1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Ryzen overclock - tópico geral

Discussão em 'Overclock, Projetos e Eletrónica' iniciada por SideWalker, 22 de Março de 2017. (Respostas: 1181; Visualizações: 77346)

1. Luka_

Luka_ Power Member

2. VelhoDoRestelo

VelhoDoRestelo Power Member

O meu está com mais de 1.35V e não degradou... Além disso, em stock o CPU pode atingir 1.39v facilmente... Posição oficial da AMD e under 1.45v...

3. Luka_

Luka_ Power Member

Uma coisa é voltagem permanente, outra são picos.
    Com o PBO/XFR, muitos 2700x/2600x tocam nos 1.45v mas é muito diferente tocar esporadicamente de estar permanentemente a 1.45v.

4. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Os factores que faz degradacao dos ryzen é voltagem e temperatura elevadas e nao picos nos ryzen versao x. Pode tb queimar atraves tensao do soc em si.

5. VelhoDoRestelo

VelhoDoRestelo Power Member

Nao sao picos. ha board ainda mal calibradas nas voltagens e os Ryzen de 2a geracao ficam com voltagens acima do normal... A minha MSI ficava com voltagens de 1.4V em stock...

6. Rafx

Rafx Power Member

O meu 2600x é um bocado assim, picos de 1.40 e qualquer coisa, mas acho que em load 'light'/ só 1 ou 2 cores, quando é load a sério/todos os cores a voltagem (e frequência) é inferior.
    Agora não estou no desktop para testar/confirmar, mas acho que é isso.

7. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

o oc no 2600x com pbo/xfr activo varia muito do cooler usado e voltagem usado no oc automatico.

8. Vita27

Vita27 Power Member

Boas pessoal,
    Tenho um ryzen 7 2700x, para fazer oc aceitável e qual o maximo onde posso ir,com stock Air e que voltagem mínima conseguiram para ficar estável.
    CumpS.

9. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

O oc varia de cpu em cpu em si é jogar lotaria em si. Precisas ter boa mboard + cpu + óptimo cooler para oc.

10. Vita27

Vita27 Power Member

A board 470 gaming plus, a caixa tem 4 ventoinhas da kolink.

11. Luka_

Luka_ Power Member

@Vita27 a melhor maneira é deixares o XFR/PBO fazerem o seu trabalho. Define a voltagem do soc num valor fixo (1.0v, por exemplo) e coloca um offset negativo para o vCore de 0.05v. Se estiver estável, experimenta 0.075v. Depois 0.1v.

12. Pessoal, bom dia.
    Estou utilizando uma Bios Mod, pois minha Biostar X370GT7 não tem uma Bios original que tenha a opção Pstate.
    Quando eu faço um over somente pelo pstate0, consigo [email protected] estável (Tela Bios - https://imgur.com/DipwoQW), mas como eu queria que quando eu estivesse com o PC em stock a voltagem caísse, resolvi testar habilitando os pstate 0, 1 e 2, sendo que só fiz over no pstate0 e 1 e 2 em Custom (default) e os outros desativados (default - https://imgur.com/pAVfUP2). Após salvar toda configuração a máquina não deu vídeo, erro 58 na placa mãe. Cheguei até aumentar mais um pouco a tensão, mas nada de dar vídeo. Então deixei os pstate 0, 1 e 2 em Custom (default) para testar se iria dar vídeo (https://imgur.com/AV8W9ZP), deu vídeo normalmente. Cheguei a conclusão que tenho que ver qual é a melhor opção para games, se [email protected] ou deixar os pstates (0, 1 e 2) em default mesmo. Gostaria da opinião de vocês.
    Setup: Biostar X370GT7 / R7 2700 / DeepCool Lucifer V2 / EVGA GTX 970 SC / 2x8G HyperX Fury HX424C15FB2 2400Mhz @2933Mhz Cl 14-15-13-30

13. ewrS

ewrS Power Member

Boas pessoal

Acabei de montar um Ryzen 5 2600 + MSI B450M Pro-vdh max + 2x4gb corsair lpx 3000mhz CL15, bios atualizada, as memórias pelo xmp fazem 2933mhz 16-17-17-35 com command rate a 2T.

Não estou a procura de fazer "overclock" mas de normalizar e optimizar as coisas, então aproveitei o xmp profile mas coloquei os timings 15-17-17-35 com 1T e 1.35v na voltagem da dram. Ainda não testei com jogos, mas AIDA64, e uso normal não parece ter qualquer problema, recomendam mais alguma coisa ou há algo que tenha feito mal ?

Mais para a frente pergunto pelo cpu para o colocar a 3.9ghz ou 4.0, se devo usar override ou offset e quanto com o stock cooler. :-D:-D

Última edição: 18 de Novembro de 2019
  14. Rikatu

Rikatu Power Member

Boas!

Tenho o PC que está na assinatura.

O 3700X em overclock normal pode ir até quanto??

Com a Asus TUF Gaming X570-Plus.

Não vou fazer já overclock, mas é para ficar com uma ideia. E será que o stock cooler não aguenta?

Edit: se é que dá para fazer overclock ;)

Última edição: 23 de Novembro de 2019
  15. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Tenho um Ryzen 5 3600 e cooler não aguenta com cpu onde chega oc ou activa turbo , Portanto o do Ryzen 7 3700x pode também não dar para oc ou manter temperatura decente.
    Verifica temperaturas das vrm é que dá potência oc no Ryzen.

16. Rikatu

Rikatu Power Member

O que quero saber é se dá para fazer OC. Se sim, até quanto mais ou menos?

Já li por aqui para "esquecer" o OC ao 3700X.

PS: nos Ryzen não faço a mínima ideia como seja feito o OC. No meu antigo i5 6600k estava por dentro do assunto, depois de o @MrWolf me ajudar em março de 2017.
    E uma coisa é certa, ficou um OC a 4.5Ghz super estável(nunca crashou) até ao passado sábado. Que foi quando comprei o meu 3700X.

Edit: qual é a nomenclatura das VRMs no HWiNFO64?
    Para ver as temperaturas...

17. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Sim podes usar para vrm.

18. Rikatu

Rikatu Power Member

E qual é a sigla das VRMs?

19. truclas

truclas Power Member

boas
    desculpem se o assunto foi batido mas não encontrei.
    Estou para comprar umas ddr4 para overclock numa board x570 itx e tem suporte até 4700mhz.
    Posso comprar umas 3600 cl16 ou umas 4000cl18.
    Já vi que mais do que 3800mhz é desperdício e até contraproducente mas fico à nora do porquê das velocidades suportadas. Pelo que li o ideal seria 3766mhz com latencia mais baixa possível.

alguma explicação? para escolher entre 4000cl18 ou 3600cl16 o que é melhor?
    Obrigado

20. Luka_

Luka_ Power Member

@truclas Talvez isto ajude a perceber:

A minha escolha seriam as 3600 cl16.