1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[S.O.S] Windows xp caput lol

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por pulups, 18 de Agosto de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 688)

1. pulups

pulups Power Member

Bem malta estou aqui outra vez para vos pedir ajuda com um problema que acabou de me acontecer, sinceramente, nem sei se ei de rir ou de chorar..

Então a historia hoje começou que eu lembrei me:" hum.. devia instalar o archlinux numa partição nativa que isto na virtualbox diz aqui controlador de som nulo, provavelmente não configurei bem e agora também já não dá... humm bem para criar agora uma partição ou formato tudo ou crio as partições de raiz, ou como um amigo meu já tinha dito dá para criar partição depois de já estar tudo feito e montes de coisas instaladas, pensei humm ele arranjou me este programa a tempos para fazer o manage das partições ( paragon hard disk manager ) não me apetece estar a espera que ele venha a net para me explicar, estou aborrecido vou por mãos a obra:)"

Abri o programa e vi la tools para mandar defragmentation, pensei humm faz sentido ter de fazer defrag antes de fazer uma nova partiçao, pois se o objectivo é separar uma parte convem que todos os dados estejam arrumadinhos, entao pronto la o mandei fazer defrag a minha partiçao actual onde tenho o windows e todos os programas instalados ( a outra que tenho é para guardar musica,filmes,imagens,etc) ele mandoume fazer reboot,la o fiz, quando ele estava a fazer o boot entrou la num sitio sem chegar ao windows onde ele faz o defragmentation, inicialmente ate estava contente em 5 minutos chegou a metade da barra do overall process, mas passado 40 minutos ja so tinha avançado mais um quarto e ainda dizia que o tempo para acabar eram mais 20 minutos ( mas eram 20 minutos que nao desciam so aumentavam lol) eu farto de tar para aqui sem fazer nada, como dizia la em baixo do not reset or shutdown to avoid data loss / ctrl+c or esc to abort de process, eu la carreguei no esc e depois de o esc não fazer nada carreguei ctrl+c e nada também, a partir dali nem aquilo saia do processo nem continuava a faze lo, eu sei que la dizia para não fazer reset para não perder data mas eu pensei, há isto deve ser como desligar o pc pela ficha, bem não faz, mas só quando se faz muitas vezes é que faz mal

Quando ele estava a carregar o xp, mandou um bluescreen com um erro e fez logo reset nem deu tempo para ler o erro, depois de ele reiniciar varias vezes, pensei para mim " já f**i esta mer** toda :(" pensei, bem la vou ter então que formatar, mas primeiro tenho que fazer backup de alguns ficheiros que me fazem falta, então peguei aqui num cd que tenho do ubuntu hardy heron meti-o pela drive e fiz boot para ir então com o meu disco externo tirar os ficheiros que me fazem falta

Um pormenor importante, o teclado a partir do momento em que saímos daquela parte inicial onde podemos escolher F2 to setup e F11 to boot menu, não funciona, a não ser na bios e no boot menu, ou seja quando aparece para fazer boot a um cd "please press any key to boot from cd" não dá, já vão ver porque isto é problema

Mas pronto la entrei no hardy heron por live cd, isto sem escolher linguagem e por sorte a opçao de try live cd ser a primeira, pois eu tenho de estar a espera que os 30 segundos acabem, para ele entrar no live cd do ubuntu porque o teclado nessa parte ainda não funciona

Uma vez dentro do ubuntu live cd o teclado já funciona, vou a tentar entrar na partição onde tenho as tais imagens, musicas, filmes, etc ele dizme que o ntfs file system não ta mount, que tenho de entrar no windows e faze-lo ficar bom ou se quiser por minha conta e risco, fazer o comando mount /dev/sda5 blablabla(esquecime ja do resto) e lembrome que acabava com force -o , como já sabia que nao conseguia ir ao windows la fui ao terminal e fiz o tal comando, ele disse failed mas no entanto a partir dai consegui já entrar naquela partição conseguindo fazer o backup dos files que queria daquela partição, vou a entrar na outra partição ( aquela que tem o windows e os programas) e ele diz me que também não ta mount, mas diz me algo diferente da partição anterior, qualquer coisa haver com raid e que se eu quiser que aquilo fique bom, que tenho de ir ao windows e fazer um comando que acaba em /f que diz la que o /f é muito importante e tenho de reiniciar duas vezes de seguida, mas pronto como sei que não consigo ir ao windows, tentei usar o mesmo comando que fiz para a outra partição nesta ( mudando o sda5 para sda1) ele diz me error e não consigo na mesma entrar na partição

