Saidas profissionais da Informatica

Eu tirei o 12º: Pascal, C, Visual Basic 6, MS Office (access, exccel, word e frontpage), SQL, Redes (básico), Web Design Básico/construção de páginas e Macromedia Flash.

Pessoalmente a única parte de software que gosto é manutenção de OS (tipo apagar virus, bugs, format/install etc).

O que mais gosto na informática é mesmo o Hardware. Adorava trabalhar num suporte técnico de hardware ou departamento de rma.

Amanhã de tarde vou á reunião de estágio. Vamos lá a ver para que empresa é que vou e que trabalho é que vou fazer.

Se alguém tiver alguma coisa a dizer sobre hardware (saídas profissionais, aconselham algum tipo de espicialização, whatever...), sou todo ouvidos. :)
 
Última edição:
d3f4uLt disse:
Por exemplo, Office, Linguagens de Programação, Web design, Redes, etc...

Office tirando o excel posso dizer que percebo bem, linguagens depende de qual, mas já me vou esquecendo... Web design (bahh n nasci para isso n tenho paciencia) Qauanto a redes era um dos cursos que tb gostaria de tirar!!!
 
Eletronic_boy disse:
Office tirando o excel posso dizer que percebo bem, linguagens depende de qual, mas já me vou esquecendo... Web design (bahh n nasci para isso n tenho paciencia) Qauanto a redes era um dos cursos que tb gostaria de tirar!!!

Redes é porreiro, Administração de servidores Win/Linux se estudares isso a fundo tens futuro mas é um bocado puxado, SQL+Oracle também é muito porreiro.
 
Eletronic_boy disse:
Eu estou a pensar tirar um curso de Tecnico de Hardware visto ser o que mais me atrai a nivel informatico. Que saidas profissionais é que um curso destes pode ter?
Fora consertar Hardware ou abrires uma loja de informática (ou trabalhar para uma) não estou a ver qual ...

EDIT :
Para ser sincero até acho que nem há cursos a nível superior para isso. Qualquer pessoa com nível académico superior seja em que área da informática for, sabe consertar, reparar, montar hardware (de computadores, está claro).
 
Última edição:
madafakapc disse:
Se por acaso pretende-se prestar um serviço na area dos tais CCNA (as tais certificações da Cisco e outras mais) por conta própria, teria mercado para explorar, pergunto isto desta forma pq na realidade a ideia que tenho quanto ao nosso pais, é que praticamente as empresas (julgo eu) ja devem ter os seus departamentos internos especializados em determinadas areas da informatica e logo onde podemos nós explorar???? Pelo menos as empresas grandes...as pekenas se calhar ainda recorrem ao exterior...

Levanto estas questoes porque julgo que apesar de ser uma necessidade cada vez mais constante as TI, ainda penso termos muito para andar....e vontade de andar....pq ideias todos nós as temos, mas depois quando as keremos concretizar....o mercado é kem manda!!!!
O problema do nosso país é que o nível cultural dos patrões ou é mesmo muito baixo, e dou uns exemplos:
-> Se funcionou até agora, continuará a funcionar (mesmo que andem à rasca com a competição estrangeira).
-> Se eu e a minha família levantámos esta empresa, não é agora um doutor ou engenheiro que vai dizer como funcionar com a minha empresa. "Eles" que apareçam por aqui que os ponho a limpar retretes.
-> Etc etc ...
... e a mudança é sempre dificil. Um patrão, quando tem uma empresa em franco crescimento, começa a deixar de ter controle sobre "tudo" que lá se passa. Tem de delegar competências. E isto para o patrão português é muito dificil de aceitar. Não sei onde ouvi dizer isto, mas "os técnicos em Portugal são muito desvalorizados" ...

De qualquer forma, acho que as médias empresaas em portugal são o sitio ideial para se trabalhar. Em empresas grandes, não só não te destacas, como não te dão o devido valor, como serás sempre mais um "numero", que se precisar de ser dispensado, é, independentemente do teu valor.
 
Para licenciados em qualquer área e que goste de informática !

Ppl, faltam-me este ano para acabar o curso de Eng. Informática e estava a pensar em aprofundar conhecimentos e ao mesmo tempo adquirir certificações extras...O que aconselham mais?o MCSE ou cursos da CISCO (ainda tou a estudar bem os cursos da CISCO)? É que nunca pensei que o MCSE fosse tão caro...vale a pena?
Cumps

Resposta:

Se estas quase licenciado aconselho-te a ires para o CESAE tirar a formação. É o que estou a fazer neste momento, é que para licenciados a formação é financiada e ainda te pagam, se tiveres um ano de descontos inda recebes o ordenado minimo :D ... se não recebes 25% do ordenado minimo, subsidio de alimentação, e de alojamento ou transporte (no meu caso pagam alojamento 112€ q é o max.).
Atenção, apenas recebes formação e uma certificação do CESAE, se quiseres fazer as certificações é pelo processo normal. No entanto o que é muito porreiro é que eles garantem-te um estágio arranjado por eles durante um mês, o que pode abrir portas para um emprego ;)

... eu tou pensar fazer a certificação ainda antes de fazer o estágio :)

Atenção: É um requesito ser licenciado ou bacharel não interessa em quê :x2:
 
Se fores pelos cursos, que em minha opinião não valem o dinheiro que pedem por eles, espera gastar milhares de euros.

Se estudares por ti e fizeres só o(s) exame(s) fica-te mais em conta. Foi assim que fiz o CCNA. Os exames da MS andam à volta dos 150€ e os da Cisco 200€.
 
Os cursos valem a pena se for pela empresa que os fazes, até porque os preços feitos são bastante diferentes daqueles anunciados publicamente. Mas de qualquer maneira como diz o nothing não valem a pena se tiveres de ser tu a pagar.
 
Última edição:
Podemos optar por estudar em casa e depois ir fazer o exame para obter a certificação???

Apenas se paga o exaamee??? Concordo que talvez esses cursos nao valham o dinheiro que pedem por eles, pelo menos para a nossa realidade sao preços proibitivos e que depois nao se deve ver o retributo tao desejado....

E se kiser praticar por casa, se calhar convinha ter um hardwarezito da cisco por aki, para ensaiar e tal... keke podem dizer sobre isto ???
 
E o ppl ke na tirou curso superior de Informatica, vai-se safando por ai?? Digo isto, porque ha muita malta por ai que leva isto como hobby e um dia decide dedicar-se a isto como profissão e sabem como é!

Kem pode dar os seu testemunho??

As lojas de informatica ainda nao sei como vao sobrevivendo com as margens de lucro tao pekenas.... nao me parfece ser uma boa solução...talvez mais um serviço...

:003:
 
Tou agora mesmo a estudar para um exame MS que vou fazer na sexta, 70-290 Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment. O exame custa sensivelmente 150€ como foi dito, e o material de estudo arranja-se facilmente na net...em ultimo caso compra-se, por precos bastante mais baratos do que ir pra uma rumos ou galileu ouvir um gajo qq a ler dum livro. Tenho feito todos os meus exames MS assim e nunca tive um chumbo...quem ta habituado a estudar na escola nao vai notar diferenca.
 
madafakapc disse:
Podemos optar por estudar em casa e depois ir fazer o exame para obter a certificação???

Apenas se paga o exaamee??? Concordo que talvez esses cursos nao valham o dinheiro que pedem por eles, pelo menos para a nossa realidade sao preços proibitivos e que depois nao se deve ver o retributo tao desejado....

E se kiser praticar por casa, se calhar convinha ter um hardwarezito da cisco por aki, para ensaiar e tal... keke podem dizer sobre isto ???
Os da Cisco podes fazer assim, sendo até aconselhavél fazeres assim nos cursos teóricos (DESGN e ARCH). Aqueles com a componente mais prática torna-se mais complicado porque terás de saber uns comandos CLI. Contudo há possibilidade de pela net arranjares um simulador, ou remotamente acederes a equipamentos Cisco disponibilizados para o efeito, mas neste caso acho que são todos a pagar.
 
madafakapc disse:
Podemos optar por estudar em casa e depois ir fazer o exame para obter a certificação???

E se kiser praticar por casa, se calhar convinha ter um hardwarezito da cisco por aki, para ensaiar e tal... keke podem dizer sobre isto ???

Sim, podes estudar em casa, no trabalho, onde quer que fôr e fazes só o exame. Se optares por exames da MS, procura no site deles que, por vezes, têm ofertas interessantes como, por exemplo, poderes fazer um segundo exame gratuito caso chumbes à primeira.

Para o CCNA não precisas de hardware, tens bons simuladores que servem para o gasto (como os da boson).
 
Trabalho há 3 anos e meio em informática, especializei-me em desenvolvimento de aplicações WEB através das famosas frameworks Java (tipo struts, adf faces, etc). Comecei como programador, neste momento sou team leader e responsável pelo aconselhamento técnológico de novos projectos nestas áreas, digo-vos uma coisa tenho a nitida sensação que isto é o futuro. Sou razoávelmente bem pago e gosto do que faço.

Em informática existe muito trabalho e áreas por explorar, é muito fácil cá em portugal sair-se bem em informática, basta teres visão, e ser bom no que fazes, pois a maioria das empresas não trabalham bem, têm dificuldades de planeamento e afins... uma vez assiti a uma reunião de análise em que os dois analista de uma grande empresa se sentaram de braços cruzados a OUVIR o que o cliente desejava sem tomar nota de nada...lol, acho que isto diz tudo..
 
Ppl, como disse noutra thread estou para me inscrever num curso da galileu para tirar o mcse...Mas acham que se estudar apenas em casa alcanço o mesmo sucesso? E que material aconselham para isso entao?
 
Back
Topo