1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Saidas profissionais da Informatica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por madafakapc, 18 de Setembro de 2005. (Respostas: 77; Visualizações: 5548)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

--------------------------------------------------------------------------------
    (nao sei bem onde devia por este post...)
    Olá!

Gostava de saber como está actualmente o mundo profissional da informatica aki pelas nossas bandas, em termos de saidas profissionais/rendimentos/necessidades de mercado e tendencias futuras no mercado das TI. Refiro tanto hardware como software.

Agradeço a vossa colaboração.

Obrigado!

2. nothing

nothing Power Member

Pelo que vejo nos anúncios o que está a dar agora é:
    - Programação (Java, .Net);
    - Administração de Sistemas (Win/Linux);
    - Bases de Dados (Oracle, SQL);

De futuro penso que, talvez, o VoIP e a mudança para IPv6 (lentinha) também venham a render qualquer coisa.

3. Sadino

Sadino I'm cool cuz I Fold

Por acaso acho que VoIP irá ser progressivamente o que menos dará já que se assiste cada vez mais a desenvolvimento de software open-source para esse tipo de aplicações. Qualquer dia será apenas mais uma mera aplicação que terás no teu PC (tipo Skype que algumas empresas já usam).

No lado das redes recomendo vivamente a segurança, pelo menos foi o que eu forçei aqui na empresa quando me queriam colocar em VoIP :)

É claro que posso estar enganado mas de momento é que eu acho :)

4. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

O pessoal que saiu de Eng. Informática no IST este ano começa a ganhar em média 1000€ limpos por mês e tem um grande leque de escolhas de emprego. Há bastante procura de jovens licenciados e não há problemas a arranjar emprego.

Os conhecimentos mais procurados são:
    Tecnologia .Net
    Tecnologia Java

5. madafakapc

madafakapc Power Member

Olá!

Obrigado pela vossa colaboração, podem dar mais sugestoes, será sempre esclarecedor.
    Penso que a area da segurança é algo que é sempre necessário visto ser uma preocupação que está sempre presente.

Na programação, continua a assistir-se à necessidade do Web Design?? Novas vertentes???

E as redes? Parece-me que ainda há muito para fazer no nosso pais em termos de redes.

E a informatização dos sistemas actuais que sao obsoletos, como seja a criação de n base de dados ??? A interligação dos diversos serviços do estado por exemplo... mas já se sabe que com a crise que anda aí, cortam logo nas tecnologias, não é? O que vos parece?

:003:

6. _Axe___

_Axe___ 1st Folding then Sex

Eu acabei ha 3 meses um curso profissional de tec de informatica, com ekivalencia ao 12ºano.. andei 1 mes desempregado ate q la encontrei emprego na area q estudei e em particular em helpdesk! tou mt satisfeito em termos de trabalho, tenho uma margem boa para progredir e n se torna monoto-no. em termos financeiros é bastante bom considerando ser o meu 1º emprego mas como se diz "too much is never enought".

Dou-te um conselho, se gostas de software e particularmente de programaçao, investe a serio pq isso rende mas n basta saberes 2 ou 3 linguagens, tens q dominar e acima de tudo ter um bom raciocinio logico.
    se n tiveres para aí virado, axo q se arranjares um emprego numa empresa solida e estavel q te dê margem de progressao/evolução podes ir estudando á noite..ou fazer como eu.... "um dia volto a estudar.."!

espero ter ajudado.
    cmpts

7. Sadino

Por acaso acho que programação é algo que vai render a curto/médio prazo porque o desenvolvimento de software tem sido progressivamente deslocado para a Índia/China. E não é só programação, é também o desenvolvimento de projectos de hardware e no caso de empresas de língua Inglesa até a assistência ao cliente tem sido deslocada para a Índia, já que a soma dos salários Indianos e chamadas internacionais compensa (ex: British Telecom)

Growth in Indian Offshoring Slowing
    http://it.slashdot.org/article.pl?sid=05/08/24/2311204&tid=187&tid=218

More Students Prefer Interdisciplinary to CS
    http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=05/08/23/2051220&tid=146&tid=156

IBM Shifts 14,000 Jobs to India
    http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=05/06/24/1523209&tid=187&tid=156&tid=218

8. BraBo

BraBo Banido

Web design, esquece... Se é programação web já é diferente, mas mesmo assim só em Lisboa é que tens bons salários. No Porto as oportunidades são escassas e és explorado para não falar que mal pago. Quanto ao resto do país, é para esquecer pois a oferta é quase nula ...

Se não és de Lisboa ou Porto e ainda não entraste num curso superior e queres entrar, tenta enfermagem ou contabilidade ... Aí é que tens trabalho ... Esquece a informática.

9. madafakapc

madafakapc Power Member

Panorama animador este!

Mas quer dizer, a cena do software o que eu vejo sao as questoes do open source estar se calhar a tornar-se uma altyernativa cada vez mais comum aos softwares dito pagos, mas depois como é que se ganha dinheiro a programar em open source?!!?!? Ja vi que ha certas empresas que tiram partido desta cena do open source, criando situações que carecem de uma especie de complemento que o cliente ao necessitar vai depois ter de pagar (ex: Red Hat lembro-me de ter lido algo assim sobre este esquema...)

10. nothing

nothing Power Member

A área da segurança é uma que me interessa mesmo muito.

11. pac

pac Power Member

Penso que tudo o que seja 'Cisco related' vai estar sempre na mo de cima.

