Saf-t Pt

Status
Fechado a novas mensagens.
slack_guy: acho que eles nem se lembraram disso! Gostava de ver o SAF-T de um hipermercado a ser processado! Mesmo sendo tudo Vendas a Dinheiro, com "Consumidor Final" e "Contribuinte Final"!
humm... custa-me a acreditar que não se tenham lembrado disso. A ASSOFT esteve envolvida nisto desde início (tanto quanto parece) e não creio que esse 'pormaior' passasse despercebido a alguns associados. É que é bem possível que o ficheiro gerado tenha centenas de megas (não fosse esse o (um dos) defeito do XML... mas isso são outros 5 tostões).

A título de exemplo: do ficheiro que o 'gestix' disponibilizou, ~80% é 'markup' e os restantes 20% são dados.

Parece que já estou a ver o filme:
Vai o fiscal das finanças à empresa...
- Meus senhores, ora faz favor tirem lá o relambório relatório
e respondem-lhe:
- sim senhor, vamos já mandar tirar o 'pastel'. Volte amanhã por esta hora que deve estar pronto.

Gostava de ver o SAF-T de um hipermercado a ser processado!
ah! eu tenho é curiosidade em ver o da PT :-)
 
Última edição:
Por falares em ASSOFT o que é que se ganha em ser associado deles? Alguma regalia/mais valia nisso?
Alguém é sócio ou sabe como funciona? Acho que o próprio site deles é demasiado omisso nesse aspecto. Mesmo aquela parte de "depositar o código"... não apanhei bem o esquema mas também, verdade seja dita, li aquilo na diagonal... :|

Mas gostava de saber
1abraço!
 
Por falares em ASSOFT o que é que se ganha em ser associado deles? Alguma regalia/mais valia nisso?
Deve ser útil a quem produz e comercializa software proprietário. É mais uma forma de protecção. Como parece que a ASSOFT e a PJ andam de mãos dadas no combate à cópia ilegal de software essa pode ser uma mais-valia para os associados.

Como aqui na casa só produzimos software livre - o cliente tem sempre acesso ao código-fonte e pode fazer com ele o que lhe der na telha (a menos que imponha o contrário) - não vemos qualquer vantagem em nos associarmos.
 
Oi slack_guy, obrigado por teres experimentado o Gestix. Só não sei o que é um PM; porém podes sempre mandar um email se for relacionado com o Gestix é para isso que cá estamos.

A propósito do SAF-T, já viram um validador on-line? É uma boa malha mas é preciso cuidado com ficheiros "oficiais" porque não é de admirar que catem os dados para alguma finalidade menos ortodoxa...

Abraços e continuação de bom trabalho

Rui

Claro que esqueci o link para o validador: http://saftpt.com/ sorry.
 
Última edição pelo moderador:
Estive a dar uma olhadela à versão GESPOS que utilizo e verifiquei que permite fazer a exportação de todos os dados necessários.

Portanto, devido à falta de tempo, e pelo menos para já, vou entrar numa abordagem de exportar os dados do GESPOS em formato XPTO e reconvertê-los para xml.

Vai ser uma bocado rude pois vai ser muito manual mas:
-> não estou a contar ter de fazer o processo muitas vezes;
-> depois de o processo estar implementado, tenho mais tempo para fazer alguma coisa melhor.

Também investiguei a solução que a Escripóvia fornecia...comprar uma versão do software completamente nova. Nem vou comentar quanto me pediram.

Vou implementar qualquer coisa já este fim-de-semana. Quando tiver algo coloco aqui para quem quiser aproveitar.

Cumprimentos,
Marco
 
Também investiguei a solução que a Escripóvia fornecia...comprar uma versão do software completamente nova. Nem vou comentar quanto me pediram.

Comprar a versão nova? Acho que não foi isso que te disseram. Talvez fazeres um upgrade da versão que dispões ainda acredito e o valor da actualização do software é mais baixo do que o da versão de base. Perguntaste o que ias ganhar com isso? A quantidade de funcionalidades que dispões na nova versão? Tens algum módulo extra? Tipo encomendas ou lotes? Os módulos tem custos elevados, como seria de esperar...

Mas gostava que dissesses o valor. Nós aqui já fizemos upgrades de software e lembro-me que o valor não era nada por "aí além...". Se calhar informaram-te mal...

1abraço
 
Bem a coisa passou por um intermediário (um intermediário meu) pelo que a informação pode não estar 100%.

Mas são 300€ (+IVA) pela nova versão. Se de facto me informaram mal então vou tentar contactar a Escripóvoa directamente.

Cumprimentos,
Marco
 
E achas um valor muito alto por um software como o Gespos? Isso é o preço dele... Não acho nada de mais para a o software que é. Vais mudar de OS? Tipo DOS - Windows? Ainda assim, se queres que te diga, tenho um amigo que tem um estabelecimento comercial e pediram-lhe, pelas actualizações, 1200€ mais 450€ por um módulo de lotes. Se achas que Escripóvoa é caro... :P

O meu pai trabalha com um outro software em ambiente DOS, ainda, e até de PC vai ter que mudar para ter SAF-T. 2000€ não me chegam para tudo... :| sinceramente vou optar por Gespos porque por 300 e poucos euros fico com o mesmo! :)

1abraço!
 
Hey...

Pois...compreendo.

Mas a minha questão é que o SAF é um simples ficheiro de exportação de dados.
Não vale 300€...O programa todo vale...mas eu não estou interessado!

Num dia de trabalho faço isso.

O único problema que antevejo são campos que desconheço...agora produtos, compras, vendas, ..., é directo!


Cumprimentos,
Marco
 
Peço desculpa pelo post duplo mas não tem nada a ver com o anterior.

Envio um link para um programeco em java para validar um xml contra um xsd (penso que deverá ser apenas necessário correr o "run") .

Junto vai também um SAF-T PT que eu gerei...quer dizer...para já ainda só tem o header pq agora não tenho acesso ao resto dos dados...amanhã já devo ter todos os dados necessários e assim poder terminar.

http://student.dei.uc.pt/~mbjorge/bin.zip

Cumprimentos,
Marco
 
Última edição:
Mas a minha questão é que o SAF é um simples ficheiro de exportação de dados.

Ok! o SAF-T é um ficheiro mas o que está por detrás da sua criação é programação e custa tempo e dinheiro! Mesmo que demores um dia para isso é sempre um dia
Mais ainda, gostava que nos uníssemos todos e fizéssemos boicote ao SAF-T e vamos todos às finanças exigir que nos paguem por uma coisa que é da inteira responsabilidade deles. O SAF-T nem sequer é obrigatório mas sim recomendado pela OCDE!! Recomendado != obrigatório... Enfim... Era giro todos à porta.
Na minha maneira de ver, se eles precisam de dados extra para nos "controlar" então que sejam eles a desenvolver as ferramentas para isso mesmo. Ou pelo menos a custeá-las... Acaba por ser o de sempre: pagas e continuas a pagar...

É mais um lobby!
1abraço
 
Mais ainda, gostava que nos uníssemos todos e fizéssemos boicote ao SAF-T e vamos todos às finanças exigir que nos paguem por uma coisa que é da inteira responsabilidade deles. O SAF-T nem sequer é obrigatório mas sim recomendado pela OCDE!! Recomendado != obrigatório... Enfim... Era giro todos à porta.
A imposição deste relatório é um óptimo negócio para as empresas que fornecem software de gestão/contabilidade. É que há empresas que ainda usam aplicações para DOS e, por conseguinte, esta imposição vem obrigar não só à aquisição de updates, como, em muitos casos, de novas aplicações e, não me espantaria nada, que muitos venham a adquirir novos computadores com os requisitos necessários para o 'upgrade' imposto pelo fisco.

Enfim... há medidas que não lembram ao diabo! há uns anos foi a obrigatoriedade de usar palas nas rodas traseiras; mais recentemente foram os coletes de sinalização; agora temos estes relatórios... há alguém a ganhar muito dinheiro com disparates deste género e não é o contribuinte de certeza.

A informação que o fisco pede no relatório já ele a tem. Não se trata de facilitar o trabalho de introdução de dados, uma vez que estes relatórios só servem para verificação e controlo. Querem apanhar os gajos das facturas falsas e obrigam todas as empresas a custos perfeitamente dispensaveis.
Isto não é modernização: é roubo.

Enfim, não disparato mais senão ainda me chamam fundametalista ou fanático :-)
 
Viva,

Não quero ser do contra mas tenho de discordar.
Penso que esta medida, se bem aproveitada, pode impedir muitas "fugas fiscais".

O problema, no meu ponto de vista, é falta de soluções não comercias e falta de SENSO nas soluções comercias. Quando eu digo "preciso de uma adição ao meu software para exportar um determinado ficheiro XML"...NÃO ME PEÇAM 300€!!!!
Se existissem soluções livres e confiáveis...com o suporte correcto, ou estas empresas ganhavam juízo ou não tinham clientes.

Quando terminar o meu programeco (já não vai ser hoje porque passei o dia no carro...) gostava que alguém o experimentasse e verificasse a inexistência de diferença entre os dois ficheiros SAF (o gerado pelo meu programeco e o gerado pelas vossas aplicações) e constatasse a diferença de preço....se eu tivesse começado mais cedo....


Cumprimentos a todos,
Marco

PS: Existe alguma coisa mais idiota que um PS num post / sms / email...
PS2: Há ainda alguém que não tenha comprado uma solução e que queira aproveitar a minha?

