Saf-t Pt

Status
Fechado a novas mensagens.
Já era para ter postado aqui mas o boss chamou-me. Eu apoio a tua ideia, até porque preciso de fazer uma coisa dessas e estou em tempo. Posso trocar ideias contigo, se quiseres. Podes até criar uma thread para vermos o andamento disso e trocarmos ideias com os demais :)

Eu apoio a tua ideia e no que puder ajudar, ajudo!

1abraço!
 
Obrigado pelo apoio mOrSa

Vou estudar a melhor forma de podermos trocar impressões sobre este assunto. Acho que o sitio ideal seria colocar este projecto no souceforge ou no codeplex, mas a ideia de criar um thread aqui neste forum também não é má.

O que acham? Vamos em frente?
 
Por mim, podes contar com isso. Se tiver meia hora hoje debruço-me sobre isso, nomeadamente na parte das Bases de Dados, dado que isso deve ser genérico com um ficheiro de texto de configuração! E executado a partir da própria aplicação! Isso vem na lei algures... qualquer coisa como o software é que tem que fazer a exportação! Há sistemas que tiveram rupturas por causa disso... grandes sistemas :(

1abraço!
 
Obrigado pela ajuda mOrSa.
Ora bem... se a lei obriga a que seja a própria aplicação a gerar o ficheiro, então este projecto pode morrer antes de nascer pois não faz sentido gerar um ficheiro que depois não é "legal". Vou aprofundar o meu conhecimento neste decreto lei. Pode ser que dê para dar a volta à coisa (p.ex. criar um plugin individual para cada aplicação).
E aquele pessoal que usa o excel para passar facturas?? Estão tramados já estou a ver.

Falando agora sobre o ficheiro em si, como trabalho com muito XML (e SAF-T incluido), acho muito complicado usar esta base technológica. O XML funciona bem com poucos dados ou pedaços de informação dispersos. Agora com muita informação vai ser em muitos casos impossível trabalhar com um ficheiro assim. No caso de empresas com milhões de movimentos, o ficheiro ultrapassa em grande a barreira do GB. Acho que existe uma falta de conhecimento técnico sobre isto na equipa que criou este Audit File. Como foi um sistema herdado de fora, não se pode atribuir incompetências ao pessoal de cá. Mas se veio de fora como é que o pessoal de lá se "amanha" com isto?

Gostaria de obter alguns comentários sobre este assunto. Acham que o formato XML aguenta com tanta informação assim?

Abraço a todos.
 
E aquele pessoal que usa o excel para passar facturas?? Estão tramados já estou a ver.
Mas esse é um dos objectivos desta medida: com esta obrigação, aqueles que passam facturas com excel|word|PageMaker(!!)|etc têm de comprar (e aqui está o lobby das software houses...) aplicações de gestão comercial.

Falando agora sobre o ficheiro em si, como trabalho com muito XML (e SAF-T incluido), acho muito complicado usar esta base technológica. O XML funciona bem com poucos dados ou pedaços de informação dispersos. Agora com muita informação vai ser em muitos casos impossível trabalhar com um ficheiro assim. No caso de empresas com milhões de movimentos, o ficheiro ultrapassa em grande a barreira do GB.
Repara no exemplo da TMN (que dizem ter 6 milhões de clientes!). O ficheiro SAF-T PT tem de (falando apenas da área de gestão, sem contabilidade):
1) incluir os dados de todos os clientes (não apenas aqueles referentes ao exercício em causa): 6 milhões de registos
2) incluir os dados de todos os produtos (desconheço a quantidade de produtos diferentes da TMN, mas admitamos que sejam 1000;
3) incluir os dados de todas as facturas|notas de crédito e de débito do exercício (se 1 cliente = 1 factura, então 6 milhões de facturas/mês (e nem vou incluir débitos e créditos...)

Resumindo:
clientes: 6 milhões de registos x 20 linhas
facturas: 6 milhões de registos x 12 meses = 72 milhões de registos
produtos: 1000 registos x 7 linhas
------------
Total: 78,001,000 de registos.

Agora, apliquemos o XML (para nº de linhas por defeito):
Clientes: 6,000,000 * 20 linhas = 120,000,000 linhas
Facturas: 72,000,000 * 50 linhas = 3,600,000,000 linhas
Produtos: 1000 * 7 linhas = 7,000 linhas
--------------
Total: 3,727,000,000 linhas num único ficheiro XML.....

Está-se mesmo a ver que esta brincadeira não foi feita para empresas desta dimensão ;-)
 
Sendo que cerca de 80% são tags (lixo)... Imagino o Continente a emitir o SAF-T.
Ora 40 a 60 caixas registadoras (leia-se POS) * milhares de produtos por dia.... etc etc... enfim, Acho que nem sequer foi equacionado isso. Sera que vão fazer uma exportação de dados de cada dia durante um mês para obterem os dados todos... não me parece. Isto, por superfície comercial! :)

O que diz a lei é que o software tem de produzir o ficheiro mas não li nada do "como". Ora, se consigo descortinar bem isto posso muito bem fazer o seguinte:

Software que Desenvolvi -> Faço um call a um executável qualquer -> Lê as configurações do file de texto -> Pergunta ao utilizador: "Onde quer guardar o ficheiro?" -> o Utilizador indica o caminho e o file é exportado.

