Ryzen overclock - tópico geral

Nao sao picos. ha board ainda mal calibradas nas voltagens e os Ryzen de 2a geracao ficam com voltagens acima do normal... A minha MSI ficava com voltagens de 1.4V em stock...
 
Uma coisa é voltagem permanente, outra são picos.
Com o PBO/XFR, muitos 2700x/2600x tocam nos 1.45v mas é muito diferente tocar esporadicamente de estar permanentemente a 1.45v.
O meu 2600x é um bocado assim, picos de 1.40 e qualquer coisa, mas acho que em load 'light'/ só 1 ou 2 cores, quando é load a sério/todos os cores a voltagem (e frequência) é inferior.
Agora não estou no desktop para testar/confirmar, mas acho que é isso.
 
@Vita27 a melhor maneira é deixares o XFR/PBO fazerem o seu trabalho. Define a voltagem do soc num valor fixo (1.0v, por exemplo) e coloca um offset negativo para o vCore de 0.05v. Se estiver estável, experimenta 0.075v. Depois 0.1v.
 
Pessoal, bom dia.
Estou utilizando uma Bios Mod, pois minha Biostar X370GT7 não tem uma Bios original que tenha a opção Pstate.
Quando eu faço um over somente pelo pstate0, consigo [email protected] estável (Tela Bios - https://imgur.com/DipwoQW), mas como eu queria que quando eu estivesse com o PC em stock a voltagem caísse, resolvi testar habilitando os pstate 0, 1 e 2, sendo que só fiz over no pstate0 e 1 e 2 em Custom (default) e os outros desativados (default - https://imgur.com/pAVfUP2). Após salvar toda configuração a máquina não deu vídeo, erro 58 na placa mãe. Cheguei até aumentar mais um pouco a tensão, mas nada de dar vídeo. Então deixei os pstate 0, 1 e 2 em Custom (default) para testar se iria dar vídeo (https://imgur.com/AV8W9ZP), deu vídeo normalmente. Cheguei a conclusão que tenho que ver qual é a melhor opção para games, se [email protected] ou deixar os pstates (0, 1 e 2) em default mesmo. Gostaria da opinião de vocês.
Setup: Biostar X370GT7 / R7 2700 / DeepCool Lucifer V2 / EVGA GTX 970 SC / 2x8G HyperX Fury HX424C15FB2 2400Mhz @2933Mhz Cl 14-15-13-30
 
Boas pessoal

Acabei de montar um Ryzen 5 2600 + MSI B450M Pro-vdh max + 2x4gb corsair lpx 3000mhz CL15, bios atualizada, as memórias pelo xmp fazem 2933mhz 16-17-17-35 com command rate a 2T.

Não estou a procura de fazer "overclock" mas de normalizar e optimizar as coisas, então aproveitei o xmp profile mas coloquei os timings 15-17-17-35 com 1T e 1.35v na voltagem da dram. Ainda não testei com jogos, mas AIDA64, e uso normal não parece ter qualquer problema, recomendam mais alguma coisa ou há algo que tenha feito mal ?

Mais para a frente pergunto pelo cpu para o colocar a 3.9ghz ou 4.0, se devo usar override ou offset e quanto com o stock cooler. :-D:-D
 
Última edição:
Boas!

Tenho o PC que está na assinatura.

O 3700X em overclock normal pode ir até quanto??

Com a Asus TUF Gaming X570-Plus.

Não vou fazer já overclock, mas é para ficar com uma ideia. E será que o stock cooler não aguenta?

Edit: se é que dá para fazer overclock ;)
 
Última edição:
Tenho um Ryzen 5 3600 e cooler não aguenta com cpu onde chega oc ou activa turbo , Portanto o do Ryzen 7 3700x pode também não dar para oc ou manter temperatura decente.
Verifica temperaturas das vrm é que dá potência oc no Ryzen.

O que quero saber é se dá para fazer OC. Se sim, até quanto mais ou menos?

Já li por aqui para "esquecer" o OC ao 3700X.

PS: nos Ryzen não faço a mínima ideia como seja feito o OC. No meu antigo i5 6600k estava por dentro do assunto, depois de o @MrWolf me ajudar em março de 2017.
E uma coisa é certa, ficou um OC a 4.5Ghz super estável(nunca crashou) até ao passado sábado. Que foi quando comprei o meu 3700X.

Edit: qual é a nomenclatura das VRMs no HWiNFO64?
Para ver as temperaturas...
 
boas
desculpem se o assunto foi batido mas não encontrei.
Estou para comprar umas ddr4 para overclock numa board x570 itx e tem suporte até 4700mhz.
Posso comprar umas 3600 cl16 ou umas 4000cl18.
Já vi que mais do que 3800mhz é desperdício e até contraproducente mas fico à nora do porquê das velocidades suportadas. Pelo que li o ideal seria 3766mhz com latencia mais baixa possível.

alguma explicação? para escolher entre 4000cl18 ou 3600cl16 o que é melhor?
Obrigado
 
@truclas Talvez isto ajude a perceber:

Robert Technical Marketing AMD disse:
There are three clocks in Ryzen you can control. Well, four.

  1. Core clock. The MHz of your CPU.

  2. Fabric clock, or "Fclk." Adjustable in 33MHz steps to anything you want.

  3. Memory controller clock, or "Uclk."

  4. Memory clock, the speed of your DDR4, or "Mclk."
Up to DDR4-3600, the fclk/mclk/uclk are in a 1:1:1 ratio. So if you enable an XMP profile for DDR4-3600, you will have 1800MHz for all three clocks. This is automatic. If you go one step above DDR4-3600, say DDR4-3633, the ratios change. This, too, is automatic.

When the ratio changes: Fclk will be auto-set to 1800MHz, and mclk will automatically become 2:1 uclk instead of 1:1. So, let's say you're running a DDR4-4000 kit. That's 2000MHz mclk, 1000MHz uclk, 1800MHz fclk.

You can change the uclk:mclk ratio back to 1:1 in the BIOS if you want. And some samples will be tolerant to raising the fclk past 1800MHz. An overclocking challenge for people to try ( warranty void woop woop ). :)

What I've described as the uclk has been erroneously described as the Infinity Fabric in many articles. Mclk:uclk are always 2:1 or 1:1, but the Fabric can be anything at any time.

A minha escolha seriam as 3600 cl16.
 
Peço desculpa se a minha questão já tiver sido respondida nestas 60 páginas.

Tenho Ryzen 5 1600 + Gigabyte AB350 Gaming 3 + 2x8Gb G.Skill Aegis DDR4 3000

Como estou com stock cooler queria fazer um OC cauteloso. Há algum tutorial para totós que possa usar?

Obrigado e bom ano!
 
Back
Topo