Ryzen overclock - tópico geral

Peço desculpa se a minha questão já tiver sido respondida nestas 60 páginas.

Tenho Ryzen 5 1600 + Gigabyte AB350 Gaming 3 + 2x8Gb G.Skill Aegis DDR4 3000

Como estou com stock cooler queria fazer um OC cauteloso. Há algum tutorial para totós que possa usar?

Obrigado e bom ano!
Com stock cooler nao vais consegiur fazer oc nenhum.
 
Tenho lido vários relatos de gente que faz pequenos oc neste processador com stock.
A minha ideia era fazer também um oc muito limitado, até porque tenho medo de rebentar com o material.
 
Tenho lido vários relatos de gente que faz pequenos oc neste processador com stock.
A minha ideia era fazer também um oc muito limitado, até porque tenho medo de rebentar com o material.

Pensava que estavas a falar do 3600. (ler na diagonal) Nesse caso, o melhor é procurares pessoas que já tenham feito com o stock e tentar replicar esses resultados e estar atento ás temps.
 
Pois, por isso mesmo é que estou aqui à procura de quem me dê umas dicas, já que oc nunca foi a minha praia e tenho muito amor ao material.

Com uma pesquisa estive a ver que 1.3v/1.35v com uma frequência de 3.8ghz é um bom sitio para começar. Again, está atento é as temps, corre algo como prime95.

Diria para estares descansado, se nunca passares dessas voltagens, "brinca" com a frequência até estares estável com essa voltagem.
 
Também podes mexer na LLC para mudar o Vdroop/Vboost. Também podes usar o modo offset para fazeres OC mas visto que estás a começar não é algo que te aconselhava até estares mais confortável com a coisa, há mais coisas para otimizar o OC que também passa pelas memorias, outras definições da motherboard também podem ajudar dependendo do modelo etc

Mexer na voltagem e mexer na frequencia é o primeiro passo, encontra estabilidade ai primeiro.
 
Para chegar a 3.6, por exemplo, é preciso mexer na voltagem? Não posso apenas mexer no multiplicador?

Podes deixar a voltagem em automático, subir a frequência all core para 3.6ghz e ver se o sistema é estável, sim. Há uma boa probabilidade de estar estável mas nao esperes isso propriamente. Nao te esquecas de desligar PBO tambem.

Usa aida64 ou prime95 para fazeres um stress test, se falhar, começa a por introduzir 1.2v, que é, perfeitamente seguro. Até porque, o teu cpu em voltagem automática muitas vezes vai aos 1.3v.
Está sempre atento ás temps, se passar dos 90c nao estás como queres, 85c era o máximo do máximos que aceitava em stress tests para ryzen e mesmo isso já me faz torcer o nariz, ideal para mim é 70/75c em stress e 60/65c a jogar mas ryzen aguenta bem mais que intel em termos de carga térmica por isso não te preocupes muito, mas claro está, quanto menos calor, melhor.
 
O meu 1600 faz 3.8 com 1.272v e estável, para 3.6 nem há que se preocupar, é meter 3.6 e depois ir baixando a voltagem, pois o auto muitas vezes sobe dos 1.35v, é colocar a frequência desejada e procurar a voltagem ideal.
 
O meu 1600 faz 3.8 com 1.272v e estável, para 3.6 nem há que se preocupar, é meter 3.6 e depois ir baixando a voltagem, pois o auto muitas vezes sobe dos 1.35v, é colocar a frequência desejada e procurar a voltagem ideal.

depende de cpu para cpu, pode ser estável para ti e não estável para ele.

all core oc =/ boost que o pbo dá para mandar alguns cores para 3.6.
 
Se for o 1600 não tem pbo, dei o meu exemplo como isso mesmo um exemplo, se é para 3.6 isso é fácil no R5 1600, Mesmo deixando a voltagem em auto e mudar a frequência para 3.6 vai dar.
 
Se for o 1600 não tem pbo, dei o meu exemplo como isso mesmo um exemplo, se é para 3.6 isso é fácil no R5 1600, Mesmo deixando a voltagem em auto e mudar a frequência para 3.6 vai dar.

Nao tem pbo mas tem interactive boost, dá boost de acordo com voltagens e temps, o boost não é para todos os cores também na grande esmagadora parte dos casos com stock cooler.

O teu erro é pensar que o boost é o mesmo que all core oc, a tua afirmação:

Mesmo deixando a voltagem em auto e mudar a frequência para 3.6 vai dar.

Isto não é correto. O vcore automático pode não aguentar 3.6ghz all core, até porque, a voltagem do vcore automático com boost nunca é usada nas mesmas condições que a voltagem do vcore all core é utilizada (o boost só é feito em condicoes especiais se temp o permitir), estas a falar de duas coisas diferentes e aplicar o mesmo método.

Claro está, se estiver estável em automático, o melhor é sempre baixar o vcore até ficar estável, mas como disse, todos os cpus são diferentes e a tua experiencia pode nao ser a experiencia dele.
 
Tudo correto, mas os primeiros ryzen não são grandes overclokers, o meu nem é muito mau, faz 3.8 com pouca voltagem, e o único fator de instabilidade são as memórias que não aguentam a velocidade anunciada de 3200. Mas a 3000 nas rams consigo os 3.8 no cpu com facilidade, mas neste momento tenho stock e aumento no ryzen master para 3.6 se for fazer edição de vídeo. Por isso o que aconselho é tentar os 3.6 e voltagem em auto e stressar o cpu, se for estável passar as voltagens a manual e ir reduzindo, até ser estável e com voltagem reduzida, de certeza que as temperaturas vão ser melhor que stock, visto que o auto é muito agressivo e vai por vezes a voltagens perto dos 1.4v, o que não devia.
Mas isso é o meu caso com um R5 1600 dos primeiros e com uma gigabyte ab350 gaming 3.
 
Tudo correto, mas os primeiros ryzen não são grandes overclokers, o meu nem é muito mau, faz 3.8 com pouca voltagem, e o único fator de instabilidade são as memórias que não aguentam a velocidade anunciada de 3200. Mas a 3000 nas rams consigo os 3.8 no cpu com facilidade, mas neste momento tenho stock e aumento no ryzen master para 3.6 se for fazer edição de vídeo. Por isso o que aconselho é tentar os 3.6 e voltagem em auto e stressar o cpu, se for estável passar as voltagens a manual e ir reduzindo, até ser estável e com voltagem reduzida, de certeza que as temperaturas vão ser melhor que stock, visto que o auto é muito agressivo e vai por vezes a voltagens perto dos 1.4v, o que não devia.
Mas isso é o meu caso com um R5 1600 dos primeiros e com uma gigabyte ab350 gaming 3.

Tranquilo. O que estava a dizer é que o vcore automático é usado para a utilização normal do cpu e boost, esse mesmo vcore automático pode não ser o suficiente para aguentar um all core oc, mesmo a 3.6ghz. Mesmo que 3.6ghz seja a frequência do boost, esse mesmo boost não é realizado constantemente nem em todos os cores (algo como hwinfo demonstra isto bastante bem) ao contrario do que acontece no all core oc que os cores estão 24/7 a 3.6ghz (claro que ha deep states etc) agora claro, a probabilidade de estar estável é substancial mas não contava com ela propriamente.

Quanto a memorias... Se te dissesse quantas vezes já abri a minha caixa e tive com a pilha da mb na mão não acreditavas em mim. :P
 
Back
Topo