Sabayon Linux

Pá, para quem queira experimentar, tudo bem, dá-se umas voltas, e tal ... Mas para sistema principal, para trabalhar no dia a dia acho asneira ... Mas repito, para uma instalação de testes é o ideal.
 
Pá, para quem queira experimentar, tudo bem, dá-se umas voltas, e tal ... Mas para sistema principal, para trabalhar no dia a dia acho asneira ... Mas repito, para uma instalação de testes é o ideal.


É a distro ideal para gravar num DVD e mostrar aos amigos.. A minha namorada ficou admirada com o Live DVD... E qualquer dia vai instalar Linux.. Só que agora anda numa fase apertada de trabalhos na faculdade e não quer estar a alterar nada no portátil dela..
 
Não entendo essas opiniões.. Primeiro queixam-se da ditadura que são os SO's proprietários como o Windows e o OSX porque nos obrigam a comer o que eles mandam.. E depois, vêm pedir a morte de distros diferentes daquilo que vocês gostam??

A beleza do Linux é mesmo cada um usar o que quer.. E não havia nenhuma distro ao estilo da Sabayon.. Ou seja, uma baseada em Gentoo, em que se fica com praticamente tudo instalado out of the box.. E o hype gerado em torno desta distro prova que muita gente queria uma distro deste tipo..

Além do mais, se pensarem bem, o Ubuntu também não dá qualquer opção na hora da instalação, instala um sistema igual para todos. Depois cada um adiciona ou remove o que quer.. No Sabayon é a mesma coisa.. Lá porque aquilo instala tudo, depois cada um desistala o que quer..



Nem mais, cada um usa o que quer, mas já havia (e há) uma distro ao estilo do Sabayon, chama-se Kororaa
 
Nem mais, cada um usa o que quer, mas já havia (e há) uma distro ao estilo do Sabayon, chama-se Kororaa


Eu experimentei a Kororaa na altura e a Sabayon agora.. E garanto-te que não têm nada a ver...

A Kororaa era apenas o Gnome + Compiz.. Nada mais...

A Sabayon é uma distribuição muito trabalhada e altamente personalizada. Podes usar o KDE, Gnome, Enligtment, XFCE, etc.. etc.. Com Aiglx, XGL, Beryl, Compiz.. E a isto junta toneladas de software pré-instalado...
 
passo então a dissertar a minha opinião:

- linux é belo, de facto, pela liberdade de movimentos. não vamos, no entanto, fazer uma distribuição para cada gosto e feitio. se fosse assim, então haveria a pureluck-linux, a techzone-linux, e a sei-la-bem-o-que-linux que a unica diferenca que teriam seria mesmo a cor de fundo ou o window manager que vem por defeito. a ideia até seria boa num mundo utópico onde houvesse espaço em disco ilimitado e não se tivesse que pagar plo hosting, alojamento e recursos utilizados. Aliás, se forem a ver, os gajos da Sabayon tão com umas dificuldadezecas a pagar as contas...

- uso gentoo, as drivers oficiais da nvidia, e tou-me borrifando para os dilemas do software "non-free", no que toca a esta questão.

- kororaa foi, nos estágios iniciais pelo menos, uma distro de "showroom" para quem era preguiçoso o suficiente para n instalar o compiz e o xgl. era o objectivo principal deles no inicio, n sei se se mantiveram fieis a esse objectivo até terem ido por caminhos estranhos :x, mas era a ideia original deles (creio que o livecd deles continua a ter o mesmo objectivo).

- de facto, o mel atrai as abelhas. a distro até podia ser (e na minha opinião até é) uma verdadeira bosta, mas uns efeitos bonitos e umas animações catitas põe o pessoal todo a sacar. por isso sim, para convencer o pessoal a mudar-se para linux, até pode ser bom em primeiro estágio, mas n vai prender esse novo pessoal ao sistema operativo, especialmente quando se tiver que usar a consola para alguma coisa...

- ubuntu é semelhante sim, mas descende de debian. usa o SPM para distribuir os pacotes e um GUI parecendo que não torna a vida muito mais fácil para quem é novo nisto. não tou a imaginar um gajo que saca o Sabayon a reagir muito bem quando fizer emerge -DaNv world e lhe aparecer um ou dois pacotes bloqueados..

- sou a favor de distribuições novas, sim, mas que por favor, tragam algo de novo! um sistema de pacotes, uns scripts, um base layout diferente do convencional, uma filosofia nova, sei lá, algo que seja inovador à comunidade. ubuntu saiu-se com uma filosofia nova lindamente.. daqui a nada tou a gravar um livecd com o que tenho em casa e lanço uma distro nova.. não ?

- ninguém dá o nome de uma sobremesa a uma distribuição... xD

ps. kororaa é uma distro a base de gentoo configurada out-of-the-box (a diferenca será a quantidade de aplicações?). e essa politica n alinha com a filosofia do gentoo, daí a razão do porquê deste tipo de distribuições não serem tantas como por exemplo debian..
 
