S.M.A.R.T. status bad

raVemjr

I'm cool cuz I Fold
Boas, recentemente o meu pc anda a arrancar com esta mensagem, que supostamente significa que o disco está a dar o berro. No entanto, já li que o S.M.A.R.T. nem sempre é de fiar, e consegui puxar uma ferramenta de diagonóstico, mas que só corre em modo DOS.

Será o S.M.A.R.T. tão duvidoso assim? Se sim, como é que consigo fazer com que a minha pen boote?
 
depende do computador, e da versão da BIOS que tens instalada... nem todas as bios suportam arranque por dispositivos usb.
anyway, precisas de bootar o que da pen?

Ja agora, creio que o SMART é uma funcionalidade desactivavel pela bios. podes procurar por la qualquer coisa.
Não creio que seja boa politica desactivar esta funcionalidade, porque se ele te esta a dar esse aviso, não ha de ser por bons motivos. E recomendava-te que, a desactivar, fizesses um backup dos documentos importantes, e fosses usando o computador à espera do ultimo dia do disco..
 
anyway, precisas de bootar o que da pen?

Queria bootar o DOS, para depois poder correr um programa de diagonósticos. O problema é que não tenho cd's comigo nem drive de diskettes, logo uma pen é a única opção.

E sim, a minha mobo consegue bootar de USB...
 
Última edição:
Ja me aconteceu ter confiado no SMART, e de um momento para o outro um dos meus discos (um Seagate de 400Gb) desintegrou-se por dentro. A sorte e' que nao tinha nada de importante nesse disco.

Mas olha que existem utilitarios do Windows que tambem servem para verificar o estado do disco atraves do SMART, se estiveres com duvidas acerca da veracidade da mensagem da BIOS.

Eu teria mais duvidas se essa mensagem fosse pelo SO do que pela BIOS, ja que pela BIOS implica algo mais low level, logo na teoria um alerta pela BIOS seria mais de fiar.
 
Tou a ver que um mal nunca vem só...a do portátil e do desktop ao mesmo tempo...enfim.

Não tenho por aqui um cd de XP (corro o Vista), por isso não tenho essa opção.

Algum conselho para um novo HDD de 400GB+ ?
 
Última edição:
Back
Topo