salvar um pc imerso em água?

pedrotuga

Power Member
É isso mesmo. A casa da minha irmã inundou-se e o pc ficou imerso em água. Acho que o melhor é por aquilo a secar de alguma forma numa estufa ou assim. Agora... será que os dados do disco se aguentam... ? alguem já teve ou ouviu falar de uma experiencia deste tipo?

Dêm aí a vossa opiniao ou partilhem a vossa experiencia.

Obrgado.
 
que azar....sinceramente nunca ouvi tal coisa....não faço a minima ideia,mas penso que so o facto de o "secar" se será o suficiente..
 
melhor coisa a fazer.. é primeiro que tudo não ligar ou tentar ligar.. nem sequer corrente eletrica lá chegar perto!!

Mete ao sol... secar com secador.. muito calor..

(quanto tempo teve submerso?)

O disco com sorte poderá ser a única coisa a não salvar.se!!!!

boa sorte
 
Metam-no aberto e perto de um radiador durante uns 3 dias, de preferênca desmontem-no para tirar a água mais depressa (com um pano, p.ex.).

Desmonta também a fonte de alimentação; põe-na também a secar.

Procura sinais de corrosão.

Se não vires nada de especial, pode ser que esteja salvo.
 
Última edição:
Epa... na verdade o disco é a unica coisa que me preocupa... ela tem cacau para comprar outro pc.... já agora.. é um portatil, esqueci-me de dizer.

Obrigado pessoal.
 
Última edição:
Ups...Portátil :x

Deve ser mais difícil de sobreviver...Mas quanto mais tempo houver água lá dentro pior...Portanto o melhor é desmontar o mais rápido possível, nem que seja só para tentar salvar o disco.
 
Se der para salvar o disco era espectacular.
Isto já ultrapassa um pouco o plano tecnico... infelizmente ela mora longe de mim... acabei de lhe dizer p desmontar e tirar disco e mais n sei o que... tentei explicar que era importante... mas ela está cheia de stree por causa das inundações na casa... acho que está naquela "agora n quero ver isso" o que só é pior... que porra... se fosse aqui perto ie já lá resolver isso.
 
acho que o disco nem será o pior... supostamente são selados (para não entrar pó), por isso também não deve entrar água.
 
acho que o disco nem será o pior... supostamente são selados (para não entrar pó), por isso também não deve entrar água.

Pois... tambem já pensei nisso... mas... são mesmo selados? parece que tinha ideia que os pratos tinham que estar em vácuo para evitar oxidações e mais n sei o q? será que é verdade.... se for é apenas uma questão de cautela.

Edit: Mer.da... estive a ler sobre isto... não são selados :(
 
Última edição:
Bem... estive a ler e telefonei a uma empresa especializada e os gajos deram-me umas dicas.
As noticias nao sao la muito boas.
Não são selados. Aquilo tem um filtro de ar.
Não se deve por ao pé de um aquecedor pois as pistas podem dilatar.
 
Dá banho nisso com alcool 98% ou perto. Depois dá com um secador de cabelo mas em sem mandar ar quente. Depois deixa umas 24-36 horas a secar tudo sozinho.
 
Saca a bateria do portatil para longe dele...

Depois mete-o a secar durante uns dias ao pe de um aquecedor.......mas deixa mesmo.

Se nao o ligaram e se a corrente nao passou por ele está salvo......senao...puffffff

Saca todo o tipo de corrente para longe dele...e poe-no a secar, daqui a 4 dias volta a liga-lo se nao vires vestigios de agua...abraço e boa sorte
 
a mim ja aconteceu algo semelhante: tinha o portatil numa mesa na universidade e passava uma conduta de ar condicionado mm por cima da minha mesa. acontece k akilo abriu e caiu uma carrada de água em cima do pc ligado (por acaso tinha ido ao wc e eu n apanhei). quem tava la ao pe sacou-me logo a bateria e desligou da corrente. o portatil tinha 1semana e meia!!!
A empresa de AC responsabilizou-se logo e ofereceu-se pra pagar um novo, mas ainda levei pra casa o pc tentei-o ligar e nd. deixei-o numa parteleira 3/4 dias e deu-me na cabeça tentar liga-lo e puff funcionou. deu pra tirar as cenas importantes do disco e tal. bloqueava de vez em qd mas la consegui. deixei-o mais uns dias e voltei-o a ligar. ja funcionava na perfeiçao até acabei o HL2 entretanto e tudo.
 
Dá banho nisso com alcool 98% ou perto. Depois dá com um secador de cabelo mas em sem mandar ar quente. Depois deixa umas 24-36 horas a secar tudo sozinho.

Muito boa ideia!!!!

O álcool, ao ser misturado com a água, diminui-lhe o ponto de ebulição (sendo necessária menor temperatura para a mistura se evaporar) e liberta-lhe os gases (inclusivé o oxigénio, responsável pela oxidação dos metais!).

Para juntar o secador aumenta a velocidade do ar, sendo que diminui a pressão do mesmo, logo a alta pressão do ar circundante ao portátil (com muita água, mais denso, maior pressão de gases) faz com que a água vá para a atmosfera mais depressa (os fluidos deslocam-se das altas para as baixas pressões).

:D
 
Última edição:
Back
Topo