Samsung Galaxy S21 FE (Fan Edition)

decerteza q ha por ai varios mods compativeis com Gcam... ainda por cima este tlmv tem um SD como SoC... até no a52s da minha maria pus o Gcam a bombar... (n havia assim muitas diferenças a nivel de qualidade nas fotos)
tenta ver os mods do BSG, do MWP e do Arnova, senao ve no xda ou nos telegrams do tlmv
Certo, tendo Snapdragon seria de esperar, mas infelizmente não é o que acontece.

Existe uma Gcam a circular por aí mas que apenas é compatível com a versão Exynos, por mais anti-natura que possa parecer
 
Boas. Adquiri à 2 semanas um s21 FE, que anda em testes. Testes, porque não estou ainda convencido que isto valha os 500€ de upgrade ao mi9t pro que me tem acompanhado desde junho de 2019.

Possuo um samung tab s7, e portanto estava familiarizado com a one ui. Não tenho qualquer malícia em criticar o s21 FE, porque paguei-o do meu bolso - não foi oferecido; foi uma escolha ponderada após ver muitas reviews; e genuinamente achei que seria um bom upgrade ao "velhinho" mi 9t pro, que ficou parado de atualizações no android 11 e miui 12.5 (vinha com android 9 e miui 10).

Deixo a minha análise sincera /comparação entre o S21 FE e o Mi 9T Pro:

Ecrã: S21 FE melhores cores e claramente melhor contraste/nitidez; "brilho adaptivo" e direto ao sol, o s21 FE acaba por ter um "boost" de brilho face ao mi9t pro. Ecra S21 FE ganhador.

CPU/Ram: não uso jogos; no geral o s21fe (snap888) é ligeiramentem mais rápido; embora com o mi9t pro (snap 855), nos testes lado a lado às vezes até abre sites ou apps ligeiramente mais rápido (fechadas da memória, cache limpa, mesmo browser, mesma wifi); samsung super lento a ligar;
  • configuraçao incial / instalação de apps / atualização do sistema - até ferve o telemóvel. Já sabia que isso é caracteristica do snap888, por isso nao me assustei.. mas o xiaomi só chegou a essa temperatura em dias de estar na praia, pousado ao sol com brilho ao máximo/dados móveis durante mais de meia hora;

Rede movel e wifi: xiaomi claramente apanha bem melhor rede móvel 4g, mas apenas no interior. É a diferença entre ter 3 barras de sinal, para 1 no samsung; já em 2g não vejo diferenças (testado com network cell info para ver a antena a que estão ligados);
quanto a wifi - diferenças minimas, mas o xiaomi ainda apanha redes no minimo com 1 barra enquanto o samsung já nem as mostra;
  • detalhe parvo: tenho 2 wifi em casa, com nomes diferentes: o xiaomi vai alternando conforme me vou movendo em casa, para a rede que com melhor sinal; o samsung fica sempre parado na que se ligou em 1o lugar quando cheguei a casa, independente se a que está ligado só tem 1 barra de sinal e a outra está ao máximo;

Bateria: na primeira semana: desilusão total com o s21 fe - bateria voava. Agora, com poupança de bateria (60hz), cpu a 70%, apps's todas suspensas profundamente (menos as de conversação), bateria adaptativa e rotinas definidas faz umas 5.5h de SOT. Já é aceitavel, mas com o mi9t pro (bateria nova) fazia isso à vontade sem preocupações nenhumas nem poupança de bateria.
  • Parece-me que o facto de apanhar rede 4g no mínimo dentro de casa leva a um exagerado consumo de bateria no samsung, entao criei uma rotina que quando está ligado na wifi de casa /trabalho, desliga os dados móveis, muda rede para 2G (sinal max), desliga nfc, desliga BT, desliga localização); - nisto a app do bixby routines está top;
  • desativei/desinstalei por ADB montes de app's samsung, apps AR, assistente bixby etc etc;
Carregamento: s21fe, só 25W em 2022?! a samung ainda não recuperou psicológicamente do note s7? Sabia claro deste detalhe, mas o xiaomi de 2019 carrega a 27W...

