Ryzen overclock - tópico geral

Acredito acredito, está MB no arranque se a velocidade das memórias falhar faz várias tentativas e depois arranca com os valores default, se não fosse assim tb teria de tirar a pilha, mas o meu cpu não se dá bem com as minhas Trident z de 3200 cl16.
 
Acredito acredito, está MB no arranque se a velocidade das memórias falhar faz várias tentativas e depois arranca com os valores default, se não fosse assim tb teria de tirar a pilha, mas o meu cpu não se dá bem com as minhas Trident z de 3200 cl16.


Essa "definição" na minha motherboard é só para feitio, a probabilidade de funcionar é 50/50. :-D
Eu agora com 3466mhz até estou contente, quero é baixar os timmings, o que se tem provado difícil... Basta descer algo que não tenho boot, já tentei 1t 2t, gear down on off, subir voltagem etc Nada parece funcionar para descer timmings e sub timmings, quanto mais subir a frequência. Acho que tenho que chegar á conclusão que não dá mesmo para mais.
 
Tudo correto, mas os primeiros ryzen não são grandes overclokers, o meu nem é muito mau, faz 3.8 com pouca voltagem, e o único fator de instabilidade são as memórias que não aguentam a velocidade anunciada de 3200. Mas a 3000 nas rams consigo os 3.8 no cpu com facilidade, mas neste momento tenho stock e aumento no ryzen master para 3.6 se for fazer edição de vídeo. Por isso o que aconselho é tentar os 3.6 e voltagem em auto e stressar o cpu, se for estável passar as voltagens a manual e ir reduzindo, até ser estável e com voltagem reduzida, de certeza que as temperaturas vão ser melhor que stock, visto que o auto é muito agressivo e vai por vezes a voltagens perto dos 1.4v, o que não devia.
Mas isso é o meu caso com um R5 1600 dos primeiros e com uma gigabyte ab350 gaming 3.
Tendo em conta que temos a mesma board, devo ligar/desligar alguma coisa?
 
Experimenta o ryzen master, e muda a frequência para 3.6 e faz uns stress test. Se for estável só assim vais a BIOS e vais reduzindo o offset da voltagem até ele começar a dar erros, aí aumentado um pouco e testa se ficar estável está bom.
 
R5 3600, quais são os valores de referência, para eu ter uma ideia, da voltage em OC a 4.3 ou 4.4.GHz?

Ao contrário das memorias, acho a voltage dos CPU muito mais confusa, ainda não percebi qual é a voltage máxima do meu CPU, só consigo ver o valor actual, nao o máximo, ou entao falhou-me algo. Seja como for o meu em stock vai até 1.39 em pico mas por muito pouco tempo, 1.36 +/- parece ser onde estabiliza se tiver a puxar por ele continuamente

No Ryzen Master a fazer OC, tem lá por definição o "pick voltage" de 1.275, tentei ir até aos 4.3Ghz assim e tive sucesso. Mas como me faltam referencias ainda nao percebi bem o que estou a fazer.

Aparentemente ele estará a usar mais voltage em stock a 4.2 que em OC (com a voltage controlada) a 4.3
 
Ora bem vamos lá.

Isto vai ser um post um bocado extensivo só bare with me.

O 3600 em modo automático oscila entre por volta de 0.1v (ou por aqui, o mínimo que vi no meu foi 0.7) até 1.5v, ora, esses 1.5v é o limite. O que não quer dizer que não vá ser atingido se o chip vir condições para isso.
Dai eu ser de opinião que fazer OC all core com um valor fixo de voltagem ser melhor tanto para a vida útil do CPU, como performance e temperaturas, ter um ryzen com voltagem automática e PBO ligado é um desperdício em performance como vários testes mostram factualmente.
É por isso que se vê tantos vídeos com clickbaits "UNDERVOLT FOR MORE PERFORMANCE", well, tecnicamente é verdade e vou tentar mostrar como fazer isto de maneira completamente segura porque ter voltagem constante all core PODE DEGRADAR o cpu, a voltagem automática sabe subir e descer para nunca danificar nada mas voltagem constante se for mal calculada vai degradar o CPU e não queremos isso e acho que muita gente neste tópico não leva isto a serio.
Para fazer OC all core num ryzen com voltagem fixa é preciso fazer isto que vou tentar explicar abaixo, caso contrario, PBO on e deixar andar, que apesar de ter performance pior que all core OC é mais seguro.