Lembrei me vou então pegar no cd do windows xp e fazer repair ao S.O, e agora la vem o tal problema do teclado não dar, porque quando ele me diz please press anykey to boot from cd eu não consigo faze lo porque eu carrego e carrego e ele não dá nada , ou seja vai direitinho para o windows xp que quando vai a carregar manda la o tal blue screen de erro e faz reset

Depois disto ja andei a mudar na bios as prioridades de boot, cheguei a dizer la para não meter o hdd na lista de boot, mas de qualquer forma ele nunca faz boot pelo cd e vai smp parar ao windows até dar o tal erro

Problema disto tudo, não consigo fazer backup dos tais files que queria daquela partição , e nem sequer consigo por o cd do windows xp a fazer o boot para formatar tudo e instalar tudo de novo

Basicamente não sei o que ei de fazer :'( , eu preciso mesmo disto a funcionar, será que alguém me consegue ajudar??!? obrigado :)

2. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

O mais fácil mesmo, é sacar o disco, metê-lo noutro computador como slave, e depois aí fazer backup. Se a bem não for lá, vai a mal com o GetDataBack. Agora se não tiveres essa possibilidade... experimenta tudo o que te vier à cabeça que possa meter o teclado a funcionar durante o boot... tipo mudar a porta USB, ligar por PS/2, etc etc. Senão pede um teclado emprestado a alguém, sempre ficas a saber se é problema do teclado ou do PC.

3. pulups

pulups Power Member

bem que rápido :D:D
    epah eu tenho um portátil que é de onde estou a falar agora, mas para ligar o disco ao portátil tinha de ter uma caixa para ele né?
    quanto ao mudar a porta usb do teclado ja mudei que eu ao inicio pensei que ele nao tivesse bom, mas ele no ubuntu live cd e na bios portasse bem :) de qualquer forma vou ali procurar um adaptador usb/ps-2 que tenho a ver se resulta :)

4. mr.bohemia

Pois, se só tens o portátil esquece lá isso :D

5. pulups

pulups Power Member

bem quando ao adaptador, funcionou =D consegui fazer o boot, agora vou fazer o repair a ver se consigo então fazer o backup :)
    obrigado pela ajuda :) sinceramente, pensei que não fizesse sentido pensava que ligar por usb ou ps/2 seria o mesmo nem entendo porque é que de uma maneira dá e de outra não dá, a maior parte dos teclados hj em dia são usb, será que isso quer dizer que muitas pessoas não conseguem fazer boot pelo cd?

6. olly

olly Power Member

Algumas motherboards apenas "reconhecem" os USB quando entras no SO.
    Outras têm essa função mas está desabilitada na BIOS.

Nota: Estou a dizer isto porque aprendi numa thread aqui no Techzone (thanks Techzone),
    o porquê disto acontecer não to sei dizer...

7. pulups

pulups Power Member

Bem já fiz repair, mas dá o mesmo erro :/ vou pedir a um amigo para fazer o backup então :)

mas estive a pensar, se eu não consigo entrar naquela partição pelo live cd do ubuntu, também não devo conseguir entrar la por outro computador ou consigo?

8. mr.bohemia

Mesmo que não consigas entrar normalmente, o GetDataBack trata do assunto. Faz maravilhas esta programa :D Só tens de o instalar no disco que não seja o que queres recuperar.

Se já fizeste repair e não deu, experimentaste fazer fixmbr e fixboot na linha de comandos de reparação do XP? E o bluescreen que te dá, já experimentaste procurar o erro no google?

9. pulups

pulups Power Member

Não conheço esse programa mas também não tenho outro disco :( como se utiliza, pelo nome isso é daqueles programas de recuperar depois de apagar certo? então tenho que formatar o disco primeiro?

quanto ao bluescreen , eu não consigo ver que erro é, sei que são umas 13 14 linhas com poucas palavras cada pois só ocupa o canto superior esquerdo do bluescreen

quanto ao fixmbr e o fixboot, eu nao usei a linha de comandos de reparaçao do xp porque nao sabia usa-la, fui antes pelo o outro repair que ta la depois de clicar no enter primeiro, vou tentar esses comandos entao :)

10. pulups

pulups Power Member

nope, fixmbr e fixboot não resultam,deu o mesmo erro na mesma :(

11. pulups

pulups Power Member

btw, entrei outra vez com o ubuntu e agora no disco que queria entrar que a bocado ano dava, disse me exactamente o mesmo que o primeiro que eu consegui entrar, fiz mount e deu =D tudo resolvido, agora so tenho é de formatar tudo mas pelo menos backup ja o tenho =)

Assunto resolvido podem bloquear e obrigado =D

Partilhar esta Página