Camara: sentia que me faltava melhor camara no xiaomi, daí ter achado que o s21 fe seria boa escolha pelo preço. Testes e mais testes e não continuo convencido, isto porque:
  • wide - do s21 FE claramente melhor que a do xiaomi - nada a apontar;
  • principal:
    • video: estabilização ótica s21 FE - claramente vendedor, pois o xiaomi nao tem (embora filme tambem a 4k 60 fps);
    • fotos: s21, cores mais vivas e mais luz - possivelmente melhor AI por software ou cpu / efeito do ecrã; mas quando se amplia ligeiramente as fotos vê-se logo que o xiaomi tem mais detalhe; vários testes e sempre a mesma conclusão.
    • noturno - s21 fe claramente melhor; nada a apontar, mas sem grandes testes.
    • retrato - s21 fe melhor em cores; mas acho que perde no detalhe - sem oportunidade para grandes testes;
  • zoom/telefoto:
    • aqui claramente a desilusão: enquanto no xiaomi, no modo "2x" entra a camara telefoto, no samsung no modo "3x" é feito um crop da camara principal, e só quando se amplia até chegar às "10x" é que o samsung usa a camara de zoom (a ultima em baixo); resultados? em zoom 10x o samsung ganha ligeiramente, embora sejam sempre fotos sem utilidade nenhuma (nos 2) pois nao tem detahe; já em fotos com ligeiro zoom, o xiaomi ganha de longe no detalhe porque no modo 2x já usa a camara telefoto e o samsung não.
      • Exemplo: tirar foto a uma etiqueta de um número de série a menos de 1metro: é a diferença entre sair borrada no s21 fe e sair nítida no xiaomi.
Atualizações /SO - samsung claramente vencedor com a promessa de 3 updates ao android e com one ui sempre a evoluir; embora, tirando o bixby routines, a miui 12 está ainda um pouco mais evoluída em funções que a one ui 4.1, que ainda tem muitas em "labs".

Alguém fez um upgrade idêntico e ficou com a mesma ideia que eu quanto à camara? Acham também que a evolução nas gamas médias altas tem sido pequena nos ultimos anos (2019 vs 2022) e eu deveria ter ido para um modelo superior ao s21 FE, como o s22+ /ultra, ou na xiaomi um 12 / 12 pro ?

Cumps
 
Última edição:
Alguém fez um upgrade idêntico e ficou com a mesma ideia que eu quanto à camara?

Tive um Mi9T e só consegui estar 1 ano com ele, ao fim desse tempo a bateria 'voava'... sendo que tinha o SD730 não sei como é que com o teu SD855 conseguias ter melhores SOT que este S21FE mas ok...
Já o disse, a autonomia não é nada de especial mas cumpre os 'mínimos'...

Quanto às camaras... não sei como é que não estás 'convencido' com as deste S21FE... o resultado final dá 10 a zero às cameras do Mi9T mas ok...

Cada um com as suas opiniões.
:)
 
Tive um Mi9T e só consegui estar 1 ano com ele, ao fim desse tempo a bateria 'voava'... sendo que tinha o SD730 não sei como é que com o teu SD855 conseguias ter melhores SOT que este S21FE mas ok...
Já o disse, a autonomia não é nada de especial mas cumpre os 'mínimos'...

Obrigado pelo comentário. Sobre a bateria, deixo aqui o resultado dos testes do Gsmarena, que "valem o que valem".
FYvOLm.Capturar.jpg


De utilizadores "normais", deixo este exemplo da thread aqui na zwame do mi9t / pro, em que user's falam de 7/8/9h de SOT. Quanto ao mi 9t "normal" tenho um familiar com um desde a altura do meu, com jogos, e a bateria sempre durou mais que a do meu; por isso, não duvidando da sua palavra, é um pouco estranho ter tido esses problemas com um SD730 que é bem conhecido pela sua poupança energética.

Quanto às fotos, quando tiver tempo deixo uns comparativos do que referi anterirormente.
Edit: fotos:

FbMOZ4.1.jpg
FbMu1Y.1-1.jpg


FbMlpM.2.jpg
FbMFwD.2-1.jpg


FbMSiq.3.jpg
FbMXAh.3-1.jpg
FbM2XC.3-2.jpg


Qual é qual? Foram todas tiradas com o AI da xiaomi / optimizador samsung ligados; modo 1x e automático; sem flash; telemóvel pousado na mesa para estar estável.
 
Última edição:
@alohomora fiz exatamente o mesmo upgrade, também venho de um 9T Pro.

No geral, concordo com quase todas as tuas conclusões. Em relação às câmaras, há uns dias disse aqui que sentia falta da GCam, pois era o que usava no 9T Pro e noto bem a diferença. O S21 FE tem claramente melhor hardware (sensor, lente, OIS), mas a nível de processamento de imagem esperava melhor.

Da bateria nem se fala, é claramente o calcanhar de Aquiles deste telemóvel. Os 4000mAh do Xiaomi chegavam na boa para 8h/9h de SOT, sem qualquer tipo de preocupação. Mas é compreensível, os 120Hz e o SD888 pesam muito.

Só não concordo com uma conclusão tua, o brilho do ecrã. O S21 FE tem muito melhor visibilidade ao sol, e também atinge um valor mínimo de brilho mais baixo que o 9T Pro.
O que eu acho é que ele só atinge o 'boost' se tiveres ao sol com o brilho automático ligado.

Gosto do telemóvel, mas olhando para os 270 que paguei pelo 9T Pro e os 515 que paguei pelo S21 FE, não estou completamente satisfeito.

De referir que uma das razões que me levou para o S21 FE (contra o Xiaomi 12/12X) foi o facto de pretender adquirir um Galaxy Watch 4, pois só podia usufruir das funcionalidades todas do relógios tendo um telemóvel Samsung (sem precisar de manhas do XDA)
 
boa tarde @surubutna . Obrigado pelo feedback e ainda bem que encontro alguém que tenha passado pelo mesmo upgrade.

Sobre o meu "comparativo", no ponto do ecrã, posso ter-me expressado mal. Quando indico que o samsung tem "claramente melhor contraste", é um destaque positivo, pois consigo por exemplo, direto ao sol / brilho no max, ler com muito mais facilidade texto dum site ou facebook por exemplo. Não sei se o termo mais adequado seria "nitidez" em vez de "contraste".

E testei agora o "brilho adaptivo" e direto ao sol, sim, o s21 FE acaba por ter um "boost" de brilho, ficando melhor que o mi9t pro. Não me tinha percebido disso. Comparativo editado.
 
Última edição:
Curioso a vossa análise do S21 FE VS Xiaomi 9T Pro, dado que estou exactamente na mesma situação mas ainda não me decidi por fazer upgrade do Xiaomi.

Obrigado pela vossa análise ;)
 
Boas. Adquiri à 2 semanas um s21 FE, que anda em testes. Testes, porque não estou ainda convencido que isto valha os 500€ de upgrade ao mi9t pro que me tem acompanhado desde junho de 2019.

Possuo um samung tab s7, e portanto estava familiarizado com a one ui. Não tenho qualquer malícia em criticar o s21 FE, porque paguei-o do meu bolso - não foi oferecido; foi uma escolha ponderada após ver muitas reviews; e genuinamente achei que seria um bom upgrade ao "velhinho" mi 9t pro, que ficou parado de atualizações no android 11 e miui 12.5 (vinha com android 9 e miui 10).

Deixo a minha análise sincera /comparação entre o S21 FE e o Mi 9T Pro:

Ecrã: S21 FE melhores cores e claramente melhor contraste/nitidez; "brilho adaptivo" e direto ao sol, o s21 FE acaba por ter um "boost" de brilho face ao mi9t pro. Ecra S21 FE ganhador.

CPU/Ram: não uso jogos; no geral o s21fe (snap888) é ligeiramentem mais rápido; embora com o mi9t pro (snap 855), nos testes lado a lado às vezes até abre sites ou apps ligeiramente mais rápido (fechadas da memória, cache limpa, mesmo browser, mesma wifi); samsung super lento a ligar;
  • configuraçao incial / instalação de apps / atualização do sistema - até ferve o telemóvel. Já sabia que isso é caracteristica do snap888, por isso nao me assustei.. mas o xiaomi só chegou a essa temperatura em dias de estar na praia, pousado ao sol com brilho ao máximo/dados móveis durante mais de meia hora;

Rede movel e wifi: xiaomi claramente apanha bem melhor rede móvel 4g, mas apenas no interior. É a diferença entre ter 3 barras de sinal, para 1 no samsung; já em 2g não vejo diferenças (testado com network cell info para ver a antena a que estão ligados);
quanto a wifi - diferenças minimas, mas o xiaomi ainda apanha redes no minimo com 1 barra enquanto o samsung já nem as mostra;
  • detalhe parvo: tenho 2 wifi em casa, com nomes diferentes: o xiaomi vai alternando conforme me vou movendo em casa, para a rede que com melhor sinal; o samsung fica sempre parado na que se ligou em 1o lugar quando cheguei a casa, independente se a que está ligado só tem 1 barra de sinal e a outra está ao máximo;

Bateria: na primeira semana: desilusão total com o s21 fe - bateria voava. Agora, com poupança de bateria (60hz), cpu a 70%, apps's todas suspensas profundamente (menos as de conversação), bateria adaptativa e rotinas definidas faz umas 5.5h de SOT. Já é aceitavel, mas com o mi9t pro (bateria nova) fazia isso à vontade sem preocupações nenhumas nem poupança de bateria.
  • Parece-me que o facto de apanhar rede 4g no mínimo dentro de casa leva a um exagerado consumo de bateria no samsung, entao criei uma rotina que quando está ligado na wifi de casa /trabalho, desliga os dados móveis, muda rede para 2G (sinal max), desliga nfc, desliga BT, desliga localização); - nisto a app do bixby routines está top;
  • desativei/desinstalei por ADB montes de app's samsung, apps AR, assistente bixby etc etc;
Carregamento: s21fe, só 25W em 2022?! a samung ainda não recuperou psicológicamente do note s7? Sabia claro deste detalhe, mas o xiaomi de 2019 carrega a 27W...

Camara: sentia que me faltava melhor camara no xiaomi, daí ter achado que o s21 fe seria boa escolha pelo preço. Testes e mais testes e não continuo convencido, isto porque:
  • wide - do s21 FE claramente melhor que a do xiaomi - nada a apontar;
  • principal:
    • video: estabilização ótica s21 FE - claramente vendedor, pois o xiaomi nao tem (embora filme tambem a 4k 60 fps);
    • fotos: s21, cores mais vivas e mais luz - possivelmente melhor AI por software ou cpu / efeito do ecrã; mas quando se amplia ligeiramente as fotos vê-se logo que o xiaomi tem mais detalhe; vários testes e sempre a mesma conclusão.
    • noturno - s21 fe claramente melhor; nada a apontar, mas sem grandes testes.
    • retrato - s21 fe melhor em cores; mas acho que perde no detalhe - sem oportunidade para grandes testes;
  • zoom/telefoto:
    • aqui claramente a desilusão: enquanto no xiaomi, no modo "2x" entra a camara telefoto, no samsung no modo "3x" é feito um crop da camara principal, e só quando se amplia até chegar às "10x" é que o samsung usa a camara de zoom (a ultima em baixo); resultados? em zoom 10x o samsung ganha ligeiramente, embora sejam sempre fotos sem utilidade nenhuma (nos 2) pois nao tem detahe; já em fotos com ligeiro zoom, o xiaomi ganha de longe no detalhe porque no modo 2x já usa a camara telefoto e o samsung não.
      • Exemplo: tirar foto a uma etiqueta de um número de série a menos de 1metro: é a diferença entre sair borrada no s21 fe e sair nítida no xiaomi.
Atualizações /SO - samsung claramente vencedor com a promessa de 3 updates ao android e com one ui sempre a evoluir; embora, tirando o bixby routines, a miui 12 está ainda um pouco mais evoluída em funções que a one ui 4.1, que ainda tem muitas em "labs".

Alguém fez um upgrade idêntico e ficou com a mesma ideia que eu quanto à camara? Acham também que a evolução nas gamas médias altas tem sido pequena nos ultimos anos (2019 vs 2022) e eu deveria ter ido para um modelo superior ao s21 FE, como o s22+ /ultra, ou na xiaomi um 12 / 12 pro ?

Cumps

Tapa a camera de baixo e faz testes, a camera de zoom ativa aos 3X tal como é suposto, acabei de testar. Isso que dizes que só ativa aos 10x está errado. Além disso consigo excelentes fotos em 3X, neste ponto surpreendeu-me pela positiva, visto ser uma camera de apenas 8MP.
 
Na Amazon aparece lá uma versão chamada chipset 2022, qual é a diferença?
Um pesquisa no Google aponta para um equipamento mais fraco com o SD720G mas parece que isso foi desmentido. Vale o que vale.

Porém tudo isto não deixa de ser estranho já que este equipamento é de 2022...
 
Última edição:
Não, agora são vendidos os dois em simultâneo na Europa, isto até ao fim de stock com o S888.

Aliás, se forem ao gsmarena, está lá "version 1" e version 2", as próprias caixas dos equipamentos vêm com a referência "2" para identificar qual o CPU que vem equipado.
 
Não, agora são vendidos os dois em simultâneo na Europa, isto até ao fim de stock com o S888.

Aliás, se forem ao gsmarena, está lá "version 1" e version 2", as próprias caixas dos equipamentos vêm com a referência "2" para identificar qual o CPU que vem equipado.
Claramente a tentar escoar stock Exynos que não foi vendido nas outras regiões
 
Boas.

Alguma limitação assim muito importante entre os 6 GB de RAM e o 8 GB?
Actualmente não...mas conforme as versões do Android vão avançando...vai sendo cada vez mais um sistema mais "pesado" que depois limitará o nº de aplicações abertas ao mesmo tempo e, caso seja o caso, o desempenho em jogos mais exigentes.
Mas no "actual"...não vejo diferença significativa entre 6Gb ou 8Gb de RAM :beerchug:
 
Back
Topo