Quem é que fez o quê? A minha aplicação ou um "script" à parte? Pois... agora pergunto eu, se eu criar um "módulo" do SAF-T e colocá-lo como uma DLL ou até um ".XPTO" quem é que diz que aquilo que eu estou a usar é uma livraria feita por mim ou um terceiro?
Será que vão pegar por aí? Em último caso faz-se um DLL visível para importação! E aí não pegam em nada! Porque não podem pegar...

1abraço
(desculpem se parece desabafo mas foi :P )

edit:
E aquele pessoal que usa o excel para passar facturas?? Estão tramados já estou a ver.
VBA - Visual Basic for Aplications! Alguma questão? por aí não vendem :)
 
Ora 40 a 60 caixas registadoras (leia-se POS) * milhares de produtos por dia.... etc etc... enfim, Acho que nem sequer foi equacionado isso.
Também gostava de saber que clusters é que o Fisco vai usar para validar e extrair dados de ficheiros XML com baziliões de registos e paletes de gigabytes!

Estou com uma grande curiosidade sobre todo este processo. Acho que daqui a um ano isto deixa de ser obrigatório. É o tempo suficiente para a rapaziada comprar software novo, computadores novos, etc. E depois, puff.... passa a ser facultativo.

Nota: sou só eu ou o XSD que a ASSOFT distribui não valida os relatórios de acordo com o que está descrito na estrutura de dados e na FAQ?
 
Depois de analisar a Portaria n.o 321-A/2007 sobre o SAF-T PT acho que não se refere nada sobre a forma como o ficheiro deve ser gerado. Apenas que é obrigatório gerá-lo e que deve conter os dados existentes no sistema:
1.o Os sujeitos passivos de IRC que exerçam, a título
principal, uma actividade de natureza comercial, industrial
ou agrícola e que organizem a sua contabilidade
com recurso a meios informáticos ficam obrigados a
produzir um ficheiro, de acordo com a estrutura de
dados em anexo, sempre que solicitado pelos serviços
de inspecção, no âmbito das suas competências.
2.o O ficheiro deve abranger a informação constante
dos sistemas de facturação e de contabilidade.
Desta forma, acho que a minha ideia tem pernas para andar. Nada de plugins ou chamadas externas a partir da aplicação geral.
A minha ideia é criar uma aplicação genérica que lhe vai sendo adicionados módulos de programas comerciais.

Modo de funcionamento da aplicação:
1) escolhe um ano fiscal ou um periodo entre datas;
2) escolhe a aplicação fonte (Primavera, GesPOS, PHC, etc...)
2.1) indica a localização da base de dados ou servidor de dados​
3) escolhe-se o nome do ficheiro e onde gravá-lo
4) gera ficheiro de dados
5) faz validação recorrendo ao Schema fornecido pela ASSOFT
6) emite relatório sobre a exportação (numero de clientes, produtos, fornecedores, movimentos, etc)
6.1) No caso de haver erros na estrutura de dados, dá conta desses erros no relatório.​

É um esboço inicial.

Mais ideias serão bem vindas.
 
2) escolhe a aplicação fonte (Primavera, GesPOS, PHC, etc...)
A menos que tenhas acesso ao código-fonte (proprietário) este ponto vai dar-te trabalho para meses... mesmo supondo que tens acesso à estrutura da base de dados, provavelmente não conseguirás apreender todo o modelo de dados da aplicação sem olhares para a source. Depois há-que ter em conta que os fabricantes desses softwares já integraram o SAF-T PT nas respectivas aplicações. Não quero desanimar, mas acho que estão a ir por um caminho sem saída - isto é: não vai ter fim, ou pelo menos um fim agradável.
 
Tens razão slack_guy. De facto começar com um Primavera ou PHC é complicado. Mas acho que poderiamos começar com outros mais simples. Principalmente aqueles que não existem soluções disponíveis.

Trouble: Já agora que tamanho é o ficheiro?
 
Ficheiro SAFT de grandes dimensões...140 MB

Boas..

gerei um ficheiro saft xml por Pl/sql, o problema é que esse ficheiro ficou com 140 MB, o que impossibilita a sua leitura com qualquer sofware para validar a partir do XSD....

Alguém tem um problema parecido, como resolveram..

Será que dá para partir o ficheiro em vários ficheiros ?


Obrigado !
 
Comprar a versão nova? Acho que não foi isso que te disseram. Talvez fazeres um upgrade da versão que dispões ainda acredito e o valor da actualização do software é mais baixo do que o da versão de base. Perguntaste o que ias ganhar com isso? A quantidade de funcionalidades que dispões na nova versão? Tens algum módulo extra? Tipo encomendas ou lotes? Os módulos tem custos elevados, como seria de esperar...

Mas gostava que dissesses o valor. Nós aqui já fizemos upgrades de software e lembro-me que o valor não era nada por "aí além...". Se calhar informaram-te mal...

1abraço
boa noite,

eu tenho um programazito de facturação, e agora estou à rasca com o saft, tenho de fazer uma query?! e um módulo para criação do XML. O problema é que nunca trabalhei com o XML.

pode-me dar uma ajuda?

obrigado.
hb
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo