1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

sacar IP e outros parametros em ASP

Discussão em 'Web Development' iniciada por Carlos Moreira, 2 de Julho de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1331)

1. Carlos Moreira

Carlos Moreira Power Member

Viva pessoal.

Queria arranjar uma forma, através de ASP de diferenciar computadores.
    Ou seja, não é este o caso, mas serve como exemplo:
    uma poll - bloquear um voto por computador.

No caso de sacar o IP vou ter problemas das redes. Se sacar IP + Info do Browser, basta submeter voto a partir de outro browser.. Se sacar IP+Variavel de Sessao, basta reiniciar o browser..
    Alguma forma de diferenciar cada computador?

Sei que mesmo com o IP, basta um reboot ao modem.. mas já servia.. fico so por resolver o problema das redes...

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

2. hYpe

hYpe Portugal@Home Member

Para o teu problema so vejo esta solução..registo prévio e necessidade de confirmar o registo através do e-mail introduzido.

3. Carlos Moreira

Já tenho algo semelhante.
    Mas o que está acontecer é a mesma pessoa, saber os logins dos amigos todos e aldrabar a coisa.
    Neste momento tenho uma restrição por IP, mas no caso de dois computadores na mesma rede.. só um consegue participar. De que outra forma consigo controlar isso?

4. Warlord

Warlord Portugal@Home Member

a unica forma de garantir 1 voto por computador e apanhar o MAC da placa de rede, mas isso so consegues fazer c/ signed java applet e permissoes totais.

5. slack_guy

slack_guy Power Member

Bloquear IPs, MACs, etc só bloqueia computadores, não bloqueia utilizadores - que é o que me parece que pretendes fazer.
    Só com registo por utilizador (username + password) é que consegues limitar o número de vezes que cada um pode votar.

Se há um utilizador que sabe as passwords dos outros vais ter de enviar nova password para o email de cada utilizador.

Última edição: 2 de Julho de 2007
  6. Carlos Moreira

obrigado pelas respostas pessoal..

slack_guy, eu não pretendo bloquear os utlizadores.
    E a cena do registo não resolve muito, nem é o facto de dar novas passes aos utilizadores.
    Penso que a unica solução seria a apontada pelo Warlord.

Vou explicar mais detalhadamente:

- Existe um passatempo que consiste em perguntas diárias em que são atribuidos 5, 4, 3 e 2 pontos aos primeiros 4 a responder e 1 ponto aos restantes. O que está acontecer é que a pessoa que está responder em primeiro tem 3 ou 4 contas ficticias (ou de amigos) e responde com essas todas em primeiro roubando logo os pontos todos. Já experimentei muitas coisas, como por exemplo restringir ao IP+Browser, mas a malta instala browsers diferentes. Se for só ao IP, a malta que está em rede fica prejudicada, porque só uma delas pode responder. A ideia era conseguir arranjar um identificador unico por computador para tornar o concurso mais justo.

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Parece-me que estás a seguir a pista errada. O teu problema é com utilizadores que 'fazem batota' - não chega a ser batota, porque o teu sistema permite essa possibilidade, e é neste ponto que está o teu problema.

Tens é de criar uma solução para que um utilizador só possa ter um registo - independentemente do meio (cliente) que utilize para interagir com o teu sistema. E para isso, não conheço nenhuma solução. Podes sempre pedir e validar dados pessoais, como BI, NIF, nome da mãe, do pai, do cão... Nada disso é 100% garantido. Mas dificulta a 'batota'.

Lembra-te: em ambientes abertos, não tens a certeza de quem está atrás de um computador: pode estar só uma pessoa, várias pessoas ou um script ;) Acredita: já furei várias voting pools porque quem as fez pensava que estava a lidar com computadores e não com pessoas.

Última edição: 3 de Julho de 2007
  8. Carlos Moreira

Obrigado pelas dicas slack_guy.
    Realmente é complicado controlar isso.
    Acho que vou restringir a participação única por IP, que é a forma mais simples.
    cumps

9. Warlord

Pelo k o carlos dissem a pessoa esta a fazer batota usando contas de amigos, essa verificacao nao ira servir de nada. Parece-me mais eficaz restringir 1 conta por computador, ate pq a pessoa em causa nao deve ter acesso a varios computadores em simultâneo, e mesmo k consiga acesso a varios, isso devera demorar algum tempo, dando a possibilidade de utilizadores legitimos serem mais rapidos.

10. Carlos Moreira

Sim warlord, percebeste bem.
    Mas nunca me será possível restringir a um acesso por computador pois nao?
    Voltando à mesma conversa.. se restringir por IP, outra pessoa na mesma rede tb n vai conseguir e isso seria um utilizador legítimo.
    Os utilizadores não gostaram mt da regra que impus, argumentam colegas de trabalho, irmãos ou familia que partilham o mesmo computador ou rede.. mas claro atras do mesmo computador uma unica pessoa desdobra-se nessas todas...
    Só quero aumentar a competitividade e que o pessoal se divirta, afinal é um quiz cultural, o prémio n é nenhum carro :)
    Check it out: http://www.rascunho.net/quiz.asp

11. Warlord

a unica maneira de garantir 1 pessoa por PC e pelo MAC, mas isso e 1 medida mt desagradavel para o utilizador, visto k tem de dar permissoes a uma applet k tanto pode estar a ver o MAC como a apagar ficheiros ou enviar documento pessoais pra net... ainda pra mais se e a feijoes nao vale a pena o trabalho...
    restringir por IP e nakela...existem uma boas centenas de proxy por ai, mas prontos td depende do nivel informatico da pessoa k esta a fazer batota... ja k ate do MAC consegues fazer spoofing...

12. como posso saber o ip de outroi pc?

gostava de saber como se ve o ip de outro pc que seja com codigos ou num site mandem me a respodsta sff fiko a espera brigado se respondrem...va fikem bem

13. XpiritO

XpiritO Power Member

Se compreendi o problema que expões com um mesmo utilizador a interagir no teu sistema assumindo diferentes identidades, julgo que a melhor forma de impedires esse tipo de abusos é, como já foi dito, tentar validar informação PESSOAL de cada pessoa, tal como fazem por exemplo nos sites de apostas (Bwin e similares).

Uma forma simples de o conseguires é solicitar a introdução de dados relativos ao BI, nome completo da pessoa e morada. E deixar bem visível e sublinhado que só é admitido um registo por utilizador e que para receber os prémios (que presumo que haja) vai ser exigida a identificação da pessoa. Dessa forma desmotivas logo o pessoal a criar mais do que uma conta.

Pensa nisso. Por vezes a solução para os problemas não passa forçosamente pela tecnologia :)

Boa sorte com isso!

Partilhar esta Página