1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Saber o que é o formato RAW

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por vscbarbosa, 25 de Setembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 2047)

1. Olá, sou novo por aqui mas sou um amante amador de fotografia, que vai aprendendo sózinho. Queri pedir que me explicassem o que é o formato RAW e quais as vantagens desse formato em relação ao JPEG. Obrigado

2. RaaR

RaaR Power Member

Por alto, é o ficheiro com o conjunto de dados registados pelo sensor da máquina fotográfica. Esses dados não foram processados, daí serem "raw" (cru, não adulterado).

Claro que neste link tens mais informação.

3. Olá. Desde já agradeço a resposta. Era mais ou menos isto que eu pensava. Mas para um amador que não pretende trabalhar com Photoshop por exemplo, vale apena tirar fotos em RAW? A qualidade é substancialmente melhor? Obrigados

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

se não queres usar photoshop, ou qualquer outro programa de pos-processamento, fotografar em RAW n tem interesse absolutamente nenhum.
    so se o processamento de imagem da camara for algo mesmo abominavel.

5. timber

timber Zwame Advisor

A qualidade não é substancialmente melhor, é um pouco melhor dependendo da qualidade do algoritmo JPEG que a câmara em questão trás. Para muitos users menos treinados provavelmente um JPEG sai melhor que um RAW mal amanhado.

No entanto o formato RAW tem algumas vantagens para além da qualidade pura como permitir muitos ajustamentos que em JPEG são impossíveis ou muito mais difíceis como por exemplo alterar o balanço de brancos.

6. Obrigados por mais alguma informação. Neste momento tenho um Canon S3is mas estou a pensar comprar uma Reflex ou a Canon G9. Penso que com a G9 fico bem servido em termos de qualidade, sem precisar do RAw apesar desta maquina ter essa possibilidade. Alguém conhece a Canon G9 ?

7. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a G9 é uma maquina carissima para aquilo que vale.
    até a G7, ao preço a que esta agora continua a ser cara.

Se não te importas de carregar com o peso e volume extra, ficas muito melhor servido com uma nikon D40, ou Canon EOS 400d com uma objectiva 18-70, ou coisa que o valha.

8. Ainda bem que falei na G9 pois estava, de certa forma, inclinado para essa. Obrigado

Partilhar esta Página