Ryzen overclock - tópico geral

Qual a versão de BIOS que tens? Li algures que a versão mais recente (versão que suporta os futuros Zen 2) para várias motherboards obrigava a mais vcore...
 
Ryzen DRam Calculator

v1.5.1 (May 13th, 2019)
DRAM Calculator

  • Updated Micron E / H die presets (3533 max)
  • Debug profile is available only for SAFE presets (in case if do not start the system when using V1 or V2).
  • Minor adjustments to calculate Debug profiles.
  • Small changes in presets for Samsung b-die.
  • Reduced activation time for tooltips for the Main tab.
  • Added hint for "Topology".
  • Fix crash program due to incorrect saving of user settings.
  • For OEM, the frequency limit has been increased to 3533.
  • Cosmetic edits in the About tab.
  • Added links to German and Ukrainian communities.
https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/
 
Por acaso já tinha experimentado esta nova versão e está muito boa, tem um benchmark embutido e um comparador de timings para verificarmos as alterações pretendidas, excelente trabalho do 1usmus neste programa.
 
Bem lá troquei o velhinho fx8150 5ghz por um ryzen 1600 que já está a 3.975ghz :).

Estou a fazer no R20 3000+- multi e 390+- de single. Isto são bons resultados ou tenho para aqui o oc mal feito. Temos andam nos 60 a correr R20 e a jogar 40+-
 
Bem lá troquei o velhinho fx8150 5ghz por um ryzen 1600 que já está a 3.975ghz :).

Estou a fazer no R20 3000+- multi e 390+- de single. Isto são bons resultados ou tenho para aqui o oc mal feito. Temos andam nos 60 a correr R20 e a jogar 40+-

Esta bom, é basicamente o maximo. Eu nao passaria de 1.4 de vcore, mas a propria board te indica quais sao os valores mais seguros. Na NB, nao passes os 1.2v
 
Última edição:
Esta bom, é basicamente o maximo. Eu nao passaria de 1.4 de vcore, mas a propria board te indica quais sao os valores mais seguros. Na NB, nao passes os 1.2v
Nem mexi na NB meti só lvl 1 na LLC . Estas msi são confusas, vindo da ASUS. A RAM era 2666 e alterando apenas na board para 3200 cl16 a board fez o oc automático.
 
Nem mexi na NB meti só lvl 1 na LLC . Estas msi são confusas, vindo da ASUS. A RAM era 2666 e alterando apenas na board para 3200 cl16 a board fez o oc automático.

A minha MSI que é a SLI PLUS X370, nem tem LLC (load line calibaration) como comando de configuração directo. Mas isso não impediu o meu 1700x de fazer os comuns 3.9GHz, que é o normal num zen1 de 14nm.

Com uma board melhor, uma refrigeração melhor, talvez dê para aumentar a voltagem e atingir os 4GHz mas num zen1 quase que aposto que não vale o custo extra.

Em relação ás memórias, não há problema nenhum com as últimas bios. O IMC do CPU é que não é "grande coisa" no zen1. 3200MHz é o limite com 2 módulos de 8GB. Com 4 modulos, o mais provável são os 2993GHz.

O silicio do zen1 tem uma coisa porreira: está especificado para trabalhar bem até aos 95ºc. Mais 10ºc do que o zen+.

Claro, que é aconselhavel não bater sempre essas temperaturas.

Edit: Não uses o XMP se tiveres mais complicações. Introduz os valores manualmente.
 
Última edição:
A minha MSI que é a SLI PLUS X370, nem tem LLC (load line calibaration) como comando de configuração directo. Mas isso não impediu o meu 1700x de fazer os comuns 3.9GHz, que é o normal num zen1 de 14nm.

Com uma board melhor, uma refrigeração melhor, talvez dê para aumentar a voltagem e atingir os 4GHz mas num zen1 quase que aposto que não vale o custo extra.

Em relação ás memórias, não há problema nenhum com as últimas bios. O IMC do CPU é que não é "grande coisa" no zen1. 3200MHz é o limite com 2 módulos de 8GB. Com 4 modulos, o mais provável são os 2993GHz.

O silicio do zen1 tem uma coisa porreira: está especificado para trabalhar bem até aos 95ºc. Mais 10ºc do que o zen+.

Claro, que é aconselhavel não bater sempre essas temperaturas.

Edit: Não uses o XMP se tiveres mais complicações. Introduz os valores manualmente.
A minha msi é a x370 gaming pro carbon, com a última BIOS update tem LLC e até posso mudar o bclk estás funções não estavam lá com a bios com que recebi a board usada.

Agora é esperar por uma Vega 64 nos usados do eBay e apanhar outro bom deal :).
 
A minha msi é a x370 gaming pro carbon, com a última BIOS update tem LLC e até posso mudar o bclk estás funções não estavam lá com a bios com que recebi a board usada.

Agora é esperar por uma Vega 64 nos usados do eBay e apanhar outro bom deal :).

Pois, não actualizei para a útima bios porque está a funcionar bem, e não tenho interesse em nenhuma feature, a não ser claro, na compatibilidade com os Ryzen 3000 series.

Se bem que, estou a pensar montar outro PC, sendo que este vai ficar como nº 2, e o futuro passará a principal com i7 ou i9 e "quantos mais GHz melhor" para gaming.

Se tivesses a falar nova, a Vega 64 consome muito. Ás vezes 300w em full load, só a placa. Quem já paga as contas em casa, pode pensar nisso e querer algo mais eficiente.

