S.O. para Celeron 266 @300mhz

R4E, XP modificado com nLite. Fica menos pesado que W2K. Ainda recentemente meti um K6-2 350 c/ 256 MB com esse setup, e estava ok. Calculo que com os 192MB não fique muito diferente, basicamente pq consegues o XP a consumir entre 60/80 MB de base, logo nunca vais estar a pastar memória virtual só pelo OS em si...

Por acaso não tens ai uma lista o q desactivaste pois não ?!? e quais os tweaks que usastes .

thks
 
instalei uma vez o XP no meu PII 266, 128ram, e... é inutilizavel :P Mt tempo a abrir leva uns 15 segundos a abrir o menu "start" :/ enfim... não da. Linux corre bem nele :) senão... w2k como ja foi referido :)

Eu tenho um Pentium 233 MMX e um PII 300 ambos com 128MB de ram a correr o XP SP2, que são utilizados para Office 2003 e funcionam perfeitamente. Tive foi de tirar a bonecada toda visual no painel de controlo e ter a correr de inicio apenas o essencial: antivirus e firewall, nada mais.
 
Eu tenho um Pentium 233 MMX e um PII 300 ambos com 128MB de ram a correr o XP SP2, que são utilizados para Office 2003 e funcionam perfeitamente. Tive foi de tirar a bonecada toda visual no painel de controlo e ter a correr de inicio apenas o essencial: antivirus e firewall, nada mais.

que antivirus e firewall usas ?
 
Para esse pc aconselho antes o win 98 e muito melhor para esse, o win 2000 ate e mais pesado k o xp, pra isso antes do 2000 mete o xp, nada cm experimentar.
 
Uma boa solução é o windows 2003 web edition e o patch para retirar os serviços.
Fikou perfeito num celeron 466 com 128 de ram,a correr servidor de TS
 
pois... também gostava de saber.. nao sei o que activar/desactivar... e nao quero fazer m***@

Usei o nLite (obvio...).

System Restore e Indexing Service são os mais "broncos" (alem da utilidade ser no minimo questionável...).

Messenger, DLTC em quase todas as boxes que me lembre, IMAP CD-Burning, Fax Service onde não fossem necessários.

O WFP/SFC tambem costuma ir "cús porcos", mas não aconselho a quem não tenha á vontade com a coisa, pq o Windows deixa de se conseguir proteger a si próprio (e dai...).

Desligar os "Visual Enhancements" (...) e mudar para Classic Mode.

A questão é que o nLite não tem uma receita para toda a gente. Isso é mesmo o Windows base. A partir dai tiras o que não te interressa.

É só perguntares a ti próprio "Preciso disto?". Se a resposta for sim, deixa estar. Se for não, siga para bingo. O pior que podes fazer é ficar com um Windows em que falta alguma coisa. Reinstalação e pronto.

Tambem só custa as primeiras vezes.
 
Eu tenho um celeron 333 com 128mg de ram e winxp muito lite e 4.2gb de disco e GF4 MX440

Basicamente retirei quase tudo mesmo, deixei o basico, pois como é para um media center, apenas era mesmo para inicar o OS. (retirei mesmo muitas partes e vermelho do nlite). Depois coloquei uma cena que o Meedio queria e esta a bombar, drivers da grafica e mais nada)

Agora, o nlite diz tudo lá, depois, sempre podes usar um emulador para testar o OS final, por isso, toca a experimentar. (ainda podes colocar toda a informação que tens de colocar quando instalas o OS que é uma seca, assim, é colocar o cd, selecionar formatar disco e mais nada)

O meu depois de inicar fica com 60mg de ram, e é o winXP media center, foi para testar, depois vou colocar o winXP que deve ficar com menos.

O mal do pc, é o disco, coloquem um BOM disco, pois os antigos são muito lentos, eu vou colocar um de 60gb, já da bem uso a todo o potencial da board.

Para texto, sempre podem tentar o Openoffice, é livre e deve ser mais leve que o office.
 
overclock para 412mb

OC???? :|
_________________________________________


Pah.
tenho na sala um pc com a seguinte conf:
Pentium3 500Mhz Slot A
Intel 440BX/ZX (axu)
320Mb Ram (apesar que xeguei a ter o Sistema só com 192Mb)
GF Fx5200
Creative Sound Blaster 128PCI

e digo te! até a cerca de 4 meses era a minha maquina de jogos!
NFS MW, PES5, GTA SA, HL2, Fifa 06, Morrowind, outros mais!!
corria td! e aceitavelmente! (cerca de 10-15 fps, á excepção do SA e o MW em zonas mais paradas e o FIFA 06)

tenho lá o Windows XP com os serviços que não sao necessarios desligados, como antiVir tenho o AVG para nao consumir recursos e bomba!!


no teu caso até podias por o XP pois tinha um tio meu com um P2 a 300Mhz que tinha lá, mas era P2 e não celeron que sao sem duvida mais fracos...

das duas uma:

Windows 2000 SP4
ou entao uma disto do linux, e ao contrario do que disseram, não precisa de ser levesinha, pois o linux não tende a ser pesado, dpende é do trabalho que lhe podes dar..

cumps
 
sim
usei mto tempo um celeron 266 com overclock pra 412 e era porreiro
talvez com a performance dum p2 333-350

nao deve ser tanto... Celerons anteriores ao 300Mhz não tem Cache L2

so a partir de 300Mhz... Existe o Celeron 300 e o Celeron 300A, este ja tem 128kb de cache

CPUmark 99 o Celeron 300 obteve 13.7 valores, o Celeron 300A 20 e poucos valores :p

Celeron sem cache... nah!!! um Pe a metade da velocidade deve ser mais rapido :x2:







Relativamente ao SO, vou ver se Tweako o XP
 
Boas,
Eu tenho um P2 350mhz a correr o windows XP sp2(normal) + office 2003, usa-s bem mas nota-se que é pesadote. Tenho tambem um portatil antigo P1 133mhz e 64mb ram a correr um windows alterado e surpreendentemente corre bastante bem, diria mesmo que assemelha-se ao 350.Contudo como aquele portatil tem uma placa d rede card bus 16bits já não é suportado pelo XP e tive de mudar pa win2000.

Se tiveres uma key do xp, procura na net o Windows XP tiny (acho q é esse o nome) vem ja alterado através do nlite. Bastante leve, acho q usa sensivelmente 43mb ram.
 
Última edição:
Boas,
Eu tenho um P2 350mhz a correr o windows XP sp2(normal) + office 2003, usa-s bem mas nota-se que é pesadote. Tenho tambem um portatil antigo P1 133mhz e 64mb ram a correr um windows alterado e surpreendentemente corre bastante bem, diria mesmo que assemelha-se ao 350.Contudo como aquele portatil tem uma placa d rede card bus 16bits já não é suportado pelo XP e tive de mudar pa win2000.

Se tiveres uma key do xp, procura na net o Windows XP tiny (acho q é esse o nome) vem ja alterado através do nlite. Bastante leve, acho q usa sensivelmente 43mb ram.

ha alguma maneira de adicionar lingua portuguesa a um windows xp em ingles? os portateis da XP vem com o XP pro em Ing e adiciona um adoon para PT que parece ser official!!!

tive a usar o nlite e não consigo fazer uma versao que ocupe 40 e que MB de ram.... nem parecido, é o dobro :S

alguem tem um XP SP2 PT lited a ocupar uns 50mb ram ou parecido?
 
O meu XP SP2 que uso para os testes de AV's costuma andar pelos 60MB+-. Mas é mesmo uma coisa minimalista. Bom, não é assim tão minimalista, visto que o meu de trabalho é o mesmo ;D
 
Back
Topo