Cumprimentos,
Marco
 
Pessoal, assuntos sobre fisco, ASAE e afins utilizem o Geral, sff. Não deviem o assunto da thread que já anda mesmo no limiar do offtopic.
 
Última edição:
:confused:Alguem tem um ficheiro saft-pt acabado com a estrutura feita e prenchido com alguns dados para poder comprender isto pois ando muita confuso com isto e ajudava me a mim e a muita gente se houvesse um exemplo completo e validado para poder trabalhar sobre isso


PFF o pessoal mais experiente em XML (AJUDA)



cumprimentos a todos
 
Para validar XML com um XSD encontrei a rotina que junto em anexo e que está em VB6. Alguem já fez uma rotina em VB6 que crie o ficheiro XML? Poupava-me tempo se pudesse apenas emendar as Tabelas donde retirar os dados.

Código:
Private Sub Command1_Click()
Dim xmlschema As MSXML2.XMLSchemaCache
Set xmlschema = New MSXML2.XMLSchemaCache
xmlschema.Add "urn:books", App.Path & "\books.xsd"
Dim xmldom As MSXML2.DOMDocument
Set xmldom = New MSXML2.DOMDocument
Set xmldom.schemas = xmlschema
 
xmldom.async = False
xmldom.Load App.Path & "\books.xml"
 
If xmldom.parseError.errorCode <> 0 Then
MsgBox xmldom.parseError.errorCode & " " & xmldom.parseError.reason
Else
MsgBox "No Error"
End If
End Sub
 
Última edição:
eu fiz uma mas eu escrevo linha a linha nao encontrei nada que fizesse directamente

eu precisava era dum ficherio criado completo e com dados para poder perceber melhor o ficheiro
 
Seria qualquer coisa assim como este codigo que junto mas precisava de acrescentar um nodo por cada tabela.

Aqui vai o que encontrei até agora:

Código:
Public Sub testeXML_Click()
    Dim rsXML As New ADODB.Recordset
    Dim sSQL As String, sConn As String
    
    sSQL = "SELECT customerid, companyname, contactname FROM customers"
    sConn = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=D:\Program Files\Common Files\System\msadc\samples\NWind.mdb"
    rsXML.CursorLocation = adUseClient
    rsXML.Open sSQL, sConn, adOpenStatic
    Dim xDOM As New MSXML.DOMDocument
    Dim x2DOM As New MSXML.DOMDocument
    Dim dataNodeList As IXMLDOMNodeList
    Dim dataNode, rowNode, newNode, newRoot, newNode2 As IXMLDOMNode
    
    rsXML.Save "C:\temp\rsDOM.xml", adPersistXML
    ' Save Recordset directly into a DOM tree.
    rsXML.Save xDOM, adPersistXML
    Set dataNodeList = xDOM.getElementsByTagName("rs:data")
    Set dataNode = dataNodeList.Item(0)
    
    ' Create a new Node under new DOM.
    Set newRoot = x2DOM.createNode(NODE_ELEMENT, "recordset", "")
    ' Append root node.
    Set newRoot = x2DOM.appendChild(newRoot)
    
    i = 0
    ' Loop through all z:row nodes.
    While i < dataNode.childNodes.length
        ' Get to the z:row node.
        Set rowNode = dataNode.childNodes.Item(i)
        Set newNode = x2DOM.createNode(NODE_ELEMENT, "row", "")
        ' Append row node under new root.
        Set newNode = newRoot.appendChild(newNode)
        
        j = 0
        ' Loop through all attributes of z:row.
        While j < rowNode.Attributes.length
        
            ' Create new element for column name.
            Set newNode2 = x2DOM.createNode(NODE_ELEMENT, rowNode.Attributes.Item(j).baseName, "")
            ' Assign column value to new node value.
            newNode2.Text = rowNode.Attributes.Item(j).Text
            
            ' Append new column node under new node.
            Set newNode2 = newNode.appendChild(newNode2)
            
            j = j + 1
        Wend
        
        i = i + 1
    Wend
    
    x2DOM.Save "C:\temp\rsCustData.xml"
End Sub
 
Última edição pelo moderador:
Aplicação para gerar ficheiros SAF-T PT Gernéria

Cumprimentos a todos.

Eu estou disponivel para criar uma aplicação genéria que crie ficheiros SAF-T PT através de plugins dos vários softwares existentes no mercado.

Mas para isso preciso de ajuda para obter algum know how de cada aplicação pois a única forma de fazer isto é ir directamente à base de dados o que em certas aplicações pode ser bastante complicado.

O que dizem?

Abraços a todos

Nota ao moderador: Se achar melhor colocar este post num tópico à parte, tem todo o meu apoio.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo