1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Saga Streets of Rage (Beat'em up, AM7)

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por EagleEye, 17 de Março de 2009. (Respostas: 76; Visualizações: 9343)

1. EagleEye

EagleEye Colaborador
    Staff Member

A saga Streets of Rage teve o seu começo no ano de 1991 na consola Megadrive. Este título foi considerado uma resposta ao jogo Final Fight lançado nas máquinas Arcade, e que viria a ser colocado na consola da Nintendo, a Super Nintendo (SNES). Surgiu a resposta por parte da SEGA, um beat'em up exclusivo e com um estilo urbano, viria mais tarde a ser portado para a Master System e a Game Gear! Este jogo estava incorporado num cartucho de 4Megabit.

O jogo acabou por ser colocado nas mãos da equipa Ancient (ex-membros da equipa Team Shinobi) que estiveram envolvidos em títulos como Revenge of Shinobi e foram utilizados vários efeitos sonoros e gráficos desse mesmo jogo.
    O compositor responsável pelas músicas do Streets of Rage é o Sr. Yuzo Koshiro, que também trabalhou no Revenge of Shinobi! Marcou definitivamente o que é música de qualidade.

O gameplay do Streets of Rage é bastante simples e directo, botão para atacar o inimigo, outro de saltar. Ao aproximar-nos de um inimigo é possível agarrá-lo ou trocar de posição (passar às costas) e caso tenhamos dificuldade com um certo grupo de inimigos ou com um Boss, é possível chamar o nosso amigo polícia que lá manda um rocket que, por incrível que pareça, só não acerta em nós! :D
    Ao longo do nosso caminho iremos encontrar comida para restaurar energia, armas como facas ou tubos para dar com fartura nos inimigos... ou podemos largar isso tudo e ir à homem!

Nota: O jogo é conhecido por Bare Knuckle em território Japonês.

Boxart:

[​IMG] [​IMG]

Yuzo Koshiro:

• ActRaiser (SNES)
    • ActRaiser 2 (SNES)
    • Beyond Oasis / Story of Thor (Mega Drive)
    • The Legend of Oasis / Story of Thor 2 (Sega Saturn)
    • Shenmue (Dreamcast)
    • Sonic The Hedgehog (Sega Game Gear, Sega Master System)
    • Streets of Rage / Bare Knuckle (Mega Drive/Genesis)
    • Streets of Rage 2 / Bare Knuckle II (Mega Drive/Genesis)
    • Streets of Rage 3 / Bare Knuckle III (Mega Drive/Genesis)
    • The Revenge of Shinobi / The Super Shinobi (Mega Drive/Genesis)
    • Etrian Odyssey I e II (Nintendo DS)
    • 7th Dragon (Nintendo DS) - Tópico oficial

Títulos:

[​IMG] [​IMG]

Personagens:

[​IMG] [​IMG]

Níveis:

• Round 1: City Street (Boss: Antonio)
    • Round 2: Inner City (Boss: Souther)
    • Round 3: Beachfront (Boss: Abadede)
    • Round 4: Bridge (Boss: Bongo)
    • Round 5: Aboard Ship (Boss: Onihime & Yasha - Blaze Clones)
    • Round 6: Factory (Boss: Souther)
    • Round 7: Freight Elevator (Boss: None)
    • Round 8: Syndicate Headquarters (Boss: Mr. X)

[​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]

Curiosidades:

-> Alguns efeitos sonoros como o 1UP e o tipo de texto foi reutilizado do Revenge of Shinobi.
    -> O carro polícia que nos vem socorrer quando precisamos dele aparece no jogo E-SWAT.
    -> O jogo teve direito a ser colocado no Mega Games II (incluia Streets of Rage, Revenge of Shinobi e Golden Axe)
    -> Apenas as versões Europeias do SoR 2 estão bloqueadas ás outras regiões (precisa-se confirmação!)

Comparações de versões:

Master System
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Game Gear
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Lançamento: 1991
    Plataformas: Megadrive, Master System, Game Gear, SEGA Classics Arcade Collection (Sega CD), Virtual Console
    Títulos Relacionados: Streets of Rage 2, Streets of Rage 3, Fighting Force (SoR4 cancelado -> troca de nomes e adeus suporte SEGA -> surge novo jogo)
    Selecção de músicas: Introduction | Fighting in The Street (Level 1) | Moon Beach (Level 3) | Big Boss (Awesome!)
    Preço de "mercado" actualmente: Até 10€ (Completo) - Obrigado Real_Saturn

