Samsung LE32N71B

Tiago Fonseca

Power Member
Eu não estou muito dentro da materia para conseguir fazer uma analise rigorosa à TV... Não tenho como comparar com outros modelos...
Só decidi comprar LCD há duas semanas e desde então tenho estudao as ofertas no nosso mercado, marcas, características e preços claro...

Procurei um LCD que tivesse as ligações essenciais, boa qualidade de imagem e fosse bonito (dou muita importancia à estética).
Até ter comprado este modelo estava indeciso entre o Bravia 32V2000 e o Samsung R72B (tendo em conta que o M61 tinha acabado de sair de produção).
Apesar de na altura ter conhecimento de que já aí vinham os novos modelos (40M71B e 32N71B) optei por nao esperar, pois julgava que a diferença de preço seria muito elevada... (o 32N71 estava com um preço previsto de cerca de €1800)...

Felizmente no dia em que ia comprar o R72 recebi a noticia de que o N71 tinha acabado de chegar à loja e bastante mais barato!
As características já devem conhecer (já está no site da Samsung (apesar da página do modelo estar cheia de bugs...).
Tem as mesmas características que a M71 à excepção dos 100Hz.

Samsung LE32N71B

Características:
spacer.gif
- Televisor TFT-LCD de ecrã 16:9 de 32”
- DNIe – Imagem Digital Natural (Digital Natural Image engine)
- HD Ready
- Função Contraste Dinâmico – 6.000:1
- Resolução de 1366 (H) x 768 (V)
- Luminosidade de 500 cd/m²
- Ângulo de visão horizontal e vertical de 178º
- Tempo de resposta 8 ms
- 25.7 mil milhões de cores
- Modo Jogos
- Som SRS TruSurround XT
- Potência de som 10W x 2
- 1 sintonizador PIP
- Ligação Wise Link 10 em 3: Leitura 9 cartões de memória, Ligação USB 2.0, Ligação Impressora Pictbridge
- 2 ligações HDMI - High Definition Multimedia Interface
- 2 fichas Scart
- Entrada PC D-Sub
- Entrada Componentes
- Entrada lateral S-Video
- Entrada lateral Vídeo Composto
- Entrada lateral Auscultadores
- Mega Teletexto 1000 páginas
- Base rotativa 20º

le32n71bx_large.jpg

Mais...

(in samsung.pt)


O que posso dizer é que o design é perfeito (!!) (do meu ponto de vista) e tem uma excelente qualidade de construção...
As características são do que de melhor há no mercado (ainda não é 1080 mas para mim isso é pouco importante... (e como já alguem disse é provavel que nao venham a haver muitos ou mesmo nenhuns modelos com menos de 40" com esta resolução).

Os menus são muito faceis de utilizar e o comando bastante prático.

O som é bom e o SRS TruSurround cria um ambiente bastante envolvente. Mais uma vez não tenho termo de comparação, por isso não posso dizer se é dos melhores sons dentro deste tipo de TVs ou não... Alem disso não dou muita importancia ao som. ja que é raro usar as colunas da TV, visto estar ligada ao Home Cinema...

A imagem é excelente, entre outros pre configurados de fabrica, o esquema de cores "Movie" cria um efeito brilhante (excelente), parece mesmo que estamos diante da tela do cinema!
Os níveis de cor (RGB) contraste, brilho, cor e detalhe, assim como as temperaturas, são faceis de configurar e criar o nosso proprio esquema preferido.
A função Digital Noise Reduction é bastante util e eficaz quando estamos a ver os canais normais de televisão, já que elimina com muita eficacia as interferencias e as sombras/fantasmas que por vezes surgem em determinados canais.
Ah, lê cartoes de memoria (se não lê todos anda la perto), ainda nao tive paciencia para estar a ver isso com atenção) e tem entrada USB para equipamentos que não usem cartões de memória (por exemplo leitores de MP3).

Os poucos "testes" (porque eu não pesco nada disto) que fiz à imagem foi com cenas de desporto, pois devem ser dos maiores quebra-cabeças que os LCD's devem ter.
Por exemplo: a ver ténis na Eurosport a imagem corre com uma fluidez brutal! Não se vê arrastamento absolutamente nenhum nem quebra de velocidade na imagem!
80% do tempo passo a ver filmes em DVD e concertos no mesmo formato, (outro cenário exigente). Assim, o que pude verificar foi que com a elevada quantidade de luz contrastando com os fundos negros que determinados concertos nos apresentam é um "milagre" observar o desempenho deste painel! :p Acho que é aqui que os 25.7 mil milhões de cores mostram o que valem...

