1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1139; Visualizações: 54571)

1. Rafx

Rafx Power Member

Como tinha dito^ não tinha testado a estabilidade.
    Corri uns benchmarks só (Cinebench, 3dMark, e mais dois ou três), não deu problemas nenhuns e a performance a agradar.
    Depois com as festas do novo ano também não tive tempo de ver a estabilidade a sério.

Fui à pouco testar e ao 3º minuto de OCCT deu erro e nem é no modo mais pesado. :headsh::-D
    Não tinha notado nada até correr o OCCT. Fechei o OCCT, voltei a abrir e a tentar correr e deu erro de novo, +/-no mesmo tempo. Bahh

Experimentei a seguir com tudo igual:
    ram: 3466MHz
    cpu voltagem offset: -0.1v
    ram voltagem: 1.4v
    timings da ram dados pelo ryzen dram calculator, modo safe.

menos o soc voltagem, que meti a 1.125v... e deu erro ao fim de 10 minutos.

Agora estou a testar com 1.15 no SoC voltage, a ver se já aguenta.

Não devo andar longe da estabilidade, porque como disse não tenho mais problemas e nem mesmo o OCCT crasha, só dá o erro e termina o teste.
    Parece-me que o 'problema' estará entre o voltagem do SoC ou o offset negativo excessivo do cpu vcore, tenho que despistar.

2. Luka_

Luka_ Power Member

@Rafx estás a proceder mal ao fazer OC no CPU e na RAM ao mesmo tempo, desse modo nunca vais saber onde está a instabilidade. Deixa o CPU em default, concentra-te no oc e performance da RAM. Depois de encontrares o que queres, passas para o CPU.

3. Rafx

Rafx Power Member

@Luka_
    Eu não fiz OC ao cpu, apenas fiz offset negativo á voltagem, para reduzir a voltagem no cpu.

O cpu automaticamente anda acima de 4.2GHz single thread e a rondar os 4GHz com load em todos os cores (consoante voltagem/temperatura).

Também automaticamente o vcore disto é um bocado bruto - single Core >1.5v e mesmo todos os cores 1.40's e tais, acho.
    Daí ter feito logo o offset negativo, para não andar em voltagens tão altas.

A ideia é puxar pela Ram e afinar o offset da voltagem para o mais baixo, pelas temperaturas e também porque menos temperatura = mais MHz faz.

Como nos vários bench e utilização light que tenho feito não notei nada deixei o offset da voltagem como tinha de início.
    Agora já reduzi o offset e ando a despistar se é disso ou se é doutra coisa.

Mas do que estou a ver agora, acho que é capaz de ser a RAM a precisar de mais voltagem.
    O que é estranho, porque achei que se fosse da RAM dava erros mais graves/que se notassem mais

Última edição: 2 de Janeiro de 2019
  4. Luka_

Luka_ Power Member

Eu costumo usar o memtest64 versão DOS numa pen USB com boot. Se correr a bateria completa de testes, a estabilidade é garantida, pela minha experiência.
    A parte do Offset no CPU, concordo plenamente contigo, mas talvez fosse melhor deixares default até teres a Ram no ponto.

5. Rafx

Rafx Power Member

@Luka_
    Já tinha ouvido falar do memtest64 mas não-DOS.
    Também ouvir falar para testar a sério a memória era com o MemTest HCI, isto lá no forum dos overclockers.

Entretanto acho que já percebi o motivo da instabilidade: a voltagem da RAM.
    Tinha aumentado a voltagem do SoC e dava erro no OCCT, reduzi o offset da voltagem para -0.075 e continuava a dar erro no OCCT.
    Aumentei a voltagem da RAM de 1.40v para 1.41v e de repente já não dá erro nenhum. :)

Os erros que davam eram no OCCT eram logo ao final de 3~8 minutos e nem era no mais pesado. Aumentei a voltagem da RAM para 1.41v e fez os 15 minutos nesse modo sem problema, fez 45 minutos no modo mais pesado sem problemas e agora vai em 45 minutos de Prime 95 sem problemas/erros também.

Vou continuar a ver como corre o prime mais um pouco e depois fazer o memtest.

Como referencia, no prime95 o cpu anda pelos 68º, a frequência em todos os cores entre 3.941-3.966MHz, a voltagem nem sei bem, porque o HWinfo64 apresenta vários valores..

6. Rafx

Rafx Power Member

Qual a voltagem correcta do cpu?

Core VID?
    CPU Core Voltage (SVI2 TFN)?
    VDDCR CPU?

7. protoy

protoy Power Member

Por exemplo eu tenho um 2700x com um pequeno overclock 4.0 e o meu CPU Core Voltage está nos 1.2000.
    Vai descendo a voltagem manualmente na bios e testando porque o meu em automático mandava-se para 1.4800, agora meu já vi o mínimo que ele trabalha estou há espera de um cooler para aumentar o oc nele.

