Artigo/Análise Sam Knows - Meça com precisão a sua banda larga

Já fiz parte do projeto Samknows. Depois de um incidente, solicitei nova whitebox mas não aceitaram.

Recentemente descobri outro projeto, https://atlas.ripe.net/
Fiz a inscrição e já recebi um email a indicarem que irei receber a probe.

Alguém da comunidade está neste projeto ou faz parte do mesmo?

Cumps

Desconhecia mas tambem já vem um a caminho
We are happy to let you know that your probe has been shipped on 2020-05-20 09:42 UTC to the following address:
 
Já fiz parte do projeto Samknows. Depois de um incidente, solicitei nova whitebox mas não aceitaram.

Recentemente descobri outro projeto, https://atlas.ripe.net/
Fiz a inscrição e já recebi um email a indicarem que irei receber a probe.

Alguém da comunidade está neste projeto ou faz parte do mesmo?

Cumps
Nem que solicites um cabo rj45 eles enviam hehe, confirmam se queres ou não manter-te no projecto e caso não queiras, acabou, ficas com os aparelhos e boa sorte.
O outro projecto não conhecia.
 
A probe chegou hoje.

yDRQiav.jpg


Vou explorar como isto funciona. Não é que haja grande funcionamento.

Cumps
 
Num formato tão simples isso requer ter um switch a parte ou não evita testes durante o uso da rede como o Sam?

Ainda estou a analisar como isto funciona.
Tenciono criar uma VLAN só para IoT onde vai ficar a probe. Não creio que isto tenha grande impacto na rede.

Cumps
 
Última edição:
A probe chegou hoje.

yDRQiav.jpg


Vou explorar como isto funciona. Não é que haja grande funcionamento.

Cumps

Recebi hoje a minha também.

https://atlas.ripe.net/results/maps/network-coverage/?filter=Portugal+(pt)

Para pedirem uma probe basta registarem-se

https://atlas.ripe.net/landing/get-involved/


Quantas mais melhor, neste momento Portugal apenas tem 104

Built-in Measurements
The built-in measurements are performed by all probes on a continual basis and are controlled by the RIPE NCC. Built-in measurements include ping, traceroute, DNS, SSL/TLS and (limited) HTTP. We make several Internet maps, tools, and data visualisations available based on the collected data.
 
Recebi hoje,

como já esperava, é o NanoPi, mais especificamente um Neo Plus2 modelo 512MB ram e sem cartão SD


  • CPU: Allwinner H5,Quad-core 64-bit high-performance Cortex A53
  • DDR3 RAM:512GB
  • Storage: 8GB eMMC
  • Network: Gbps Ethernet
  • WiFi: 802.11b/g/n
  • Bluetooth: 4.0 dual mode
  • USB Host: 2 x Independent USB Host
  • MicroSD Slot: 1 x Slot. It supports system booting or is used to hold a storage card
  • Audio Input/Output: 4-Pin, 2.54mm pitch pin-header
  • MicroUSB: power input
  • Debug Serial: 4Pin, 2.54mm pitch pin-header
  • GPIO1:24Pin, 2.54mm pitch double-row pin-header containing UART, SPI, I2C and IO
  • GPIO2:12Pin, 2.54mm pitch pin-header containing USB, IR receiver,I2S and IO
  • Power Supply: DC 5V/2A
  • PCB Dimension: 40 x 52mm
  • PCB Layer: 6-Layer

IMG-20200625-173436.jpg


Estou agora a activar e depois meto scores
 
Recebi hoje,

como já esperava, é o NanoPi, mais especificamente um Neo Plus2 modelo 512MB ram e sem cartão SD


  • CPU: Allwinner H5,Quad-core 64-bit high-performance Cortex A53
  • DDR3 RAM:512GB
  • Storage: 8GB eMMC
  • Network: Gbps Ethernet
  • WiFi: 802.11b/g/n
  • Bluetooth: 4.0 dual mode
  • USB Host: 2 x Independent USB Host
  • MicroSD Slot: 1 x Slot. It supports system booting or is used to hold a storage card
  • Audio Input/Output: 4-Pin, 2.54mm pitch pin-header
  • MicroUSB: power input
  • Debug Serial: 4Pin, 2.54mm pitch pin-header
  • GPIO1:24Pin, 2.54mm pitch double-row pin-header containing UART, SPI, I2C and IO
  • GPIO2:12Pin, 2.54mm pitch pin-header containing USB, IR receiver,I2S and IO
  • Power Supply: DC 5V/2A
  • PCB Dimension: 40 x 52mm
  • PCB Layer: 6-Layer

IMG-20200625-173436.jpg


Estou agora a activar e depois meto scores

Não me deu para abrir a minha. No portal da Ripe está identificado como "nanopi-neo-plus2". Já tinha dado uma vista de olhos nas specs.

O OS que corre está bem fechado. Tenho monitorizado as ligações e DNS requests e o equipamento não faz "perguntas" e locais estranhos. Apesar disso, tenho-o numa rede isolada só com acesso à internet.

Cumps
 
Recebi hoje o meu Ripe Atlas, fiquei um bocado desiludido pois não era o que esperava.
Pensei que fosse tipo o smaknows que monitoriza e faz graficos da velocidade, jitter, ping, etc etc...
 
Recebi hoje o meu Ripe Atlas, fiquei um bocado desiludido pois não era o que esperava.
Pensei que fosse tipo o smaknows que monitoriza e faz graficos da velocidade, jitter, ping, etc etc...

e é, a diferença é que nao tens a papinha feita XD, e os testes não são teus / só teus.

Posso vir a fazer um tutorial disto.

O que ele faz é permitir usar o teu aparelho para fazer medições para outras pessoas, que ou pagam pelas medições ou contribuem para as medições de outros.
Uma utilidade disto por exemplo é quem tem servidores de jogos, ou TeamSpeak, das o ip do teu servidor e dizes que queres uma analise de largura de banda e ip a cada 10min, e que queres medições de portugal e brasil (porque por algum motivo so malta desses dois paises usa esse servidor).

Basicamente podes encomendar testes, tens relatorios muito interessates com base nestas premissas, queres saber todos os dias qual o melhor servidor de DNS em portugal, qual o melhor servidor de CS na europa, tens um site em casa e queres saber o uptime da ligação e o ping por todo o mundo etc etc.

O samknows só te da os teus dados, o Ripe é mais um serviço que não ficam com os dados todos para eles, permite-te encomendar os teus próprios estudos, tanto com base o teu aparelho, como milhares em todo o mundo.
 
Á primeira vista isto parece-me algo confuso e pouco user-friendly.
Tinha mesmo ideia que seria algo como o smaknows que faz os gráficos com tudo. De qualquer forma, apesar de não me ser útil irei deixar ligado ao router, também vinha com 1 cabo rj45 e 1 microusb de 20 ou 30cm, deixei ligado à porta usb do router pelo que não me ocupa espaço ou tomadas e pode ser util para outras pessoas.

A ver se tenho sorte e me calha o samkwons, há uns 2 anos inscrito e nada...
 
@At Work sim, eles não costumam substituir nada, tenho um amigo que pediu para substituir o alimentador do router e nada feito, disseram-lhe que podiam prontamente apagar a participação dele mas enviar não enviariam.
 
Alguém chegou a monitorizar o samknows? Não há pedidos estranhos nem nada do genero, tenho isto há alguns anos e desconfio a respeito da privacidade...
 
Já não tenho o meu ligado à anos, contudo também tive essa priocupacao e na altura pesquisei muito e realizei as minhas análises, nada a apontar.

Se não queres usar a sorte do switch (o que depois influencia as leituras por não saber quando estás a usar mais a rede) podes sempre isolar da rede principal.
 
Ainda uso, também nunca notei nada de anormal. Em termos de privacidade acho que confio mais na samknows do que qualquer isp português. Os isps portugueses não metem Huawei na casa dos clientes? Haverá maior buraco na segurança e privacidade do que ter o governo chinês em casa?
 
Back
Topo