahh

Experimentei a seguir com tudo igual:
ram: 3466MHz
cpu voltagem offset: -0.1v
ram voltagem: 1.4v
timings da ram dados pelo ryzen dram calculator, modo safe.

menos o soc voltagem, que meti a 1.125v... e deu erro ao fim de 10 minutos.


Agora estou a testar com 1.15 no SoC voltage, a ver se já aguenta.

Não devo andar longe da estabilidade, porque como disse não tenho mais problemas e nem mesmo o OCCT crasha, só dá o erro e termina o teste.
Parece-me que o 'problema' estará entre o voltagem do SoC ou o offset negativo excessivo do cpu vcore, tenho que despistar.
 
@Rafx estás a proceder mal ao fazer OC no CPU e na RAM ao mesmo tempo, desse modo nunca vais saber onde está a instabilidade. Deixa o CPU em default, concentra-te no oc e performance da RAM. Depois de encontrares o que queres, passas para o CPU.
 
@Luka_
Eu não fiz OC ao cpu, apenas fiz offset negativo á voltagem, para reduzir a voltagem no cpu.

O cpu automaticamente anda acima de 4.2GHz single thread e a rondar os 4GHz com load em todos os cores (consoante voltagem/temperatura).

Também automaticamente o vcore disto é um bocado bruto - single Core >1.5v e mesmo todos os cores 1.40's e tais, acho.
Daí ter feito logo o offset negativo, para não andar em voltagens tão altas.


A ideia é puxar pela Ram e afinar o offset da voltagem para o mais baixo, pelas temperaturas e também porque menos temperatura = mais MHz faz.

Como nos vários bench e utilização light que tenho feito não notei nada deixei o offset da voltagem como tinha de início.
Agora já reduzi o offset e ando a despistar se é disso ou se é doutra coisa.



Mas do que estou a ver agora, acho que é capaz de ser a RAM a precisar de mais voltagem.
O que é estranho, porque achei que se fosse da RAM dava erros mais graves/que se notassem mais
 
Última edição:
Back
Topo