S.O.S. HDD pifou...

Koky

Power Member
Tenho um disco rígido Seagate 80Gb.
O meu irmão andou aqui a inventar e agora não me detecta o disco.
Quando ligo o pc ouço um barrulho repetitivo constante da agulha do disco como se fosse um vinyl riscado e sempre a voltar pra tras. Ja o coloquei noutro pc com outro disco com OS mas no windows nao o detecta...

Tenho toda a minha vida informatica naquele disco! :005: :005: :005:
O que me aconselham a fazer?
SOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS :'( :005:
 
acho k n preciso dizer isto mas pronto:

Tens a noção k esse disco bateu as botas?? Ou tens sorte e isso reanima assim do nada ou gastas rios de dinheiro numa empresa k recupere parte dos dados.

Mas deixa k venha kem sabe + do k eu e te diga se existe maisalgm hipotese de reanimar o bixo
 
já tentaste os utilitários que a seagate disponibiliza? podes sempre tentar..

se mesmo assim não tiveres sorte.. ( que é provável que não, visto ele nem te detectar o disco)... tens sempre mais uma hipotese..

Atira com o disco à cabeça do teu irmão 5 x´s... e dps experimenta.. isto antes de ele ir para o hospital.. se mesmo assim o disco não for detectado, espera uns 10 ou 15 minutos antes de chamares a ambulância e vai dando assim uns xutos no teu irmão até te sentires calmo... e pronto.. e compra um disco novo..

P.S. - Tb podes sempre comprar um irmão novo.. LLOOLL...
 
Baaaddd....

Poix, não querendo ser mau, mas provavelmente bateu memo a bota. Lamentavelmente não é coisa que ache estranha nos Seagate de 80G. Dos 4 que tive só 1 ainda está a funcionar bem, o resto já ganhou ida e volta á fábrica...

Como alguem sugeriu, usa as tools de diagnostico da Seagate e corre uma ou duas vezes os testes em modo completo. Se falahar alguma vez que seja, podespensar em mandálo para a Irlanda. Ainda deve ter garantia.
 
Oi pessoal...

Não tenho backups de nada... :005:
Quanto à hipotese de atirá-lo contra a cabeça do meu irmão, nem pensar pois ele tem a cabeça mais dura que o disco e tenho medo de estragar ainda mais do que já está.
Vou entao correr os utilitarios da Seagate e ver no que dá...

Obrigado a todos...
 
Mais uma coisa:

Alguem já teve a experiencia de mandar o disco para aquelas empresas q recuperam dados? Se sim, ou se sabem, isso fica muito caro? A ideia que eu tenho é que até me vão levar as cuecas....

Cumps
 
Podes sempre tentar meter o disco no congelador, dentro dum saco de plástico claro pra nao haver problemas, e depois tentar, MUITO RAPIDAMENTE, instalar o disco e copiar tudo pra outro disco qualquer...

Isto parece brincadeira mas não é...
 
Vou esperar por segunda feira e leva-lo a um tecnico pra ver o que o gajo diz.

Mas de qualquer forma ficam registadas as vossas ajudas e em desespero vai valer tudo.

cumps
 
As tools de diagnostico da Seagate não me ajudaram nada, visto q o disco não é detectado.

Reparei que quando ligo o disco com o cabo IDE, não posso ter mais nada neste cabo pois tb não é detectado...

Já lhe dei umas pancadinhas de amor mas continua com o barulho... Entretanto devo passar pra hipotese do congelador, isto funciona?
Já tenho quase a consciência que perdi tudo...
Alguém sabe mais alguma solução possivel?

Obrigado pessoal!
 
A hipótese de instalares a parte electrónico de um disco idêntico pode resolver o problema, MAS apenas se o problema estiver na placa electrónica, pois se o problema fôr mesmo na parte mecânica dos discos e/ou agulhas, ou mesmo o motor estás mesmo com azar. De qualquer forma se os dados que tens no disco são VITAIS para ti, se fosse eu, ainda arriscaria a tentar comprar um disco idêntico em segunda mão e instalar a parte electrónica no teu disco.