Já a minha opinião, para mim este marcou por ser o primeiro jogo da saga. Apesar de estar em 3º no geral visto que adorei ainda mais as sequelas, este também tem o seu charme e no que toca ao aúdio está taco a taco com o SoR2. Os bosses que sempre adorei defrontar são o Abadede e Shiva, dou.lhes o destaque por me terem dado um challenge mais em conta o meu estilo :D Personagem mais usada foi sem dúvida o Adam, não sei porque ia sempre para ele apesar de não desgostar dos outros.. especialmente a Blaze @@

Última edição: 17 de Janeiro de 2010
  2. EagleEye

EagleEye Colaborador
    Staff Member

Uma das mais aguardadas sequelas da era Megadrive e um título por muitos considerado o melhor da saga e uma das melhores sequelas em termos de evolução, Streets of Rage 2 é lançado em 1992 com direito a uma versão Master System e Game Gear, e mais uma vez é um título exclusivo para as consolas da SEGA. Esta sequela acabou por melhorar a maioria dos aspectos que vinham do Streets of Rage e um cartucho de 16Megabit permitiu recriar sprites com bastante mais detalhe, backgrounds completamente novos e expandidos e animações mais fluídas e naturais. Provou-se que o sistema da Megadrive ainda consegui competir com a sua rival SNES, apesar das diferenças técnicas.

O jogo estava outra vez nas mãos de Yuzo Koshiro no que toca ao departamento da música, e sem dúvidas que conseguiu elevar ainda mais a qualidade do seu trabalho.. por muitos considerado o melhor trabalho de sempre deste Senhor! O gameplay sofreu algumas alterações, com a introdução de golpes especiais que gastavam energia caso os usássemos vieram substituir o nosso amigo dos rockets. O roster de personagens ficou com 4 personagens ao todo, Adam acabou por sair da lista e foram introduzidos o Max e Skate, 2 personagens completamente diferente em mecânica de jogo. A introdução do modo Duelo, juntamente com mais inimigos, melhores Bosses, uma melhor selecção de design de níveis e cenas múltiplas, e a adição de algum arsenal novo no que toca a armas tornaram este jogo numa sequela como muitas deveria ser feitas.

Boxart:

[​IMG] [​IMG]

Títulos:

[​IMG] [​IMG]

Personagens:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

[​IMG] [​IMG]

Curiosidades:

-> Nas versões Japonesas o nº a que corresponde está em "II" e não "2"
    -> Versão Beta continha golpes e animações que não chegaram a entrar na versão final
    -> Na versão GG do Streets of Rage 1, um dos programadores chama-se Abadede - 4º Boss do Streets of Rage 2
    -> Na tabela do High-score está presente as incicias Y.K e A.K, Yuzo Koshiro and Ayano Koshiro?
    -> As ondas no Round 6 rebentam ao contrário.

Níveis:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

• Round 1: Downtown (Boss: Barbon)
    • Round 2: Bridge Under Construction (Boss: Jet)
    • Round 3: Amusement Park (Boss: Zamza)
    • Round 4: Stadium (Boss: Abadede)
    • Round 5: The Ship (Boss: R. Bear)
    • Round 6: Island (Boss: Souther & Mach) - Versão alterada do Zamza?
    • Round 7: Munitions Plant (Boss: Molecule & Particle)
    • Round 8: Syndicate Stronghold (Boss: Shiva & Mr. X)

[​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]

Comparações de versões:

Master System
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Game Gear
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Lançamento: 1992
    Plataformas: Megadrive, Master System, Game Gear, Virtual Console, Xbox Live! Arcade
    Títulos Relacionados: Streets of Rage, Streets of Rage 3, Fighting Force (SoR4 cancelado -> troca de nomes e adeus suporte SEGA -> surge novo jogo)
    Selecção de músicas: Intro [S.O.R. Super Mix] | Go Straight! (Level 1) | Round 3 - Part 1 (Dreamer) | Round 3 - Part 2 (Alien Power)
    Under Logic | Slow Moon | Never Return Alive (The Best ever!!) | Shiva (Max Man)
    Preço de "mercado" actualmente: Entre 10 a 15€ - Obrigado Real_Saturn

3. EagleEye

EagleEye Colaborador
    Staff Member

O último capítulo da saga Streets of Rage infelizmente não chegou para as encomendas, desiludindo alguns dos mais fiéis no que toca à música e áqueles que estavam à espera de umas boas melhorias na experiência global. Não deixa de ser um óptimo jogo, a meu ver o que tem o melhor gameplay, mais rápido e mais dinâmico juntando-lhe a maior quantidade de inimigos que nos aparecem só de uma vez (possivelmente o jogo mais difícil).

