sacar IP e outros parametros em ASP

Carlos Moreira

Power Member
Viva pessoal.

Queria arranjar uma forma, através de ASP de diferenciar computadores.
Ou seja, não é este o caso, mas serve como exemplo:
uma poll - bloquear um voto por computador.

No caso de sacar o IP vou ter problemas das redes. Se sacar IP + Info do Browser, basta submeter voto a partir de outro browser.. Se sacar IP+Variavel de Sessao, basta reiniciar o browser..
Alguma forma de diferenciar cada computador?

Sei que mesmo com o IP, basta um reboot ao modem.. mas já servia.. fico so por resolver o problema das redes...

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
 
Para o teu problema so vejo esta solução..registo prévio e necessidade de confirmar o registo através do e-mail introduzido.
 
Já tenho algo semelhante.
Mas o que está acontecer é a mesma pessoa, saber os logins dos amigos todos e aldrabar a coisa.
Neste momento tenho uma restrição por IP, mas no caso de dois computadores na mesma rede.. só um consegue participar. De que outra forma consigo controlar isso?
 
a unica forma de garantir 1 voto por computador e apanhar o MAC da placa de rede, mas isso so consegues fazer c/ signed java applet e permissoes totais.
 
Bloquear IPs, MACs, etc só bloqueia computadores, não bloqueia utilizadores - que é o que me parece que pretendes fazer.
Só com registo por utilizador (username + password) é que consegues limitar o número de vezes que cada um pode votar.

Se há um utilizador que sabe as passwords dos outros vais ter de enviar nova password para o email de cada utilizador.
 
Última edição:
obrigado pelas respostas pessoal..

slack_guy, eu não pretendo bloquear os utlizadores.
E a cena do registo não resolve muito, nem é o facto de dar novas passes aos utilizadores.
Penso que a unica solução seria a apontada pelo Warlord.

Vou explicar mais detalhadamente:

- Existe um passatempo que consiste em perguntas diárias em que são atribuidos 5, 4, 3 e 2 pontos aos primeiros 4 a responder e 1 ponto aos restantes. O que está acontecer é que a pessoa que está responder em primeiro tem 3 ou 4 contas ficticias (ou de amigos) e responde com essas todas em primeiro roubando logo os pontos todos. Já experimentei muitas coisas, como por exemplo restringir ao IP+Browser, mas a malta instala browsers diferentes. Se for só ao IP, a malta que está em rede fica prejudicada, porque só uma delas pode responder. A ideia era conseguir arranjar um identificador unico por computador para tornar o concurso mais justo.
 
A ideia era conseguir arranjar um identificador unico por computador para tornar o concurso mais justo.
Parece-me que estás a seguir a pista errada. O teu problema é com utilizadores que 'fazem batota' - não chega a ser batota, porque o teu sistema permite essa possibilidade, e é neste ponto que está o teu problema.

Tens é de criar uma solução para que um utilizador só possa ter um registo - independentemente do meio (cliente) que utilize para interagir com o teu sistema. E para isso, não conheço nenhuma solução. Podes sempre pedir e validar dados pessoais, como BI, NIF, nome da mãe, do pai, do cão... Nada disso é 100% garantido. Mas dificulta a 'batota'.

Lembra-te: em ambientes abertos, não tens a certeza de quem está atrás de um computador: pode estar só uma pessoa, várias pessoas ou um script ;) Acredita: já furei várias voting pools porque quem as fez pensava que estava a lidar com computadores e não com pessoas.
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas slack_guy.
Realmente é complicado controlar isso.
Acho que vou restringir a participação única por IP, que é a forma mais simples.
cumps
 
Parece-me que estás a seguir a pista errada. O teu problema é com utilizadores que 'fazem batota' - não chega a ser batota, porque o teu sistema permite essa possibilidade, e é neste ponto que está o teu problema.

Tens é de criar uma solução para que um utilizador só possa ter um registo - independentemente do meio (cliente) que utilize para interagir com o teu sistema. E para isso, não conheço nenhuma solução. Podes sempre pedir e validar dados pessoais, como BI, NIF, nome da mãe, do pai, do cão... Nada disso é 100% garantido. Mas dificulta a 'batota'.

Lembra-te: em ambientes abertos, não tens a certeza de quem está atrás de um computador: pode estar só uma pessoa, várias pessoas ou um script ;) Acredita: já furei várias voting pools porque quem as fez pensava que estava a lidar com computadores e não com pessoas.
Pelo k o carlos dissem a pessoa esta a fazer batota usando contas de amigos, essa verificacao nao ira servir de nada. Parece-me mais eficaz restringir 1 conta por computador, ate pq a pessoa em causa nao deve ter acesso a varios computadores em simultâneo, e mesmo k consiga acesso a varios, isso devera demorar algum tempo, dando a possibilidade de utilizadores legitimos serem mais rapidos.
 
Sim warlord, percebeste bem.
Mas nunca me será possível restringir a um acesso por computador pois nao?
Voltando à mesma conversa.. se restringir por IP, outra pessoa na mesma rede tb n vai conseguir e isso seria um utilizador legítimo.
Os utilizadores não gostaram mt da regra que impus, argumentam colegas de trabalho, irmãos ou familia que partilham o mesmo computador ou rede.. mas claro atras do mesmo computador uma unica pessoa desdobra-se nessas todas...
Só quero aumentar a competitividade e que o pessoal se divirta, afinal é um quiz cultural, o prémio n é nenhum carro :)
Check it out: http://www.rascunho.net/quiz.asp
 
a unica maneira de garantir 1 pessoa por PC e pelo MAC, mas isso e 1 medida mt desagradavel para o utilizador, visto k tem de dar permissoes a uma applet k tanto pode estar a ver o MAC como a apagar ficheiros ou enviar documento pessoais pra net... ainda pra mais se e a feijoes nao vale a pena o trabalho...
restringir por IP e nakela...existem uma boas centenas de proxy por ai, mas prontos td depende do nivel informatico da pessoa k esta a fazer batota... ja k ate do MAC consegues fazer spoofing...
 
como posso saber o ip de outroi pc?

gostava de saber como se ve o ip de outro pc que seja com codigos ou num site mandem me a respodsta sff fiko a espera brigado se respondrem...va fikem bem
 
Se compreendi o problema que expões com um mesmo utilizador a interagir no teu sistema assumindo diferentes identidades, julgo que a melhor forma de impedires esse tipo de abusos é, como já foi dito, tentar validar informação PESSOAL de cada pessoa, tal como fazem por exemplo nos sites de apostas (Bwin e similares).

Uma forma simples de o conseguires é solicitar a introdução de dados relativos ao BI, nome completo da pessoa e morada. E deixar bem visível e sublinhado que só é admitido um registo por utilizador e que para receber os prémios (que presumo que haja) vai ser exigida a identificação da pessoa. Dessa forma desmotivas logo o pessoal a criar mais do que uma conta.

Pensa nisso. Por vezes a solução para os problemas não passa forçosamente pela tecnologia :)

Boa sorte com isso!
 
Back
Topo