A GTX 1660 Ti tem um desempenho entre a GTX 1070 e a VEGA 56. E, a RTX 2060 é mais ou menos uma GTX 1080 (muito ligeiramente menos rápida). Ou seja, nunca ficará longe da Vega 64, será sempre irrisória a diferença no geral, salvo meia dúzia de excepções quer para o lado vermelho como para o verde.
 
Pois, não actualizei para a útima bios porque está a funcionar bem, e não tenho interesse em nenhuma feature, a não ser claro, na compatibilidade com os Ryzen 3000 series.

Se bem que, estou a pensar montar outro PC, sendo que este vai ficar como nº 2, e o futuro passará a principal com i7 ou i9 e "quantos mais GHz melhor" para gaming.

Se tivesses a falar nova, a Vega 64 consome muito. Ás vezes 300w em full load, só a placa. Quem já paga as contas em casa, pode pensar nisso e querer algo mais eficiente.

A GTX 1660 Ti tem um desempenho entre a GTX 1070 e a VEGA 56. E, a RTX 2060 é mais ou menos uma GTX 1080 (muito ligeiramente menos rápida). Ou seja, nunca ficará longe da Vega 64, será sempre irrisória a diferença no geral, salvo meia dúzia de excepções quer para o lado vermelho como para o verde.
Para o tempo que passo no PC a Vega 64 chega bem. Não é por aí a energia. EPA já tive verdinhas e vermelhas e prefiro deveras o software das vermelhas, além disso usadas já se encontra abaixo de 300 e com blocos :). Hbcc é um must para o futuro
 
Para o tempo que passo no PC a Vega 64 chega bem. Não é por aí a energia. EPA já tive verdinhas e vermelhas e prefiro deveras o software das vermelhas, além disso usadas já se encontra abaixo de 300 e com blocos :). Hbcc é um must para o futuro

Sobre drivers não me vou pronunciar. No campo gaming, o Nvidia Experience até é fixe.
Em relação à vega 64, não seria a minha escolha porque mesmo a 300€ não é favor porque a RTX 2060 custa pouco mais nova, tem praticamente o mesmo desempenho, é mais recente e portanto tem mais features (DLSS e Ray Tracing @ 1080p). Além de que, tem TDP de 160w vs 295w da Vega 64. O cooler xpto da vega 64 acaba por ser quase obrigação face ao que aquece e consome.

Eu escolhia antes a RTX 2060 face à Vega 64.
 
Friends, first of all I apologize for my English, I am Brazilian and I have some doubts and I would like your opinion about my overclock. I have a Ryzen 7 2700 / Biostar X370GT7 / Deepcool Luciver V2 / 2x8gb HyperX Fury 2400. I was able to overclock 4.0Ghz using the pstates, according to the screen below. When the computer is idle the voltage is 1.309v and full, running P95 or Realbench is at 1.320v, it is fully stable. I only achieved stability at 1,320v. I wonder if you have how to lower the voltage in idle?

Bios configuration - PSTATE (I'll attach the image too)

Frequency = 4000
Voltage = 1300000
Pstate FID = A0
Pstate DID = 8
Pstate = 28
Relaxed EDC Throttling = Disable

Voltage idle = 1.309v
Voltage full = 1.320
Stable

When my computer is in idle I can download more vcore, which today is 1,309v? Which option in Bios does this?
Until what voltage can I reach if I resolve to increase to 4.1Ghz?
https://imgur.com/DipwoQW

Got an over in memories @ 2933Mhz timings 14-15-13-30 - 69 ns.
Stable
https://imgur.com/7KpZmad
https://i.imgur.com/pcFRBcG.png

Realbench R20: https://imgur.com/3DCBeht
 
Se es brasileiro sabes escrever portugues... ;) Isto e um forum Portugues.
Ih, desculpa. Na verdade colei errado, era para escrever aqui em português e essa que acabei enviando seria para um forum gringo. hehehe
Segue novamente a mensagem e a telas vou deixar o link no post de cima mesmo...

Gostaria da opinião de vocês sobre o meu overclock.
Possuo um Ryzen 7 2700 / Biostar X370GT7 / Deepcool Luciver V2 / 2x8gb HyperX Fury 2400. Consegui o overclock 4.0Ghz utilizando o pstates, conforme tela abaixo. Quando o computador está em idle a voltagem fica 1.309v e em full, rodando P95 ou Realbench fica em 1.320v, está totalmente está vel. Só consegui estabilidade em 1.320v. Gostaria de saber se tem como baixar mais a voltagem em idle?

Consegui um over nas memórias @2933Mhz timings 14-15-13-30 - 69 ns.
Quando meu computador estiver em idle eu consigo baixar mais o vcore, que hoje está 1.309v ? Qual opção na Bios que faz isso?

Configuração Bios - PSTATE (Irei anexar a imagem também)

Frequency = 4000
Voltage = 1300000
Pstate FID = A0
Pstate DID = 8
Pstate = 28
Relaxed EDC Throttling = Disable - Tenho dúvidas nessa opção, para que serve?

Até qual a voltagem posso chegar caso resolva aumentar para 4.1Ghz?
 
Uma coisa é voltagem permanente, outra são picos.
Com o PBO/XFR, muitos 2700x/2600x tocam nos 1.45v mas é muito diferente tocar esporadicamente de estar permanentemente a 1.45v.
 
Back
Topo