Como determinar a voltagem segura MAXIMA que se pode usar sem problemas num CPU ryzen, ou se vamos ser específicos FIT VOLTAGE:

- Configurar a motherboard na BIOS voltar ao modo totalmente automático (leia-se stock) e habilita o PBO (pode ser 200mhz).
- Abrir o HWINFO64 (Download gratis)
- Executar Prime95, Small FFT, cerca de 10 minutos.
- Por volta dos 10 minutos, reiniciar o monitoramento HWInfo (é o pequeno ícone de relógio na parte inferior da janela de Status do Sensor) e prestar atenção à tensão SVI2.
-O vcore mais baixo que ele adere é o fit voltage para esse CPU. O fit voltage é o vcore maximo seguro autodeterminada da CPU em altas cargas, ou seja, o vcore que é registado depois de 10 minutos é o vcore maximo seguro para esse cpu.

Agora daqui, pegas na tua voltagem máxima segura e vais testando.

Nunca facas OC no ryzen master. Nao aconselho nada.

EDIT: Edição e formatação.
 
Última edição:
Ando pela primeira vez nestas andanças após fazer á GPU um overclocking básico, fui experimentar no CPU no Ryzen Master, tenho um Ryzen 5 5600 e fez-me 4571 MHz a 1.365 Volts. Penso que seja bom ou não..? Tenho que me aventurar pela BIOS mas é melhor fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto

Edit: Temperatura máxima atingida em stress test foi de 70º em aircooling
 
Ando pela primeira vez nestas andanças após fazer á GPU um overclocking básico, fui experimentar no CPU no Ryzen Master, tenho um Ryzen 5 5600 e fez-me 4571 MHz a 1.365 Volts. Penso que seja bom ou não..? Tenho que me aventurar pela BIOS mas é melhor fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto

Edit: Temperatura máxima atingida em stress test foi de 70º em aircooling

Com o curve faço 4.6ghz com 1.18v
 
Boas,

Venho desenterrar este topico para pedir ajuda a alguém experiente em fazer OC a memoria RAM em sistemas ryzen.

Tenho um R5 1600 com cooler stock - provavel que seja das primeiras versões
Motherboard B350m Bazooka com ultima versão da bios instalada
Memoria Aegis 16GB 2x8GB um stick diz que é Hynix e outro Samsung
Instalei as memorias na ordem correta

Tentei todas as opções na Bios de XMP ou "try it" a 2400,2600,2800 e 2900 e nenhuma velocidade aguenta.
Faz o retry e reinicia umas 3 vezes até que volta a fazer boot com a memoria a 2100.

Tentei também o DRAM calculator e mesmo assim não consegui por nada que não seja stock a funcionar.


EDIT:

Tentei apenas com um stick com memoria samsung e aguentou o tempo que o deixei ligado, apenas para fazer boot.
Quando tento as duas juntas Samsung e Hynix não aguenta nem 2400, falta-me tentar a Hynix sozinha.
 
Última edição:
Consegui um OC muito bom no meu kit gskill aegis 3000MHZ CL16.
As voltagens não podem ser descidas mais, já tive o VDDP e CCD a 925mv mas tinha erros na config do anta777, com ambas a 950mv passa tudo.
Também não posso mexer nas timmings sem lixar a estabilidade.
As sub timmings já é outra historia, mas isso vai requerer mais tempo para testar, eu provavelmente consigo descer ligeiramente o tRC/tRFC e tFAW , ainda não testei isso.

IudBlzw.png
cachemem.png

stab.png


Em conclusão, puxei isto de 3000 para 3866mhz com o mesmo tCl.

Elas já tiverem boot com 4000 mas precisam de 1.45V e não estou confortável a usar isso diariamente. E para isso preciso de subir o tCl para 18, algo que não quero mesmo fazer.
 
Podes usar 1.45v diariamente, se tiveres uma fan apontada directamente às rams não é problema. De resto parece-me muito bem, tendo em conta que é um kit 3000.
 