Streets of Rage 3 foi lançado em 1994 e desta vez acabaria apenas por ser lançado para a consola Megadrive. Apesar da diferença de capacidade dos cartuchos (24Megabit) e discutivelmente uma melhor animação/sprites, o resto do jogo poderia ter sofrido uma maior evolução. Desta vez, contávamos com um elenco de 4 personagens, sendo elas: Axel, Blaze, Skate e uma nova personagem chamada Dr. Zan (que veio a substituir o Max do SoR2), sendo possível ainda jogar com 2 personagens através de umas pequenas batotas.

Já o jogo sofreu algumas alterações, tais como uma barra própria para os ataques especiais, que quando cheia permitia executar um especial sem perder energia. Foi introduzido um sistema de "upgrade" a alguns dos combos (3 níveis, 1º nivel é o básico) em que permitia tirar mais dano a um adversário e tinha uma animação mais longa e fluída, para tal era preciso não perder uma vida e aguentar o máximo possível o score (aparece um icone assim que temos o "1º upgrade"). Os elevadores e os pisos com buracos voltaram em acção, bem como um jogo com finais alternativos dependendo das nossas acções.

Por outro lado, a música do jogo acaba por ser mais experimental e fugindo ao ambiente que os outros dois títulos nos proporcionaram, e a história acabou por sair uns furos abaixo do pretendido, em parte devido à má tradução para as versões inglesas. Supostamente o 4º titulo da saga seria um título exclusivo da Sega Saturn, mas tal nunca chegou a ver a luz do dia, com grande pena diga-se de passagem!

Boxart:

[​IMG] [​IMG]

Títulos:

[​IMG] [​IMG]

Personagens:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

[​IMG] [​IMG]

Níveis:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

• Round 1: Harbour (Boss: Shiva)
    • Round 2: Nightclub (Boss: Mona & Lisa)
    • Round 3: Construction Site (Boss: Break)
    • Round 4: Subway (Boss: Yamato)
    • Round 5: Inner Sanctum (Boss: Robot X)
    • Round 6: Inner Sanctum 2 (Boss: Jet)
    • Round 7A: White House/City Hall (Boss: Shiva)
    • Round 7B: Syndicate Stronghold (Boss: Robot Y)

[​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]

Curiosidades:

-> Os fatos/equipamentos das personagens alteram entre a versão Bare Knuckle e Streets of Rage
    -> Max do Streets of Rage 2 faz a sua aparência nos créditos do Streets of Rage 3
    -> Níveis em que era possível andar nas motas foram retirados da versão final.
    -> A capa da versão Europeia do Streets of Rage 3 contêm um screenshot do Axel com o seu equipamento do Bare Knuckle 3 - algo que não se viu no jogo versão "ocidental"
    -> Várias stages tiveram versões alteradas, com mais compartimentos e salas secretas. Inclusive no Stage 6 havia a possibilidade de resgatar o Chefe e fugir pelo telhado.
    -> Os ícones 1UP relembram o Adam do Streets of Rage 1.
    -> A história do jogo acaba por sofrer alterações pesadas após conversão da versão Japonesa. Certos elementos da história foram omitidos o que provoca alguma inconsistência (numa parte sabem o que se passa, no round seguinte ficam surpreendidos com a mesma "notícia")
    -> Acesso a personagens:

• Shiva: Derrotem-no no final do 1º Round e carreguem/segurem no botão B até ao próximo Round. Assim que perderem um continue poderão seleccioná-lo!
    • Roo: Derrotem o mestre do Roo (Kanguru) no Round 2 sem matar o pobre animal. Após perderem será seleccionável! Ou então carreguem/segurem Cima+B no menu do título e pressionem Start e poderão aceder ao bicho!

Lançamento: 1994
    Plataformas: Megadrive, Master System, Game Gear, Virtual Console
    Títulos Relacionados: Streets of Rage, Streets of Rage 2, Fighting Force (SoR4 cancelado -> troca de nomes e adeus suporte SEGA -> surge novo jogo)
    Selecção de músicas: Fuze (Level 1) | Boss | Shinobi Reverse (Epic Battle!! Repetitiva mas Awesome!) | Dub Slash!
    Preço de "mercado" actualmente: Entre 35 a 50€ - Obrigado Real_Saturn (Decididamente o jogo que mais oscila em preço)

4. EagleEye

EagleEye Colaborador
    Staff Member

Artwork / Sprites / Fan-made

[​IMG] [​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    [​IMG][​IMG]

Créditos: Streets of Rage Online | Deviantart | Streets of Rage.NET

Como prometido há umas semanas atrás, lá tive o tempo e a paciência para arranjar isto em condições e aqui está o meu primeiro tópico para os fãs do Retrogaming :x2:
    Falem de como conheceram a saga, a vossa primeira experiência, os bosses e personagens favoritos e qual jogo vos deu mais piada de jogar! Peço desculpa por não ter colocado aqui o Remake mas espero colocar algo em breve (até porque já anda por aí).