8. Luka_

Luka_ Power Member

@Rafx CPU Core voltage

9. notario

notario Power Member

Boas pessoal. Tendo adquirido recentemente a minha x470 para completar a minha nova rig e depois de 1 semaninha a usufruir do "novo" pc, hoje deu-me para me lançar nesta brincadeira com o meu novo Ryzen.

Sendo eu um nóvice na matéria, tendo apenas feito OC no meu antigo FX-6300 (que até andava nos 4.5GHz estáveis), sou ainda um aprendiz nisto tudo.
    Com a minha MSI, pude pôr a ram a 3200MHz Cl 16-18-18 com um perfil XMP, que estava a 2133MHz default.
    Funcionou bem e de maneira estável, stress test sem problemas e com um melhor score Cinebench.
    Tentei meter a CL 14-16-16 mas não fez boot.
    Experimentei então um perfil sugerido pela board que metia a 2933MHz Cl 14-16-16 e já fez boot.
    Rodei o Cinebench e obtive ainda melhor score do que a 3200MHz Cl 16-18-18, por isso prefiro deixar assim.
    Novamente sendo nóvice nisto, não toquei nas voltagens (estão a 1.36V), por isso por enquanto vou deixar estar, não vá eu fazer asneira.

No que concerna o meu 1800x, tentei mete-lo a 4.2GHz a 1.4V (sim......) esperando que talvez tenha tido muita sorte no silício... Hell no, black screen, nem sequer dava para ir à Bios :facepalm:
    Tendo um botão para "clear CMOS" foi bastante fácil meter tudo novamente em "factory setting". Recomecei tudo com a ram, e agora ando de maneira mas modesta a brincar com o sistema.
    Depois de pegar na base do perfil "Gameboost" que a board oferece (metendo o CPU a 3.8GHz com 1.36V), pegar nesta mesma base para baixar a voltagem.
    Tentei então ter 3.8GHz com 1.25V. Fez boot, fiz login mas não estava estável.

Neste momento estou a 3.8GHz com 1.275V. 10 minutos de stress test sem problemas. Idle temps a 34° e o máximo foi 59°
    Ainda não atualizei a Bios e não sei se quero experimentar. Comprei a board há 1 mês e mesmo se é capaz de ser uma Bios antiga, por enquanto vou deixar estar.

Bom não sei se têm alguns conselhos para esta rig. Vou tentar levar isto a 4, 4.1GHz não ultrapassando 1.36V, mas sempre tentando a mais baixa voltagem.

Cheers

10. Luka_

Luka_ Power Member

Acho que estás no bom caminho, continua a tentar.

11. protoy

protoy Power Member

Depois de uma semana o cpu 2700x continua super estável a 4.0 com um vcore de 1.2.

12. Rafx

Rafx Power Member

@protoy
    Um 2700X, a não ser que tenhas stock cooler, era para puxar mais que 4GHz. ;)

Se a mboard permitir fazer offset de voltagem, acho que era preferível ter isso em stock com offset negativo para reduzir um bocado a voltagem que faz a stock.

13. protoy

protoy Power Member

A minha board msi gaming pro x470 não dá para fazer offset, ñ puxei mais por ele porque ainda tenho o stock cooler, quando comprar o noctua dh15 lá para o verão irei puxar mais pelo o bicho.

14. Luka_

Luka_ Power Member

@protoy as últimas BIOS para boards MSI trazem a opção de voltage offset na parte de CPU Features verifica se a tua não traz...

15. PWP

PWP Power Member

Uma dúvida existencial :D R5 2600 + Cooler 50€ ou R5 2600x com stock cooler? O preço destas combinações é o mesmo! O objectivo é meter o CPU com 4.2/4.3ghz em todos os cores.

Pelo que li o 2600x faz isso com facilidade. Já o 2600 depende um pouco da sorte. Não sei se devo arriscar com 2600.

16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

O meu 2600 faz 4.1 com facilidade e com temperaturas baixas. 4.2Ghz já requer muita voltagem.
    Não sei se o 2600x consegue 4.3Ghz em todos os cores com o cooler de origem

17. Luka_

Luka_ Power Member

Vai pelo 2600x, sempre podes meter um cooler mais tarde no 2600 não podes meter melhor binning...

18. Luka_

Luka_ Power Member

Pessoal, desculpem o double post, mas vinha aqui informar que a última BIOS para a MSI B350M Mortar traz agora novas opções, nomeadamente ajuste de BCLK, ajuste de offset de voltagem para vCore e para vNB e ainda uma opção para limitar o TDP do CPU.

Já quis expressar o meu contentamento com a MSI por incluir estas deliciosas features numa board com quase dois anos, mas não consigo entrar nos fóruns deles, talvez tente o Twitter.

Caso tenham um 2600X ou 2700X e uma board MSI B350 ou X370 aconselho vivamente a optarem por actualizar a bios e experimentarem estas opções.

19. Luka_

Luka_ Power Member

Tenho se ver se consigo esses 3533 cl14 com o kit bdie que comprei há dias

Partilhar esta Página