Sacar musicas do emule é ilegal?

Status
Fechado a novas mensagens.
Onde é que viste isso? De certeza que não foi por terem tirado da net, devem é ter sido agarrados com cd-rs gravados num bar ou coisa desse estilo.

Quanto ao sacar... na legislação portuguesa nem sequer se encontram menções ao formato .mp3, mas exclusivamente a fitas magnéticas e discos ópticos, daí ninguém pagar multas por isso. Perante a lei, o .mp3 e o .divx nem sequer existem...

Podiam levar os negociantes todos!!
Perante o que eu conheço, o .DIVX não existe mesmo :-D existe, sim, .AVI (posso estar enganado... mas acho que não ;) )

Sim sabia..mas para facilitar pus logo o link directo..achas que fui buscar o link directo onde?
Ups 8o shame on me.... não notei que o link vinha do MySpace ^^'

</OFFTOPIC>
 
Perante o que eu conheço, o .DIVX não existe mesmo

Existe. (Mas basicamente é a mesma coisa que a extensão avi...)

Já vi filmes com a extensão .divx

Por exemplo, se tiveres o VLC Player instalado, e mudares a extensão de um filme avi para divx, o ícone do filme muda logo para o ícone do VLC Player. Se clicares no filme, ele abre com o VLC Player. Também podes abrir com o Windows media player, mas ele vai dizer que não conhece a extensão. (Mas reproduz o ficheiro na mesma.)

Se tiveres o DivX Player instalado, os filmes com a extensão .divx aparecem com o ícone do DivX Player.

http://www.fileinfo.net/extension/divx
 
Na altura dos e-mails de aviso da netcabo e assim falou-se muito nisso. Cheguei a falar directamente la com o representante da Federação Portuguesa dos direitos de qualquer coisa (não me lembro) e segundo ele fazer download não é ilegal mas sim partilhar. Partilhar o que temos com outros é ilegal mas fazer o download não.
 
Existe. (Mas basicamente é a mesma coisa que a extensão avi...)

Já vi filmes com a extensão .divx

Por exemplo, se tiveres o VLC Player instalado, e mudares a extensão de um filme avi para divx, o ícone do filme muda logo para o ícone do VLC Player. Se clicares no filme, ele abre com o VLC Player. Também podes abrir com o Windows media player, mas ele vai dizer que não conhece a extensão. (Mas reproduz o ficheiro na mesma.)

Se tiveres o DivX Player instalado, os filmes com a extensão .divx aparecem com o ícone do DivX Player.

http://www.fileinfo.net/extension/divx
Oops...... ^^' não sabia disso. Mas tenho o VLC instalado e ao fazer rename a uma ficheiro qualquer para .DIVX, ele passou a dizer "DIVX File" sem nada de mais...
enfim... my bad :X (outra vez =| )
 
Nem têm de existir.

Nem o .mp3 nem o divx em si são ilegais..
Esses são os suportes mais usados para piratear conteudos protegidos mas isso nao os torna ilegais.

Se a questão da legalidade estivesse aí então era maravilhoso..inventava-se um novo frormato e pronto ja se podia ouvir a mesma musica..so que como estava num outro formato n era ilegal.

Não me percebeste... não existe menção a esses formatos na lei portuguesa, não quer dizer que sejam ilegais, muito pelo contrário, se não existe qualquer tipo de informação/legislação sobre esses formatos, podes fazer o que quiseres com eles. ;)

O que eu quis apontar foi mesmo essa falta de legislação. Temos o reverso da medalha, compras o .mp3 numa "loja" portuguesa (ex: Sapo), mas o pseudo-recibo não tem qualquer tipo de validade, e o .mp3 não pode sequer ser convertido para cd, pois a partir dessa altura estás a entrar na ilegalidade. Foi o mais ridicúlo no meio desta caça ás bruxas, os senhores da AFP a apregoarem e a fazerem publicidade ás suas lojinhas... e o formato em que a música é vendida nem sequer existem, legalmente falando! E passá-los para cdr é também ilegal!

