Samsung 530U - gestão de partições

Lagafe

Power Member
Boas,

Adquiri à pouco tempo samsung 530U.
o disco não vem com partições.
Pretendo instalar o Linux em dual boot e ter uma terceira partição comum para arquivamento de informação.
Gosto de ter o software separado da informação.

A minha dúvida é se as partições podem afetar o sistema de recuperação do portátil.
Já agora deixei-me partilhar que adicionalmente o computador trazia um dvd de recuperação. Achei um pouco insólito já que a máquina não tem drive de DVD... :wow:

cumprimentos.
 
Para fazer as partições em ambiente Windows, podes usar o Easeus Partion Master (freeware). Criarás duas partições em NTFS, uma para o SO e software e outra para armazenamento. As partições em NTFS terão acesso tanto por Windows como por Linux. Criarás uma terceira partição para Linux, em "formato" Raw. Esta terceira partição será formatada em Ext4, por exemplo, no momento da instalação da distribuição de Linux. Aconselho-te a instalar o Windows primeiro e só depois o Linux. Para conservar as entradas de boot.

Em relação à partição de recuperação, podes apagá-la, já que tens o DVD de recuperação (poderás usá-lo com uma drive externa), apesar de não ser aconselhado.
 
Agradeço a ajuda.
Segundo percebi não vês nenhuma incompatibilidade entre criar partições e o sistema de recuperação?

Vou fazer as partições com o Linux. Já estou habituado a esse sistema.

Também concordo que mais vale manter a partição do sistema de recuperação.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela partilha.
 
Se pretendes manter a partição de recuperação, não haverá qualquer inconveniente, para além da ocupação entre 10 a 15 GB (conforme as marcas). Em Windows a partição nem será visível. Em Linux creio que será visível mas não haverá qualquer problema.
 
O único senão desse portátil ( penso que é mal de todos ) é as temps elevadíssimas mesmo em ambiente com ar condicionado e com uma base de refrigeração.
Já é o segundo e mesmo este aquece demais para o que está a fazer, para as condições que está e para um portátil novo... cheguei a ter 81 graus com o chrome aberto :p
 
Estou a ver que continuas com problemas.
Efetivamente é quentinho.
Por norma em Linux trabalho entre os 60 e 70ºC, em Win7 é um pouco menos.
 
Sei que não e o tópico certo... mas realmente anda me a dar a volta a cabeça... amigo 70 graus e elevado, compreendo que e um portátil fino, mas dada as características dos seus componentes e uma temperatura elevada. Eu cheguei a ter 85 com ar condicionado ligado e com o portátil numa base d refrigeração. Enfim... mas tenho uma dúvida, eu dei 600 euros, porq apanhei desconto... eu se não quiser um igual tenho direito ao dinheiro que dei, ou sem o desconto? E que se for o que dei fico a perder e não fico com um portátil com características idênticas...


Sorry o offtopic
 
Back
Topo