samsung 830 128gb sata III

Kira-kun

Power Member
Boas.
Tenho pela primeira vez um disco SSD em mãos, e pelo que tenho andado a ler, apesar de serem muito bons, há que se ter cuidados que o utilizador comum não faz ideia de que são necessários...

O disco é um Samsung 830 128Gb Sata III.

já vi pessoal a falar sobre a fragmentação destes discos, sobre serem discos que não se deve escrever informação mas sim apenas ler, enfim, gostaria de saber o que é que é realmente necessário saber para tratar bem deste bichinho e tirar o máximo de proveito dele...
Neste momento tenho instalado apenas o SO e o Google Chrome no disco SSD.

Tenho medo de começar a usá-lo à vontade e daqui a uns meses estar com ele todo estragado por ignorância minha!

cumps
 
Não sei que SO tens. Ainda assim, as "regras" base são de desligar a desfragmentação do disco. Os SSD não precisam de desfragmentação, e faze-la representa desgaste desnecessário do disco.

Além disto, convém ligar (caso não esteja já), as funções TRIM. Basicamente o trim é um processo de recolha de "lixo" e optimização do disco, automático. No windows é simples de activar, e no osx googla "Trim enabler osx" e arranjas app simples também. É importante para manter a velocidade do disco.

Caso estejas no osX, há também quem recomende alterar as definições de sleep/hibernate, podes procurar no google mais info. Essencialmente serve para evitar escrever demasiado no disco.

Essencialmente a questão é que os discos SSD se vão gastando há medida que são escritos. Por isto, há quem defenda que não se deve fazer downloads para os SSD, devendo utilizar um disco externo, para minimizar a quantidade de informação escrita nos discos.

Ainda assim, hoje em dia há quem defenda (e há testes dos fabricantes que apontam nesse sentido), os discos SSD aguentam escrita durante períodos bastante superiores ao de utilização normal do disco. O que quero dizer com isto é que, sem me lembrar bem de memória, os testes da Samsung dizem que um disco como o 830 aguenta escrever 40GB por dia, durante mais de dez anos, antes de ficar gasto.

Em função disto, há quem diga que não há especiais cuidados (além de desligar a desfragmentação e activar o trim) a ter com um SSD. Hoje em dia já há vários portáteis a sair com SSD's de origem (os macbook retina display, por exemplo, usam mesmo samsungs 830), que não recomendam especiais cuidados além do trim.


Pessoalmente, mudei recentemente para um samsung 830 256, e tenho algum cuidado em tentar fazer a maior parte dos downloads grandes para um disco externo, mas fora isso uso-o normalmente.
 
Imagino que utilizar programas tipo peer2peer desgaste mais o ssd porque vai escrevendo às mijinhas para o disco e o SSD para alterar um bit num bloco tem que apagar o bloco todo e escrevê-lo de novo com mais um bit.
Há alguma optimização (aumento de buffer de memória antes de escrever para disco??) a fazer nesse caso?

Há muito pessoal a reclamar de OCZ's e Crucial's que duram meses antes de pifar. Também é possível acontecer com o 830 da samsung?
 
Cuidado a ter com o meu 830 de 128gb apenas fiz tune no software da própria samsung (samsung ssd magician), e activar o trim (que por defeito já vinha activo na minha board quando instalei).
 
Back
Topo