E o que é que posso dizer mais?... Pá, não sei... Depois se me occorer mais alguma coisa acrescento...
 
Última edição:
Boas

Obrigado pela review. Agora era fixe umas fotos da maquina... :-D

Eu não estou muito dentro da materia para conseguir fazer uma analise rigorosa à TV... Não tenho como comparar com outros modelos...

Podes nao ter termo de comparação mas podes sempre dizer se gostas do que vês. Porque mais importante do que se é melhor que LCD x ou y é se o modelo cumpre o q pretendias. :)

Do uso que tens feito do Lcd tens alguma critica a apontar?

Já experimentaste ligar ao PC? Gostava de saber como ficam filmes e jogos apartir do pc. É q esse é um dos usos principais que eu lhe iria dar.
 
Estive a dar uma vista de olhos por isso agora...

Ligação com cabo S-Video :( Qualidade medíocre....

Ligação com cabo VGA-VGA :D = Imagem perfeita! Tanto com fotografias como com videos! Magnifica qualidade!
E só estava a usar 800x600, não consegui por outras resoluções... Tenho que ver isto das ligações PC-LCD com mais paciencia...

Jogos ainda nao experimentei.. Amanha se tiver tempo ligo para ver como fica o FIFA06 ou o Need for Speed Most Wanted (são os unicos jogos que tenho aqui no portatil).
 
Ligação com cabo S-Video Qualidade medíocre....

Pois confirma-se o que o kidloco tinha avisado, tenho que ter em atenção isso quando comprar a TV, mas pelo que eu vejo as Samsung têm todas a entrada VGA.

Eu pelo que tenho visto estou virado para comprar uma Samsung, nao sei é se compro já uma Samsung LE32R72B ou se espero que a LE32N71B baixe até aos 1000€. É que eu nao queria mesmo gastar mais que este valor... Mas acredito que com a aproximação do Natal a guerra dos preços vá apertar e nós só temos a ganhar com isso... :lol:
 
A entrada S-Video transfere o sinal na norma PAL, logo apenas tens as 520 linhas
Ao contrario da VGA poes a resolução que queres.
Já agora o LCD faz 1:1 mapping ?
 
Isso para mim é chinês... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

1:1 maping no caso o teu LCD, é conseguires ter imagem a 1366x768, ou seja, à "escala real" sem qualquer tipo de resize. Se nas portas HDMI/Componentes consegues isso (como é normal), na porta VGA já só algumas marcas metem essa "feature" nos seus LCDs.
 
Última edição:
Acho sim.. É a única execpção, todas as outras resoluções são apresentadas a 60Hz e uma a 70 (?) não me lembro qual....
Mas logo confirmo... Ponho aqui a tabela completa de resoluções suportadas.
 
hoje vou passear e procurar..estou mesmo indeciso entre esta e a sony v2000..
isto dos lcds ja me deu mesmo muito que pensar..tanta oferta..a sony com aqueles premios eisa..nao sei nao..é que o preco é o mesmo..
 
A gama N7 está mais evoluida que o Sony. No Sony só tens uma vantagem, o sintonizador é digital (se é que se pode considerar vantagem) não sei bem qual é a diferença na pratica...
A Samsung tem mais contraste, mais cores, mais interfaces, etc...

Mas é só a minha opinião.. Eu não hesitei no momento de decidir.. :)~

Resolução: 1360x768
Frequência horizontal (kHz): 47,712
Frequência vertical (Hz): 60,015
Frequência do relógio em pixels (MHz): 85,800
Polaridade de sincronização (H/V): +/+
 
Última edição:
Oi Tiago,
acho que fizeste uma excelente escolha, no caso do sintonizador da SONY é para a televisao digital terrestre (TDT). A meu ver não tem vantagem nenhuma, uma vez que ainda não a temos e está previsto para 2008, ou seja lá para 2010 ou mais :) . Claro que se resolve esse problema com qualquer box digital, cujos descodificadores estarão mais desenvolvidos que os que estão dentro do LCD.
Mas é uma opinião claro :)
cumps
*****
 
Back
Topo