1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1133; Visualizações: 52228)

1. dblaster7

dblaster7 Power Member

isso nao é um pouco alto? o meu 1700 com 3.8ghz nao faz mais de 1.25v. mas se escalar para 4ghz já puxa para esses valores por ganhos minimos. prefiro um OC ligeiramente moderado. antigamente andava com voltagem fixa mas ultimamente ando a brincar com offset e assim quando nao está a puxar baixa para menos de 1v :)

2. Rafx

Rafx Power Member

Entretanto vou começar a puxar pela máquina.
    Componentes:
    Ryzen 2600X
    Cooler noctua
    ASUS Prime X470 Pro
    Flare X 3200 CL14
    ssd Samsung 970 nvme

Bios actualizada.

Fiz uns bench com tudo completamente stock, e aos vou fazer com a RAM a 3200 (perfil xmp) e depois com afinações ao cpu e/ou memórias.
    Mas com tudo em stock na BIOS isto já deve usar o xfr e afins, acho eu.

Entretanto ja meti a memória com perfil xmp/ 3200cl14 sem problema nenhum.

Notei é que com a memória a 3200MHz no desktop o cpu-z indica que a voltagem do cpu está sempre alta (a rondar os 1.40v e pouco mais) em idle e mesmo com frequência baixa (abaixo de 3000MHz).
    Com a RAM a stock, notava a voltagem do cpu a baixar bastante mais quando a frequência baixava.
    Depois tenho de ver melhor isto com o hwinfo ou assim.

Conto meter a memória a 3400MHz CL14, do que vi deve dar sem muita dificuldade.
    O cpu depende. Em stock no cinebench faz 3.94/3.98GHZ com load em todos os cores, e noutros bench faz a rondar os 4.1Ghz.
    Gostava de puxar mais, mas quero ter a voltagem controlada/relativamente baixa.

Última edição: 31 de Dezembro de 2018
  3. Rafx

Rafx Power Member

Já andei a testar um pouco.
    Fazer offset negativo da voltagem dá muito jeito, dá para ter frequência um pouco mais alta em load.

Entretanto experimentei também meter a RAM a 3400MHz CL14+voltagem da ram a 1.385v e funcionou directo, embora não tenha testado a estabilidade a sério - só corri o Cinebench.

RAM a 3200MHz:

RAM a 3400MHz:

Os timings tinha deixado os vindos do xmp a 3200MHz, mas alguns automaticamente ficaram menos apertados.
    Ainda assim a latência no Aida 64 baixou.

A correr Cinebench r15, com a unica diferença a ser a memória, com a ram a 3200MHz fez 174/1395 e a 3400MHz fez 175/1400 pontos.

Tenho que testar a estabilidade, se estiver tudo bom é tentar reduzir mais um pouco a voltagem para o cpu via offset.
    E talvez usar o dram calculator para apertar os timings da memória ou aumentar a frequencia mantendo os timins.

Em single thread faz mais de 4.2GHz e em multi já se aguenta acima dos 4Ghz, se conseguir isso com bom vcore já não é mau.

4. Luka_

Luka_ Power Member

A desvantagem das boards MSI é mesmo não poder definir um offset para o vCore, todo o pessoal que use processadores X deve tentar encontrar o maior offset possível para diminuir temperaturas e consumo.

5. protoy

protoy Power Member

Bem malta por enquanto já consegui por o meu cpu 2700x a 4.0 com um cpu Vcore 1.2 estáveis e com as ram 3466, isto tudo com uma tempuratura máxima de 66°c stock cooler.
    Agora vou-me deitar e mais logo vou tentar baixar mais a voltagem.

6. Rafx

Rafx Power Member

Testei o Ryzen DRAM calcutor, para meter a ram a 3466MHz.

Deu isto:

Tenho:
    cpu voltagem offset: -0.1
    soc voltagem: 1.1v
    ram voltagem: 1.4v
    timings da ram dados pelo ryzen dram calculator, modo safe.

Atenção, que para a ram fazer 3400MHz ou acima, com timings apertados tem que ser B-Die.
    Não me resposabilizo pelo que possa acontecer ao usarem o Ryzen dram calculator. :p

Não testei estabilidade a sério.
    Vou correr alguns benchs a ver resultados e temperaturas, se tudo estiver ok testo estabilidade mais a sério.
    Mas em termos de performance já agrada bastante.

