Samsung Galaxy S III

Não é necessariamente obrigatório o telefone ser em alumínio ou em vidro (como o iPhone) para se obter uma sensação de qualidade num equipamento. A Nokia no N9 e nos Lumias 800/900 conseguiu criar um telefone em plástico (polycarbonate) que na mão oferece uma sensação de boa qualidade e a HTC em muitos equipamentos usa um plástico com uma cobertura "rubber touch" muito agradável.
Agora plásticos fininhos com efeito brilhante/espelhado como a Samsung usou são propensos a riscos e não oferecem uma sensação de qualidade percebida digna de um flagship.
 
A formula dos materiais flexíveis e leves dos galaxy até agora tem sido uma formula ganhadora, além de tornarem os telemóveis bastante leves ainda os tornam bastante resistentes a quedas. Duvido que mudem esse aspecto em prol da aparência.
 
Quanto ao processador e assumindo que será um processador Samsung, começam a alinhar-se os candidatos...


1º Exynos 4212
- Dual Cortex-A9 @ 1.5Ghz (25% mais rápido que o SGS2)
- GPU: Provavelmente a Mali 400 como no SGS 2, mas com 50% mais clock. (50% mais rápido que o SGS2)
- construção em 32nm High-K Metal Gate (HK/MG).. Que promete consumos 30% inferiores nas mesmas condições.

Mas é pouco provável que seja este processador, porque a Samsung está apostada em bater a Apple pelo menos nas specs dos telefones e este Exynos não tem performance ao nível da GPU sequer para o A5, e ao nível da CPU não deve chegar para o A6..


2º Exynos 5250
- Dual Cortex-A15 @ 2 Ghz
- Possivelmente dual companion core Low Power Cortex-A7.
- GPU: provavelmente ARM Mali T-604
- construção em 32nm High-K Metal Gate (HK/MG)

Existem evidencias que já estão a ser fabricados chips deste Exynos na fabrica da Samsung no Texas, pelo que pode muito bem ser o escolhido. Teria a vantagem de ser o primeiro telefone no mercado com um CPU Cortex A-15, e teria uma performance cerca de 2x superior ao Exynos 4212 e uma GPU 4x superior. Teria igualmente um consumo bastante baixo graças a uma arquitectura do tipo quad core com dois processadores potentes e dois low power, tal como a TI anunciou que iria fazer. Mas não é muito provável que as tecnologias associadas ao Cortex-A15 esteja pronta para produção em massa por volta de Fevereiro/Março.


3º Exynos 4412
- Quad core Cortex A-9 @ 1.5Ghz
- GPU: Possivelmente Mali T-604
- construção em 32nm High-K Metal Gate (HK/MG)

Uma vez que tudo aponta para que o Apple A6 seja quad-core, o mais provável parece ser o Galaxy S III também ser quad core. Quanto à GPU provavelmente será a MAli T-604 que na sua configuração mais básica apresenta uma melhoria de desempenho de 5X em relação ao SGS2, mas que pode ser implementado em configurações que vão até 4 cores. Pelo que a Samsung pode muito bem fazer como a Apple que optou por GPU's dual core e equipar o seu chip com mais do que uma GPU.



Qual é a vossa aposta?

Eu acho que deverá ser o Exynos 4412, embora gostasse que fosse o 5250..
 
o Exynos 4412 acho que teria mais impacto, já que os concorrentes ja preparam os seus quad-cores. mas tambem estou para ver ainda este ano um smartphone a passar a fasquia dos 2.0Ghz:)

Continuo sempre com a mesma dúvida: tanto power para que?

Se este "power" fazer com que a autonomia melhore porque não? em teoria a tegra3 é mais economica e gere muito melhor os gastos que qualquer processador actual, por isso se mais potencia equivale a mais poupança melhor ainda.
Se ha espaço para melhorar que venham.
 
Última edição:
Continuo sempre com a mesma dúvida: tanto power para que?

Quando saiu o primeiro telefone a 1Ghz perguntava-se o mesmo... Bem, hoje já sabemos que o velhinho Snapdragon do Nexus One não chega para movimentar o ICS com fluidez suficiente, não chega para os novos ecrãs com resoluções bem acima dos 800*480, não chega para gravar de forma fluida em HD, não chega para descodificar vídeos em HD, não chega para uma experiência fluida num browser mobile, etc.. etc.. etc...

