Sabayon Linux

Como eu nao pesco nada disto, live cd/dvd siginifica um SO k corre pelo cd/dvd ? Tipo knoppix ?
É que eu queria testar esta distro mas não queria instalar no disco mas sim correr pelo disco ... acham que o que aqui está é Live CD: ftp://glua.ua.pt/sabayon ?
Obrigado!

Sim, Live CD/DVD significa que basta inserires o cd na drive e aquilo arranca o SO em modo live onde podes experimentaar e ver se funciona tudo e só depois é que instalas.

Praticamente todas as distribuições já possuem apenas Live cd com installer.

O que está ai, é uma versão antiga do Sabayon. A versão mais recente é a 3.3 que saiu à 2 dias. Independentemente do servidor onde fizeres o download, estaras receber um live cd. :)
 
Tenho usado a última versão do Sabayon como OS principal e até agora não encontrei nenhum problema. Funciona tudo a 100%, bug free, estável e rápido.

Esta é a primeira disto que experimento baseada em Gentoo e nunca me aventurei a usa-lo por isso não tenho muita experiência em sistemas source basead. De qualquer maneira, estou a adorar o emerge.

Este sistema de pacotes permite de forma bastante simples compilar as últimas versões de todos os programas e poden inclusivé escolher a versão que querem. Por exemplo, estou a versão do Fire Fox que vinha de base era a 2.0.0.2 e bastou abrir o Kuroo (gui para emerge) e escolher a versão 2.0.0.3. Depois bastaram dois cliques e passado uns minutos tinha a última versão do Fire Fox a funcionar a 100% e ainda mais rápida.

De referir que podem também fazer o oposto. Ou seja, se a versão de algum programa recente por algum motivo não funcionar, podem compilar qualquer uma das versões anteriores.

Para acabar, convem não esquecer que Sabayon é 100% compatível com Gentoo. Ou seja, qualquer guia para Gentoo funcionará sem problemas em Sabayon.

Estou a adorar Sabayon. O que ao ínicio era uma distro apenas para testes e para entreter até chegar o Ubuntu Feist, passou a ser a minha distro principal e dificilmente voltarei para Ubuntu.

Ainda por cima, está a ser trabalhado um novo sistema de pacotes para o Sabayon que traz caracteristicas revolucionário como um sistema que funciona com pacotes binários (à lá Ubuntu/Debian) e com source packages (Gentoo). Ou seja, teremos o melhor de dois mundos: Se quiserem podem instalar um programa de forma rápida e sem problemas como em Ubuntu ou se preferirem podem compila-lo de forma a funcionar bem mais rápido. Tudo isto de forma automática. Estes novos programas serão conhecidos por "smart applications"
 
Última edição:
não existe nenhuma lista do software que vem com esta distro? tou farto de procurar no site e nao encontro nada :S

Press release da versão 3.3 mini

Press release da versão 3.3 DVD

Lista de programas da versão DVD

Lista de programas da versão mini


A versão DVD traz mesmo muitos programas. Contudo, o que para alguns pode ser um exagero para outros não. Pessoalmente, gosto mais assim. Qualquer coisa que precise sei que poderei encontrar um programa para isso e nem sempre tenho uma ligação à net (principalmente na escola) par apoder andar à procura de algum programa que faça falta.
 
pronto, já instalei o sabayon... opa isto tem um estilo do caracas.. ainda tenho é de por o teclado direito - com o KDE, porque na instalacao pediume o teclado.
só tenho uma queixa:
na instalacao deu um erro, antes de aparecer aquela cena em q faz o load o livecd, a loadar uma cena qq da nvidia, mas apareceume tudo direitinho depois..agora quando eu ligo - será que foi por ser a primeira vez que liguei? - fiquei prai 3 minutos, antes de loadar o sistema, parado numa janela preta tipo shell com uma barra amarela em cima prai de dois dedos de altura.. alguem sabe porque? será o mesmo erro do livecd com a nvidia?
e o emerge -auDN world demoooooooooooooora.. deve ser por ser a primeira vez :S
 
Última edição:
Depois de ver excelentes reviews do pessoal decidi sacar a versão mini para instalar no VMware enquanto aqui estava a fazer outras coisas sem sucesso.
Parece que terei que tentar novamente :D
 
hm.. tou aqui a ver.. ate agora tem corrido +- tudo bem... o look do kde é top, a distro parece mt boa.. só tem uns contras: vem com demasiado software - tambem por usar KDE - e não consigo abrir o kuroo... pedeme a password eu ponho meto ok e depois pára...
ainda nao reiniciei depois daquele problema :S alguem sabe pq e q foi?
 