7. Rafx

Rafx Power Member

Esqueci do teste à velocidade da memória:

3466MHz com timings 'safe' Vs 3400MHz timings stock tenho:
    +8.2% de memory read
    +8.8% de memory write
    +15.9% de memory copy

Muito bom.

8. power1991

power1991 Power Member

Os timing deixam em AUTO ou ajustam manualmente?

9. Rafx

Rafx Power Member

Podes deixar em auto ou inserir manualmente.

Para inserir manualmente aconselho o uso do Ryzen Dram Calculator.
    Mesmo indo pela opção 'safe' e não a 'fast' já se deve conseguir melhores timings que em auto, para a mesma frequência.

Há vídeo YouTube a explicar como se usa o Ryzen Dram calculator, é simples.

Puxar pela Ram a sério, em MHz e timings, só com Samsung B-die, mas as outras também dá para afinar um bocado.

Para as B-Die passarem os 3400MHz deve ser preciso a voltagem da RAM ir para os 1.4v, em vez dos 1.35v do perfil xmp.
    Mas isto aparece indicado lá no Ryzen Dram Calculator.
    Estas RAM á partida aguentam 1.5v sem problema de durabilidade, embora com os 1.5v já se deve meter arrefecimento activo/fan directamente sobre as Ram porque podem aquecer um bocado e com isso afectar a performance.

Para RAM não B-die como disse acima de 3400MHz deve ser miragem, 3200MHz já é muito bom. Sobre voltagens não tenho noção.

Última edição: 1 de Janeiro de 2019
  10. Luka_

Luka_ Power Member

Só um pequeno conselho, utilizem o Taiphoon Burner para exportar o perfil XMP das vossas memórias para um ficheiro HTML para depois o importarem com o Ryzen Dram Calculator, deste modo não há dúvidas acerca de chips, timings etc.

11. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

já tentei isso varias vezes e dá-me sempre erro do lado na importacao a dizer que me esqueci de colocar um pisco nao sei aonde :D

12. Rafx

Rafx Power Member

Eu não fiz isso da importação.

No Taiphoon só confirmei que era B-Die, 1 rank, os timings do xmp importei no próprio Ryzen Dram Calculator.

13. Luka_

Luka_ Power Member

Antes de se fazer o export do perfil XMP, tem que se alterar a leitura dos Timings de ciclos (14T por exemplo) para nano seconds (ns), requer um pouco de scrolling ... Depois disso, o Ryzen Dram Calculator lê o perfil em HTML perfeitamente.

14. jorge_jomi

jorge_jomi Power Member

Boas

Testei as minhas rams a 3100.....

Não faz Boot.......

15. Rafx

Rafx Power Member

@jorge_jomi
    Fizeste update para a última BIOS da board?
    A última agesa melhorou a compatibilidade de memórias a frequências mais altas.

As B-Die continuam a dar mais, mas acho que há casos de outras memórias a fazer já 3200MHz sem demasiada dificuldade.
    Embora já não tenha noção se é só com Zen+/Ryzen 2xxx ou não.

As combinações são várias e é difícil de lembrar tudo o que se vê, a não ser as combinações (cpu, board/chipset e RAM) iguais/muito idênticas às nossas, que no meu caso é um bocado diferente do teu.

16. Stormgiant

Staff Member

ao fim de uns dias a brincar com o novo PC e sem grande tempo devido à bebe andar sempre a chamar por atenção, ficou assim para já
    R5 2600 @4.0Ghz a 1.27V ( ainda vai ser revisto com mais tempo a voltagem )
    16GB 3200 cl 16-18-18 a 3200 14-16-15.
    Como as memorias são Hinyx, não gostam muito de serem puxadas mas acho que consigo pelo menos os 3300 com elas.

17. Luka_

Luka_ Power Member

18. jorge_jomi

jorge_jomi Power Member

Boas
    Sim...update feito.
    Tive de fazer reset BIOS.....

São umas Hynix......vamos ver.
    Vou tentar puxar por elas até aos 3200.....vamos ver

Vou dando feedback

19. Stormgiant

Staff Member

Hynix CJR,
    são umas Memória RAM HyperX Predator RGB 8GB (1x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - HX432C16PB3A/8

20. Luka_

Luka_ Power Member

Partilhar esta Página