Peço desculpa pelos erros e por alguma coisa que esteja em falta, especialmente no que toca a certas caracteristicas técnicas. Dito isto, vou para a cama que já são horas :007:

5. EagleEye

EagleEye Colaborador
    Staff Member

Source

Última edição: 7 de Abril de 2011
  6. Pedrocas

Pedrocas Banido

Bom tópico. Lembro-me de jogar a isto na minha velhinha Megadrive. :)

7. Mirror_Image

Mirror_Image Banido

Grande jogo, eu acho que joguei isto no Commodore Amiga, ou será que foi na Mega Drive :freak3:

EDIT: Parabéns pela organização do tópico

8. D4rk Sid3r

D4rk Sid3r What is folding?

Excelente tópico. Parabéns Eagle.

Adorei ( e ainda adoro :P ) esta saga, muitas boas horas passadas em frente à MD.

9. Lord_MerlliN

Lord_MerlliN Power Member

Dos jogos que mais gostei de jogar na velhinha Mega Drive.
    Tive todos os jogos e adorei todos eles.
    Lembro-me de estar uma tarde inteira num café para acabar o 1º nas maquinas.

De todos o que gostei mais foi o 3º. Estava excelente.

10. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Um grande tópico para um grande jogo :)

EagleEye, muitos parabéns, as usual ;)

Relativamente ao jogo... foi dos que mais joguei na Megadrive. Passava tardes em casa dum amigo a jogar isto :) Era simplesmente mágico. Saltei o II e infelizmente nunca o joguei. Algo a rever :) O I e o III é garantido... muito bom!

Última edição: 17 de Março de 2009
  11. hYpe

hYpe [email protected] Member

Thread do ano.

12. SUN

SUN Power Member

Que saudades acho que ainda tenho os 3 titulos originais aqui numa caixa que já n abro a muito tempo....Qualquer dia volto a ligar a MEga drive para matar saudades.

13. Halcyon

Halcyon Power Member

Tenho estado a jogar novamente aos 3 na PS3 (Sega Ultimate Collection)
    Ainda tenho a minha Megadrive e estes foram dos melhores jogos que por lá já passaram...
    E a banda sonora do primeiro Streets of Rage é excelente, muito à frente do que existia naquela altura para a Megadrive.
    Grande tópico. Devia de haver mais tópicos assim com tanta info sobre velhas pérolas.

14. Voystice

Voystice Power Member

Divinal!

Tantas tardes e noites a viciar no primeiro e segundo capítulo deste jogo!

Ainda os tenho em casa, e não tardará muito que regressem os tempos de jogatana!
    Já tenho saudades daqueles bons velhos tempos de inícios da década de '90!

Algumas curiosidades: nesse tempo também jogávamos Street Fighter II, e o Boss "Zanza" fazia-nos lembrar o Blanka do SFII. E o Max relacionávamos sempre com o Zangief!

Alguns bosses eram dificílimos, principalmente aquele par de "focas" carecas e gordos do nível do barco no segundo jogo. Estavam sempre a saltar-nos em cima!

Tivémos o 3 emprestado por um fim-de-semana, mas nunca o acabámos! Pode ser que o acabe na Virtual Console quando finalmente tiver uma Wii!

Cumps!

\w/

15. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Tinha os três para a MegaDrive mas o que mais horas passei a jogar foi o Streets of Rage 2 na Game Gear, incrivel como acabava o jogo vezes sem conta mas nunca parava de jogar:P

16. Chob

Chob 1st Folding then Sex

O meu novo idolo :P

Recebi a Mega drive com o Streets of Rage 1 pelo meu 9º Aniversário, no ano a seguir, comprei o 2 por 2000$.

O vicio que não dei com o meu pai, pena não ter saido o 3 em portugal :(

17. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Não saiu o 3 em Portugal? Eu tinha o jogo, e não me lembro de haver compras pela internet ainda:P

18. Ryuoken

Ryuoken Power Member

Saiu! :)

19. Braulio Tubarao

Braulio Tubarao Magazine Addicted

Eu também tinha o jogo... Mas acho que o comprei em segunda mão. Na feira da ladra... velhos tempos.

20. Sway

Sway To fold or to FOLD?

lembro-me perfeitamente da cena logo no primeiro nivel, no elevador. no primeiro titulo.

nao era neste jogo que dava para chamar a policia?

Partilhar esta Página