Salário de um engenheiro de electrónica.

ASUS_SUPPORTER

Portugal@Home Member
Boas pessoal,
Primeiramente, coloquei este tópico nesta secção do fórum, visto estar relacionado com o contexto desta mesma secção e porque todos os users podem aceder ao mesmo (se colocasse na secção "Geral", só aqueles com estatuto power member podiam aceder), esperando obter o máximo de respostas. No entanto, se o staff do fórum entender que deve mover para outra secção, estão à vontade para o fazer.
Indo directo ao assunto, encontro-me no 1º ano (e 1ª matrícula no ensino superior) do curso "Mestrado Integrado de Engenharia de Electrónica Industrial e Computadores" da Universidade do Minho e desde sempre tive a curiosidade de saber quanto ganha um engenheiro desta área (principalmente mal acaba o curso, após estagiar). Já estive muito tempo pelo google e não me aparece nenhuma informação relativamente a isto, pelo que pedia a vossa ajuda, respondendo a este tópico.
Alguém aqui me sabe dizer o vencimento de um engenheiro de electrónica? Eu sei que há vários cenários possíveis, visto depender da empresa e da média com que se acaba o curso. Por isso, se souberem dos vários cenários possíveis, podiam dizer aqui no tópico sff?
Queria realçar que o facto de ter aberto este tópico não é por ter ouvido falar bem do curso (que se ganhava muito) e que entrei nele por interesse. O facto de ter entrado no curso, deveu-se a uma opção minha, que tomei no 10º ano, por gostar desta área, daí a que esteja a perguntar apenas agora que entrei no curso, pelo salário que é costume receber-se cá em PT. Desta maneira, ao saber disso, começo já a planear a minha vida para o futuro.

Muito obrigado pela vossa disponibilidade.
Um abraço :)
 
Não me acredito que não haja um único engenheiro de electrónica ou alguém que conheça um. Há um tópico aqui no fórum sobre ordenados de engenheiros de informática e está cheio de posts.
Vá lá pessoal, digam qualquer coisa, nem que seja uma estimativa.
 
na actualidade dependendo da empresa um engenheiro ou melhor recem engenheiro nesta area se chegar a levar 1000€ para casa já é muito bom, as empresas nos dias de hoje querem é tecnicos, pois engenheiros já teem muitos e a receber ordenados elevados, e querem-se livrar deles para cortar nos custos... já que para não falar arranjar emprego na area pior, ou se tem alguns conhecimentos ou chapeu... ganhar bem só indo para fora do país...

portanto renomerações acima dos mil€ só se for uma empresa bem conceituada a nivel multinacional...
 
sou finalista de engenharia electronica no isep, tou a trabalhar na EFACEC como tecnico de electronica , tenho ja ex-colegas de curso que acabaram o curso 1º que eu e tao la a trabalhar , e a maioria anda a ganhar entre os 800/900 euros limpos.. pelo menos os recem -licenciados.. mas tb a la gestores engenheiros electrónicos a ganhar pa cima de 4000 mil euros .

pelo que vejo este curso de engenharia so começa a pagar bem a partir dos 5 anos de carreira pa frente, no inicio é um bocado mal pago.
alias a uns bons anos vi umas estaticas da Universidade do Porto dos salários em funçao dos anos de carreira e a níveis percentuais o ordenado de engenheiro era um dos que mais subia conforme o tempo de trabalho

tb vai depender mt da area em que te especializes ( programação, micro controladores , robotica , sistemas de Energia , telecomunicaçoes , gestao ...) a area que mais dinheiro da é gestao industrial. problema é arranjar emprego nessa area .
 
Última edição:
Boas,
Antes de mais obrigado pelas respostas. Eu sinceramente contava começar a ganhar à volta dos 3000€ nos primeiros anos, mas pelo que me dizem isto não é bem assim. Como já estava a prever valores a rondar os 1000€/1500€ aqui em Portugal, já há algum tempo que tenho decidida a hipótese de ir para a Alemanha. Pelo menos vou para o ano que vem tirar o nível CPE de inglês (já tenho o CAE desde o ano passado) e aprender alemão (acho que na minha universidade, há cursos destes) e também sou capaz de entrar num clube de robótica também da minha universidade, tudo isto a pensar no meu futuro. Actualmente aspiro em ir trabalhar para a Siemens, visto ser uma empresa da qual gosto muito pelas coisas que produz, sendo-me indiferente estagiar cá ou na Siemens da Alemanha, desde que consiga um emprego fixo na Alemanha (na Siemens), onde se ganha muito mais que aqui em PT, pelo que vejo. Está certo que a vida lá é mais cara, mas considero que continua a compensar e muito ir para lá, e ao fim de alguns anos vir cá para Portugal e ter uma reputação de mais respeito.