Oh pureluck, desculpa lá, mas tens um conceito de liberdade e do que deve ser um software livre um bocado enviesada...

A liberdade que se advoga para o software livre é mesmo assim. Se alguém achar que o wallpaper do Ubuntu é feito, tem o direito e a liberdade de lançar a sua distribuição em que apenas muda o castanho por azul.. (O Linux Mint é +/- isso)


É óbvio que alguns nada acrescentarão do ponto de vista tecnológico, nem do ponto de vista de melhorar o interesse do produto em si.. Outros acrescentarão um *****.. E outros acrescentarão muito..

Mas para fazer esse julgamento depois existe o mercado, que lá tratará de premiar os bem sucedidos e penalizar os que nada acrescentam..


Agora, não queiram é limitar a liberdade.. Porque ai, estarão a negar a filosofia do software livre..
 
oh mundano, deixa-me ver se finalmente me faço entender..

Citando a mim próprio: "a ideia [de haver distribuições para tudo] até seria boa num mundo utópico onde houvesse espaço em disco ilimitado e não se tivesse que pagar plo hosting, alojamento e recursos utilizados".

Sim, prezo a liberdade, mas isso não quer dizer que tudo o que saia da cartola seja bom :p
 
Sim, prezo a liberdade, mas isso não quer dizer que tudo o que saia da cartola seja bom :p

Mas para ver se é bom ou não, cá estão os utilizadores para decidir, o que é bom para ti pode não o ser para mim.
Concordo que isto das distros atingiu um nivel caótico, daí que o Linus tenha tentado registar o nome Linux, mas a liberdade é mesmo isso, se eu quero pegar no Ubuntu e mudar-lhe o wallpaper e chamar-lhe bananas linux, chamo, e quem quer sacar saca, quem não quer não saca, se bem que eu até nem concordo muito com isto, mas prontos..
 
Concordo que isto das distros atingiu um nivel caótico, daí que o Linus tenha tentado registar o nome Linux

Não mistures. Linus tentou registar o nome Linux para evitar que alguma empresa ou pessoa o regista-se e começa-se a tirar proveito disse. Não foi pelo "nivel caótico das distros".

De qualquer maneira, para mim, já foi dito o que se tinha a dizer:

existe o mercado, que lá tratará de premiar os bem sucedidos e penalizar os que nada acrescentam..
Mas para ver se é bom ou não, cá estão os utilizadores para decidir
 
Eu não acho nada caótico...

Em distros de nível empresarial e com suporte a esse nivel temos 2 ou 3 distros.. E a nível do desktop temos 5 ou 6 distros com grande força e dinamismo.

Depois temos mais uma série de distros que concorrem a nichos de mercado.. Por exemplo, a Caixa Mágica, a nivel mundial pouco ou nada acrescenta, mas na realidade Portuguesa é uma distro interessante, especialmente para empresas que queiram Linux mas não dispensem as garantias de assistência, ou os serviços de migração, etc.. etc..
 
A mim o Live DVD crasha logo no início. Após o primeiro menu, fico logo com o ecran todo preto, independentemente da opção escolhida.

Já aconteceu a mais alguém?

Cumps.
 
eu uso o sabayon e axo simplesmente lindo e RAPIDO
uso o LIVE DVD e tudo corre lindamente,
vejo cds...dvds de filmes, vejo divx, enfim tudo.
a placa grafica já funciona bem assim como a placa de som e a INTERNET

USO UM ROUTER e nao sabia configurar akela porra
este linux tratou de tudo e ligou logo na net.
tudo lindo.

traz tb o beryl instalado por defeito e é um espectaculo.
agora so kero saber como instalar akilo no disco...


de resto é o melhor linux k ai anda. e sou user fedora core desde há anos...
 
Já usei Sabayon e concordo quando dizem que se trata de uma distro bastante competente.

Tem um visual excelente, traz drives e codecs que todos acabam por instalar, e usa gentoo como base.

Nunca me atreveria a instalar Gentoo uma vez que não percecbo assim tanto de Linux por isso isto acaba por ser uma maneira de poder usar gentoo sem passar pelo inferno da instalação.

Estou neste momento à espera da nova versão que deve estar mesmo para sair para avançar com a instalação.
 


Acabei de instalar. Está muito bom!

A última versão deve ter aguentado uma semana até eu ter feito asneira e não saber como resolver mas desta vez estou decidido em fazer com que aguente mais tempo :-D

O primeiro aspecto que salta à vista é o visual mais "dark" e com muito estilo.

Ainda não me aventurei a usar o Kuroo (gui para o portage) mas vou ver se aprende um bocado mais antes de o usar.
 
Como eu nao pesco nada disto, live cd/dvd siginifica um SO k corre pelo cd/dvd ? Tipo knoppix ?
É que eu queria testar esta distro mas não queria instalar no disco mas sim correr pelo disco ... acham que o que aqui está é Live CD: ftp://glua.ua.pt/sabayon ?
Obrigado!
 
Back
Topo