Ryzen overclock - tópico geral

SideWalker

Moderador
Staff
Ryzen 1700 da Zwame! :002:
ryzen.jpg


Review incoming!
Temos um combo Ryzen 1700 + MSI B350 Tomahawk.
Se tiverem alguma dúvida ou ponto que gostassem de ver abordado, digam! Que logo vemos o que se consegue fazer. ;)
 
Por enquanto, os 2133MHz CL15 assumidos por defeito (é o que os módulos têm no SPD). Espero que dê para espremer mais qualquer coisa.

@mata-pombos Vamos com calma. O menino não pode derreter. :D ;)
 
Eu sei que é pedir bastante mas há hipotese de medir o power draw e temperatura a stock e overclocked e comparar com um broadwell-e (qualquer) na mesma caixa, com o mesmo dissipador e a fazer o mesmo trabalho?
 
Vou responder ao que sei :)

Frequência das memorias?

Sobre as memórias vamos ter para já dois kits que já vêm a caminho validadas para usar com o Ryzen. Umas a 3000 e outras a 2400. As que estamos a usar são 3200 que funcionaram mas com os kits que vêm a caminho podemos aprender mais alguma coisa sobre o impacto da velocidade e timmings. Espero que pelo menos com o kit de 3000 se possa brincar um bocado.

qual cooler do cpu e versao bios da mb ? voltagem do cpu na bios ?

A motherboard ainda não teve nenhum update da BIOS. A versão é a que existe que é a 1.0.

Eu sei que é pedir bastante mas há hipotese de medir o power draw e temperatura a stock e overclocked e comparar com um broadwell-e (qualquer) na mesma caixa, com o mesmo dissipador e a fazer o mesmo trabalho?

Para já está numa benchtable porque também vamos testar alguns coolers. O cooler que temos é o da AMD que é uma boa surpresa e que vai servir para termos uma referência das temperaturas. O ruído é mais difícil porque só tivemos tempo €€€€ para comprar um medidor de ruído que começa nos 30 dB se a memória não me falha que é inútil na maior parte dos casos para o ruído dos sistemas em idle.
Mas temos um medidor de consumo e essa parte já é possível para o sistema todo claro.
 
Estava apenas a ver na página e estar a fazer testes com uma versão beta pode induzir em erro. Mas lá iremos :)
 
Honestamente acho que neste momento todas elas são beta. Umas mais betas que outras... :)

Até a AMD afinar o AGESA.

A gskill por ex tem kits 3200+ cl14 32gb e 64gb preparados mas não os mete no mercado até a plataforma estabilizar. Se não era rma certo sem as RAMs terem qualquer defeito (isto veio de um rep da gskill).

A seu tempo como dizes!

Eu já ficava contente em ter stock da mobo que quero em algum lado! Nisso a amd falhou e de que maneira não deu folga nenhuma aos fabricantes!
 
Última edição:
Ainda não percebi de quem é a culpa. A AMD já tinha prometido tantas vezes que os fabricantes de motherboards não esperavam tanta procura ou pode ser outra coisa naturalmente. Não tenho qualquer informação de um ou de outro lado.

Interessante a parte da G.Skill. Já faz sentido uma pergunta que tivemos.
Apesar de já termos o sistema desde sexta-feira estamos a ir especialmente devagar. Com os kits de memória para o Ryzen esperamos perceber melhor a diferença que faz e andar a experimentar settings em diferentes kits que supostamente deviam dar.
 
A questao que eu ponho e:

- Como e que e possivel a GSKILL ter kits optimizados para os Ryzen sem que as boards para os mesmos sejam eficientes?! Como e que eles testaram os kits?! Nao deveriam ter uma amostra generica das boards no Mercado para poderem fazer esse teste de estabilidade/compatibilidade?! Se sim, e se estao estaveis, porque nao as lancam entao?!
 
Os CPU é fazem os kit ddr4 pode funcionar bem num cpu e não noutro com mesma board.
E tens o oposto tambem. Kits que funcionam bem em determinada board e nao o faz noutra, mesmo que sejam do mesmo chipset (diferentes modelos/marcas)...

Hoje em dia a compatibilidade de hardware e muito maior, mas quem se lembra dos KITs DDR e DDR2 e das boards abit e DFI por exemplo...
 
A questao que eu ponho e:

- Como e que e possivel a GSKILL ter kits optimizados para os Ryzen sem que as boards para os mesmos sejam eficientes?! Como e que eles testaram os kits?! Nao deveriam ter uma amostra generica das boards no Mercado para poderem fazer esse teste de estabilidade/compatibilidade?! Se sim, e se estao estaveis, porque nao as lancam entao?!
Decerto que a gskill tem boards internas de desenvolvimento, e já andam em testes mt antes do lançamento dos ryzen. Eles querem é garantir que funciona no Real world.
 
A questao que eu ponho e:

- Como e que e possivel a GSKILL ter kits optimizados para os Ryzen sem que as boards para os mesmos sejam eficientes?! Como e que eles testaram os kits?! Nao deveriam ter uma amostra generica das boards no Mercado para poderem fazer esse teste de estabilidade/compatibilidade?! Se sim, e se estao estaveis, porque nao as lancam entao?!

Eles tem imagens no site com as velocidades ja anunciadas e capacidades como comprovativo.

Seja como for são todos parte interessada(amd,gskill,mobo makers), tem acesso ao lab da amd e acesso aos fabricantes das mobos para validação, com bios ainda em dev. Etc.

Tem de certeza acesso aos divisores de memória que a AMD já nos prometeu para breve ;).... Etc.
 
e comparar com um broadwell-e

Seria uma comparação interessante, de facto, mas infelizmente não mora cá nenhum desses. ;)

Quanto às BIOS Beta, confesso que experiências com elas em boards sem dual-bios não me atraem muito.
A menos que surjam problemas que só se resolvam com uma delas, acho sempre preferível esperar por versões finais.
 
Quanto às BIOS Beta, confesso que experiências com elas em boards sem dual-bios não me atraem muito.
A menos que surjam problemas que só se resolvam com uma delas, acho sempre preferível esperar por versões finais.

Medricas :P

Agora a sério, era porreiro veres de a actualização tinha melhorias no OC e frequência das memórias. Ainda por cima parece que a frequência das memórias pode ser bastante importante na comunicação entre cores.
 
Back
Topo