Já agora para ir para a Siemens, devo escolher as áreas de sistemas de energia e robótica, não é?
Lá na Alemanha, o salário de um engenheiro de electrónica, pelo que vi na net é de 3800€, mas é para um recém-licenciado ou alguém já com mais anos de carreira (se é este o caso, alguém sabe quanto ganha um recém-licenciado)? E cá em Portugal, em que valores ronda o salário de quem está a estagiar?
Um abraço e muito obrigado pela ajuda.
 
Vou dar-te um conselho: Preocupa-te primeiro em tirar curso.
Há muita gente que não o consegue, e depois o que vai fazer?
Depois de terem desperdiçado tempo e dinheiro.
 
sou finalista de engenharia electronica no isep, tou a trabalhar na EFACEC como tecnico de electronica , tenho ja ex-colegas de curso que acabaram o curso 1º que eu e tao la a trabalhar , e a maioria anda a ganhar entre os 800/900 euros limpos.. pelo menos os recem -licenciados.. mas tb a la gestores engenheiros electrónicos a ganhar pa cima de 4000 mil euros .

pelo que vejo este curso de engenharia so começa a pagar bem a partir dos 5 anos de carreira pa frente, no inicio é um bocado mal pago.
alias a uns bons anos vi umas estaticas da Universidade do Porto dos salários em funçao dos anos de carreira e a níveis percentuais o ordenado de engenheiro era um dos que mais subia conforme o tempo de trabalho

tb vai depender mt da area em que te especializes ( programação, micro controladores , robotica , sistemas de Energia , telecomunicaçoes , gestao ...) a area que mais dinheiro da é gestao industrial. problema é arranjar emprego nessa area .

Ainda nos encontramos pelo ISEP então. Também ando la mas noutro curso.

Quanto ao tópico, de facto por pessoas conhecidas, andam realmente entre os 800/900 e com sorte 1000 nos primeiros tempos. Com cerca de 1 ano ja é possivel aumentar 100 ou 150 euros.
Tal como aqui já alguém disse, o principal agora é acabar o curso direitinho e com boas médias.
 
Claro que sim. Há que ter os pés bem assentes na terra. E para ir para a Siemens é mesmo preciso ter muito boas médias, daí que essa seja a minha primeira prioridade.
Um abraço e obrigado.
 
Um engenheiro electronico costuma ganhar menos do que um engenheiro informatico? e em comparaçao com um engenheiro de telecomunicaçoes?
 
Um engenheiro electronico costuma ganhar menos do que um engenheiro informatico? e em comparaçao com um engenheiro de telecomunicaçoes?

Eu acho que o salário base ronda o mesmo nos três tipos. Depois, conforme o desempenho e/ou empresa onde se trabalha, tanto se pode ganhar mais ou menos acima do salário base.
 
...pois engenheiros já teem muitos...

Ainda o mês passado fui a uma conferencia na OE em que eles se estavam a queixar da FALTA de engenheiros (e especificamente da area de electrónica / semicondutores) e tiveram de ir buscar engenheiros à polónia, alemanha e até ao brasil.
 
Última edição pelo moderador:
Aqui em Portugal?
Sim.

A engenharia electrotécnica não é um ramo onde seja propriamente difícil de arranjar um emprego.
Obviamente que ninguém cá em Portugal ganha 3000€ no primeiro emprego como ali o ASUS estava a falar.

Mas de receber 3000€ até não conseguir emprego ainda vai um grande caminho. Depois vai também depende, obviamente, do teu grau de formação.
Certamente que um aluno que fez os actuais 5 anos e tem um mestrado vai receber mais que um que só fez 3 e é licenciado.
 
Ainda o mês passado fui a uma conferencia na OE em que eles se estavam a queixar da FALTA de engenheiros (e especificamente da area de electrónica / semicondutores) e tiveram de ir buscar engenheiros à polónia, alemanha e até ao brasil.
Alemanha? Tens a certeza que houviste bem? Sendo que na Alemanha existe uma tremenda falta de engenheiros, porque raio os engenheiros alemãs haveriam de vir para Portugal ganhar uma miséria de ordenado?
 
Última edição:
Alemanha? Tens a certeza que houviste bem? Sendo que na Alemanha existe uma tremenda falta de engenheiros, porque raio os engenheiros alemãs haveriam de vir para Portugal ganhar uma miséria de ordenado?

mesmo, algo ai está mal ou sao engenheiros com experiencia e a serem pagos a peso de ouro
 
Back
Topo