12. jjoao

jjoao Power Member

Como alguém que já trabalha no meio há cerca de 11 anos, posso dar a minha humilde opinião.

Essencialmente, onde está o verdadeiro dinheiro é na àrea da consultadoria. Em Portugal não se valorizam os técnicos, sejam eles analistas ou administradores de sistema. Mas para consultadoria precisas de conhecer o negócio.

Entre uma carreira na àrea das infraestruturas ou desenvolvimento de software, sem dúvida que a segunda é muito mais bem recompensada. Actualmente e no futuro o que irá sem dúvida estar na moda é DOT NET e SAP. O ideal será tirar uma certificação, seja ela qual for, mas as da Microsoft são excelentes.

Quanto a ordenados, sem dúvida que se ganha razoavelmente bem em relação a outras àreas, mas a não ser que chegues a posições de chefia, também não sonhes demasiado alto. Aqui em Portugal as empresas têm basicamente uma estrutura em pirâmide, o que impede um técnico por muito bom que seja de ganhar o mesmo ou mais que a pessoa que está acima dele.

13. pac

pac Power Member

sim, concordo com o jjoao a 100%.
    Eu, como tecnico / administrador de redes sempre andei nos escaloes mais baixos em termos de salario...independentemente do quao bom se seja, nem as horas extras se pagam. Agora tou 'mais ou menos' no sector publico...embora faca o mesmo que antes, ganho 4x mais...horas extras etc, penso que sou uma excepcao a regra, nao sou nenhum sobredotado...apenas tive sorte acho eu.
    E uma profissao ingrata por vezes, mas quem corre por gosto nao cansa, se algum dia a vida me correr mal concerteza irei optar por outras saida...consultadoria ou seguranca serao concerteza hipoteses.

14. Sadino

Eu daquilo que tenho visto na minha empresa também fico com a impressão de que as áreas operacionais são realmente as mais mal tratadas. Isso tem a ver com o impacto directo na facturação da empresa, em que é mais visível na área comercial.

O pessoal operacional como está mais "escondido" e só se lembram deles quando alguma coisa corre mal, acaba por sofrer mais em termos de carreiras.

15. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Vale a pena escolher como especializaçao redes?

16. dr_tuborg

dr_tuborg Power Member

Assim de repente digo não!

Mas pode ser uma opção interessante!

Redes, qualquer informático sabe o básico, mas quando as coisas se complicam é que a porca torce o rabo... Opá...não sei se já estás na faculdade ou não, mas tanto o ISEL como o ISEC neste momento tem parcerias com a CISCO que ter permite tirar o CCNA de borla (tens de pagar o exame final (vou lá sábado! :P ) mas podes ter direito a um desconto de 50% se fizeres um voucher). O ISEL nisto está mais avançado, já permite tirares também o CCNP. O ISEC para lá caminha!

Ou seja...uma especialização não te dá conhecimentos super-hiper-extra na área de redes. dá-te mais uma mão cheia de conhecimentos de redes que secalhar um informático que não tirou uma especialização e que não tem interesse em redes!

Em vez de especialização aposta antes num CCNA!

17. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

O facto de trabalhares com tecnologias open-source nao quer dizer que nao ganhes dinheiro com isso. Por exemplo, podes fazer um site que inclui entre outras coisas scripts em php e uma base de dados mysql. Tanto o Php como o Mysql sao tecnologias open source e podes cobrar pelo teu site, o que interessa e a tua cabeça e tua capacidade de trabalho, nao propriamente as tecnologias escolhidas para determinada tarefa...

Com os sistemas linux e a mesma coisa. Imagina que eu tenho uma empresa e um dos servidores usa como SO o linux, se eu contratar alguem para administrar o sistema naturalmente tambem lhe vou pagar. Empresas como a Red Hat ou a Novell tem como modelo de negocio nao so a distro que oferecem como tambem o suporte que cobram. Podes imaginar como e importante numa empresa ter alguem em cima dos sistemas criticos com capacidade de resolver problemas com rapidez... :)

No caso de teres programas teus, tambem e possivel teres código fonte aberto (pode nao ser todo e teres uma parte propriedade tua) e desenvolveres solucoes comerciais ;)

Espero ter conseguido esclarecer :p

18. madafakapc

madafakapc Power Member

Obrigado a todos pela excelente colaboração para esclarecer !!!!
    :009: :009:

Se por acaso pretende-se prestar um serviço na area dos tais CCNA (as tais certificações da Cisco e outras mais) por conta própria, teria mercado para explorar, pergunto isto desta forma pq na realidade a ideia que tenho quanto ao nosso pais, é que praticamente as empresas (julgo eu) ja devem ter os seus departamentos internos especializados em determinadas areas da informatica e logo onde podemos nós explorar???? Pelo menos as empresas grandes...as pekenas se calhar ainda recorrem ao exterior...

Levanto estas questoes porque julgo que apesar de ser uma necessidade cada vez mais constante as TI, ainda penso termos muito para andar....e vontade de andar....pq ideias todos nós as temos, mas depois quando as keremos concretizar....o mercado é kem manda!!!!

Obrigado!
    :009: :009: :) :wow:

19. Eletronic_boy

Eletronic_boy I'm cool cuz I Fold

Eu estou a pensar tirar um curso de Tecnico de Hardware visto ser o que mais me atrai a nivel informatico. Que saidas profissionais é que um curso destes pode ter?

20. Eletronic_boy

Eletronic_boy I'm cool cuz I Fold

Partilhar esta Página