Tudo coisas que hoje em dia esperamos de um telefone Android de gama média/baixa.. E isto foi há apenas dois anos...


Para que serve tanto power? Quanto mais não seja, para o tornar um pouco mais future proof...
 
Eu aposto no 4412. O 5xxx A15 segundo a samsung deve ser para tablets e segundo roadmaps da arm saem depois dos quad core A9. Mas nunca se sabe podem mudar, no ano passado a samsung também avançou com o "orion" a 1ghz e depois de alguns confrontos desagradáveis com o omap4430 do lg optimus, decidiram re-trabalhar o SoC e acabou por sair como exynos a 1.2ghz, não foi?

E quanto a ram que acham?
 
Bem, hoje já sabemos que o velhinho Snapdragon do Nexus One não chega para movimentar o ICS com fluidez suficiente.

Não vejo falta de fluidez no ICS com o velhinho snapdragon do meu HD2. Os dual core serão mais rápidos, certamente, mas isso não implicada que os Snapdragon tenham lag. O quadcore do meu (futuro) HTC Edge servir-me-á para filmes HD e jogos mais puxados, onde a geração predecessora falha. Ao nível do aumento da fluidez, acho que será pouco significativo nas tarefas mundanas.
 
Não vejo falta de fluidez no ICS com o velhinho snapdragon do meu HD2. Os dual core serão mais rápidos, certamente, mas isso não implicada que os Snapdragon tenham lag. O quadcore do meu (futuro) HTC Edge servir-me-á para filmes HD e jogos mais puxados, onde a geração predecessora falha. Ao nível do aumento da fluidez, acho que será pouco significativo nas tarefas mundanas.

Também depende da resolução que usares... Num ecrã a 800*480 as coisas são mais fáceis.. Mas nos tablets e nos smartphones de topo previstos para 2012 o normal será teres mais do dobro da resolução..

E depois há coisas em que só recentemente as ultimas gerações de Androids como o SGS2 conseguiram ser fluidos, como por exemplo fazer scrool a um tópico das mensagens. A esmagadora maioria dos Android trava por todo o lado. Ou fazer operações quando está uma aplicação a ser actualizada em background.. Ai, os CPU's a 1Ghz travam por todo o lado.. E mesmo alguns dual core se vêm à rasca..
 
Eu aposto no 4412. O 5xxx A15 segundo a samsung deve ser para tablets e segundo roadmaps da arm saem depois dos quad core A9. Mas nunca se sabe podem mudar, no ano passado a samsung também avançou com o "orion" a 1ghz e depois de alguns confrontos desagradáveis com o omap4430 do lg optimus, decidiram re-trabalhar o SoC e acabou por sair como exynos a 1.2ghz, não foi?

E quanto a ram que acham?

Tambem aposto no 4412, o 4212 nao me parece que tenha muito impacto e como o Mundano diz, a Samsung quer passar a Apple. O 5250 parece-me bom de mais.

Quanto a RAM, muitos rumores dizem 2GB.
 
Por acaso, eu espero que já venha com 2Gb de memória, ou 1.5Gb.
O meu SGS 2, está muitas vezes perto do limite de 1Gb.

Isso não quer dizer grande coisa. Se o SII tivesse 2gb [ou mesmo 4gb] provavelmente irias ver que a RAM iria continuar a estar bastante cheia, pelo menos depois de abrires várias apps.Isto tem a haver com a forma como funciona o Android e é por isto que não se deve usar task killers...O SO gere a RAM que tem acesso conforme as necessidades.

De facto para um topo de gama que esteja para sair, ter 2gb de ram poderá ser uma vantagem, principalmente para o futuro.
Mas para as necessidades actuais acaba por ser indiferente. É rpeferível 1 gb com um pouco mais de Mhz do que 2 gb de ram um pouco mais lenta..
 
Por acaso, eu espero que já venha com 2Gb de memória, ou 1.5Gb.
O meu SGS 2, está muitas vezes perto do limite de 1Gb.

Como disse o Mk PT, mais vale uma boa memoria de 1gb e bem gerida que 2gb mas lenta e mal gerida.

Dou o exemplo do LG 3D, tem 512mb de RAM mas esta sendo Dual-Channel torna o aparelho tao fluido como um com 768mb.

Salvo erro a RAM do GSII nao é Dual-Channel, e a nao sendo, colocarem 1gb dual-channel com um 4412 ira tornar o aparelho uma bomba a nivel de Android ;)
 
Back
Topo