Fizes-te emerge world?!

NÃO deves fazer isso a menos que percebas realmente o que estás a fazer! Esse é um comando que vai compilar e actualizar TODO o sistema. Vai demorar horas (ou até dias) e existe 99.99% de hipóteses de dar vários erros complicados de resolver.

Se queres actualizar algum programa, usas o kuroo e actualizas apenas esse...

O primeiro boot é normal demorar. Aliás, aparece uma cena a dizer isso mesmo durante o arraque. Depois disso arranca sem problemas em +- 30 segundos.
 
que demora muito já sabia eu, mas que dava erros não devia dar :)
é por isso que eu prefiro pacman e aptitude ao portage
 
que demora muito já sabia eu, mas que dava erros não devia dar :)
é por isso que eu prefiro pacman e aptitude ao portage


Pois... Eu também gosto bastante do aptitude. Sinceramente não sei o porquê destes erros mas não sou expert. Apenas li em vários forums a dizer para não fazer isso pois daria problemas.
 
Fizes-te emerge world?!

NÃO deves fazer isso a menos que percebas realmente o que estás a fazer! Esse é um comando que vai compilar e actualizar TODO o sistema. Vai demorar horas (ou até dias) e existe 99.99% de hipóteses de dar vários erros complicados de resolver.

Se queres actualizar algum programa, usas o kuroo e actualizas apenas esse...

O primeiro boot é normal demorar. Aliás, aparece uma cena a dizer isso mesmo durante o arraque. Depois disso arranca sem problemas em +- 30 segundos.
Autentica mentira!!! Desculpa k te diga mas fazer emerge world NÃO tem problema absolutamente nenhum!!!!!
Por isso é k os Developers do gentoo.... (incluindo eu) andamos um pco xateados com o lx_nay (criador do Sabayon).
O "emerge world" a unica coisa k faz é ir ver se em todo o universo de aplicações k tens instaladas, há alguma mais recente k possas instalar. Por exemplo, tens o firefox 2.0, mas entretanto saiu o 2.0.1, fixe, o emerge world detecta isso e actualiza-te o firefox. nada mais!!!!!
uma coisa pode dar problemas, k é fazeres um "emerge -e world". este é k nao convem fazer...... alias... só akele "-e" é k é mau em termos de "User experience" pk pode dar umas complicaçõezitas....
mas sinceramente.... sabayon nao passa dum Gentoo com um installer grafico (k o gentoo tb já tem) para ajudar na instalação, de resto é tudo Gentoo.... sem tirar nem por.

edit:
so pa provar k nao faz mesmo mal nenhum
Código:
morpheus ~ # emerge world
Calculating world dependencies      ... done!        
>>> Auto-cleaning packages...

>>> No outdated packages were found on your system.
 * GNU info directory index is up-to-date.
morpheus ~ #
 
Última edição:
o gentoo installer, desculpa la que te diga, e´uma porcaria. é verdade que o sabayon é um gentoo installer menos configuravel - e diz no site q é para i686 mas é para i586... - mas ao menos não dá erros - e erros é o que não falta no gentoo graphical installer
 
o gentoo installer, desculpa la que te diga, e´uma porcaria. é verdade que o sabayon é um gentoo installer menos configuravel - e diz no site q é para i686 mas é para i586... - mas ao menos não dá erros - e erros é o que não falta no gentoo graphical installer

tens razao ;) por isso nao tens k pedir desculpa, eu proprio o testei e axei akilo.... pronto, um bocado mau. mas nao sei k novos desenvolvimentos foram feitos agora para a release k ta aí a explodir... a 2007.0... pode ser k venha com um installer melhorzito ;)
 
esperemos, mas para já eu acho que me vou ficar com o ubuntu... só tou a espera de descobrir como formatar um dvd RW no windows :O é que nenhum programa funciona... com o CD burner xp pro3, como já disse nao sei se foi nesta thread, eu formatei o DVD em full format.. depois vou a write from ISO file (no mesmo programa) e dizme que o dvd não está vazio... o que se pode fazer com isto? :P
se alguem souber agradeço q responda, se ng souber sou capaz de por o problema na seccao do windows.
acho que só vou voltar a instalar gentoo daqui a uns aninhos.. ate pq nao acho que seja propriamente uma distro para ter em casa.. mas sim num sitio onde seja preciso ter performance máximo - servidores, pcs para folding a tempo inteiro, etc :P
 
Back
Topo