Agora especulando um pouco: O teu irmão fez exactamente o quê ao disco? O que é que ele estava a tentar fazer? Se o que ele esteve a fazer foi por exemplo alguma tentativa de overclock exagerada, poderíamos suspeitar que a avaria estivesse mesmo na placa electrónica controladora do disco. A mim já me aconteceu isso uma vez com um disco de 4GB num sistema socket7 em overclock. De um momento para o outro o disco deixou de ser detectado, mas como não tinha dados importantes e o disco era mesmo para testes acabou como cobaia para autopsia. Agora se o que o teu irmão fez foi deixar cair o disco, aí a possibilidade de dano pelo menos na parte mecanica do disco, a coisa torna-se muito mais complicada.

Qual o modelo exacto do disco duro?

Tenta saber o que o teu irmão estava a tentar fazer e/ou fez exactamente.
 
nao tens um amigo com PC onde possas tentar verificar o estado do disco?

pouco provavel que consigas alguma coisa nova, mas imagina que realmente funcionava e é alguma coisa com a tua MB ou Até mm o IDE, na sei...tentar n custa

eu tb n gosto de ter coisas no PC sem ter os backups, isso aconteceu-me uma vez, tive algumas 2 semanas a tentar ver o que fazer ao disco para recuperar informacao, coisas que la tinha...nao consegui...fui a rua, peguei numa pedra da calçada, parti aquilo tudo e botei no lixo...senti-me um pouco melhor...era um seagate 5400rpm de 10GB

dd entao que nao tenho nada no PC de importante que nao esteja DVD backup

boa sorte com essa situacao, vai dando noticias

um abraço
 
mas e preferivel dar-lhe pancadinhas para as cabeças arranharem os discos e depois ficar mesmo tudo a arder .... vao logo para a solução mais irracional ....

por norma os discos qd não são detectados o problema e electronico ....
 
Se nao queres pagar rios de dinheiro, podes sempre comprar/arranjar um disco que seja modelo EXACTO do teu.

Troca-lhes a controladora.
Se dizer que se ligas mais alguma coisa no mesmo canal IDE e essa coisa nao é detectada, entao pode ser que até tenhas sorte e tenhas simplesmente a controladora queimada.

Se queres ir by the REAL Hardcore Way, arranja uma estufa esterilizada e imune ao pó, uma bracelete antiestatica, abres o disco (caso o truque da controladora nao tenha funcionado), e trocas o circuito de controle das agulhas que tens aí dentro.

Se mesmo assim não funcionar, deita ao lixo. Nem vale a pena tentares mais nada.
 
Oi pessoal, antes de mais obrigado pela atenção.

Respondendo as questoes colocadas, já experimentei o disco em varios pcs, mas nada! O disco é um Seagate Barracuda 7200.7 80Gbytes, ST380011A. Não sei ao certo o q se passou com o disco.

O meu irmão disse-me que o tirou do meu pc e o ligou no dele. Mas sei que ele não o colocou devidamente no suporte pros discos na caixa. Deixou-o no "chão" da caixa do pc. Por isso penso que poderá ter sido um curto circuito na chapa da caixa, visto que o disco por baixo não está protegido e tem a placa dos circuitos a mostra. Por outro lado o barulho que ele faz, parece-me um problema mecânico... Por isso é q segui o conselho q m deram e dei umas pancaditas, mas sem abusar.

Sei q devia ter backups, andava a poupar $$ pra um gravador de DVDs q ia comprar agora, mas parece q o $$ vai ter de ser pro um novo disco....

Amanhã vou a um tecnico pra ver o q ele diz...

Obrigado e eu vou dando noticias do desfecho...
 
Koky disse:
Já agora, alguém sabe se as placas controladoras dos discos Seagate de 80 sao iguais aos de 120 ou 160 Gb ?


não....

as vezes nem dentro dos discos com o mesmo tamanho (pode variar nas revisoes de hardware), por isso é que tem de ser um modelo com referencia _IDENTICA.
 
Back
Topo