Ryzen overclock - tópico geral

A questão das Rams é muito simples, é só consultar o QVL das marcas das Mobos... Os RYZEN gostam de memórias single ranked com IC's Samsung, e de preferência sempre numa configuração de apenas dois slots em utilização. A Gskill até já lançou a gama FLARE para os RYZEN.
QVL não é usado pelo mainstream faz muitos anos. Nem faz sequer sentido existir neste momento. Para o mercado de servidores e workstations de milhares de euros é outro assunto.

Um bocadinho OT, mas os Pentium G para single thread apps e um must have... Conseguem excelentes Overclocks!
Nem é assim tanto OT, visto que demorou muitos anos à AMD ter um CPU que em Gaming seja melhor do que um dual-core barato da Intel.
Isso diz muito das optimizações e de como o mercado dos jogos anda. Não antevejo grande boom para os R5 em gaming.
A intel não está a dormir e basta descer 50€ em todos os i5 que aperta o cerco na AMD ( para gaming ).

Eu estava a pensar trocar o meu 4690K por um 1700, mas para o que faço neste momento vou esperar mais um bocado. Para quem tem cpu's intel recentes, só em casos muito específicos compensa a troca.

A AMD já colocou numeros de vendas dos R7 neste primeiro mes ? seria interessante ver como se saíram em vendas na realidade e não apenas no hype train gigante que está montado na internet neste momento.
 
DDR4 -3200mhz 14-14-14-34 cr1
cachemem.png


DDR4-2133 12-12-12-28 cr1

cachemem1.png
 
Última edição:
Ora bem, apareceu-me um negocio que nao podia recusar... Portanto vou ser mais um a voltar ao dark side (depois dos saudosos tempos do SKT 939)!

Portanto entre esta semana e a proxima deve chegar ca a casa algo como isto:
MSI X370 Gaming Pro Carbon
Ryzen 1700
G.Skill Trident Z 16GB 3600

Depois deixo aqui alguns testes...
 
Malta uma duvida...

Pessoal que faz OC ao 1700, Esse Overclock por exemplo 3.9GHZ, o CPU fica sempre mas sempre a 3.9? ou é tipo TURBO? Só vai a 3.9 quando ex está um jogo a correr, ou converter um video?

É que no meu velhinho E8500 meti a 3.8, mas só ia lá em turbo mode. Ou seja, no windows etc o cpu " descansava "

É possivel ter o Ryzen 1700 a correr a 3.9 mas apenas quando se joga um jogo por exemplo?

É que pelo que estou a perceber o pessoal tem os CPUs a 3.9 mesmo em idle? Ou estou enganado?
 
Em idle baixa para 1.45GHz, como quando está stock.
Mas a voltagem fica fixa no valor que estableceres.
 
Última edição:
Eles todos são bons, o 1700 faz bom OC do tipo 3.7 ou 3.8 muito pouco ou com muita voltagem chegam 4.0ghz e tem ter bom cooler para arrefecer bem e tem obrigatório muito boa MBoard.
Com 1700 podes ter entre 3.6ghz ou 3.7ghz com 1.2v podes usar cooler traz origem e optar por uma B350 e poupas 60€ em relação ao x370
 
Tenho um H70, comprei usado e nem sequer usei. Sei que tem duas fans no radiador

A x370 a mais barata+r7 1700+ram 3000mhz

Consigo fazer oc 3.7 ou 3.8 e consigo tambem por a ram a 3000?

Era um bom combo acho eu
 
Uma questao um pouco random... Alguem aqui com um BeQuiet Dark (3 ou Pro) que tenha requisitado o envio das retencoes para AM4 atraves do site da marca?!
 
Algo que nunca tinha visto: resolver problemas de memória baixando a latência. :002:

Na preparação para testar umas memórias que cá temos, meti a bios oficial mais recente da Tomahawk, a 1.2.
Ora, o sistema que arrancava perfeitamente a 2666MHz com a 1.1 começou a mostra-me o dedo do meio com a 1.2. quando já estava a pensar que tinha ido de cavalo para burro com a BIOS, reparei que tinha o CL a 18 em vez dos 16 que funcionavam antes. Meti a 16 e já está tudo bem outra vez.
A ver se é desta que se consegue passar disto. :)
 
Bem acabei por istalar tudo de raiz e aqui fica o score do cinebench ainda sem qualquer OC e com o stock cooler...

A memoria foi um modulo OEM que a loja onde adquiri o CPU ofereceu gentilmente pois as que escolhi nao estavam em stock e apenas chegam amanha (coisas das lojas do UK)...

Oi0Xltz.png
 
Pessoal como anda isto em overclock , nao tenho acompanhado o topico , as bios ja melhoraram ou anda tudo nos 3.9/4.0?
 
Mais ou menos na mesma.
Mas não esperes melhorias nas frequências máximas, que já se percebeu que os CPUs são fisicamente limitados, nesse aspecto.
O que o pessoal masi espera da evolução das BIOS é estabilidade com menores voltagens e, acima de tudo, melhor suporte a velocidades de memória mais elevadas.
 
Back
Topo