Se andares com um portátil cheio de .mp3 ou seja que suporte for, ninguém te pode fazer absolutamente nada em Portugal... tal como transferires ficheiros num P2P. .MP3 e .DIVX, claro...
 
A ilegalidade de fazer/obter cópias não autorizadas de músicas é completamente independente do formato. O formato é, e muito bem, irrelevante. Na lei portuguesa, o que está em causa é o conteúdo. Se copias ou obtens cópias do conteúdo sem teres autorização para isso estás a transgredir.
 
Basicamente estás a roubar o fruto de trabalho de alguém.

Põe-te na posição dos artistas. Tocas guitarra, bateria, cantas, whatever. Imagina o que é teres o trabalho todo de compor, escrever; o dinheiro que gastas em estúdios; tempo e dinheiro em ensaios (e o dinheiro aumenta exponencialmente se fores ensaiar num estúdio ou numa sala dedicada), ou, caso toques numa garagem, os milhares de euros que custa isolá-las acusticamente (pode chegar aos 50 000€ se fores logo aos melhores isolamentos para pavimento, tecto e paredes).... e depois quando finalmente consegues vender o teu trabalho, vendes duas cópias (ok, é exagero, mas umas 50 ou 100... há músicos que não vendem muito mais que isso) e esse CD contém uma das 50 músicas mais ouvidas do mundo. Só porque um desses CD's foi para a net e o pessoal começou a sacar. Imagina a carrada de dinheiro que gastas (chama-se "investir") e que depois não consegues repor (ou consegues, mas muito dificilmente) porque não ganhaste um tusto pelo teu trabalho.

A indústria da música é uma m***a (e desculpem o termo). Tudo é caríssimo, o trabalho é árduo, e dos 25€ que um CD custa, os artistas só recebem entre 1 a 5€ (o normal é 2€/CD). A maior parte do dinheiro que entra está nos concertos e merchandising. E acima de tudo, apesar de haver muito boa gente com músicas fabulosas, simplesmente não ganha nada com elas porque a maior parte do pessoal saca-as da net.

Está bem que um só MP3 não é muito mau. Mas ultimamente toda a gente tem esta atitude de "ah é só desta vez", e esse pensamento "em massa" está a dificultar bastante a vida de quem compõe. É que são CD's que não são comprados.

Sou da opinião de que hoje em dia para se ser músico é preciso amar mesmo o que se faz. Não é gostar, é mesmo amar. É cada vez mais difícil; é uma profissão cada vez mais ingrata.

Acho que foi um post demasiado radical... mas já me irrita ver gente em tudo quanto é sítio ora a pedir-me "epah sacas-me o mp3 do <titulo do autor>", ou "olha este site que encontrei para sacar albuns inteiros: <blablabla.com>" ou "ei essa música é mesmo fixe!!! Podes-me mandar pelo MSN?".... hoje em dia, as pessoas já nem sabem o que é comprar um CD. Limitam-se a roubar sacar as músicas da net........

Eu suma, controla-te. Se podes comprar o CD, porque não o fazes?


Em relação à ilegalidade, não há nada a dizer. É simplesmente ilegal. Não interessa se é OGG, se é MP3, se é WAV.... até MIDI's são ilegais (mas para aqui só se têm começado a preocupar há bastante pouco tempo).
O conteúdo destes ficheiros é uma música que foi composta por uma pessoa/banda/um grupo, logo está protegido pelos direitos de autor. Se autorizarem a transmissão das músicas por via digital, então sim, é legal. Mas ripares um CD ou sacares do eMule CD's (ou musicas) ripados sem autorização dos autores ou das editoras, então é ilegal.

É claro que não há nenhuma espécie de rusga que procure um MP3 ou 100 MP3's em tua casa. Mas é ilegal.

Quanto ao "se sacar um mp3 dum album que eu comprei", penso que é ilegal por teres sacado da net, mas ao teres comprado o album, não deves ter muitos problemas.


Fico-me por aqui. Espero que tenhas/tenham percebido onde eu quero chegar ;)

Cumprimentos [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Quanto ao "se sacar um mp3 dum album que eu comprei", penso que é ilegal por teres sacado da net, mas ao teres comprado o album, não deves ter muitos problemas.
Penso que não, desde que tenhas o original, podes ter o mp3.
 
Basicamente estás a roubar o fruto de trabalho de alguém.

Põe-te na posição dos artistas. Tocas guitarra, bateria, cantas, whatever. Imagina o que é teres o trabalho todo de compor, escrever; o dinheiro que gastas em estúdios; tempo e dinheiro em ensaios (e o dinheiro aumenta exponencialmente se fores ensaiar num estúdio ou numa sala dedicada), ou, caso toques numa garagem, os milhares de euros que custa isolá-las acusticamente (pode chegar aos 50 000€ se fores logo aos melhores isolamentos para pavimento, tecto e paredes).... e depois quando finalmente consegues vender o teu trabalho, vendes duas cópias (ok, é exagero, mas umas 50 ou 100... há músicos que não vendem muito mais que isso) e esse CD contém uma das 50 músicas mais ouvidas do mundo. Só porque um desses CD's foi para a net e o pessoal começou a sacar. Imagina a carrada de dinheiro que gastas (chama-se "investir") e que depois não consegues repor (ou consegues, mas muito dificilmente) porque não ganhaste um tusto pelo teu trabalho.

A indústria da música é uma m***a (e desculpem o termo). Tudo é caríssimo, o trabalho é árduo, e dos 25€ que um CD custa, os artistas só recebem entre 1 a 5€ (o normal é 2€/CD). A maior parte do dinheiro que entra está nos concertos e merchandising. E acima de tudo, apesar de haver muito boa gente com músicas fabulosas, simplesmente não ganha nada com elas porque a maior parte do pessoal saca-as da net.

Está bem que um só MP3 não é muito mau. Mas ultimamente toda a gente tem esta atitude de "ah é só desta vez", e esse pensamento "em massa" está a dificultar bastante a vida de quem compõe. É que são CD's que não são comprados.

Sou da opinião de que hoje em dia para se ser músico é preciso amar mesmo o que se faz. Não é gostar, é mesmo amar. É cada vez mais difícil; é uma profissão cada vez mais ingrata.

Acho que foi um post demasiado radical... mas já me irrita ver gente em tudo quanto é sítio ora a pedir-me "epah sacas-me o mp3 do <titulo do autor>", ou "olha este site que encontrei para sacar albuns inteiros: <blablabla.com>" ou "ei essa música é mesmo fixe!!! Podes-me mandar pelo MSN?".... hoje em dia, as pessoas já nem sabem o que é comprar um CD. Limitam-se a roubar sacar as músicas da net........

Eu suma, controla-te. Se podes comprar o CD, porque não o fazes?


Em relação à ilegalidade, não há nada a dizer. É simplesmente ilegal. Não interessa se é OGG, se é MP3, se é WAV.... até MIDI's são ilegais (mas para aqui só se têm começado a preocupar há bastante pouco tempo).
O conteúdo destes ficheiros é uma música que foi composta por uma pessoa/banda/um grupo, logo está protegido pelos direitos de autor. Se autorizarem a transmissão das músicas por via digital, então sim, é legal. Mas ripares um CD ou sacares do eMule CD's (ou musicas) ripados sem autorização dos autores ou das editoras, então é ilegal.

É claro que não há nenhuma espécie de rusga que procure um MP3 ou 100 MP3's em tua casa. Mas é ilegal.

Quanto ao "se sacar um mp3 dum album que eu comprei", penso que é ilegal por teres sacado da net, mas ao teres comprado o album, não deves ter muitos problemas.


Fico-me por aqui. Espero que tenhas/tenham percebido onde eu quero chegar ;)

Cumprimentos [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
Ok, concordo que é ilegal e concordo que o que interessa é o conteudo e não o formato.

Mas não concordo que os músicos sejam os coitadinhos que aí colocas. Claro que tem trabalho, como toda a gente, mas se não desse dinheiro eles não iam para músicos. E não me parece que sejam das profissões que gerem as pessoas mais pobres.
Também se metade da população quer ter uma banda e fazer música, claro que grande parte desses não vão ter sucesso e o excesso de oferta de música que vai existir no mercado vai prejudicar os que fazem alguma coisa de jeito. E depois, toda a gente sabe que no mundo da música o que interessa é o marketing, ou seja, as músicas que passam nas MTVs, nas Radios, etc, o que pode ter nada a ver com a qualidade da música.

Agora no caso que dás da música no top 50 das mais ouvidas do mundo que o músico só vende 100 cds (yeah right, os piratas de mp3 realmente compoem a maioria dos ouvintes de música), quando vier dar um concerto, se as musicas dele estão mesmo no top 50, enchem 4 coliseus do Porto, mais outros tantos Pavilhões Atlânticos.
E ainda existe muita gente que gosta de ter os cds das bandas/músicos que valem a pena.

Porque não, em vez de ver uma Ameaça, ver uma Oportunidade?

Conclusão:
- ilegal: sim por causa dos direitos de autor.
- prejudicial: não tanto como gostam de afirmar.


ps: isto tudo na minha opinião, obviamente.
 
@khannon

Desculpa mas nem todos os musicos fazem parte dos 0.00000001% de musicos no mundo que realmente fazem dinheiro suficiente com a musica que produzem para poderem fazer outra coisa na vida que não seja serem musicos. E desses que podem ser considerados musicos profissionais muito poucos chegam ao "estrelato" de que falas...

Dizes que não é prejudicial que se estão é a prejudicar as editoras e não os musicos... a minha pergunta é, pois, mas quem é que aposta, contrata e divulga novos projectos?

Ao prejudicar as editoras estão a prejudicar não so as grandes editoras mas tambem toda uma futura geração de musicos que nunca vai ser "descoberta" porque as editoras ao perderem dinheiro deixam de "apostar" e passam so a vender aquilo que têm a certeza que vende. Passamos a ter um panorama musical monocromatico sempre com "mais do mesmo" precisamente por ser apenas o que vende.

Dizer que as bandas deviam agradecer a divulgação das suas musicas por parte de quem as rouba é o maior absurdo que já ouvi já que se as bandas quizessem que a sua musica fosse divulgada dessa forma bastar-lhes-ia colocarem elas proprias a musica à disposição dos cibernautas como fazem tantas bandas (famosas ou não) que resolveram apostar nessa forma de divulgação.

Alem do mais há uma questão da qual te estas a esquecer, quando um ladrão de musica comete o seu roubo ele já sabe daquilo que vai à procura, ele ja sabe que gosta daquilo que vai roubar, ou seja ja passou a fase da curiosidade e da divulgação... não é que faça uma pesquisa por *.mp3...
 
Ok, concordo que é ilegal e concordo que o que interessa é o conteudo e não o formato.

Mas não concordo que os músicos sejam os coitadinhos que aí colocas. Claro que tem trabalho, como toda a gente, mas se não desse dinheiro eles não iam para músicos. E não me parece que sejam das profissões que gerem as pessoas mais pobres.
Também se metade da população quer ter uma banda e fazer música, claro que grande parte desses não vão ter sucesso e o excesso de oferta de música que vai existir no mercado vai prejudicar os que fazem alguma coisa de jeito. E depois, toda a gente sabe que no mundo da música o que interessa é o marketing, ou seja, as músicas que passam nas MTVs, nas Radios, etc, o que pode ter nada a ver com a qualidade da música.

Agora no caso que dás da música no top 50 das mais ouvidas do mundo que o músico só vende 100 cds (yeah right, os piratas de mp3 realmente compoem a maioria dos ouvintes de música), quando vier dar um concerto, se as musicas dele estão mesmo no top 50, enchem 4 coliseus do Porto, mais outros tantos Pavilhões Atlânticos.
E ainda existe muita gente que gosta de ter os cds das bandas/músicos que valem a pena.

Porque não, em vez de ver uma Ameaça, ver uma Oportunidade?

Conclusão:
- ilegal: sim por causa dos direitos de autor.
- prejudicial: não tanto como gostam de afirmar.


ps: isto tudo na minha opinião, obviamente.


Já alguma vez tentaste formar uma banda? Começar do absolutamente nada, sem apoios, sem... nada? Certamente que não... mas um amigo meu já e por acaso teve algum, algum sucesso... e teve muita sorte por não ter desistido a meio. Tens sorte se encontrares uma editora, e depois tens sorte se não te chularem... muito. Póe uma pessoa doida a quantidade de trabalho que dá, o dinheiro que tens que investir... ficas chupadinho até aos ossos... ainda pra mais quando é a solo. Pelo menos, no fim, as receitas recaem sobre um numero menor de pessoas... Ele como ama realmente o que faz decidiu seguir em frente e creio até ter chegado a ser destaque na blitz; ou pelo menos obteve boas criticas deles. Mas enfim, como é normal, tudo é passageiro e agora não se ouve falar dele em lado nenhum, nem a sua musica (que tambem pouco passou na radio... portuguesa ja todos sabem como e)... acho que realmente não compreendes a dimensão da coisa.

É como por exemplo os desastres... só sabes quando passas por isso


Ps.: obviamente esta também é a minha opinião, mas em conformidade com a experiência de alguém que sente as coisas na pele
 
Eu discordo completamente com quem diz que é uma oportunidade. Só quando a própria banda ACEITA que o seja.

Sim, há bandas que aproveitam a Internet para "passar a palavra". Já vi bastantes casos assim. Uma certa banda que eu conheço está a ter alguma fama, e está a "subir" na carreira. Só não digo quem são porque seria considerado publicidade, mas digo-vos que rima com "disaster" :P
Estes, com o seu MySpace, têm vindo a ser convidados para festivais underground, e são uma banda que eu considero promissora, pelo que ouvi.
Eles estão a receber, não pelo album, já que disponibilizam as melhores músicas no MySpace, mas sim pelos festivais. Estes são dos que realmente gostam do que fazem. E também se não recebessem os "trocos" dos concertos, também lhes seria completamente impossível seguirem a carreira de músicos. Afinal, por muito que se goste duma coisa, são poucas as pessoas que se podem dar ao luxo de investir em algo de onde não vão ter nada em troca.

Agora, eu estou a TENTAR formar uma banda. Estou eu a sentir na pele a dificuldade que é 1) arranjar local para ensaiar; 2) tempo para ensaiar; 3) até arranjar o instrumento, já que ainda só tenho a guitarra acústica e estou para comprar a eléctrica daqui a uns tempos; 4) organização do pessoal; 5) principalmente, aulas. Tanto escola (compatibilidade horarios/ensaios) como de música - estou a pensar seriamente em tê-las.

Vai ser um investimento dos grandes. Tanto em tempo, como em dinheiro.

E agora, imaginem que um dia, contra todas as expectativas :-D, lançamos um CD. Será que vai vender? É que estou a ver que a maior parte das pessoas há-de o sacar da net.
Por agora estamos a tocar por gosto. Eu e o baixista praticamos em casa dele, acustic guitar+electric bass. Mas por gosto... eu não estou a pensar lançar um CD :-D

Em relação ao que o BlueSp33d3r disse, eu também não posso comprar CD's. E admito que uma vez ou outra saco mp3 da internet.... não vou negar... mas sou contra. Afinal, quando um pintor faz um quadro para vender, acham justo tirarem uma foto do quadro e porem a foto na parede? Não só é mais "real" ter o quadro verdadeiro, como é mais justo para o pintor, que teve o trabalho de o fazer.

Os músicos não são propriamente "coitadinhos". Alguns (ok... muitos) chegaram a um ponto na carreira em que já não precisam de voltar a trabalhar. Que o diga o George Michael, que agora é tão rico que já não VENDE o seu trabalho; deixa-o na Internet. Estes são os downloads legais. Por outro lado, os Metallica, mesmo sendo já practicamente ricos, ao longo dos anos 90 foram os que iniciaram a "guerra" ao Napster. E digam lá... não tinham motivos?

Agora, até chegarem ao ponto do George Michael, qualquer um tem bastante trabalho pela frente. Ao sacarem mp3 da Internet, estão a prejudicar as discotecas, as editoras, e os músicos.

Não vou continuar com este "discurso". Sou contra a pirataria, simplesmente porque, resumindo, é "boicotar" o trabalho dos artistas. Mesmo tendo em conta que eu, por vezes, faço-o... quando não tenho hipóteses. Até chego a arranjar discografias porque peço a amigos meus (principalmente porque eu admito que não estou disposto a gastar 25€ num álbum). Também não nego isso. Agora, simplesmente não gosto. Preferiria, se pudesse, comprar o CD.

É ilegal, não vais ser preso por isso, e não é ético sacar musicas do eMule.

* over and out *

edit - @ khannon, os piratas de mp3 podem não ser a grande maioria de ouvintes de música, mas são simplesmente eles que mais prejudicam a indústria e a tornam tão estúpida como está a ser. A Sony com o spywarezito, a RIAA agora a dizer que os formatos Guitar Pro e MIDI são ilegais se não forem autorizados pela editora... vão ao www.mysongbook.com e vejam. Passou a ser ilegal ter GPx em França, e no resto do mundo, a "moda" está a pegar...
 
Última edição:
Em relação ao que o BlueSp33d3r disse, eu também não posso comprar CD's. E admito que uma vez ou outra saco mp3 da internet.... não vou negar... mas sou contra. Afinal, quando um pintor faz um quadro para vender, acham justo tirarem uma foto do quadro e porem a foto na parede? Não só é mais "real" ter o quadro verdadeiro, como é mais justo para o pintor, que teve o trabalho de o fazer.

Não vou continuar com este "discurso". Sou contra a pirataria, simplesmente porque, resumindo, é "boicotar" o trabalho dos artistas. Mesmo tendo em conta que eu, por vezes, faço-o... quando não tenho hipóteses. Até chego a arranjar discografias porque peço a amigos meus (principalmente porque eu admito que não estou disposto a gastar 25€ num álbum). Também não nego isso. Agora, simplesmente não gosto. Preferiria, se pudesse, comprar o CD.


Tens o trabalho de escrever por mim... porque é exactamente o que acho, só que não tenho pachorra para escrever (especialmente sem saber se vai ser útil (tal como alguem se questiona quando lança um cd... ;)))
 
eu acho que divia haver 1 limite de sacanso de musicas pelo menos umas 20 por exemplo a pessoas que nas empresas tem o emule ligado e estão sempre a sacar as vezes sacam 20 filmes por mes (exemplo) e eu acho que por este motivo havia de haver algum grupo do governo que controlasse isto
 
eu acho que divia haver 1 limite de sacanso de musicas pelo menos umas 20 por exemplo a pessoas que nas empresas tem o emule ligado e estão sempre a sacar as vezes sacam 20 filmes por mes (exemplo) e eu acho que por este motivo havia de haver algum grupo do governo que controlasse isto
... tás a brincar, quando dizes isso, certo?
 
as coisas são legais ou não. não há meio termo. senão: ah, e tal! devia haver uma comissão nomeada pla pj que impusesse um limite ao número de pessoas que podemos assasinar: 10 por mês ou assim...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo