Samsung 2243NW, zonas brancas?! (1a troca... mm coisa)

patCRUZ

Power Member
Boas!

Comprei a dias na ***** um Asus 223D por 149€. Cheguei a casa liguei-o experimentei e passado 3horas estava de novo na loja para o trocar. Detestei as cores e notava o cintilar da imagem... Não sei se era avaria ou mm assim dele, mas para não arriscar acabei por trazer um Samsung 2243NW por 179€.

A nível de cores fiquei minimamente satisfeito, pelo menos é superior ao Asus, mas estou com outro problema. No topo superior e inferior nota-se o ecrã mais claro, mais iluminado! Em imagens e a jogar não se nota, mas por exemplo se colocar uma imagem de fundo com barras pretas no topos ou estiver a ver um filme, nota-se essa zona mais cintilante nos pretos!

Isto é mm assim? Ha alguma coisa que tenho que fazer? Ou tenho que ir trocar o monitor pela terceira vez?
Se for mm assim vou trocar por outro modelo, porque sinceramente... :rolleyes:

Em caso de ter que trocar que modelo existente na ***** aconselhariam a trazer? (dentro dos mm valores)
 
Última edição:
Será que alguém pode confirmar se é defeito... ou feitio aquelas zonas mais claras no topo?
Queria mm saber para amanha ir trocar o monitor ou escolher outro modelo...
 
É normal isso acontecer. Se é o que estou a pensar...
A luminosidade/contraste/cor variam com o angulo de visão para cada pixel. O angulo nunca é o mesmo para todos então nota-se essa variação. Daí eu odiar os LCDs/TFFs... Mas pelo espaço e resolução para trabalhar também me rendi lol
 
Isso pode ser de não estares ao mesmo nivel do monitor... o meu monitor se estiver mais acima da minha vista ou mais abaixo fica mais claro na zonas contrárias. p.e. se estiver um pouco com a cabeça acima do normal a parte de baixo da imagem do monitor fica mais brilhante... não sei se é isso... é a 1º vez que tens 1 tft?
 
Obrigado pela resposta, mas penso que não seja o que estas a pensar...
A zona mais claro que falo nota-se a qq distancia que esteja, quer esteja mais para a esquerda ou para direita, ou seja, não varia conforme o ângulo. Alem disso no monitor do portatil (ok é so de 15" nao de 22") nunca me apercebi de efeito nenhum parecido...

Uma coisa que me apercebi hoje, se por exemplo deixar o monitor desligado durante algum tempo, quando o ligo esta tudo perfeito, ficando ao fim de cerca de 5min essas tais zonas mais luminosas no topo a notar-se! :confused:
 
Mas a maior parte desses são aqueles que a luz só sai de baixo ou só de cima, isto é, de uma zona espalha-se para o resto e aí é normal isso acontecer. Nestes monitores a luz já não é "espalhada" de outra maneira muito mais uniforme?
 
Isso pode ser "Backlight bleeding", problema dos LCD's

Vê se é isto que acontece:
backlight bleeding

Se for o caso vai trocar.

Exactamente é isso mesmo!!
O mais parecido que encontrei nessas imagens é este:

2243nw_brilho.jpg


É exactamente igual o que aparece no topo do meu monitor... Aparece aquela zona mais cintilante... É defeito? Se o trocar por outro igual já não acontece o mesmo?

Mas a maior parte desses são aqueles que a luz só sai de baixo ou só de cima, isto é, de uma zona espalha-se para o resto e aí é normal isso acontecer. Nestes monitores a luz já não é "espalhada" de outra maneira muito mais uniforme?

Pois também tinha ideia que existiam monitores mais antigos que faziam uma iluminação "menos eficiente" e davam um efeito algo semelhante! Mas pensava que já não existia disso... mas dai também vinham as minhas duvidas, se seria defeito ou feitio!
 
Última edição:
Se trocares podes ter a sorte de não fazer, mas ao trocares vês se acontece o mesmo, se acontecer trocas novamente. Conheço casos que houve trocas várias vezes e outros que nunca tiveram esses problemas (eu por exemplo), é uma questão de sorte.
 
Se trocares podes ter a sorte de não fazer, mas ao trocares vês se acontece o mesmo, se acontecer trocas novamente. Conheço casos que houve trocas várias vezes e outros que nunca tiveram esses problemas (eu por exemplo), é uma questão de sorte.

Bem vou lá então amanha a loja para fazer a troca...
Vou embalar tudo direitinho e amh falo com os senhores sobre o problema. Na primeira vez que fui trocar o Asus efectuaram a troca na hora e sem mostrar qq tipo de problemas. Agora não deve de haver diferença. Espero resolver isto duma vez, não queria ter que andar mtas vezes para traz e para a frente... a gasolina esta cara! xD
 
Fui trocar hoje ao inicio da tarde o monitor. Cheguei à pouco a casa tendo mm agora acabado de o montar... Mas parece que a coisa não correu bem! :005:

Este parece que veio ainda com um efeito maior. Deixo aqui uma imagem, foi tirada com o telemóvel esta com péssima qualidade, mas dá para ver o efeito:

2243nw_troca1.jpg


Não sei mm se valerá a pena continuar a arriscar em trocar pelo mm modelo... Talvez seja melhor partir para outra coisa. Já foi a 3a vez que fui a loja e não queria perder mais tempo e dinheiro com isto... :(

Comprei na *****, dos modelos que eles dispõem, sabem de algum em que isto não aconteça garantidamente para poder efectuar a troca?
 
Os tft são mesmo assim, podes trocar mas esse problema não resolves, já experimentas-te configurar o monitor?
Por exemplo por menos brilho
 
Os tft são mesmo assim, podes trocar mas esse problema não resolves, já experimentas-te configurar o monitor?
Por exemplo por menos brilho

São mesmo assim? o meu não é... (LG L1917S já com uns aninhos)

O que podes fazer é trocar por outra marca ou modelo (pode ser um defeito nesse modelo). E aproveia enquanto podes trocar porque senão depois tem que ir para o arranjo.
 
São mesmo assim? o meu não é... (LG L1917S já com uns aninhos)

O que podes fazer é trocar por outra marca ou modelo (pode ser um defeito nesse modelo). E aproveia enquanto podes trocar porque senão depois tem que ir para o arranjo.

se ele já trocou duas vezes, não me parece que seja dos monitores.
pode sim é tentar configurar o monitor/placa grafica, pode vir com as definições de fabrica muito altas digo eu
 
Eu tenho um 2043nwx o que faz serem dois monitores muito idênticos e a unica coisa que noto é a tal coisa de ser mais claro em baixo pelos ângulos serem diferentes. Porque a fotografia que tirei nao mostra nada disso...
 
se ele já trocou duas vezes, não me parece que seja dos monitores.
pode sim é tentar configurar o monitor/placa grafica, pode vir com as definições de fabrica muito altas digo eu

Mas quando ele trocou a segunda vez, ele afirma que ficou um bocado pior do que estava. Por isso nao é configurações.
 
Que coisas sem nexo se leem por aqui.
Isso como ja foi referido e o efeito backlight bleeding.
uns trazem mais que outros, depende muito da qualidade de construção do monitor.

Aconselho-te a trocar por outro modelo ou mesmo de outra marca. Ja se viu que esses modelos tem todos o problema acentuado.
 
Bem desde já agradeço toda a informação que me deram. Este é o meu primeiro monitor TFT, ate agora tinha um velhinho CRT de 17" e desconhecia por completo estas situações nos monitores. Estou já completamente arrependido de o ter comprado graças e esta trabalheira toda que me esta a dar...

Como já referiram e pude confirmar pela pesquisa que fiz no Google trata-se de facto do "efeito" backlight bleeding! Só é mais perceptível em fundos pretos, ou muito escuros. A maneira mais fácil de identificar é colocando como wallpaper um fundo preto ou então por ex. visionar um filme em formato 10:9 (com barras pretas), caso o problema se verifique nos topos.

Na ***** dentro do valor que paguei não tenho muitas opções de troca facto que me preocupa ainda mais. Estas parecem ser as alternativas:

MONITOR TFT ACER 22" P223WB -179€ (encontrei um review que indicava que n possuia backlight bleeding relevante, mas dizias que as cores eram "deslavadas", possui ligações DVI HDCP e VGA)
LINK: http://www.acer.pt/public/page9.do?...Param=pt&ctx3=-1&ctx4=Portugal&crc=2589314341

MONITOR TFT LG 22" L222WS-SN - 199€ (n encontrei info relativamente ao backlight, nem review)
LINK: http://pt.lge.com/prodmodeldetail.do?actType=search&page=1&modelCategoryId=040105&categoryId=040105&parentId=0401&modelCodeDisplay=L222WS-SN&model=NOTHING#

MONITOR TFT PHILIPS 22" VW8FB - 189€ (n encontrei info relativamente ao backlight, nem review)
LINK: http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/pt/consumer/cc/_onlineStoreStatus_false/_productid_220VW8FB_00_PT_CONSUMER/_retailStoreStatus_true/220VW8FB-00

Alguém com algum desses modelos e possa fazer o teste do backlight bleeding?
Qual o melhor? O valor que paguei pelo Sansumg 2243NW foi de 189€.

 
Eu Tenho um Asus VW223D e não tenho problema algum (149€ - *****).
Tive alguns problemas assim com outros monitores mas era a gráfica que não suportada as resolções dos monitores, fiz uma troca para nova gráfica e tudo ok,
Monitor Asus VW223D TFT 22' e Asus 9600 GT 512 MB DDR3 tudo OK.

João Medeiros
 
Back
Topo