Será? Isto não tem heatsink. Eu vou certamente puxa-las mais pq não consigo resistir :P Também já li historias de degradação em cjr com 1.45v.

Para daily estou contente com isto e vai ser o que vou usar, já está testado extensivamente, sei que está 100% estável.

Fun fact, estava com whea errors no teste de memoria OCCT (que é dos mais brandos), subi a soc de 1.1v para 1.15v os whea desapareceram. :clap:
De resto, passa anta777 extreme, mem86 (que já cheguei à conclusão que é mau, não apanha nada) e linpack.

Dos programas todos o teste do anta777 no testmem 5 tem-se provado o melhor, isto derrete as rams e denuncia logo instabilidades.

edit: Latencia ligeiramente melhorada:

0zG28bw.png


Agora, será que consigo subir os valores no l3 cache.. Esta-me a fazer comichao, vejo b-die com valores muito melhores.
 
Última edição:
Podias ter lido dois posts acima:
IudBlzw.png


Está tudo 1:1.

E 1T com GDM off.

Para ter velocidades melhores de l3 preciso de descer as subtimmings e timmings, mas já estão no limite.
para cjr até esta muito bom, mas gostava de subir um bcd mais. Tenho que testar.
 
Será? Isto não tem heatsink. Eu vou certamente puxa-las mais pq não consigo resistir :P Também já li historias de degradação em cjr com 1.45v.

Para daily estou contente com isto e vai ser o que vou usar, já está testado extensivamente, sei que está 100% estável.

Fun fact, estava com whea errors no teste de memoria OCCT (que é dos mais brandos), subi a soc de 1.1v para 1.15v os whea desapareceram. :clap:
De resto, passa anta777 extreme, mem86 (que já cheguei à conclusão que é mau, não apanha nada) e linpack.

Dos programas todos o teste do anta777 no testmem 5 tem-se provado o melhor, isto derrete as rams e denuncia logo instabilidades.

edit: Latencia ligeiramente melhorada:

0zG28bw.png


Agora, será que consigo subir os valores no l3 cache.. Esta-me a fazer comichao, vejo b-die com valores muito melhores.

whea errors é imc instável no ryzen, reduz para 3800mhz.

1.45v não é problema, mesmo sem ventoinha. Certos timings são mais sensíveis a temperatura, se as coisas estiverem no limites pode estar estável 30ºc e instável a 40ºC por exemplo.

Quando fizeres testes deixa algo a correr que usa a gráfica a 100% e não use cpu/ram (ex: mining). Isto vai simular worst case, o calor da gráfica vai de deixar a ram mais quente, se passar no teste está bom.
Convém ter bom airflow na caixa, por exemplo não metas ventoinhas exhaust no topo, o calor da gráfica vai passar todo pela ram.
 
whea errors é imc instável no ryzen, reduz para 3800mhz.

1.45v não é problema, mesmo sem ventoinha. Certos timings são mais sensíveis a temperatura, se as coisas estiverem no limites pode estar estável 30ºc e instável a 40ºC por exemplo.

Quando fizeres testes deixa algo a correr que usa a gráfica a 100% e não use cpu/ram (ex: mining). Isto vai simular worst case, o calor da gráfica vai de deixar a ram mais quente, se passar no teste está bom.
Convém ter bom airflow na caixa, por exemplo não metas ventoinhas exhaust no topo, o calor da gráfica vai passar todo pela ram.

Já não tenho whea's desde que subi a voltagem no soc. knock on wood

Eu bem queria 3800mhz, mas não dá, tenho um hole a 1900 fclk.
@Websync o teu tfaw pode ir até 24, já que tfaw = trrds x4

Podia jurar que era 34. Vou testar.
 
@Websync Há muita coisa ai que podes melhorar... E atenção que apertar tudo ao mínimo não significa performance, e podes ter instabilidade e não ter erros. É testar em jogos, situação cpu bound. aida64 como teste secundário.


Podes tentar:

RRDs 4
RRDl 6
tfaw 16

tWR 16
tRTP 8

tWTRs 4
tWTRl 8

tRFC2 e 4 errado. Pessoalmente deixava o trfc tudo auto com a ram que tens. Não vale o trabalho nem chatice a pequena redução que consegues.
 
Última edição:
Back
Topo