Super Hang-On & Hang-On GP'96
A sequela do Hang-On foi lançada nas Arcade em 1997, seguindo-se o
port para a
SEGA Megadrive em 1989! O jogo acabou por ter direito a várias conversões, bem como a entrar em várias compilações, nomeadamente o Mega Games I e Mega Games 6. Em suma, este jogo foi simplesmente uma evolução do que o primeiro jogo trouxe, com
melhores gráficos, animações mais elaboradas, os efeitos sonoros levaram uns retoques e a possibilidade de escolher entre 4 percursos (Europa, Ásia, América, África), cada qual com o seu grau de dificuldade e final diferente.
Uma das grandes novidades e um valente perigo se mal usada foi a função Turbo, podendo atingir uma velocidade superior aos 320 KM/H! Infelizmente, a versão Megadrive não conseguiu atingir o patamar de qualidade no que toca aos gráficos (background, efeito das motas adversárias são os mais destacados).
Para os amantes das Arcade, havia várias versões da máquina em que se podia jogar o Super Hang-On, tal como é mostrado na secção "Extras" desta mensagem.
Tanto para quem quisesse estar de pé, ou para os amantes de motos que gostariam de sentir mais na pele a jogabilidade.
Nem tudo foram más notícias para a versão megadrive, com um modo novo chamado "Original", permitiu dar ao jogo uma maior longevidade e uma razão aos jogadores para voltarem mais uma vez ao jogo caso ficassem aborrecidos do modo Arcade.
Neste modo original, foi feita uma espécie de carreira!
A nossa mota tinha o básico dos básicos no inicio no que toca à sua constituição (motor, pneus, óleo, entre outros), tínhamos direito a um patrocinador inicial que tratava das nossas contas (dava o nosso ganha-pão; a quantidade dependia de ser uma vitória ou uma derrota, quer por acabarmos depois do rival, ou por destruirmos a mota durante a corrida, impossibilitando assim a continuação da corrida) e um certo rival.
Para progredirmos, éramos obrigado a ganhar 5 corridas antes do nosso rival, tendo sempre em conta que a dificuldade/longevidade da corrida ia sempre aumentando conforme íamos subindo na escada da fama (mais dinheiro também...)
O cuidado era sempre pouco nas corridas e de um momento para o outro podiamos acabar por estragar tudo. Um dos factores a ter em conta antes de uma corrida era verificar se estava tudo OK com a mota, e daí a necessidade de ir obtendo um melhor mecânico. Por vezes, não reparávamos certa componente da mota a pensar que não seria preciso, mas que de um moemnto para o outro podia acabar com o nosso sonho. O mais flagrante, como é óbvio, era o motor que de vez em quando lá explodia... ou a "carroçaria" da mota ir pelo cano abaixo de tantos encontrões dados aos adversários, ou pela nossa falta de tacto (aka muitos acidentes contra árvores ou postes de luz).
Este acaba por ser o melhor jogo da saga na minha opinião, e com alguma pena, que não vejo o mesmo a evoluir a partir deste conceito.
Versão Arcade
As 4 etapas no modo Arcade, a começar pelo mais fácil temos África, Ásia, América e finalmente Europa!
(screens da versão Megadrive)
Modo 'Original':
Entretanto desenrola-se a primeira corrida contra o último adversário... poderia ter corrido melhor no entanto. O meu melhor tempo nesta stage ronda os 1:04:60 numa volta.
Rivais, Patrocinadores e Mecânicos (cliquem nas imagens para ver as páginas correspondentes)
Sequências finais! (Arcade)
Extras:
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Segue-se a sequela "espiritual" do Super Hang-On.
Desenvolvido pela Genki, e não pela AM#2, e
lançado em 1996 na Europa para a Sega Saturn. A designação de Hang-On GP '95 está relacionado pela data em que saiu no Japão, e é simplesmente Hang-On GP na América.
Nesta nova edição Hang-On, muita da mística que havia foi perdida... sendo um dos pontos mais negativos até certa altura a jogabilidade! Simplesmente arcaica, complicada e uma falta de direcção/sentido que irá frustrar muito jogador. Apesar disso, quando se tem mão sobre os controlos, o jogo ganha outra experiência.
Ao contrário dos anteriores, o jogo é baseado em pistas fechadas e muito mais baseado em fazer voltas curtas e rápidas (baseado no modo Original do Super Hang-On).
Há vários modos de corrida: GP Race, Time Trial e Endurance, sendo o último desbloqueado após ganharmos nas 3 pistas existentes, juntamente as suas versões "Extended" (pista mais longa ou percurso diferente). Há ainda a possibilidade de jogar nas pistas versão "Mirror" (ao contrário), enquanto que o modo
Endurance acaba por ser aquele que é mais divertido, devido à tendência em conseguir sempre uma melhor volta, como atingir um novo recorde em termos de voltas dadas.
É possível escolher 10 motos de várias categorias, cada qual com as suas vantagens. No geral encontram-se bem caracterizadas em relação ao pormenores de uma moto. Os efeitos sonoros podem acabar por ser irritantes ao fim de algum tempo, e os temas musicais são bons mas não chegam à qualidade a que estamos habituados.
Truques e dicas:
Acesso a todas as pistas
Acedam á opção "Mode Select" e deixem seleccionado a opção "Options". Pressionem R, R, L, R, R. Um som irá confirmar o código.
Super Bike
No menu de escolha dos modos, carreguem em L + R + X + Y + Z.
Tantalus Bike
No menu de selecção da transmissão (modo Arcade) carreguem em L, L, R, R, Esquerda, Direita, Esquerda, Y+Z e esperem até acabar o tempo (deixem pressionados os botões)
Especial "Time Trial"
Seleccionem (sem carregar) na opção Trial no menu principal. Carreguem Direita, Esquerda, Cima, Baixo, Z. Um som irá confirmar o código.
Music Test
Carreguem (e deixem pressionado) X + Y + Z e de seguida seleccionem o modo "Arcade".
Mota transformada numa Ovelha
No menu de selecção da transmissão pressionem Cima (2), Baixo (2), Esquerda, Direita, Z + Y. Um som irá confirmar o código.
Extras: