Sacar musicas do emule é ilegal?

Status
Fechado a novas mensagens.
Mais 8000 processos contra utilizadores de P2P

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) voltou a atacar. Em comunicado, a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) informou hoje que se iniciou uma nova acção concertada pelas várias organizações representantes da indústria discográfica mundial contra a distribuição de cópias de música piratas nos sites de Partilha de Ficheiros (P2P). Esta contra-ofensiva legal abrange 17 países – Portugal incluído – e prevê a abertura de mais de 8000 processos contra utilizadores de P2P.

O comunicado não detalha o número de processos que vai ser aberto em Portugal – apenas menciona que os representantes de autores e editores subscrevem as «queixas contra um grupo de utilizadores que disponibilizou ilegalmente dezenas de milhares de canções através da Internet».
A nova vaga de processos conta ainda com um aspecto inédito – pela primeira vez na história portuguesa todas as organizações dos vários quadrantes se unem contra o P2P (as acções legais têm o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, da Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes ou Executantes e da Associação Fonográfica Portuguesa).
Com a nova investida legal, a IFPI eleva para 13 mil o número de processos legais contra a troca de música não autorizada fora dos EUA.
Na nova investida destaca-se ainda a estreia destas acções no Brasil, onde se estima que, nos últimos 12 meses, mais de um milhão de músicas tenham sido disponibilizadas ilicitamente através de P2P.
Em processos anteriores, os piratas do P2P foram obrigados a pagar, em média, multas de cerca de 2349 euros.

in Exame Informática, 17-10-2006


Tenho só uma dúvida... por HTTP pode-se sacar à vontade??? :002:
 
(e ja agora por ftp tambem :D)

obrigados o.... ninguem e obrigado a pagar nada. e convidado. e se paga e estupido

queria so dizer que 8000 = nada. so em portugal existem 10.000.000 de pessoas... na europa... enfim, nem faço ideia...

mas mesmo que fosse so em portugal, esta medida afectaria apenas 0.08% dos portugueses. a serio, nao tem mesmo relevancia a qualquer nivel
 
Saca é legal, partilhar é que é ilegal. Isto dito pelo presidente da associação direitos de autor. ;)

ja tinha sido respondido ;)



geeez... brilhante um comentário do link que o "taxista" deu:

"Só tenho a dizer o seguinte:

Quando há transito no IC19, dou a volta e vou por outro lado!

Um abraço"

simplesmente brilhante...
 
ja tinha sido respondido ;)



geeez... brilhante um comentário do link que o "taxista" deu:

"Só tenho a dizer o seguinte:

Quando há transito no IC19, dou a volta e vou por outro lado!

Um abraço"

simplesmente brilhante...
Ora nem mais, foi sempre assim... As pessoas vão sempre inventando novos "caminhos" quando uns são barrados...
 
Já alguma vez tentaste formar uma banda? Começar do absolutamente nada, sem apoios, sem... nada? Certamente que não... mas um amigo meu já e por acaso teve algum, algum sucesso... e teve muita sorte por não ter desistido a meio. Tens sorte se encontrares uma editora, e depois tens sorte se não te chularem... muito. Póe uma pessoa doida a quantidade de trabalho que dá, o dinheiro que tens que investir... ficas chupadinho até aos ossos... ainda pra mais quando é a solo. Pelo menos, no fim, as receitas recaem sobre um numero menor de pessoas... Ele como ama realmente o que faz decidiu seguir em frente e creio até ter chegado a ser destaque na blitz; ou pelo menos obteve boas criticas deles. Mas enfim, como é normal, tudo é passageiro e agora não se ouve falar dele em lado nenhum, nem a sua musica (que tambem pouco passou na radio... portuguesa ja todos sabem como e)... acho que realmente não compreendes a dimensão da coisa.

É como por exemplo os desastres... só sabes quando passas por isso


Ps.: obviamente esta também é a minha opinião, mas em conformidade com a experiência de alguém que sente as coisas na pele
E claro que a falta de sucesso do teu amigo foi por causa de haver pessoas que sacam mp3 da net. E acredito que em muitos desses casos, quem saca música desses músicos menos conhecidos, provavelmente nem ia comprar o cd e ao sacar a música está a conhecer e a dar a conhecer, podendo ainda vir a se tornar fã.

E sim, conheço muita gente que criou bandas, teve mais ou menos sucesso, com música mais ou menos boa. Mas se calhar é esse um dos problemas, demasiada concorrência nesse mercado e demasiada saturação.

Também sei que uma percentagem muito baixa de músicos ganha fortunas, mas não é que os outros vivam na miséria. Além de que temos sempre que fazer escolhas: fazer o que gostamos e arriscar, ou fazer algo que gostamos menos e ter mais segurança. Aliado a isto, quanto maior o risco, maior o proveito.


Acredito que é ilegal piratear, muito mau e essas coisas todas. MAS, os piratas não tem culpa de tudo de mal que acontece aos músicos e na indústria da música.
O mais engraçado é que já existe pirataria à dezenas de anos, mas só agora é que é muito mau.
 
O que ele diz faz todo o sentido, visto que quem tem licença para distribuir as musicas são as editoras e não o utilizador final, daí o ser ilegal um utilizador estar a enviar musicas para outras pessoas quando não tem licença de distribuição.

Ja o download puro e simples não é ilegal do nosso lado, apenas do lado de quem nos envia caso não tenha a devida licença.

Não sei se a questão é assim tão simples como a coloco, mas penso que ande por estes parametros.
 
O mais engraçado é que já existe pirataria à dezenas de anos, mas só agora é que é muito mau.

Só agora é que qualquer um tem um computador com uma excelente ligação á internet para sacar 8.5giga por hora... da tipo 6120giga num mes, se sacar sempre sem parar... isto em musica, e capaz de aguentar para ai toda a musica do mundo :D

Só agora é que toda a gente saca que nem cães...
 
Parece ser óbvio das declarações do Director Geral da Associação Fonográfica Portuguesa (Eduardo Simões) que a partilha de ficheiros não autorizados em P2P é ilegal.

Porque desconheço totalmente como é feita a utilização de programas de partilha de ficheiro, faço uma pergunta a quem souber responder: Quando se faz parte de uma rede dessas não é suposto ter uma pasta configurada onde temos os ficheiros que partilhamos? É possivel usar partilha P2P sem partilhar nenhum ficheiro nosso?
 
O que ele diz faz todo o sentido, visto que quem tem licença para distribuir as musicas são as editoras e não o utilizador final, daí o ser ilegal um utilizador estar a enviar musicas para outras pessoas quando não tem licença de distribuição.

Ja o download puro e simples não é ilegal do nosso lado, apenas do lado de quem nos envia caso não tenha a devida licença.

Não sei se a questão é assim tão simples como a coloco, mas penso que ande por estes parametros.

A questão foi colocado pelo próprio gajo.

Acho que não restam dúvidas...
 
Desde que a interpretação que ele faz da lei esteja correcta... porque para todos os efeitos com o download está-se a usar uma música para a qual não se tem o direito de cópia privada porque não se tem o original!
 
Parece ser óbvio das declarações do Director Geral da Associação Fonográfica Portuguesa (Eduardo Simões) que a partilha de ficheiros não autorizados em P2P é ilegal.

Porque desconheço totalmente como é feita a utilização de programas de partilha de ficheiro, faço uma pergunta a quem souber responder: Quando se faz parte de uma rede dessas não é suposto ter uma pasta configurada onde temos os ficheiros que partilhamos? É possivel usar partilha P2P sem partilhar nenhum ficheiro nosso?
Em relação aos P2P, todos os utilizadores de aplicações P2P têm uma pasta predefinida de onde os outros utilizadores irão fazer downloads, e para onde os downloads deste utilizador irão.
Portanto
alguém -> KaZaa -> o meu pc -> C:\My Shared Folder -> o ficheiro que procura

e

eu -> KaZaa -> pc de alguém -> pasta partilhada dessa pessoa -> ficheiro que eu procuro

No entanto, podes ser um leecher, isto é, pões-te a sacar sem dares acesso aos outros.
Fizeste-me abrir uma Virtual Machine e instalar lá o KaZaa só para te mostrar isto :-D mas vá, uma imagem que te pode "animar" :-D:
kazaaoptionai1.jpg

Disable sharing of files with other users. Esta é a resposta à tua pergunta. O KaZaa deixa. O eMule não sei... isso agora alguém te vai confirmar :)

Mas é basicamente assim que as redes P2P trabalham. Depois de sacares um ficheiro, ele está ao mesmo tempo disponível para outros o sacarem à vontade ;)

Se não queres activar essa opção, mas também não queres partilhar alguma coisa, podes fazer uma "deploy folder" como eu lhe chamo - uma pasta para onde vão os teus downloads - e depois moves os downloads terminados para uma outra pasta, não partilhada :) assim, está fora dos limites de acesso a utilizadores normais. Agora, se houverem exploits ou algo assim, o caso muda de figura ;)


Espero ter ajudado :)

Cumprimentos [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Em relação aos P2P, todos os utilizadores de aplicações P2P têm uma pasta predefinida de onde os outros utilizadores irão fazer downloads, e para onde os downloads deste utilizador irão.
Portanto
alguém -> KaZaa -> o meu pc -> C:\My Shared Folder -> o ficheiro que procura

e

eu -> KaZaa -> pc de alguém -> pasta partilhada dessa pessoa -> ficheiro que eu procuro


wrong. nao precisas ter nenhuma pasta predefinida para partilhas. podes dizer: quero partilhar a pasta x, y e z. que nao funciona com o kazaa ou whatever, tudo bem, mas kazaa nao e o unico programa p2p que existe
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo